O oficial alemão poupado do julgamento de Nuremberg por motivos de saúde

Por Motta Araujo

http://en.wikipedia.org/wiki/Gerd_von_Rundstedt
 
O Marechal de Campo Gerd von Rundestedt, o mais alto oficial do Exercito alemão a comparecer no Tribunal Militar Internacional de Nuremberg foi poupado  por problemas de saude de ser inclusive julgado. Outros dois oficiais do Exercito alemão, o Marechal Wilhelm Keitel e o General Alfred Jodl foram julgados e condenados à forca. Pouparam Rundestedt, que tinha loga lista de crimes de guerra na sua ficha por MOTIVO DE SAUDE, problemas cardiacos.
 
Pelo visto em Nuremberg houve mais justiça do que na Papuda.
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá vendo aí Barbosa

    Tá vendo aí Barbosa

    Que em suas veias não correm sangue (de justiça) como muitos pensam.

    Em suas veias, ministro, corre fel e insensatez..

    1. por não comparar com o traidor frances Laval???

      outra comparação com figuras da guerra, que tal Pierre Laval, simpatizante frances do nazismo, foi ministro do governo de Vichy e depois da guerra foi julgado, e durante o julgamento protestou que o tribunal era um tribunal revanchista e não justo!  Foi condenado a morte, tentou o suicidio no dia da execução, pois esperava por um perdão que não veio, mas a capsula de cianeto esta velha e o veneno somente queimou suas entranhas mas não o matou,  o juiz determinou que fosse tratado e assim que recuperou a saude foi executado!

    1. O exército alemão, abstraída

      O exército alemão, abstraída a sua reverência a Hitler e ao nazismo(uma barganha, digamos assim) foi uma das mais formidáveis máquinas de guerra da história da humanidade. Seus feitos são reconhecidos por todos os experts na arte militar. 

      Basicamente, enfrentou o mundo todo. Lutou no Norte da África, nos Balcãs, na Europa Ocidental, no Circulo Ártico, na Europa Oriental., na Itália. E por pouco, quase pouco, não fossem os laivos de loucura de Hitler, tinha vencido a guerra. 

      Tudo isso após a “derrota” na I Guerra e ser esvaziado pelo draconiano Tratato de Versalhes que só lhe pemitia no máximo 100 mil homens e nenhuma força área. Tudo isso por pressão especialmente francesa que tremia nas bases com medo dos teutônicos. Medo, ressalte-se, que se faz realidade com a blitzkrieg e suas espetaculares vitórias frente a exércitos mais poderosos. 

       

  2. não tem comparação!

    Jodl e Keitel eram oficiais de escrevaninha, eram assessores diretos de Hitler e apoiaram as decisões do chefe,  cabe a Keitel a distribuição da ordem do comissario as unidades do exercito alemão determinado que todo oficial politico sovietico capturado deveria ser imediatamente executado.

    Rundestedt era um oficial de campo, não teve nenhuma participação em execussões ou perseguição a judeus, não participou de decisões politicas nem nada, sua culpa era apenas de ter sido um vitorioso comandante de inumeras batalhas, entre ela a batalha da França. Tanto é que depois da guerra foi reconvocado para reconstruir o exercito da alemanha federal!

    Se for fazer alguma comparação, Genoino está mais para Jodl e Keitel, principalmente Jodl, que mesmo com a consciencia atormentada, cumpriu todas as determinações de Hitler com a maxima eficiencia e cega devoção!

    1. Rundstedt jamais ajudou na

      Rundstedt jamais ajudou na formação do Bundeswehr, morreu em 1953 já muito doente, em um pequeno apartamento em Hannover, só em 1951 ele obteve uma pensão do governo alemão. Suas propriedades estavam na Zona Sovietica e ele passou maus periodos até 1951, sem recursos para sobreviver. Morou em um asilo para ideosos em Celle e só nos dois anos de 1951 a 1953 pode morar em uma casa para ele a esposa.

      Tampouco era um oficial sem crimes, sua peça acusatoria em Nuremberg tinha 41 paginas, inclusive na execução da “Kommisars  orders” e só escapou do julgamento por causa de sua saude precaria mas depôs como testemunha

      de defesa de Exercito , como institutuição.

      Quem ajudou na reconstituição do Exercito da Republica Federal foi outro alto oficial, Erich von Manstein, tambem um dos maiores comandantes da 2ª Guerra, comandou a invasão da Polonia, a  Batalha da França e um dos Grupo de Exercitos que invadiu a União Sovietica, morreu 20 anos depois de Rundestedt, em 1973, era o principal assessor militar do Chanceler Konrd Adenauer. Não podemos esquecer que um dos generais do Terceiro Reich, Hans Speidel, foi Comandanate da OTAN.

    2. A condenação do General Jodl

      A condenação do General Jodl foi injusta. A de Keitel, não. Este era um lacaio de Hitler. Era conhecida sua bravura pessoal, mas perto de Hitler(desculpe a expressão chula) se cagava todinho. 

  3. Fazendo uma mistureba

    Fazendo uma mistureba histórica, coloco Dilma no papel de Pilatos. Certo, Genoino não é Jesus Cristo, mas estão quase conseguindo que ele o seja 

  4. A verdade está lá fora…

    … quem sabe nos arquivos desclassificados da OSS…

    Gerd von Rundstedt era provavelmente o líder( além de List, Kluge, Beck, Halder, etc.), embora o contato tenha sido Helmuth von Moltke. As tropas da Wehrmacht na frente ocidental seriam utilizadas para imobilizar a Waffen-SS abrindo caminho para o desembarque anglo-americano na França, depois seriam transferidas para o leste para lutarem contra o Exército Vermelho. Isto em 1943…

    Os ingleses e americanos tinham uma dívida para com o velho marechal, embora como todos os demais altos oficiais alemães tivesse pleno conhecimento da máquina da morte a qual serviam… mesmo quando não eram nazistas de carteirinha, como o último prussiano…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador