Nelson Jobim: Cármen Lúcia errou ao manipular pauta do STF e prejudicar Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, disse nesta sexta (21) que Cármen Lúcia errou ao manipular a pauta da Corte, prejudicando a candidatura de Lula. Na visão de Jobim, a então presidente do STF deveria ter colocado para julgamento as ações relatadas pelo ministro Marco Aurélio Mello, que tratam da execução de pena antecipada, já que o tribunal tem maioria virtual contra a prisão a partir de condenação em segunda instância.

Em vez disso, Cármen Lúcia colocou o julgamento do Habeas Corpus preventivo de Lula na frente. O resultado foi que a maioria dos ministros do STF decidiu negar o recurso a Lula, argumentando que o atual entendimento é favorável à execução antecipada de pena.

“O erro de todo o problema que ocorreu em relação ao presidente Lula é que a presidente do Supremo não colocou em votação a matéria constitucional propriamente dita e resolveu votar, primeiro, o habeas corpus do presidente Lula”, disse Jobim.

“Assim, acabou o STF mantendo a situação anterior porque não estava se discutindo a matéria em tese”, declarou em entrevista à Rádio Guaíba, de Porto Alegre.

O ministro disse que “sempre fui favorável de que a presunção da inocência vale até o fim, ou seja, você não pode prender sem trânsito em julgado. Esta sempre foi a minha posição e pode, hoje, talvez ser majoritária no Supremo.”

Jobim disse que Dias Toffoli, novo presidente do Supremo, terá a real dimensão da cadeira que ocupa em substituição à Cármen Lúcia, e colocará a questão da prisão antecipada em pauta, assim que encontrar o momento adequado.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A força política do PT

    Carmen Lúcia corrompeu sua magistratura. Isso deveria ser avaliado pelo Senado.

    Mas essa questão, em meu entender, não é a principal. O fato essencial é que Lula é inocente e seu processo foi uma fraude.

    Isto tudo só é possível devido a fraqueza política do PT neste momento histórico. Sem uma ampla frente democrática será impossível a restauração do Estado Democrático de Direito e Lula pode morrer na cadeia.

    1. Nao use Lula contra o próprio, seu cínico

      É o fim da pic ada. Quer convencer eleitores a votar em Ciro para “salvar” Lula? Lula já disse que nao quer indulto. Passa fora.

  2. Em que mundo vive estes

    Em que mundo vive estes magistrados do brasil do golpe constante? O jobim quer enganar quem com este cisnismo dele e de todos os outros que falam do processo-farsa do LUla? Querem nos convencer que, sendo gente que vive o “direito” dia e noite, naõ se interessaram nem um pouco pelo processo que prendeu injustamente o mais popular presidente do brasil a ponto de não lê-lo? Isto é cinismo demais. Falar que a dona carminha da globo errou é o fim da picada. Eles sabem de todas as injustiças do processo e agem como se fosse apenas erros humanos comuns e que tudo é de certa forma aceitável. Que não houve pressa, que não houve provas, que não foi feito a toque de caixa e na velocdade da luz pra que tudo combinasse. O matéria do época, a conduçaõ ilegalíssima, os três patetas do sul em combinação até de diálogos, a leitura mais que dinâmica das minlhares de páginas. O stf com a prisão em segunda instância aberta especialmente para o presidente, as farsas do juglamente com manobra patéticas da pauta e das turmas e d depois o barroso horroroso e fachim dando uma de legalista um dia e dois dias depois se desdizendo todo e ridiculamente. Aí vem o jobim e fala em erro da carminha com se fosse um fato solto no ar sem conexão nenhuma de toda esta história juridicamente macabra, sem paralelos na história humana. O inferno é pouco pra abrigar tantos fariseus.

  3. Os juristas que fazem  a

    Os juristas que fazem  a crítica do atual Supremo , fazem-na com tal condescendência que parecem apoiar ou submeterem-se ao que criticam. Precisamos é de um rotundo NÃO à tremenda manipulação a que assistimos sob nossos olhos!

    1. Voto pela queda da bastilha e

      Voto pela queda da bastilha e o incêndio do puteiro conhecido como stfede com todos(as) prostitutos e prostitutas dentro.

      Temos que cortar o mal pela raiz.

      Logo após, fazer o mesmo com a maior desgraça que já exisitiu ou existirá no Brasil, o grupo globo.

  4. A biografia do Aposentado Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dr Nelson A Jobim, Presidiu a Suprema Corte no Governo FHC e Foi o Primeiro Ministro da Defesa do Ex Presidente Lula, advogado, professor e juiz, as Lei.n°9.265/1996 LEI DA CIDADANIA que dá autoridade a qualquer cidadão eleitor a pedir IMPUGNAÇÃO ELEITORAL de eleitos que estejam em FRAUDE E CORRUPÇÃO, e a Lei.n°9.455/1997 que define sobre CRIMES DE TORTURA E TRÁS OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Em breve o ENTREGUISTA JAIR BOLSONARO será julgado por esse notório JUIZ DE DIREITO, o Dr Nelson A Jobim é um dos percussores do DECRETO.N°4.388/2002 do ESTATUTO DE ROMA do TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DE HAIA. Para quem não sabe, esse “O TRIBUNAL” julgou o Ex Presidente do Iraque Sadam Hussein.

  5. Dr Nelson A Jobim Presidiu o Supremo Tribunal Federal, Ex Ministro da Defesa do Ex Presidente Lula, ele é um dos autores da Lei.n°9.265/1996 LEI DA CIDADANIA que dá aos Eleitores autonomia para exigir IMPUGNAÇÃO ELEITORAL contra eleitos no Executivo e Legislativo com denúncias de FRAUDE ELEITORAL e CORRUPÇÃO, e da Lei.n°9.455/1997 que define sobre CRIMES DE TORTURA E DA OUTRAS PROVIDENCIAS, é um dos percussores do DECRETO.N°4.388/2002 DO ESTATUTO DE ROMA DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL DE HAIA. Para quem não sabe esse considerando “O TRIBUNAL” julgou e condenou o Ex Presidente do Iraque Sadam Hussein.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador