Moro autoriza Youssef, que poderia ser condenado a 121 anos, a fechar 3 anos em casa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Uma das armas mais potentes contra a reeleição de Dilma Rousseff em 2014, o doleiro Alberto Youssef, pivô da Lava Jato, conseguiu reformular seu acordo de delação premiada no Supremo Tribunal Federal e vai cumprir em sua casa, com autorização e sob as regras de Sergio Moro, os últimos quatro meses que faltam para completar três anos de regime fechado.

Sem delação premiada, a somatória das punições pelos crimes praticados por Youssef só na Lava Jato poderiam rende 121 anos e 11 meses de prisão. Com o acordo de cooperação, o doleiro, inicialmente, deveria cumprir 3 anos em regime fechado. Saíra da carceragem da Polícia Federal de Curitiba, por determinação de Moro, em 17 de novembro, com 2 anos e oito meses de prisão para concluir os outros quatro meses em regime domiciliar.

Em sua decisão, Moro disse que não há verba para manter Youssef escoltado e, por isso, basta uma tornozeleira eletrônica para monitorar os passos do doleiro. O juiz, que teve de revogar um acordo feito na operação Banestado porque Youssef voltou a praticar crimes, também disse que não acredita que justo na reta final de sua pena em regime fechado, o condenado tentará fugir. 

Youssef estará liberado para receber visitas apenas de familiares e advogados, entre 8h e 12h. Poderá se deslocar até a academia do condomínio para fazer sessões de fisioterapia. Terá, ainda, um celular à sua disposição, que poderá ser grampeado.

O doleiro já foi condenado em nove processos da Lava Jato nesse momento. Assim que encerrar seus três anos de prisão, ele ficará impedido de praticar crimes por 10 anos. Se reincidir, estará sujeito a ter sua pena em todos esses processos executada na íntegra.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “república da caguetagem”

    O crime compensa na “república da caguetagem”. A parte mais engraçada é a proibição de cometer crimes por dez anos. Quer dizer que, cumprido o prazo, está liberado para delinquir novamente?

  2. Quem duvidaria disto?

    Youssef, provavelmente o chefe confesso  de uma das maiores  organizações  criminosas, (uma lavanderia de bilhões) ,  réu confesso,  criminoso reincidente e delator de Aécio, vai usufruir em uma de suas mansões a sua liberdade “vigiada”. Enquanto isto Dirceu, absolvido da acusação de quadrilha pelo STF, demorou  para ser indultado, pois o ministo Barroso estava em dúvida. E continua preso, pelo juiz que o prendeu, o acusou, o incriminou, e o condenou. E podendo se defender em liberdade seguno a lei, é mantido preso sem nenhuma justificativa. O Juiz  vai gerando um indiciamento atrás do outro ( e bloqueando e ou expropriando todos os seus bens e também os da família). Mas no momento não aceita sequer a delação de Oderbrecht, pois este como Dirceu não baixou a cabeça. Este como Dirceu não se submeteu ao tratamento guantânamo. Não esqueçamos de Vaccari, aquele que está preso apenas para compor o quadro  que o juiz já havia desenhado. Vaccari como tesoureiro do PT  tem que estar preso assim como Pizzolato foi preso porque Barboza tinha que ter uma peça, contra a qual pudesse inventar a presença de dinheiro publico. Agora Moro vai criar uma mirabolante teoria sobre a BANCOOP, e a OAS para tentar de qualquer maneira provar a sua tese de que o triplex é de Lula. Tudo isto acontece a luz do dia, pois o Juiz não se importa mais com as aparências. Ele já se acha com poderes tão grandes que pode fazer o que quiser.Segundo ele estamos em tempos excepcionais. E aqueles que ousarem questionar o seu poder sentirão o peso de sua mão. Já os que se submeterem terão os céus e provavelmente 100 virgens.

    Mas o que me intriga é que tudo isto é  muito  óbvio, e a trama chega a ser infantil, mas os nosso bravos e inteligentes jornalistas da grande mídia parecem  que acreditam em tudo.

  3. Essa é a justiça

    Essa é a justiça (hu)morística. Roube muito e se for pego entregue um “petralha” e nada lhe acontecerá. E não caia na asneira de delatar um tucano senão pode ficar preso o resto da vida.

  4. Ninguém vai nos perdoar, nosso crime não compensa

    E ainda dizem que o crime não compensa. O crime que não compensa é um furto famélico, porque quem rouba um tostão é ladrão, quem rouba um milhão é barão.

  5. tudo indica que Moro é profissão…

    Cunha, Aécio, Youssef, Serra, FHC Temer e os outros, vocação

    não é Justiça. É política saber ouvir ao chamado

  6. Parceria

    Parceria de Moro e Youssef desde a investigação do Banestado, no Paraná….., que acabou não vindo ao caso embora bilhões de dólares dairam para paraísos fiscais.

  7. El justiçeiro

    Que maravilha. Essa sim, é a justi$$a séria e isenta dessa republiqueta.

    Enquanto isso o sr. José Dirceu continua pagando por ser petista.

    E o sr. aécio e cia rindo da nossa cara e “bebemorando” pelos barzinhos do Leblon.

  8. ” Assim que encerrar seus

    ” Assim que encerrar seus três anos de prisão, ele ficará impedido de praticar crimes por 10 anos. “

    Depois…Essa parceria vai longe.

     Youusef é impaciente, não sei se vai esperar uma década. Na outra deduragem, ele não cumpriu o “acordo”. Creio que ele e seus parceiros vão esperar o PT voltar ao poder para retomar a parceria.

    Em qualquer país do mundo, com um mínimo de seriedade, um criminoso serial como Youssef não teria esta boa vida. Mas, decididamente, na Curitibaland…

    Parece que a revogação do primeiro “acordo” foi uma dessas situações excepcionais, inéditas em que a letra da lei foi para o espaço. 

    Sinais dos novos tempos.  O camarada comete um crime, depois dedura os parceiros,e mbolsa uma parte bastante significativa de seus roubos e vai a luta. Parte para outra com a benção do nosso sisteme jurídico

    1. Eu não vou rsponder, eu vou perguntar

      Diz-se:

      “Assim que encerrar seus três anos de prisão, ele ficará impedido de praticar crimes por 10 anos”.

      Antes do encerramento dos 3 anos de prisão, o Yousseff está liberado para cometer crimes?

  9. passamos pelo que passamos…

    por toda esta podridão

    porque qualquer profissão nunca teve força suficiente para impedir, aniquilar ou neutralizar uma vocação

    porque nunca pretendeu

    Youssef realizado prova

  10. Depois de 10 anos, o código penal será suspenso para o Yousseff

    O Código Penal só valerá pra o Yousseff durante 10 anos. Depois não valerá mais.

    É Brasil.

    1. Não é o Brasil Rui, é

      Não é o Brasil Rui, é associação criminosa entre moro e o doleiro youssef. Em qualquer país em que prevalece a lei os dois estariam em cana e lá ficariam por muito tempo.

    2. De fato esse “ficará impedido

      De fato esse “ficará impedido de praticar crimes por dez anos” tá muito esquisito, para dizer o mínimo. O que vem de pronto é a indagação: após dez anos a prática de crimes tá liberada para o doleiro/delator?

  11. Nao podemos deixar o Moro

    Nao podemos deixar o Moro pegar o Lula sob nenhuma hipotese. A luta contra os golpistas esta centrada atualmente nessa questao 

    1. Sérgio Moro fez ‘acordo de cavaleiros’ com juíza de Sampa

      MP de São Paulo acusa juíza de fazer ‘acordo’ com Sérgio Moro

      Thiago Herdy – O Globo

      SÃO PAULO. O Ministério Público de São Paulo (MPF-SP) apresentou petição na Justiça de São Paulo criticando decisão da 4ª Vara Criminal de São Paulo Maria Priscilla Veiga de Oliveira, que há uma semana aceitou parcialmente denúncia contra réus acusados de envolvimento em irregularidades na construção de empreendimentos da Bancoop pela OAS. Eles acusam a juíza de fazer “acordo” com o juiz Sérgio Moro, ignorando a tese formulada pelo MPF-SP, que incluía o ex-presidente Lula e seus familiares entre os acusados.

      No documento protocolado na última quarta-feira ao processo, os promotores Cássio Conserino e Fernando Henrique de Moraes Araújo reclamam da exclusão de trechos da denúncia que tratam das obras realizadas em um apartamento ligado ao ex-presidente, no Edifício Solaris, no Guarujá, objeto de ação que tramita na 13ª Vara Federal em Curitiba.

      “Um trabalho investigativo tão árduo, complexo e cansativo não pode ser lançado ralo abaixo, tanto na esfera da Justiça Estadual quanto na Justiça Federal. Não pode o Poder Judiciário de 1º grau fazer um ‘acordo de cavalheiros’ e cada Juízo assumir uma parte da acusação. Não há previsão legal para isso!”, escreveram os promotores, acusando a juíza de “passar por cima da lei e dar margem para nulidades absolutas”.

      Na petição, Conserino e Araújo fizeram uma crítica subliminar à força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba:

      “Aqui tem Ministério Público! Aqui tem promotores de Justiça que fizeram uma denúncia com convicção. Não denunciamos com base em achismo”, escreveram, fazendo menção à polêmica criada em torno das provas apresentadas pelos investigadores de Curitiba a respeito da participação do ex-presidente Lula nos crimes da Petrobras e sua relação com o apartamento no Guarujá.

      Os promotores reclamam que casos de conflito de jurisdição deveriam ser tratados apenas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e não a juíza em primeiro grau. Eles reconhecem que o TJSP manteve a decisão da juíza de fatiar o processo.

      “Não concordamos com a decisão, mas já que foi decidido, agora que arquem com as consequências dessa decisão”, escreveram.

       

      É o Moro que quer prender o Lula. Parece que a questão do Moro com o Lula é pessoal, não jurídico-técnica.

  12. Como todo mundo sabe, Youssef

    Como todo mundo sabe, Youssef não é bandido, é um doleiro que, como qualquer outro doleiro apenas atende e continua atendendo hoje e eternamente, turistas, pequenos, médios e grandes empresários, banqueiros e qualquer outros que precisem de comprar ou vender moedas estrangeiras. Doleiros existem porque a compra e venda de moeda estrangeira é limitada pelo Bacen, e essa limitação não deixa de existir porque interessa a todos, principalmente aos maiores, como banqueiros e suas despesas no exterior, por exemplo. Doleiros não tem responsabilidades relativas às idoneidades de seus clientes; eles compram e vendem moedas de qualquer pessoa. Youssef deve ser antigo conhecido no meio político partidário, e deve ser por isso que foi fácilmente identificado e um dos escolhidos pelos demotucanos, usuários antigos e profundos conhecedores do esquema que sempre praticaram, para derrubarem o PT, nada tendo a ver com corrupção que não está sendo combatida, apenas usada como pretexto, tanto é que o japones da pf é criminoso por corrupção e com seus profundos conhecimentos sento utilizado para a empreitada. Então, mediante a tortura psicológica de uma prisão, o Youssef dedurou seletivamente o PT e aliados. Concluindo, 3 anos é muito para o Youssef, principalmente levendo-se em consideração que os mentores que prioritáriamente deveriam estar em cana, estão por aí livres, soltos, escrevendo matérias para jornais e participando da equipe de golpistas que roubaram o nosso voto em Dilma Roussef.

  13. YOUSSEF!!!

    ​Youssef e socio do Moro desde o Banestado.Sao parseiros e amigos confidentes.Num pais de Justica este canalha estaria preso por VIDA.

  14. Quanto, do produto do seu crime, foi lavado a jato?

    Tiaguara Souza, Professor de Direito Penal, faz a seguinte afirmação sobre a delação premiada:

    “Sem dúvida alguma, é vantajoso para o Eduardo Cunha aceitar a colaboração. Temos três situações que se aplicariam ao Cunha, no sentido de permitir a colaboração. Seriam a identificação dos demais autores do delito e os crimes por eles praticados, investigados pela Operação Lava-Jato; a revelação sobre a estrutura hierárquica e a divisão de tarefas dessa organização criminosa; e, por fim, a recuperação total ou parcial de montantes e bens criminosamente acumulados. Basta que ele colabore com a investigação em uma das três hipóteses para que faça jus ao benefícios da colaboração premiada.

    De modo geral, o juiz (Sérgio Moro) tem aplicado a redução de pena como benefício a colaboradores. Reduzi-la é uma vantagem importante, levando em conta os crimes imputados ao Cunha. Há questões que transbordam para o âmbito político, mas não há nenhuma privação na legislação que considere o status político ou social do colaborador. Não há previsão nesse sentido…”

    Em sendo assim, além da redução significativa da pena, qual foi o montante dos bens criminosamente acumulados pelo Yousseff que foi branqueado pela Lava Jato?

  15. Incrível

    Pelo visto, Youssef está saindo com todo o dinheiro que acumulou com o crime, sem pagar um centavo.

    É a segunda vez que Youssef cai nas mãos de Moro e sai com um equivalente a tapinha na mão. Sem pagar multa, sem devolver a grana desviada ou lavada. 3 anos de prisão que vão virar 1 e depois só o bem bom.

    Querem apostar que daqui a 10 anos ele vai aparecer em outro escândalo que será usado contra o PT?

  16. O grande gangster lavador de dinheiro deotucano

    Youssef, amigo íntimo e criação do gangster Álvaro Dias, foi um dos principais esquentadores de dinheiro da máfia demotucana. Se resolver falar, acaba com o PSDB, principalmente em Curitiba. O juíz tucano Moro negociou e conseguiu livrar os seus aliados políticos de mais essa.

  17. Depois do Banestado eles

    Depois do Banestado eles devem ter se cruzado por shoppings, supermercados, cinemas e restaurantes…

    Frequentam o mesmo nível de lugares…

    Meu domínio do fato me diz que até se cumprimentaram em muitos destes locais…

    Lugares dos que têm dinheiro…

    Daqui a alguns anos vão até beber juntos, de tão íntimos, de tanto que se encontram no trabalho, foram anos um sabendo do outro!

    Afinal de contas o sucesso de um está ligado a liberdade do outro…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador