Nelson Jobim: Cármen Lúcia errou ao manipular pauta do STF e prejudicar Lula

Jornal GGN – O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, disse nesta sexta (21) que Cármen Lúcia errou ao manipular a pauta da Corte, prejudicando a candidatura de Lula. Na visão de Jobim, a então presidente do STF deveria ter colocado para julgamento as ações relatadas pelo ministro Marco Aurélio Mello, que tratam da execução de pena antecipada, já que o tribunal tem maioria virtual contra a prisão a partir de condenação em segunda instância.

Em vez disso, Cármen Lúcia colocou o julgamento do Habeas Corpus preventivo de Lula na frente. O resultado foi que a maioria dos ministros do STF decidiu negar o recurso a Lula, argumentando que o atual entendimento é favorável à execução antecipada de pena.

“O erro de todo o problema que ocorreu em relação ao presidente Lula é que a presidente do Supremo não colocou em votação a matéria constitucional propriamente dita e resolveu votar, primeiro, o habeas corpus do presidente Lula”, disse Jobim.

“Assim, acabou o STF mantendo a situação anterior porque não estava se discutindo a matéria em tese”, declarou em entrevista à Rádio Guaíba, de Porto Alegre.

O ministro disse que “sempre fui favorável de que a presunção da inocência vale até o fim, ou seja, você não pode prender sem trânsito em julgado. Esta sempre foi a minha posição e pode, hoje, talvez ser majoritária no Supremo.”

Jobim disse que Dias Toffoli, novo presidente do Supremo, terá a real dimensão da cadeira que ocupa em substituição à Cármen Lúcia, e colocará a questão da prisão antecipada em pauta, assim que encontrar o momento adequado.

11 comentários

  1. A força política do PT

    Carmen Lúcia corrompeu sua magistratura. Isso deveria ser avaliado pelo Senado.

    Mas essa questão, em meu entender, não é a principal. O fato essencial é que Lula é inocente e seu processo foi uma fraude.

    Isto tudo só é possível devido a fraqueza política do PT neste momento histórico. Sem uma ampla frente democrática será impossível a restauração do Estado Democrático de Direito e Lula pode morrer na cadeia.

  2. Em que mundo vive estes

    Em que mundo vive estes magistrados do brasil do golpe constante? O jobim quer enganar quem com este cisnismo dele e de todos os outros que falam do processo-farsa do LUla? Querem nos convencer que, sendo gente que vive o “direito” dia e noite, naõ se interessaram nem um pouco pelo processo que prendeu injustamente o mais popular presidente do brasil a ponto de não lê-lo? Isto é cinismo demais. Falar que a dona carminha da globo errou é o fim da picada. Eles sabem de todas as injustiças do processo e agem como se fosse apenas erros humanos comuns e que tudo é de certa forma aceitável. Que não houve pressa, que não houve provas, que não foi feito a toque de caixa e na velocdade da luz pra que tudo combinasse. O matéria do época, a conduçaõ ilegalíssima, os três patetas do sul em combinação até de diálogos, a leitura mais que dinâmica das minlhares de páginas. O stf com a prisão em segunda instância aberta especialmente para o presidente, as farsas do juglamente com manobra patéticas da pauta e das turmas e d depois o barroso horroroso e fachim dando uma de legalista um dia e dois dias depois se desdizendo todo e ridiculamente. Aí vem o jobim e fala em erro da carminha com se fosse um fato solto no ar sem conexão nenhuma de toda esta história juridicamente macabra, sem paralelos na história humana. O inferno é pouco pra abrigar tantos fariseus.

  3. Os juristas que fazem  a

    Os juristas que fazem  a crítica do atual Supremo , fazem-na com tal condescendência que parecem apoiar ou submeterem-se ao que criticam. Precisamos é de um rotundo NÃO à tremenda manipulação a que assistimos sob nossos olhos!

  4. Jobim é um farsante como

    Jobim é um farsante como todos os demais do STFCOMTUDO.  Os magistrados brasileiros criaram a PÓS-HONESTIDADE.

  5. O tempo certo…
    …para este STF será daqui a 13 anos ou a queda da Bastilha de Brasilia, o que ocorrer primeiro.

    • Voto pela queda da bastilha e

      Voto pela queda da bastilha e o incêndio do puteiro conhecido como stfede com todos(as) prostitutos e prostitutas dentro.

      Temos que cortar o mal pela raiz.

      Logo após, fazer o mesmo com a maior desgraça que já exisitiu ou existirá no Brasil, o grupo globo.

  6. O tempo certo…
    …para este STF será daqui a 13 anos ou a queda da Bastilha de Brasilia, o que ocorrer primeiro.

  7. A biografia do Aposentado Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dr Nelson A Jobim, Presidiu a Suprema Corte no Governo FHC e Foi o Primeiro Ministro da Defesa do Ex Presidente Lula, advogado, professor e juiz, as Lei.n°9.265/1996 LEI DA CIDADANIA que dá autoridade a qualquer cidadão eleitor a pedir IMPUGNAÇÃO ELEITORAL de eleitos que estejam em FRAUDE E CORRUPÇÃO, e a Lei.n°9.455/1997 que define sobre CRIMES DE TORTURA E TRÁS OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Em breve o ENTREGUISTA JAIR BOLSONARO será julgado por esse notório JUIZ DE DIREITO, o Dr Nelson A Jobim é um dos percussores do DECRETO.N°4.388/2002 do ESTATUTO DE ROMA do TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DE HAIA. Para quem não sabe, esse “O TRIBUNAL” julgou o Ex Presidente do Iraque Sadam Hussein.

  8. Dr Nelson A Jobim Presidiu o Supremo Tribunal Federal, Ex Ministro da Defesa do Ex Presidente Lula, ele é um dos autores da Lei.n°9.265/1996 LEI DA CIDADANIA que dá aos Eleitores autonomia para exigir IMPUGNAÇÃO ELEITORAL contra eleitos no Executivo e Legislativo com denúncias de FRAUDE ELEITORAL e CORRUPÇÃO, e da Lei.n°9.455/1997 que define sobre CRIMES DE TORTURA E DA OUTRAS PROVIDENCIAS, é um dos percussores do DECRETO.N°4.388/2002 DO ESTATUTO DE ROMA DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DE HAIA. Para quem não sabe esse considerando “O TRIBUNAL” julgou e condenou o Ex Presidente do Iraque Sadam Hussein.

  9. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome