MPF aponta para verdadeiro alvo da Lava Jato, por Janio de Freitas

Para Ministério Público, faltam bases para comprovar crime de “pedaladas” no inquérito sustentado pelo Senado 

 
Jornal GGN – A conclusão do Ministério Público Federal de que as chamadas “pedaladas” não podem se constituir crime de responsabilidade e, portanto, não deveriam sustentar um processo de destituição de mandato da presidente Dilma Rousseff fez com que os operadores da Lava Jato fossem impelidos “a comprovar o lado da farsa implícito na acusação”, pontua Janio de Freitas, ou seja, de que o alvo da PF curitibana não é a corrução, mas o PT. 
 
O MPF pediu o arquivamento do inquérito por falta de base da acusação central. Janio chama atenção ainda para o fato de Sérgio Moro reforçar que concluirá seu trabalho na Lava Jato até o final do ano, deixando implícito de que não irá investigar corrupção na Petrobras anterior ao governo Lula. Leia a seguir o artigo completo.
 
 
 
O lado de farsa do impeachment leva uma trombada forte. Na mesma ocasião, a Lava Jato arrisca-se a comprovar o lado de farsa implícito na acusação, feita por muitos, de que o seu alvo verdadeiro não é a corrupção, mas Lula e o PT.
 
A conclusão do Ministério Público Federal sobre as tais “pedaladas”, fundamentais no pedido e no processo de impeachment de Dilma Rousseff, recusa a acusação de constituírem crime de responsabilidade. Dá razão à tese de defesa reiterada por José Eduardo Cardozo, negando a ocorrência de ilegal operação de crédito, invocada pela acusação. E confirma a perícia das “pedaladas”, encomendada pela Comissão de Impeachment mas, com o seu resultado, mal recebida na maioria da própria comissão. À falta de base da acusação, o MPF pede o arquivamento do inquérito.
 
A aguardada acusação final do senador Antonio Anastasia tem, agora, a adversidade de dois pareceres dotados de autoridade e sem conexão política. A rigor, isso não deve importar para a acusação e o acusador: integrante do PSDB, cria e liderado de Aécio Neves, Antonio Anastasia assinará um relatório que será apenas como um esparadrapo nas aparências. Sem essa formalidade farsante, não precisaria de mais do que uma frase recomendando a cassação, que todos sabem ser seu propósito acima de provas e argumentos.
 
Mas os dois pareceres que se confirmam devem ter algum efeito sobre os senadores menos facciosos e mais conscienciosos, com tantos ainda definindo-se como indecisos. A propósito, as incessantes contas das duas correntes –o mais inútil exercício desses tempos olímpicos– têm resultados para todas as iras, a depender do adivinho de votações consultado.
 
Na Lava Jato, procuradores continuam falando de ameaças ao prosseguimento das suas atividades. A mais recente veio de Washington. Não de americanos, muito felizes com o pior que aconteça à Petrobras. É uma informação renovada por Sergio Moro para um auditório lá: a menos que haja imprevisto, dará o seu trabalho por concluído na Lava Jato antes do fim do ano.
 
Na estimativa de Moro está implícito que a corrupção na Petrobras anterior ao governo Lula, ao menos na década de 1990, não será investigada. Daqui ao final do ano, o tempo é insuficiente para concluir o que está em andamento e buscar o ocorrido naquela época. Apesar das referências em delações, como as de Pedro Barusco, a práticas de corrupção nos anos 90, pelo visto vai prevalecer a resposta gravada na Lava Jato, quando um depoente citou fato daquele tempo: “Isso não interessa” (ou com pequena diferença verbal).
 
As gravações traiçoeiras de Sérgio Machado, embaraçando lideranças do PMDB, ficariam como um acidente no percurso da Lava Jato. Moro, aliás, disse parecer “que o pagamento de subornos em contratos da Petrobras não foi uma exceção, mas sim a regra”, no “ambiente de corrupção sistêmica” do “setor público”. Diante disso, restringir o interesse pela corrupção a um período bem delimitado no tempo e na ação sociopolítica, sem dúvida valerá por uma definição de propósitos.
 
INCÓGNITA
 
Rodrigo Maia chega à presidência da Câmara para afinal saber-se quem é. O pai, Cesar Maia, brilhante, informado e estudioso, com início sério e promissor ao lado de Brizola, e depois a vagar na política como se fora um cínico, diz que o filho adotou maneiras e caminhos próprios. O fato é que seus cinco mandatos não fariam diferença se fossem dois ou quatro, talvez mesmo nenhum, tão igualados na discrição, ou na invisibilidade.
 
Dela saiu Rodrigo Maia, há pouco, pelo espanto que causou ao abrigar, como relator de um projeto, o interesse inominável do colega e ricaço Wilson Filho: sem os 30 anos necessários na data da eleição, para disputar a governança da Paraíba, obteve de Rodrigo Maia uma emenda no projeto baixando a idade mínima para quebrados 29 anos. Um casuísmo como imoralidade eleitoral, e outras.
 
Até há pouco no grupo de Eduardo Cunha, hoje no de Michel Temer, Rodrigo Maia será um dos que mostrarão na Câmara se há, e qual pode ser, a diferença entre os dois grupos e seus objetivos. Nenhuma previsão a respeito é conveniente. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Ele vai marchar, por Ricardo Cappelli 

20 comentários

  1. O mais instigante é termos no

    O mais instigante é termos no comando de um impeachment um cara como Anastasia. Por que justo Anastasia? Basta isso para sabermos que esse impeachment é como um jogo viciado. 

    Com relação a deixar de lado a corrupção anterior aos mandatos de Lula, é o que temos visto. Até agora não se vê Moro aparecer, sequer pra contrariar os caciques do PMDB que, falando com Machado, disseram exatamente que não o aceitam e que querem acabar com a Operação. Imagine se fossem petistas falando com o bandido, hoje sentado à beira da piscina no Ceará, dizendo as mesmas coisas. Todos sabemos qual seria o resultado. Primeiro, a Globo faria uma entrevista, mais uma com Moro, e o repórter, já combinado com o Carrasco, o conduziiria a destruir os petistas. Moro ficou quieto, e há poucos dias Temer e o ministro da justiça andaram conversando com ele, etc.

    Eu penso que esses golpistas, incluindo Moro, tiveram aulas de fascismo, ou leram um bocado sobre os regimes que se impunham pelo ódio de quem deles não compartilhassem. Eram todos levados para os porões, mortos em falsos desastres, ou fuzilados. Foi assim com a nossa ditadura.

    Como, mal ou bem, estamos numa democracia(?), e não há, ainda espaço para torturas e fuzilamentos, usa-se os mecanismos possíveis, mas que são tão degradantes quanto aqueles.

    E Obama está por trás de toda essa farsa. Vejamos que com a tentativa de golpe na Turquia, ele se pronunciou contrário, embora esteja agora sob suspeita pelos turcos de também ter feito suas lambanças. O fato que é no golpe brasileiro de Temer o americano disse, com seu silêncio, que era a favor, e muito mais.

     

  2. Cansado de postar (1)

    Cansado de postar (1) argumentos fortes e jurídicos relativos à competência do STF em examinar o mérito do processo parlamentar de impedimento da Sra. Presidente da República como posto (citando mesmo antecedentes da Corte); (2) sobre a incompreensível e teimosa inércia da defesa de Dilma em ir ao STF,  reproduzo um tópido de um artigo de Walter Maierovitch, Desembrgador aposentado do TJSP: 

    “não se sabe por que o governo Dilma, ao insistir na atipicidade de condutas, não se antecipa e busca um pronunciamento do STF, por violação à regra constitucional asseguradora da tipicidade. Caso conhecida a ação, poderiam os ministros do STF debruçar-se sobre a tipicidade em tese e chegar a eventual trancamento do impeachment por falta de justa causa (atipicidade).

    Com a palavra o ministro José Eduardo Cardozo. Como era voz corrente no foro romano: dormientibus non sucurrit jus, o direito não ajuda os que dormem”

    Wálter Maierovitch — publicado 13/04/2016

    http://www.cartacapital.com.br/revista/896/judicializacao-do-impeachment/

    • STF É O “GUARANTOR OF LAST RESORT” DO GOLPE

      Cardozo, acertadamente, deve estar a entender que o STF opera como uma espécie de “garantidor de última instância” do golpe. Posição favorável aos procedimentos ilegais e arbitrários em curso é praticamente inevitável, diante de tantas demonstrações dadas até aqui nesse sentido pelas arrogantes nulidades togadas que integram o STF, o que higienizaria o golpe em definitivo. MELHOR MANTER O CADÁVER NA SALA E DEIXAR OS RESPONSÁVEIS PELO DEFUNTO COM O ENCARGO DE LIMPAR ELES MESMOS A CENA DO CRIME.

  3. Como diz o Mino, até o mundo

    Como diz o Mino, até o mundo mineral sabe que a vaza lato só quer o Lula, Dillma e o PT. Li no 247 que o presidente turco mandou prender mais de 2700 juízes por darem apoio à tentativa de golpe. Meu Deus! se isso fosse feito no Brasi liria faltar cadeia pra tanto togado golpista. E acho que o primeiro da lista deveria ser esse juiz de primeira instância. Impressionante a falta de noção desse caboclo. Dizer lá nos EUA que não investigou o psdb porque não recebeu informaçoes dos tucanos, é o cúmulo da desfaçatez. Só para ficar em um exemplo: quantas vezes o aécio foi citado? Gente, esses caras do judiciário ganham  tanto para fazerem isso? Mais uma perguntinha, o Brasil tá pagando essas viagens à américa desse povo de Curitiba? se tá pagando, quer dizer que a contenção de despesa só vale pro povo? Dizem que a história tem uma lata de lixo, mas para esse período do Brasil ela vai precisar construir um lixão.

  4. PARECE ABSURDO, MAS NÃO É.

    A farsa foi desmontada pelo MPF, mas e aí?

    A apatia do povo diante desse golpe continua mantida pelo Diazepan da mídia.  

    Nunca em nossa história passamos por um massacre tão poderoso sobre nossas cabeças.

    Da náuseas ligar a TV em qualquer canal ou ouvir rádio É sempre o mesmo diapazão de que o país val mal por culpa do PT e que Dilma caiu por causa das pedaladas.

    Nada ou pouco se vê  vindo das ruas, que nos dê esperança de uma virada.

    Um jornalista da Globo disse que não importava se houve ou não crime de responsabilidade. Que essa era uma questão menor. O mais importante, segundo ele, seria a opinião do Congresso e do povo nas ruas pedindo a cabeça da Presidente.

    Ora, a bem da verdade é que isto de fato aconteceu e, se não temos maturidade para percebermos que fomos enganados, então  é uma prova de nossa imaturidade política, ou, mais profundamente de nosso egoísmo e de nossa irresponsabilidade.

    Dilma foi honesta, mas se apenas parecesse, ainda estaria no poder.

    Parece absurdo, mas não é.

    Todos que se parecem honestos ainda estão no poder e, provavelmente governarão nossa feliz nação pelos próimos anos.

    Somos uma nação de mentiras e de aparências, alimentada pelo mundo fantasioso de uma rede de TV que domina nossas mentes há mais de 50 anos.

    Parece absurdo, mas não é.

    Esse domínio sobre o Brasil tornou os Marinho uma das famílias mais ricas e poderosas do mundo.

    Eles têm residência em Miami.

    Parece absurdo, mas não é.

    Em qualquer consultório médico, dentário, bar, hall de hotel ou restaurante tem uma TV sintonizada na Globo.

    As pessoas não trocam de canal, não trocam de opinião antes de verem a Globo.

    As outras emissoras só reproduzem de forma tecnicamente piorada o que a Globo veicula.

    Parece absurdo, mas não é. 

    Ou algúem aí acredita que se se nossas mentes fossem dominadas pelas ideias do Bispo macedo nosso país seria diferente do que é ?

    Ele tem residência em Miami.

    E Silvio Santos, lutaria pela distribuição de renda ou por um Minha Casa Minha Vida para a Família do Chaves?

    Ele tem residência em Miami.

    Dalevo, da Rede TV tem residência em Miami.

    Os Saade da Band também têm residência em Miami

    Perdoem-me a sinceridade, mas diante da minha desesperança para com o nosso país, acabo invejando aqueles tanques nas ruas da Turquia.

     A forma clássica de golpe precisa deles.

    Senão, ninguém acredita.

    Parece absurdo, mas não e.

  5. Ficou claro.
    Já sabia disso. Mas agora ficou evidente. A Lava Jato foi feita pra destruir o PT, os demais que caíram foi efeito colateral. Não vamos dizer que o PT não deva nada. Tem muito sacana no PT. Agora a lei foi jogada no lixo.

    • Fascistas do Paraná

      Franklin

      Moro é um juiz com valores fascistas, que lidera um grupo formado por delegados e procuradores, com um único objetivo: destruir o PT, porque este é o partido com maior força política no campo progressista.

      O suposto combate à corrupção é apenas um falso motivo para encobrir sua inconfessável e verdadeira finalidade.

      • Juiz?

        Mas não existe jujz com  ” valores” nazistas. São nazistas, mas não juizes, como no caso. O nazismo, como visto aqui é crime, que por sua vez devia sentir os rigores da lei e estar perto de ser preso. Ai da espero.

  6. a republica de curitiba deve

    a republica de curitiba deve estar em desespero de causa. dilma nunca foi alvo da lava jato. seu nome nunca apareceu por lá. a acusação contra ela era sobre as pedaladas. fora do ambito da lava jato.  qual acusação existe sobre dilma na lava jato? nenhuma. esse pais é uma piada. forçam a barra para encontrar provas onde nao existem. e deixam de investigar o que de fato importa. bem que merecemos o puxão de orelha do governo turco, que assombrado com a tentativa de rebilão a dominou a ainda disse que a turquia nao é pais da america latina pra aceitar qualquer coisa… se essa votação passar no senado daremos o atestado de bananeiras mesmo…

    • A Dilma será cassada porque

      A Dilma será cassada porque somos de fato uma república bananeira de FROUXOS, COVARDES e SAFADOS.

      Safados, porque aceitamos a corrupção como coisa normal. Isto está provado neste momento por este governo farsante e ladrão liderado por um traidor.

      Se tivéssemos um mínimo de sangue nas veias estes golpistas seriam espancados em praça pública, senão linchados.

  7. È o seguinte se a Dilma

    È o seguinte se a Dilma escapar dos larapios do congresso vamos para cima do feitor do tse, a Turquia é aqui!!

  8. ANASTASIA É NINGUÉM

    SOMENTE UM INDIVÍDUO COMO ANASTASIA PODERIA EXERCER A FUNÇÃO QUE LHE COUBE NO GOLPE. ELE É UMA NULIDADE INTELECTUAL; ELE É UM POLÍTICO DESPREPARADO E IRRELEVANTE. FOI E SEMPRE SERÁ UM SEVIÇAL DE UM DOS MAIS ABJETOS FILHOTES DA RETRÓGRADA ELITE MINEIRA, AÉCIO NEVES. ANASTASIA É UMA VERGONHA PARA O POVO MINEIRO, COMO SENADOR, COMO ADVOGADO, COMO SERVIDOR PÚBLICO E COMO CIDADĀO. NÓS MINEIROS LAMENTAMOS E PEDIMOS DESCULPAS AO BRASIL POR TERMOS “CRIADO” UM SENADOR COMO ESTE, QUE DESONRA O ESTADO DE MINAS GERAIS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS E FEDERATIVOS NA CASA DA FEDERAÇÃO.

  9. pergunta aos doutores da lei.

    Por que a escravidão e o despotismo cairam e em seu lugar surgiu a democracia representativa?

    Na resposta a esta questão está o fenix (ou nêmemses dependendo do ponto de viswta)  desta transformação que o país passa por estes dias.

  10. FOCO LAVA JATO


    #MoroPersigaAosLobosNãoAsOvelhas Moro, Gilmar Mendes e outros Golpistas jà estão sendo DESMASCARADOS. ESCALÕES DO GOLPE E GOLPISTAS: 1o. ESCALÃO: FHC/SERRA/AÈCIO/GLOBO; 2o. ESCALÃO: Moro/Janot/Gilmar; 3o. ESCALãO: Cunha/Temer/Gilmar; 4o. ESCALÃO: Aluyzio, Cunha Lima, Perrela, Agrpino, Etc 5o. ESCALÃO; Governos: ALKIMIN-SP, RICHA-PR, SARTORI-RS, PERILO-GO, AZAMBUJA-MS etc. OBS/IMPORTANTE: Todos PSDB, PMD, DEM e PP

  11. FAZ NADA PRA MUDAR NÃO PR’OCÊ VER NO QUE VAI DAR…
    PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER Hoje elas explodem, silenciosamente, dentro de nossas cabeças, em nossas salas de estar! Há cérebros espalhados por toda parte!EM BREVE EXPLODIRÃO BEM AÍ, PERTINHO DE VOCÊ!FAZ NADA PRA MUDAR NÃO PR’OCÊ VER NO QUE VAI DAR…! FAZ NADA NÃO PR’OCÊ VER NO QUE VAI DAR…>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/07/19/faz-nada-nao-proce-ver-no-que-vai-dar/ CRETINOS, COVARDES E GOLPISTAS!! QUADRILHEIROS. A REDE GBOBO GBOEBBELS VAI F*DER COM A P*RRA DA SOCIEDADE TODA – OU, COMO DISSE JOSEPH PULITZER, “COM O TEMPO, UMA IMPRENSA CÍNICA, MERCENÁRIA, DEMAGÓGICA E CORRUPTA FORMARÁ UM PÚBLICO TÃO VIL COMO ELA MESMA”. É ASSIM. CANALHAS, CRETINOS, COVARDES E QUADRILHEIROS!O GOLPE TEM O OBJETIVO DE ENTREGAR NOSSO PETRÓLEO! TÁ NA CARA, OS CARAS QUEREM MESMO É SANGUE! INFELIZMENTE TEREMOS MESMO SANGUE EM ALGUM MOMENTO. Globo, Band, Record e SBT omitem noticia sobre inocência de Dilma>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/07/17/globo-band-record-e-sbt-omitem-noticia-sobre-inocencia-de-dilma-2/

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome