O rescaldo da votação do TRF4, por Luis Nassif

Luis Nassif

96 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tarefa cumprida de maneira “irrepreensível”…

    Possíveis recompensas garantidas pelo U.S.Department Of State e Globoosta Television :

    1) Judge Morrow = Preside uma Fundação a ser idealizada pela CIA com patrocínio financeiro dos irmãos Koch, George Soros e P.Lehman

    Atividade específica = Promover o combate a corrupção* na política na América Latina (perseguir líderes de esquerda em partidos políticos e em organizações sociais)

    2) Judge Thompson Flowers = Assume uma cadeira no supreminho tribunalzinho federal da colônia

    3) Judge Gebran = Assume uma cadeira no supreminho tribunalzinho de justiça da colônia

    4) Judge Paulsen = Assume a presidência do trf no sul da colônia

    5) Judge Laus =  Participará de um programa semanal na Globosta News para discutir combate a corrupção* na política na colônia brazil

    6) Prosecutor Delanganol = Assume uma cadeira no senado federal (Paraná) da colônia brazil

    7) Prosecutor Charles Fernando = Ganha um programa semanal na Globosta News para discutir combate a corrupção* na política na colônia

    * Combate a corrupção = Combater lideranças políticas da esquerda e organizações sociais de trabalhadores e estudantes

  2. A arrogância do 3 a 0 talvez

    A arrogância do 3 a 0 talvez tenha sido o grande erro dessa farsa/golpe. Proporcionaram a Lula o status de perseguido e vítima. Consequências? A conferir.

  3. No auge dos governos
    No auge dos governos democráticos do PT, foram plantadas as sementes da escuridão — com as péssimas escolhas para o MPF, STF, e Ministério da Justiça. Agora, no auge da escuridão, o mundo verá o surgimento de um prisioneiro político no Brasil. Lula trilha a jornada do herói, e da escuridão surgirá nova luz.   Força, Lula!!!

    1. Gostei

      Gostei do seu comentário, apesar de achar que não houve equivocada escolha no Ministério da Justiça. Marcio Thomaz Bastos foi ministro da justiça do presidente Lula… mas adorei seu reflexão, breve e realista.

  4. “Aliás, jogaram um abacaxi

    “Aliás, jogaram um abacaxi considerável para o TRF4, porque, dispondo de todos os poderes, do poder de prender e de torturar, de arrancar a delação que quisessem, de buscar dados no mundo inteiro, esperava-se uma denúncia minimamente consistente no caso do triplex. Não havendo, o pepino terá que ser descascado pelo TRF4.” Luis Nassif, o otimista.

     

     

  5. A coleção de bizarrices.

    1) Lula foi condenado, porque, segundo Moro, recebeu como pagamento por propinas da OAS em contratos com a petrobrás um Triplex no Guarujá. Nunca morou lá, não se instalou lá, não vendeu, não alugou, não cedeu a posse a terceiros. Segundo Moro, Lula teria mesmo que ocultar a posse do imóvel, por isso não valem os documentos. Entendi. Mas vá ocultar bem assim lá longe hein? Como disse: ocultou tão bem que não vendeu, emprestou, usou, alugou! 

    2) Lula na verdade é chefe de uma organização criminosa. Ele teria recebido um sitio em Atibaia, de uns 2 milhões, e um triplex de mais 2 mangos. Renato Duque estava na quarta linha dessa organização: 100 milhoes de dolares !  Esses comunistas, diria Moro, remunerando assim peão. 

    3) Membro do MP citando jornal O Globo, e recriminando os ” juristas que são contra as provas” . Bom. Declarações com a clara de edição para o jornal nacional! 

    4) Por fim, Nassif tá certo em uma coisa, mas vou além. A espinha do PT foi quebrada pelo Mensalão. O presidente da corte era quem? Joaquim Barbosa. Quem o escolheu para o STF? Lula. O PT se negou a usar o poder e exercê-lo, partindo de uma visão pueril do que venha a ser republicanismo. Eu votei no PT para que o PT exercesse o poder. O que temos é o contrário: 12 anos de PT, mas o MPF, a PF, o judiciário, o exército, todos APARELHADOS, pela direita! Isso não é só se negar a exercer o poder: é entregar todas a infrastrutura do estado para os outros, é o contrário de ser republicano, é ser irresponsável. 

     

    1. Esse realmente foi um erro

      Esse realmente foi um erro grosseiro do PT. Entregar o poder de mandar prender para crianças mimadas filhos e filhas de escravocratas foi como entregar a guarda do galinheiro para a raposa.

  6. A farsa, a pantomima

    Terminada a farsa, a pantomima…

    Justiça seja feita: Tem o tamanho

    e a grandeza que sempre teve a estrutura

    policial-judiciária desta jovem nação.

    A justiça no Brasil – com as dignas exceções que ainda nos salvam- é um nada!

    Um mar de mediocridade intelectual, lógico e, pasmem,

    de conhecimentos  e da história do Direito…..

    Foi um desfile infindável de obviedades, generalidades e profissão de fé na introdução

    dos votos. E também o escamoteamento – por conveniência tosca e muito mal disfarçada –

    de importantes parágrafos linhas e entrelinhas do arcabouço legal vigente em nosso país.

    Seria interessante – se bem que um pouco trabalhoso e maçante – que cada afirmação dos desembargadores fosse confrontada com a plêiade infinita de contra argumentações que suscitam e que apresentam igual ou superior plausibilidade lógico-jurídica em relação àquelas que foram selecionadas adotadas cuidadosamente pela turma.

    Tudo porque a oitava turma abraçou uma denúncia do MP sem pé nem cabeça e se comprometeu definitivamente com esse circo dos horrores. Era uma denúncia ridícula, desconexa, prenhe de ilações e desejos. E a oitava turma a abraçou descaradamente quando seu papel e dever como instância revisora seria examinar cada ponto profundamente e refutá-la por completo. Pelo monstrengo que são as duas peças: a denúncia e a sentença em primeira instância.

    Cada voto foi risível.

    Um espetáculo de covardia e mediocridade que poucas vezes se havia visto.

    E dizia-se que eram carreiras sólidas no judiciário. Realmente nossas réguas andam com sérios problemas.

    Cada ponto abordado pelos desembargadores repito: cada e qualquer dos pontos ressaltados pelos desembargadores admite uma leitura e descrição de  zilhões de histórias alternativas [analogicamente: os ponto de bifurcação a que se referia Prigogine]  mais plausíveis e prováveis.

    Mas as convicções sempre cuidaram de preencher os buracos…

    E como os havia…

    Ah sim! Crimes de corrupção são de difícil expressão comprobatória material.

    Não deixam rastros…

    Verdade?!   Não nos  contem…

    Bla…  bla.. bla…

    Ah, doutorezinhos!!!

    Tenham respeito com nossa inteligência…

    Menos covardia! Menos canalhice…

     

    Sejam competentes para construir e exigir da PF e do MP que construam  alguma, mínima que seja, materialidade: que seja digital, analógica, documental, de rastreamento financeiro, de rastreamento contábil, fiscal, imobiliária, comercial… O raio que os partam…

    Mas não fazer tudo girar em torno de  delações que todos sabemos como foram obtidas

    E pensar que  todos os rastreamentos e perícias pedidas pela Defesa foram indeferidas pelo juiz de piso. É  claro que quando se trata de fazer encaixar uma ficção investigações e testes podem atrapalhar, né?! Tudo fica mais bonitinho se contado assim de carreiirrinha… Engravatadinho…

    Todos sabemos!!

    Todos vimos!!

    Todos presenciamos a sincronia do desenvolvimento processual acopladinho à narrativa midiática.  Os doutorezinhos sabem muito bem de tudo…

    Os doutorezinhos só se defenderam…

    Afinal é só o que sabem fazer….Defenderem-se…

    E aos seus iguais…

    Os doutorezinhos são é vermes…. [ com o devido perdão ao vermes…]

    E todos os pontos levantados pelos doutorezinhos em seus votos permitem esse universo de interpretações alternativas, tudo porque a denúncia e a sentença em primeira instância estão preenchidas por uma infinidade de ambiguidades e profissões de fé.

    E quando o Direito se confunde com a Fé…

    Ah! Senhorezinhos…

    Que pequenos sois…

    Seus votos senhores…

    Ah! seus votos…

     

    A lata de lixo…

    Sim!

    A lata de lixo da história…

     

    Durmam em paz com suas consciências de bons cidadãos, doutorezinhos.

    Íntegros…

    Recebedores de vossos auxílios-moradia…

    Saudáveis, felizes…

    Os senhores lutaram…

    Os senhores venceram…

    Hoje os senhores podem dizer em alto e bom som

    Que os senhores merecem o exato tamanho que tem…

  7. nassif, vc me comove, as vezes.

    nassif,

    nosso judiciário sempre foi caro, pomposo e provinciano. jamais disfarçou. havia lá uma ou outra figura referencial. mas eram excepcionais. pare com essa ladainha que o judiciário manchou a imagem do brasil, os juízes mancharam a imagem do judiciário etc. eles não estão nem aí. pelo simples fato de sempre terem sido um poder. e agora, mais ainda, pq estão no poder.

     

     

  8. Desesperador…

    O problema foi os governos nacionalistas e o povo em geral seguirem as pautas da mídia imperialista :

    A mídia bandida cobrava do governo petista mais liberdade de imprensa (liberalidade para mentir, manipular notícias e conspirar contra a democracia) .

    Resultado : Dilma e Lula não democratizaram as comunicações (pelo contrário, privilegiaram a mídia empresarial) .

    A mídia bandida e seus pistoleiros de redações expeliram que o governo Dilma deveria “despetizar/desquerdizar” o governo.

    Resultado : Dilma lavou as mãos com as perseguições ao Genoino, Dirceu, Orlando Silva etc… e ainda substituiu o Celso Amorim por Antonio Patriota como Ministro das Relações Exteriores e o Joaquim  Levy como ministro da fazenda .

    A mídia ordinariamente fascista expele que os manifestantes de esquerda devem respeitar o “estado democrático de direito” (aceitar as decisões do judiciário golpista, do parlamento mafioso e do executivo formado por bandidos)

    Resultado : Tibieza nas manifestações contra o governo dos bandidos .

    1. Deveriam seguir os exemplos

      Deveriam seguir os exemplos de Putin, do governo cubano, Erdogan, Maduro e do governo iraniano :

      Quando ouvemm cobranças por mais “democracia” (liberdade para infiltrados da CIA conspirarem), esses líderes e governos nacionalistas apertam mais o cerco .

      É preciso ter em mente que quando há críticas pela mídia bandida (a mando da CIA), é sinal que os governantes estão acertando .

      1. Isso ai. Brizola dizia que

        Isso ai. Brizola dizia que quando juntam cascavel, sucuri e todo tipo de bicho peçonhento em cima de alguém, é por que esse lguém é bom e está fazendo algo de bom.

         

        Tive minhas dúvidas com relação ao Lula, não quanto a não ter prova,  mas quanto as intenções do Lula ao se juntar com Temer/PMDB e cia (bandidagem hegemonica do congresso). Agora não tenho dúvidas que Lula deve ter feito o que era possível para poder governar e passar coisas como regra do Pre-Sal, Estimula a industral petrolifica, PAC, Minha Casa Minha Vida,Salario minimo e etc, provavemente nao havia muita alernativa para fazer mais no mundo real ( país de elite atrasada, colinizada,  corrupta e golpisa) , pois todos os ratos traíras da pátria se juntaram para produzir esse condenção (midia hegemonica-oligopolizada, ” justiça”, sistema financeiro sangue-suga, especuladores-abutres e os bobos da corte=coxinhas).

      2. O rescaldo da votação do TRF4

        -> liberdade para infiltrados da CIA conspirarem

        na foto abaixo, dois agentes da CIA (pouco importa se tenham ou não nacionalidade brasileira) conduzem Cabral ao estilo USA.

         

        .

  9. O rescaldo da votação do TRF4

    – Brasil marcha para uma inexorável explosão;

    – esta explosão se processa através de duas linhas de força: a da cleptocracia e a resistência popular;

    – este não é um processo linear, ocorre por ondas. daí a percepção equivocada de em alguns momentos refluir, o que só ocorre para um recrudescimento ainda mais violento;

    – estas ondas estão destruindo por completo a já frágil institucionalidade brasileira, desembocando num completo regime de exceção. a exemplo da travessia entre 1964 e 1968;

    – não existe, tampouco nunca existiu, uma “burguesia nacional” no Brasil. o grande empresariado brasileiro é parasita dos recursos públicos e satisfeito sócio-minoritário dos mega interesses globalizados.

    – não existe, tampouco nunca existiu, nenhuma possibilidade de uma política de conciliação de classes no Brasil. o setor dominante no Brasil é neo-colonial e semi-escravocrata, e disto jamais abdicará por livre e espontânea vontade;

    – nenhum daqueles que pertencem ao setor dominante resistem a uma investigação isenta. todos tem inúmeros armários repleto de cadáveres e muito tapete em cima de suas sujeiras. sem isto ser exposto por completo, seguido de sumária responsabilização, jamais haverá Democracia no Brasil;

    – dos três poderes, o Judiciário é o único inteiramente dissociado da soberania popular e sem qualquer tipo efetivo de controle social. sem corrigir esta grave anomalia jamais haverá Democracia no Brasil;

    – o avanço de uma selvagem política econômica neoliberal destruirá as mínimas condições de qualquer recuperação do crescimento e da recomposição da renda do trabalho. o caos e a barbárie prevalecerão;

    – o setor dominante brasileiro é completamente despreparado para gerir o caos e a barbárie por ele mesmo criados. ao contrário de 1964, nem mesmo os militares terão qualquer possibilidade de fazê-lo, dado o contexto mundial de crise estrutural do Capitalismo;

    – gerou-se no Brasil uma situação inédita em nossa História: um impasse frente ao qual a única forma de superação seja justamente através das “medidas populares”. ou seja: o grande capital pagar o pato de uma crise por ele desencadeada;

    – o Lulismo e o PT estão completamente aturdidos e perdidos. continuam em estado de negação da realidade. não tem qualquer condição de coordenarem a linha de força da resistência popular;

    – a perigosa conjuntura com seus desdobramentos de contínuo agravamento exige um imediato reposicionamento da Esquerda. estamos numa guerra de extermínio. a luta é por nossa sobrevivência.

    .

    1. Bom texto mas faltou o essencial

      1. Se o PT está completamente aturdido e não tem condições de liderar a resistência, qual agremiação ou quem teria condições para coordenar e liderar essa resistência popular? 

      2. Como seria esse “reposicionamento” da esquerda? Quais atos dariam início a esse reposicionamento?

        1. O rescaldo da votação do TRF4

          -> Organizar as bases em comites de luta contra o golpe.

          exatamente! foi assim que o PT nasceu. foi quando isto abandonou que  começou a se perder.

          .

        1. O rescaldo da votação do TRF4

          -> Quem e como se criou esse impasse.

          quem criou este impasse foi a História. quem faz a História são as relações sociais, através de decisões e ações coletivas.

          portanto: um impasse histórico só pode ser superado através de se fazer mover a própria História. e a História se move primordialmente nas ruas, nas bases e, em nossa era, nas redes.

          .

      1. O rescaldo da votação do TRF4

        -> qual agremiação ou quem teria condições para coordenar e liderar essa resistência popular?

        nosso paradigma de análise difere em anos-luz.

        vc se move em defesa do Lulismo e do  PT – e não cito isto como demérito, e muito menos ofensivamente, é apenas a expressão do óbvio.

        meu olhar é completamente independente, e se move única e exclusivamente através de uma visão crítica – o que não implica em estar sempre certo ou em posições imutáveis. portanto, enxergo um colapso generalizado da Esquerda brasileira.

        a Esquerda precisa ser reconstruída, para que possa coordenar a reconstrução da democracia no Brasil.

        a reconstrução da Esquerda brasileira só pode ser feita pelo conjugação de dois fatores:

        – uma implacável e constante auto-crítica;

        – um franco e continuado diálogo.

        -> Bom texto mas faltou o essencial

        o essencial não me cabe apontá-lo em poucas linhas de um comentário. aqui cabe apenas apresentar uma visão! uma visão de futuro. o essencial e sua estratégia devem ser construídos coletivamente – inclusive com as contribuições indispensáveis deste Blog do Nassif e de seus participantes.

        .

        1. ‘a reconstrução da Esquerda

          ‘a reconstrução da Esquerda brasileira só pode ser feita pelo conjugação de dois fatores:

          – uma implacável e constante auto-crítica;

          – um franco e continuado diálogo.”

          Isto é piada?

          Vai, continua se auto criticando e dialogando republicanamente e dentro de uns dois anos estarão todos na cadeia.

          A direita já mostrou claramente que não quer diálogo e sem o Lula não existe esquerda no Brasil.

    2. Você escreve muita coisa boa.

      Você escreve muita coisa boa. Eu não teria capacidade, mas será que você não consegue parar com esta mania de tentar culpar Lula e o PT por alguma coisa? Será que não está na hora de você e seu grupo realizarem a autocrítica que tanto sugerem aos outros?

  10. A gente sabe que a farsa, o

    A gente sabe que a farsa, o cinismo, o absurdo, o indigno ultrapassaram todos os limites, quando um jornalista vivido como o Nassif demonstra em sua expressão corporal uma busca quase insana para explicar o significado monumental da tragédia que estamos vivendo, e a gente sente que “faltam palavras” para ele narrar tudo o que está  pensando e sentindo……

    Haja vergonha, sensação de degradação de nossa Pátria, sensação de impotência diante de um inimigo tão sem escrúpulos, tão selvagem em seu ódio e desejo de destruição total de qualquer resquício de democracia, justiça, verdade nas instituições.

    É o momento mais deplorável e sórdido que já vivemos!

    Não consigo vislumbrar solução sem a força das ruas. Mas haverá povo disposto a isso?

    Qual será o plano B, sem Lula?

    A esquerda se unirá ou os oportunistas de sempre celebrarão a “oportunidade”?

    Qual o melhor modo de reagir?

    Quem tem a resposta….?

     

  11. O ridículo dessa baixaria

    O ridículo dessa baixaria golpista é imensurável. É por isso que vão continuar, a cada lance, respirando fundo, sentando o pé no acelerador e…lá na frente se vê como  “quebrar” a situação.

    O fato bruto é um só: um retirante nordestino que ganhou sucessivas eleições e conseguiu governar sem imitar e sequer reverenciar os modos de agir, pensar e sentir dos muito ricos, dos ricos e até da classe média não pode ter direito nem dinheiro para comprar apartamento: deve morar é na favela. Os filhos devem ser operários também. Nada de serem profissionais liberais ou terem negócio proprio. Só se repetirem o ditado que entram no clube, ora, ora.

    Que fique também o exemplo para qualquer representaçao popular ou trabalhista: nada de serem competitivos em eleições; contentem-se com o papel de figurantes. É esse mesmo que sabem bem: megafone na porta de fábrica e de repartição pública.

    A “tese” que foi ostensivamente validada é a de que o financiamento de campanha do PT, PT, PT é inadmissível. O powerpoint, que muita gente viu só graça, foi de uma sinceridade meridianamente clara: o presidencialismo de coalizão estava muito bem, obrigado, até que veio o PT, PT, PT e desgraçou tudo. É essa a “tioria” política que dá liga a essa barbaridade toda.

    É isso que “justifica” limitar as “investigações” à partir de 2002 – mesmo com os funcionarios ladrões (que foram mandados embora em 2012, diga-se) dizendo e repetindo que a grana rola desde 96!

    É isso que “justifica” prender a cunhada do Vaccari, e liberar a mulher do Cunha.

    E por aí vai.

    Mas o que cansa mesmo é ver analistas e cientistas polpiticos tratando essa chacrinha como um processo jurídico. Torcendo, sabe-se lá por que cargas dagua, que, de uma hora pra outra, os golpistas vão pensar “well, acho que já está de bom tamanho, além disso eu não vou”.

    Ora, desde 2014 está claro que se trata de uma guerra politica.

    E continuam sem acertar a cabeça da jararaca.

    Quem ainda acredita que vão parar por aí?

  12. Como havia dito ontem. Já

    Como havia dito ontem. Já estava tudo ensaiado com a equipe do jornal nazional. 3 a 0 era barbada. Juizes que têm vidas de nababos às custas do suor dos assalariados e pequenos empresários (empresários ricos não pagam impostos). O que esperar desse antro de picaretas?

    Vamos parar de analisar a parte técnica dessa farsa, pois a parte técnica não existe.  Lula seria condenado com triplex ou sem triplex, inventariam outra mentira qualquer.

    De qualquer forma o povo escolheu seu destino, quer seja por apoio a essa farsa, quer seja por omissão, quer seja por inação. 

  13. Enquanto não retirarem a

    Enquanto não retirarem a judiciario da influencia dos lojistas a toada será essa, ou acreditam que essa sintonia entre seus membros é coincidência????

    Que homens que prezam seu conecimento tecnico-juridico e respeitabilidade profissional jogam sua reputação na lata do lixo de forma por um motivo banal? Desembargadores citaram noticias de jornal!!!????? E jornal velho!!! Maior vergonha do que essa não consigo encontrar……

    A melhor resposta veio de Lula, se o apartamento é meu: ocupem!!!

    Bizarro será ver a propria justiça alegar que o imóvel não é dele…..

     

  14. Os votos desses

    Os votos desses desembargadores remetem à recortes de comentaristas de portal, do nível daqueles que acreditaram que os médicos cubanos seriam guerrilheiros importados pelo PT.

    Todos fugiram da análise do recurso para fazer discursos, viajando na mesma parolagem do “ninguém está acima da lei”. No mesmo instante, sai a notícia que a dona Raquel dodge livrou a cara do Serra alegando prescrição.

    Tivemos o presidente da camara afirmando, por sua vez, que o Brasil é um exemplo de democracia porque o Lula foi condenado. Em caso de absolvição, seria a sucursal da Venezuela, certamente.

    Poderia disponibilar no youtube, Nassif? Nem todos tem facebook.

  15. As situação ficou muito

    As situação ficou muito complicada, a condenação do Lula foi o climax do processo de politização do judiciário, hoje a ditadura do judiciário é pior do que a dos militares  em 1964, eles mandam, eles recebem salários de 100, 200. 400 mil reais, eles não são punidos, eles se auto protegem e se acham os donos do país, vomitam sentenças de norte a sul, sempre com um odioso discurso moralista e contra os representates populares do povo.

    A verdade é que a esquerda precisa, urgentemente, discutir alternativas ao Lula, acabou, não há qualquer possibilidade de  o ex-presidente sair  candidato em 2018, eles não permitirão: PMDB, PSDB, baixo clero, Judiciário, MP, PF, desgraça do FHC, Bolsonaro, falsos evangélicos, movimentos de direita, a elite que saliva ódio contra o ex-presidente, juntos já decretaram o fim político e até físico do Lula, se pudessem.

    Não fiqquem de braços cruzados, fazendo discursos em praça pública, comecem a discutir quem será candidato da esquerda  em setembro de 2018.

     

     

    1. Concordo

      Mas acho que esses comites devem ir além da mobilização política, para se transformarem em escolas políticas.

      Escolas populares, especialmente nos bairros pobres.

      Esses comitês devem ser permanentes, e cada cidadão com um mínimo de conhecimento político e mesmo técnico em determinadas áreas, até mesmo de alfabetização, deveria se colocar como voluntário para dar aulas e palestras nesses comitês/escolas do povo.

      O povão pobre e jovem deve canalizar sua energia rebelde para assumir o poder político/econômico do Brasil, se libertando do caminho da morte e prisão que é o da venda de drogas para a classe média e alta. Se é para a juventude pobre correr risco de morte e prisão, que seja lutando pela sua liberdade enquanto classe social explorada e excluída.

      1. Evidentemente, os comitês devem ir tão longe quanto o…..

        Evidentemente, os comitês devem ir tão longe quanto o possível.

        Devemos antes de tudo acreditar na INTELIGÊNCIA COLETIVA.

    2. O que pode resolver alguma

      O que pode resolver alguma coisa é a revolta popular. Ataques as instituições, empresas que financiaram o golpe e a pessoa física dos golpistas não com palavras, mas com bombas, e tiros.

      O Mino Carte está certo, se não houver sangue na calçada nunca deixaremos de ser m país de merda, como bem disse o Trump.

  16. EU MATEI O SÉRGIO MORO!

    EU MATEI SÉRGIO MORO!

     Faço aqui uma analogia inspirada em Afrânio Jardim.Diz ele, sobre o processo do impeachment – não com estas palavras -, que, para melhor entendimento do que se trata, bom recurso seria o exagero:ORA!, se o judiciário se abstém do exame da existência do crime de responsabilidade, uma vez que seria processo eminentemente POLÍTICO, DILMA poderia ser condenada por uma INFRAÇÃO DE TRÂNSITO! Basta que o Congresso DECIDA que jacaré é um bicho de penas. Pois bem…   (sobre o julgamento no TRF-4) Certo dia resolvi matar Sérgio Moro.Comentei com uns amigos e até comprei uma espingarda de chumbinho pra treinar.Um amigo me traiu e me entregou.A polícia me entregou pra mídia, que divulgou.DESISTI, é claro, do meu intento.Fui processado.Qual o crime, perguntei.Tentativa de homicídio…Mas eu não tentei!Seu amigo diz que você queria e tinha uma arma de chumbinho…Mas eu sequer tentei!Não interessa, tá condenado. É coisa nova: “Minority Report”.  No caso Lula, ele não ficaria com o apê, o apê é DELE! Minority Rep…  Tô bem.Pra justiça, tentei matar o Moro.Se eu fosse o Lula, segundo a justiça EU MATEI O JUIZ SÉRGIO MORO!    Só que ele tá vivo… 

  17. Anões morais no circo do TRF 4

    Em 24/01/2018 os anões morais do TRF 4 (Gebran, Paulsen e Laus) assentaram as bases do Estado Policial, Jurídico e Midiático. Votos longos e vazios sem provas. Um Estado de Exceção caçando os direitos políticos e civis do presidente Lula. Delegado, procurador, juiz e jornalista com papeis bem definidos e exercidos de forma irresponsável e com um poder ilimitado sem travas e sem controle. Agora só resta a defesa intransigente dos direitos políticos e civis do Lula. Muita luta e muito amor ao Lula que não merecia esse ultraje de brasileiros canalhas e cínicos. Lula sofre um linchamento moral e lidera todas as pesquisas. O Lacerda do Getúlio agora são Mainardi, Merval, Augusto Nunes, Noblat, Josias de Souza, Miriam Leitão, Otávio Frias que assim como Lacerda são muito incompetentes nas suas narrativas mentirosas. Não conseguirão destruir a reputação do Lula.

  18. A farsa, a pantomima
    Terminada a farsa, a pantomima…
    Justiça seja feita: Tem o tamanho
    e a grandeza que sempre teve a estrutura
    policial-judiciária desta jovem nação.
    A justiça no Brasil – com as dignas exceções que ainda nos salvam- é um nada!
    Um mar de mediocridade intelectual, lógico e, pasmem,
    de conhecimentos e da história do Direito…..
    O que assistimos foi um desfile infindável de obviedades, generalidades e profissão de fé na introdução de cada voto dos desembargadores. E também o escamoteamento – por conveniência tosca e muito mal disfarçada –
    de importantes parágrafos linhas e entrelinhas do arcabouço legal vigente em nosso país.
    Seria interessante – se bem que um pouco trabalhoso e maçante – que cada afirmação dos desembargadores fosse confrontada com a plêiade infinita de contra argumentações que suscitam e que apresentam igual ou superior plausibilidade lógico-jurídica em relação àquelas que foram selecionadas e adotadas cuidadosamente pela turma.
    Tudo porque a oitava turma abraçou uma denúncia do MP sem pé nem cabeça e se comprometeu definitivamente com esse circo dos horrores. Era uma denúncia ridícula, desconexa, prenhe de ilações e desejos. E a oitava turma a abraçou descaradamente quando seu papel e dever como instância revisora seria examinar cada ponto profundamente e refutá-la por completo. Isto por conta do monstrengo que são as duas peças: a denúncia e a sentença em primeira instância.
    Cada voto foi risível.
    Um espetáculo de covardia e mediocridade que poucas vezes se havia visto.
    E dizia-se que eram carreiras sólidas no judiciário. Realmente nossas réguas andam com sérios problemas.
    Cada ponto abordado pelos desembargadores repito: cada e qualquer dos pontos ressaltados pelos desembargadores admite uma leitura e descrição de zilhões de histórias alternativas [analogicamente: os ponto de bifurcação a que se referia Prigogine] mais plausíveis e prováveis.
    Mas as convicções sempre cuidaram de preencher os buracos…
    E como os havia…
    Ah sim! Crimes de corrupção são de difícil expressão comprobatória material.
    Não deixam rastros…
    Verdade?!
    Não nos contem…
    Bla… bla.. bla…
    Ah doutorezinhos!!!
    Tenham respeito com nossa inteligência…
    Menos covardia! Menos canalhice…

    Sejam competentes para construir e exigir da PF e do MP que construam alguma, mínima que seja, materialidade: que seja digital, analógica, documental, de rastreamento financeiro, de rastreamento contábil, fiscal, imobiliária, comercial… O raio que os partam…
    Mas não fazer tudo girar em torno de delações que todos sabemos como foram obtidas
    E pensar que todos os rastreamentos e perícias pedidas pela Defesa foram indeferidas pelo juiz de piso. É claro que quando se trata de fazer encaixar uma ficção investigações e testes podem atrapalhar, né?! Tudo fica mais bonitinho se contado assim de carreirinha… Engravatadinho…
    Todos sabemos!!
    Todos vimos!!
    Todos presenciamos a sincronia do desenvolvimento processual acopladinho à narrativa midiática. Os doutorezinhos sabem muito bem de tudo…
    Os doutorezinhos só se defenderam…
    Afinal é só o que sabem fazer… Defenderem-se…
    E aos seus iguais…
    Os doutorezinhos são é vermes…. [ com o devido perdão aos vermes…]
    E todos os pontos levantados pelos doutorezinhos em seus votos permitem esse universo de interpretações alternativas, tudo porque a denúncia e a sentença em primeira instância estão preenchidas por uma infinidade de ambiguidades e profissões de fé.
    E quando o Direito se confunde com a Fé…
    Ah! Senhorezinhos…
    Que pequenos sois…
    Seus votos senhores…
    Ah! seus votos…

    A lata de lixo…
    Sim!
    A lata de lixo da história…

    Durmam em paz com suas consciências de bons cidadãos, doutorezinhos.
    Íntegros…
    Recebedores de vossos auxílios-moradia…
    Saudáveis, felizes…
    Os senhores lutaram…
    Os senhores venceram…
    Hoje os senhores podem dizer em alto e bom som
    Que os senhores merecem o exato tamanho que tem…

  19. Mainardi, aprendiz do Lacerda, e o próximo passo do golpe

    O aprendiz de Lacerda, Diogo Mainardi, postou no seu site antagonista uns dias atras um post sobre o próximo passo dos golpistas. Disse que os institutos de pesquisa vão sair com várias pesquisas a partir de quinta feira sem Lula na consulta. É uma forma de naturalizar essa cassação abjeta dos direitos civis e políticos do Lula. Apagar a força eleitoral do Lula sem o nome dele nas pesquisas.Vamos ficar atentos. Querem estreitar cada vez mais a nossa já abalada democracia, o remédio para isso é mais mobilização popular. Povo na rua.

  20. se já saiu, desculpa. o treco

    se já saiu, desculpa. o treco tá ruim pra publicar. eu é que sou burro.

     

     

     

    EU MATEI SÉRGIO MORO!

     Faço aqui uma analogia inspirada em Afrânio Jardim.Diz ele, sobre o processo do impeachment – não com estas palavras -, que, para melhor entendimento do que se trata, bom recurso seria o exagero:ORA!, se o judiciário se abstém do exame da existência do crime de responsabilidade, uma vez que seria processo eminentemente POLÍTICO, DILMA poderia ser condenada por uma INFRAÇÃO DE TRÂNSITO! Basta que o Congresso DECIDA que jacaré é um bicho de penas. Pois bem…   (sobre o julgamento no TRF-4) Certo dia resolvi matar Sérgio Moro.Comentei com uns amigos e até comprei uma espingarda de chumbinho pra treinar.Um amigo me traiu e me entregou.A polícia me entregou pra mídia, que divulgou.DESISTI, é claro, do meu intento.Fui processado.Qual o crime, perguntei.Tentativa de homicídio…Mas eu não tentei!Seu amigo diz que você queria e tinha uma arma de chumbinho…Mas eu sequer tentei!Não interessa, tá condenado. É coisa nova: “Minority Report”.  No caso Lula, ele não ficaria com o apê, o apê é DELE! Minority Rep…  Tô bem.Pra justiça, tentei matar o Moro.Se eu fosse o Lula, segundo a justiça EU MATEI O JUIZ SÉRGIO MORO!    Só que ele tá vivo… 

  21. O Nassif chamou a atenção

    O Nassif chamou a atenção para aquilo que, com perdão da redundância, mais me chama a atenção: a mediocridade 

    É dificil acrditar num país onde homens públicos, empresários e juízes se mostram tão medíocres, absolutamente incapazes de pensar estratégicamente um país, absolutamente incapazes de abondonar seus preconceitos e ódios de classe.

    País assim não tem futuro.

    E faço coro com o Nassif: incrível como as lideranças petistas foram tão amadoras que não se deram conta do que estava acontecendo. Ficou claro que os estrategistas do partido nunca leram “O Príncipe”, mas fizeram farto uso do “O Pequeno Príncipe”.

    1. Mas é por isso que eu ganho

      Mas é por isso que eu ganho dinheiro no Brasil: A concorrência é medíocre.

      E eu procuro ganhar dinheiro da forma inteligente que é pensar no longo prazo, tratar os seus parceiros comerciais de forma honesta e de igual para igual para que as relações comerciais sejam duradouras. Ao contrário dos seus “empresários” nativos que parecem ser incapazes de resistir a tentação de passar todo mundo para trás (o que cedo ou tarde acaba com o próprio negócio deles), muitos deles como a própria Rede Globo só sobrevivem por ter envolvimento criminoso com membros da máquina do governo.

       

  22. O mito Lula sai mais forte do

    O mito Lula sai mais forte do que nunca. E morreu, ou foi o enterro, da conciliação e do republicanismo.

    Quinze anos depois da posse do Lula, o PT entendeu que a direita é audaciosa.

  23. Covicção perigosa

    Se alguns de vocês tiverem algum amigo coxinha (eu tenho vários), poderão ver que numa conversa com qualquer um deles surgirá exatamente o que foi falado pelos procuradores no TRF4, ou seja, uma defesa do seu colega juiz de 1ª instância (Moro) e da sentencia por este proferida e, ainda, uma animosidade em relação ao ex-presidente Lula que, sem exceção, foi descrita nas leituras de voto, ontem. Que perdeu o rumo, que levou vantagens, que abusou do seu poder e etc. Tanto o Moro como o TRF4 agiram numa espécie de “nós contra eles”.

    Ainda mais, assim como os meus amigos coxinhas, motivados politicamente e por preconceito, os juízes do TRF4 já partem da base que Lula é culpado e tentaram durante horas convencerem o povo de que assim foi com base em ilações repetidas até o cansaço. Uma prova é uma prova, simples e transparente, se essa prova existir. Não há que demorar três horas ou mais para apenas manifestar uma convicção, que de antemão já conhecemos.

    Os elementos probatórios (embora claramente insuficientes) se concentram nas duas pontas: que Lula influenciou na nomeação do agente da corrupção dentro da Petrobrás (com todos os crimes que isso possa derivar) e, ainda, que recebeu vantagem de volta, mediante as benfeitorias executadas no apartamento triplex. Tudo isso dentro de uma cronologia estranha, que vai desde 2005 (quando Dona Marisa comprou quotas na Cooperativa) até 2014, quando as reformas forma efetuadas.  A justiça parcial de Curitiba e do TRF4 consegue montar um Power point com toda esta salada e conclui que o único que junta todas as peças é colocando Lula no centro das decisões num universo de corrupção bilionária, recebendo em troco um triplex horroroso (que nem quero de graça para mim).

    Providos desse convencimento, da mesma forma, os meus amigos coxinhas descrevem o seu ponto de vista exatamente da forma com que o TRF4 o fez, ou seja, Lula sabia, era o chefe e foi responsável por essa corrupção (enquanto usava algum tempo livre para governar o país) e, também, que tudo o que a OAS fez em favor do seu apartamento foi para retribuir em relação a determinados contratos antigos que Lula, indiretamente, cedeu à OAS por conta da sua interferência na nomeação dos Diretores da Petrobras.

    São tantos os exemplos que provam que essa abordarem está errada que, para exemplificar, citarei aqui apenas o assunto do helicóptero do Perrella. Se os desembargadores tivessem aplicado a mesma convicção, diriam que havia claro domínio de fato, sendo Perrella o dono e, ainda, o chefe do piloto e, ainda, que a sua vantagem estava no lucro daquele carregamento. Mas, a convicção foi tanta pelo lado contrário, que no mesmo dia da operação a PF já tinha comunicado que Perrella nada tinha a ver com essa história. São dezenas de casos tucanos que seguem pelo mesmo caminho, a ausência de convicção da polícia e do ministério público, como acaba de acontecer com o arquivamento dos últimos escândalos do Serra.

    A minha convicção

    Eu sou um cidadão comum, mas também tenho a minha convicção depois da leitura dos fatos. Exponho aqui os meus argumentos:

    1.       É impossível você ser responsabilizado pelas atuações de funcionários, mesmo sendo você quem nomeie. Digo por experiência própria, como empresário com funcionários dentro da minha pequena organização. Imaginem dentro da estrutura administrativa do Brasil. Da mesma forma, o Presidente do STF seria responsabilizado pelos crimes do Juiz Lalau, ou do Rocha Mattos, do Juiz que descarregou a sua arma contra cliente em supermercado, e por aí vai, com dezenas de exemplos que ocorrem no dia a dia do judiciário. O Comandante da PM, de cada cidade brasileira, devia estar preso por conta da quantidade de assassinatos feitos por policiais.

    2.       Se eu fosse dono do prédio de Guarujá, iria querer agradar ao Presidente Lula, oferecendo, dando vantagens e etc., pois com isso estaria valorizando o prédio inteiro e o valor dos apartamentos. O Lula morando lá seria um excelente marketing. Mas ainda, se eu fosse rico e dono do prédio, sem precisar de nada comercial, eu daria de graça um apartamento ao Lula. Na minha convicção, o que aconteceu é que, depois da OAS pegar o prédio para sim, tentou agradar o Lula e a sua família, para que estes ficassem mesmo por lá, inclusive trocando para um apartamento melhor. Dona Marisa gostou inicialmente da ideia e tentou convencer o Lula, mas este declinou e assim acabou acontecendo.

    Modestamente, precisei dois pequenos parágrafos para manifestar a minha convicção e, com a mesma documentação que existe nos Autos, consigo escrever outra história sobre o mesmo assunto, apenas baseado no meu convencimento.

    Não precisei de três horas nem de 400 páginas para descrever algo tão simples, pois, a rigor, não tenho necessidade de convencer nem de enganar a ninguém sobre o assunto. Já o TRF4 precisou esconder do povo, com centenas de páginas, o que ficou evidente para qualquer bom observador, uma convicção motivada por interesses de classe e por preconceito.

    Hoje, no mundo inteiro, centenas de juristas e uma grande parte deles no Brasil, em forma simples descrevem o outro lado da história, como acima descrevo, demonstrando a falta total de provas incontestes e da aplicação enviesada da convicção em relação ao ex-presidente. Nestes momentos são milhões que compartilham esta versão dos fatos e, até outubro seremos uma ampla maioria.

    Se é por convicção, prefiro a minha.

    1. Me dei o trabalho de ler teu

      Me dei o trabalho de ler teu comentário e sou obrigado a concordar com você.

      Durante 9 horas os Três Patetas usaram uma verborragia incrível com um único objetivo: esconder o fato cabal de que não havia provas, numa tentativa patética de justificar o injustificável. Nada tinha de Direito alí. Muito teve de político.

      Também ficou absolutamente claro o viés de preconceito e o ódio de classe no julgamento. Aliás, durante estes 4 anos ficou claro o quanto nosso judiciário é parcial, preconceituoso, partidário e primário. 

      Quando tudo terminou me ficou uma questão: será que todos os julgamentos em segunda instância são assim? Ou seja, há fortíssima parcialidade? Coitado de quem for inimigo do rei…

      Para encerrar fico com a famosa frase de Borges de Medeiros, que muito ilustra a bizarrice do que está acontecendo no Brasil: “Para os inigmos, os rigores da lei. Para os amigos, as benécies da lei. Para os indiferentes, a lei”. Que mais se pode pensar de um Judiciário que caça petistas, mas passa a mão na cabeça dos tucanos. Estes, aliás, com crimes visiveis, mais graves e muito mais abundantes?

       

       

      1. Grato

        Grato Marcos. Acredito qur qualquer pessoa comum deva raciocinar desta forma, sem maldade nem preconceito. No caso do TRF4, a verdade tentou ser escondida com palavras…..e centenas de folhas

         

    1. Não acho

      Lula não precisa nem quer. Lula não vai querer agir como se culpado fosse. Vamos dar a luta aqui mesmo.

      É coxinha que vai para Miami quando ganha e também quando perde.

      1. O rescaldo da votação do TRF4

        prospecção de cenários? plano de contingência? sistema de redundância?

        F-5 novamente voando em círculos nos céus da Serra da Mantiqueira?

        a Lava Jato é muito maior do que nós?

        estamos no epicentro de uma guerra mundial híbrida.

        o fascismo à la Brasil é filho dileto do Império Anglo-SioNazi, como a sua nova Terra Prometida: fértil e ensolarada, rica em recursos minerais, especialmente água e metais raros, e muita biodiversidade.

        após ser traído por Jango em 1964, Brizola ainda permaneceu por semanas no Brasil, tentando organizar a resistência. quando o risco de ser preso, e morto, se tornou maior do que os resustados concretos conseguidos, buscou proteção no exterior.

        .

        1. E, afinal, quem liga pra isso, né?…

          … não faço o estilo “socialista científico”, do tipo que considera os indivíduos irrelevantes e só se importa com as massas.

          Não conheço o Lula pessoalmente, mas me importo com ele.

          A ideia de que vá ser jogado numa cadeia fedida e ser mantido lá até morrer me dá náuseas.

          E você é incoerente. Acha que o exílio no estrangeiro é uma boa escolha para ele – logo ele, intelectual orgânico de origem popular! – mas não serviria para mim!

          Sou classe média como você. Meu ethos é provavelmente muito mais individualista que o do Lula. E mesmo assim, não consigo imaginar um fim de vida legal no exílio – nem sequer num país decente, onde não rolassem golpes de estado e a inclusão social fosse ítem programático do partido no poder.

          Sócrates preferiu tomar cicuta a ser desterrado para longe da pólis, onde não haveria vida moral para ele.

          Não imagino o Lula sozinho, exilado, se confortando com ranguinho gourmet e vinho caro em Paris, Londres, Viena, enquanto o pau come no Brasil.

          Não imagino nenhuma saída boa para o Lula. Nem, a curto ou médio prazo, para o Brasil.

          Mas afinal, who cares?…

           

          1. Cada escolha, uma renúncia…

            Quando o mito Lula escolheu não fazer nada quando os cães de toga o acossavam desde 2006, e seguiu imaginando poder sentar-se a mesa com os canibais, fingindo desconhecer que ele era o prato principal;

            Quando o mito Lula imaginou que uma vez refém, poderia negociar o seu resgate ele mesmo;

            Quando o mito Lula aceitou submter-se ao processo ilegal que o condenou, renunciou a liberdade do homem Luis Ignácio da Silva…

            Alguns, ao longo da História, não tiveram escolha…

            Lula teve…ninguém chega aonde chegou sem perceber o que o cerca e sem cuidar de mudar o rumo das coisas para evitar ficar sem saída…

            E não falo isso do ponto de vista apenas coletivo ou histórico, falo da perspectiva individual dele, como pessoa e classe média baixa que é…

            Lula é a expressão máxima desse ethos que é nossa maldição!

            Lula é o medo de ter medo…como nós…

          2. O rescaldo da votação do TRF4

            -> E você é incoerente. Acha que o exílio no estrangeiro é uma boa escolha para ele – logo ele, intelectual orgânico de origem popular! – mas não serviria para mim!

            não, não estou! vc é que misturando os contextos.

            Lula está na iminência de ser preso. corre inclusive risco de vida. quando se está neste contexto é necessário sim ter um plano de contingência.

            nem vc, tampouco eu, estamos ainda nesta situação. portanto, não podemos pleitear asilo político. mas caso venhamos a estar, será aconselhável nos prepararmos para esta opção.

            -> Não imagino o Lula sozinho, exilado, se confortando com ranguinho gourmet e vinho caro em Paris, Londres, Viena, enquanto o pau come no Brasil.

            evidentemente não é este o contexto de um asilado político, ainda mais no caso de Lula. não foi assim que Brizola passou seu tempo no exterior.

            .

    2. Como se você não estivesse comemorando…

      … afinal, Lula é a “ex-querda”, né?

      Os lavajateiros vão resolver todos os problemas do Brasil! Inclusive os da verdadeira esquerda! Vão prender Lula, esse incapaz (o que esperar de um ex-metalúrgico, não é mesmo?), e jogar a chave fora.

      Vão condená-lo a mil anos de cadeia sem direito a benefícios.

      Vão jogá-lo numa cela fedida e esperar que morra lá dentro.

      Não estão nem aí para democracia, Estado de Direito, repercussão internacional.

      São coronéis e sinhozinhos. Vão botar o moleque rebelde no tronco.

      Os herdeiros da casa grande – materiais e espirituais – estão tendo orgasmo múltiplo com isso.

      Amigos, parentes, gente de quem eu gosto, está tendo orgasmo múltiplo com isso.

      É insuportável – como se eu morasse na Alemanha dos anos 30/40 e visse quase todos os mais próximos aderindo alegremente ao nazismo, comemorando em êxtase a produtividade dos fornos a gás.

      E você, amiguinho, confesse, também está adorando. Afinal, bem feito, né?, pro babaca que acreditou em conciliação de classe!

      (Como se pudéssemos pegar em armas e tomar o Palácio do Planalto, a Globo e a Petrobrás!)

      (Como se a “conciliação de classe” não tivesse produzido o milagre de Kerala na Índia, os feitos da Geringonça em Portugal, sem mencionar os países escandinavos, a Bolívia, o Uruguai…)

      O povo brasileiro não vai incendiar as ruas com a prisão de Lula, não. Quem vai pras ruas no Brasil é classe média – os muito pobres não têm grana pra condução até o local do ato público; sabem que se forem presos vão ser tratados como o Rafael Braga; precisam trabalhar e depois pegar 3 busão pra chegar em casa.

      A classe média não vai incendiar o Brasil se Lula for preso; ela não morre de amores por Lula. Você é um exemplo acabado disso.

      Ah!, mas tem os sem-teto! Tem o Boulos fazendo organização de base!

      Espere, amiguinho, botarem o Lula em cana. No dia seguinte vão arrumar algum pretexto pra prender também o Boulos, e todos os que você considera a Verdadeira Esquerda (desde que tenham alguma relevância). Vão reprimir os sem-teto, matar alguns deles… Prender mais uns reitores, professores, intelectuais. Enquadrar toda a oposição que tenha alguma chance de chegar a ser governo.

      E tudo dentro da “lei”!

      Nassif que se cuide. Podem arrumar algum delator premiado contra ele. O mesmo se aplica a todos os blogueiros “sujos”.

      Se meu destino pessoal não estivesse tão ligado ao deste país bárbaro, eu já estaria tirando meu passaporte da gaveta.

      Mas não adianta. Onde quer que eu vá, não terei como me esconder do espetáculo horrendo que se avizinha no horizonte dessa minha pobre pátria. E nem que eu passe o resto dos meus dias de porre, isso vai deixar de me doer pra cacete.

      O desmonte será tão rápido, tão feroz e tão completo, que dele talvez brote alguma coisa nova.

      Ou um narco-Estado à la mexicana, capaz de durar meio século.

      Não estarei viva para ver o amanhecer de uma civilização digna deste nome no Brasil.

       

      1. Na verdade o Arkx está

        Na verdade o Arkx está correto, é estupidez Lula esperar um tratamento justo em uma justiça criminosa como a brasileira. Em um cenário aonde o próprio governo do país é composto por criminosos o que uma pessoa deve fazer para evitar se tornar um prisioneiro político é pedir asilo político, é o único meio de garantir os seus direitos como indivíduo

      2. O rescaldo da votação do TRF4 2

        -> E você, amiguinho, confesse, também está adorando. Afinal, bem feito, né?, pro babaca que acreditou em conciliação de classe!

        pode desabafar à vontade. faz parte da queda no deserto do real.

        mas não cometa injustiça. minha opinião está colocada em comentário abaixo.

        e mais: vc não me conhece. entre 1978 e 1989 também passei por diversas oportunidade para “desabafar à vontade”, entretanto jamais cometi injustiças. também já tive brutais quedas no deserto do real…

        -> Se meu destino pessoal não estivesse tão ligado ao deste país bárbaro, eu já estaria tirando meu passaporte da gaveta.

        e iria prá onde? ser estrangeiro? dupla nacionalidade? mas, ainda assim, ir prá onde? prá algum bunker na Escandinávia?

        nenhum lugar para fugir quando se está numa grande guerra mundial híbrida. e ela mal está começando. muito embora, seu desenlace possa não durar mais do que uns 15 minutos…

        .

      3. Verdade crua e nua. É

        Verdade crua e nua. É patético como alguns medalhões da esquerda e blogueiros “sujos” vivem há tempos publicando artigos e e considerando no seu xadrez sempre algum bom senso de um ou outro nome do panteão de golpistas para frear essa tragédia. Não é assim que vai acontecer. Essa corja do consórcio golpista (judiciário, mídia hegemônica, políticos bandidos de extrema direita, mega-empresários e a classe média mais burra do planeta) não liga a mínima para a história e nem para a opinião pública daqui e de qualquer lugar. Não é por outra razão que o Prof. Jessé Souza vem recomendando que paremos de pensar com a cabeça da direita. 

        Contudo, Dandara, não nos esqueçamos de como a história dá voltas e muda completamente a dinâmica de forças. Claro que isso não vem de graça, mas vem. Portanto, sejamos todos Gramci: “pessimismo da razão, otimismo da vontade.” E a vontade costuma ser mais atuante do que a razão.

      4. em resposta..

        Me responda por favor,se o senhor “não estivesse tão ligado ao deste país bárbaro” e  já estivesse tirando o passaporte da gaveta, paraonde iria?

        1. Algum Estado Democrático de Direito

          … onde houvesse um processo de desenvolvimento com inclusão social em curso.

          Mas se você tivesse lido meu post até o final, não estaria tendo o trabalho de perguntar isso.

      5. Teleologia, autismo e tautologia…O teletautismo…

        Wilson Ferreira, um recorrente colaborador desse blog com seus ótimos textos, usa o termo tautismo (tautologia e autismo) para se referir as elites brasileiras…

        Na esquerda (comoa dandara), temos um mal pior: o teletautismo, que soma aos outros dois o vício da teleologia histórica…

        Sim, minha cara, toda revolução parece loucura (ou nas palavras de outro “sábio” recorrente por aqui, Luis Felipe Miguel, onanismo revolucionário ou narcisismo radicalista) até que triunfe e se comprove como verdade histórica …

        Quartel de Moncada foi uma loucura…mas a Sierra Maestra?

        É, dizer mais o quê…confesso que perdi a paciência para brigar com deja vu…Só pode ser uma falha da Matrix mesmo (rs)…

    3. Jamais, meu caro amigo Arkx, o exílio é o que eles querem.

      Para Lula e para toda a esquerda, a pior solução é asilo político do Lula, simplesmente porque não há como pedir asilo as dezenas de milhões de eleitores de Lula, e tenho quase certeza que ele sabe disto e sabendo de sua dimensão política no Brasil ele não fará isto.

      Realmente quem propõe esta bobagem está tentando é desmobilizar a verdadeira luta que deve ser levada daquipor diante, a luta contra o golpe e as oligarquias.

      1. O rescaldo da votação do TRF4

        Caro,

        sempre deve ser considerada a opção de asilo político para qualquer um de nós sob processo persecutório, inclusive com risco de vida, após se fecharem as demais alternativas jurídicas, ou mesmo quando estas não se mostram capazes de salvaguardar nossa integridade.

        trata-se de um plano de contingência perfeitamente cabível em situações deste tipo.

        ou seja: é preciso estar preparado para o desdobramento deste cenário atual.

        .

  24. Muitos comparam o atual
    Muitos comparam o atual momento ao PROCESSO (Franz Kafka)… Ora quanta soberba, o Brasil é um folhetim de quinta categoria, uma país chinfrim herdeiro das politicas totalitárias ibéricas de Salazar, Franco e Mussolini… Isso quando não somos presenteados como no atual momento por uma herança persa que nos leva a tempos sombrios (como no caso do atual Presidente)… Somos tão hipócritas que tratamos nossos vizinhos latinos com um desdém que só a pobreza de espirito explica… Um pais subalterno ao imperialismo, uma elite subalterna ao conservadorismo que vive e explora um sistema escravagista e patriarcal, onde a evolução está em sequestrar a cidadania das gerações futuras, um projeto de país que tem por norte a vassalagem popular através de subempregos, onde a criadagem não pode frequentar os salões e saber que sua função é na cozinha…
    Vem um monte de gente ignorante contestar só porque reconheço em Lula um líder popular, como tantos outros que colocam em polvorosa o sistema, que transformam o ancestral sistema politico nacional numa obra sua, tacanhamente a elite nacional nem sequer chegou a tocar num fiapo dos seus opositores que são da Casa Grande, os Tucanos e suas “mumunhas” são tolerados por um judiciário seletivo e subserviente a interesses… Estão transformando Lula numa espécie de guia espiritual semelhante aos Aiatolás, porque a maneira intolerante como elite trata um oriundo do povo é revoltante, simplesmente não conseguem conviver com ideia de um “Baianão” ditando as regras… gente branca e elitista misturadas a amebas que nunca foram merda nenhuma na vida, a única produtiva que os reacionários que festejam tiveram nessa sua passagem foram a herança patriarcal oriunda das capitanias, nunca produziram nada de relevante, no máximo lambe botas do status quo nacional que não quer que a nação deixe de ser colônia, porque eles e seus sobrenomes são mais importantes que a capacidade de evoluir, porque se mostra estirpe através do bairro onde mora e não no processo civilizatório e emancipação de sociedade através da universalidade de oportunidades, onde querem que o gueto fique lá escondido com sua gente feia e ignorante.

  25. Brasil: o país que (se) foi sem nuca ter sido…

    Olha, sobre o Nassif eu já falei lá embaixo, é o nosso Millhouse (do Simpsons)…

    Só uma pequena dica, lavagem de dinheiro não é o que disse o nosso Millhouse (Nassif), que definiu como colocar um bem em nome de outra pessoa…

    Lavagem de forma simplória é: auferir vantagem ilícita (ganhar grana com algum crime), afastar o dinheiro da esfera de vigilância (mandar o tutu para algum lugar e o manter escondido, seja do legítimo dono, e/ou fisco ou do judiciário), depois retornar com o dinheiro para sua esfera de patrimônio, dando aparência legítima a ele, para disfarçar o origem ilícita…

    É assim: crime, ocultação e legitimação.

    Sem essas etapas, não se pode falar no crime de lavagem…Sim, é preciso que sejam consumadas TODAS as etapas, senão só se apuram os crimes meios (o crime que permitiu a vantagem, a evasão fiscal, fraude, etc)…

    Para fechar a cadeia delitiva é preciso TODOS os atos executórios…e não basta isso, é preciso PROVAR o dolo em cometer todas as etapas com o objetivo claro: ocultar valores obtidos através de um crime!!!!!

     

    Dito isso, vamos aos comentários do meu amigo Arkx…rebatidos pelo bom companheiro Diogo Costa:

    Sim, a direita brasileira é só uma filial vestida em andrajos da elite internacional…apesar de saberem usar os talheres, são uns canibais e antropófagos, um estranho paradoxo tropical…

    Ela (a elite) tem pavor à competição, e de certa forma, ela sempre teve razoável sucesso na pilhagem e entrega das nossas riquezas aos centros do capital…

    Competir em nível global gera atritos, guerras, brigas comerciais e geopolíticas, requer coragem e inovação…dá trabalho…

    E para quê arriscar se entregar garante as comissões de sempre, e mais, poder e prestígio social para mandar nesse bando de esmulambados e indigentes intelectuais, que sonham em repetir-lhes os gestos?

    Alguns gritarão: Eis-nos aqui, Macunaímas que somos…

    Qual nada, Macunaíma mitigava sua enorme ausência de caráter com incomum inteligência e sarcasmo…

    Nem isso nos sobrou…

    Somos, no máximo, um tipo de jeca tatu covardes e violentos…

    Esse ânimo de jeca tatu, nosso folclórico ethos social, coloca toda nossa estrutura social “à salvo”, pelo menos no imaginário:

    – Não lutamos com ninguém, nem entre nós mesmos por nada, mas seguimos nos matando por qualquer coisa.

    Vocês imaginam um país mais bem comportado e previsível que o nosso?

    Imaginam alguém processando e prendendo Pepe Mujica ou Bachelet, sem que houvesse algum tumulto, por menor que fosse?

    Imaginam Obama processado e preso ou mesmo os Clinton?

    E para não dizer que apenas cito os símbolos de progressismo (?) mundial, vocês imaginam um processo desse tipo contra Le Pen?

    Pois é…

    E por aqui, seguem nossos Millhouses…

    Se fosse em qualquer outro país desses, Nassif não falaria sem estar com uma arma nas mãos…por mais louca que pareça essa imagem!!!!

    Mas como tentar ser são em tempos loucos, será mesmo sanidade?

    Não houve uma lâmpada quebrada no entorno do trf4, mas todos os dias, centenas de pretos e pobres jazem mortos nas periferias…isso aqui não é um país para amadores, meus caros…

    No entanto, essa inércia assassina, essa malemolência sanguinária, essa malandragem covarde pode descambar em algo muito pior…

    Eu creio que o projeto estratégico que está em curso, patrocinado por EUA e Cia (sem trocadilhos) é o desmembramento desse enorme monstrengo chamado Brasil, oficializando a divisão que já existe há séculos, e que se constata na distribuição de sua riqueza…

    Poderemos então, oficialmente, matarmos uns aos outros em nome de algum país…não seria, de todo, má ideia, pelo menos para mim que moro na parte mais rica e possivelmente que será mais bem armada contra os bárbaros do Norte e Nordeste…

    O único problema sério para eles será a questão de Amazônia…quem sabe ali uma zona internacional e desmilitarizada (risos, desculpem, não pude me conter)…?

     

  26. Assisti Lula ontem na Praça da República
    Embora cansado, nem parecia um homem condenado. Fez graça, levantou o ânimo da multidão. Citou Tiradentes e Nelson Mandela. Pediu a Boulos para invadir o triplec, que pelo jeito é dele. Disse que ia à África hoje (se tiver grana). Que não está abatido nem preocupado e que a derrota maior foi da Democracia brasileira.

    Fez bem para alma ouvi-lo falar de esperança, após a confirmação da injustiça mais sombria.

    O palanque reuniu praticamente todo o espectro de movimentos e partidos de esquerda, deputados, senadores, governadores, líderes de movimentos, dos sem terra, dos sem teto, de mulheres, de índios, sindicatos etc.

    Paulo Pimenta falou em faca nos dentes, muitos disseram que a elite ultrapassou a linha vermelha. Boulos e outros repetiram que para prender Lula terão de enfrentar a ira do povo. Muito se falou de união das esquerdas, radicalização, desobediência civil.

    Um fato é verdadeiro e certo: a Democracia brasileira foi sepultada ontem. Não há mais leis nem regras quando um inocente é condenado por juízes covardes a mando dos mais ricos.

    Pelo que vi e ouvi ontem, ninguém espera uma saída institucional para mais esse Golpe. O Brasil se tornou uma Republiqueta de Bananas, afirmou o advogado inglês Geoffrey Robertson ao sair do julgamento no TRF-4.

    1. Sua desgraça é meu consolo?

      Então o que consola Lula é o fato de que a principal derrota teria sido da Democracia, mas como assim?

      Essa percepção, se for verdadeira, só dá a dimensão exata do que estamos falando por aqui:

      A imagem que o mito político faz de si mesmo, às vezes o impede de salvar a realidade na qual o homem por trás do mito está inserido…

      Para salvar a realidade e os homens comuns que estavam dentro dela (desde sua eleição em 2002), o mito Lula teria que se sacrificar em nome dos lulas ao redor do país…teria que enfrentar seus adversários e matar sua mitologia do supremo conciliador de classes…

      Não o comparem a Mandela, por favor!!!

      Não se compara nunca a Madiba…Madiba foi preso, lutou com armas, foi torturado e só construiu sua percepção de conciliação quando saiu da cadeia, sem pestanejar, nem negociar, quando GANHOU as eleições e com o poder de massacrar os brancos, resolveu negociar…

      Pode-se até criticar tal visão, mas ela é historicamente muito diferente da noção lulista de conciliar sem sequer lutar antes…cede antes, por temer perder algo, mas a verdade que não tem nem nunca teve nada!!!!

      A sentença de ontem é um recado duro e simples:

      Se antes podia-se dizer que as elites em algum tempo temeram Lula e sua capacidade de interlocução popular, ontem, as elites disseram, através dos seus verdugos de toga, que nada mais temem…

      Sabem agora que ele sempre esteve sob controle total…Talvez Brizola no auge de sua verborragia tivesse razão…somos a esquerda que a direita gosta, quem sabe?

      Como resolver as questões:

      – Submete-se a um processo que sabe ilegal?

      – Depois diz-se despreocupado com o resultado?

      – Deixou para trás toda e cada possibilidade de dar um basta ao clima de inquisição (lé em 2006, na ação 470), mas ao contrário, adulou o sistema, e agiu com “republicanismo”(essa doença infantil do reformismo) e acreditou (ou acredita) que sua imagem a tudo resolverá?

      Uai, a resistência a quê? Foi o próprio réu que submeteu-se ao processo, constituiu defesa, participou de TODOS os atos do processo, e foi até cordeiramante conduzido por coerção (olha aí o paradoxo)…

      Agora resistir a execução da sentença? Como?

      Parece choro de perdedor, por que perguntamos de novo:

      Se fosse absolvido a justiça teria sido feita? Seria a prova de que o sistema funciona?

      Em tempo: matar a democracia no Brasil é crime impossível, porque não se mata o que nunca existiu… 

      1. Ouça o discurso de Lula na íntegra
        E tire suas conclusões com base na fonte primária.

        Lula falou de Mandela e Tiradentes para explicar que podem prender e matar um homem mas não podem sufocar ou destruir o ideal de liberdade que vive no coração do povo, ideal esse que ele representa.

        Para mim fez sentido. A frente de esquerda cumpriu o que prometeu ontem na rua: acabou de lançar há pouco Lula à presidência, com anuência do próprio.

        1. ?

          Não, se ele de fato “representasse” esse ideal, talvez já tivesse sido morto ou preso faz tempo, ou, caso tivesse tido a coragem, teria triunfado e abatido seus algozes e desse suposto ideal..

          Não existe “se” na História…

          Lula representou, e isso FOI MUITO IMPORTANTE (não digo nunca o contrário) a criação de um sonho de inclusão pelo consumo (que sabemos todos, bem pelo menos eu sei) ser impossível, ainda mais em um contexto geopolítico periférico ao qual estamos inseridos…

          E não falo por mim, ou por hoje, qualquet olhada em nossa História mostra que cada tentativa de “civilizar” o capitalismo por aqui foi cruelmente barrada pela agenda dos fluxos e contra-fluxos do capital central…

          Olha, a balela sobre Tirandetes é de doer os olhos (e os ouvidos de quem ouviu)…A “ideia” de liberdade de Tirandentes não foi adiante, e só depois de quase 50 anos, veio uma “independência” acordada com Portugal, inaugurando nossa tradição atávica de aversão a qualquer conflito…

          Sinto muito…se a ideia de sobrevivência de ideais é a de Tirandentes, então tanto ele como nós estamos f*didos…E o que fazem com ele é, ironicamente, o que fizeram com o alferes: 

          Matar não bastou, teve que esquertejar e salgar a terra e marcar seus descendentes, esse é o recado do capital, meu caro…

          Já Madiba, eu já escrevi, nunca Lula poderia se comparar a ele, ou comparar a luta do povo negro sulafricano com a nossa…Falta pele, falta coragem…

          Lula não vai para a cadeia como um heroi da resistência que se armou para enfrentar as elites, e sim como alguém que aceitou e participou do processo todo o tempo acreditando na Justiça. 

          Então, por favor, sem manipulações sentimentais nesse momento dramático….

          1. Hidra

            A sabedoria mostra que devemos escolher o momento certo,  para dizermos certas coisas.

            Então  : ” Vai catar coquinho na ladeira ” HIDRA., vai.

          2. Sabedoria 2, a missão!

            A sabedoria me ensinou que: quem vive dizendo que devemos ter sabedoria para escolher o momento de dizer certas coisas, nunca dirá nada que preste mesmo, ou pior:

            Só dirá quando o momento tiver passado…

            Uma espécie de covardia histérica e histórica…um tipo comum e ordinário de oportunista e arrogante, que reivindica saber “o momento”…

  27. Uma revolta que está me sufocando…

    Acabei de chegar da padaria e flagrei desembarcando de uma novíssima Land Rover um assessor de Eduardo Cunha, estava exultante com a condenação de Lula .

    Que esta merda de país seja encharcado com muito sangue !

  28. Se tem um lado positivo desse

    Se tem um lado positivo desse fundo do poço que o golpe proporcionou ao Brasil é o fato de termos escancarada a mediocridade das nossas elites, nossas castas superiores, nossos “herdeiros” meritocraticos.

    A manutenção da sociedade de castas no Brasil funciona como um “By Pass” na teoria da evolução de Darwin: se os medíocres sempre prevalecem, a mediocridade se perpetua.

  29. Boa analise, mas incompleta 

    Boa analise, mas incompleta  ..faltaram os aspectos GEOPOLÍTICOS que influenciaram na questão (CELSO Amorim sintetizou muito bem este ponto)

    FATO, empresas privadas foram agraciadas por políticas públicas de conteúdo NACIONAL (isso feriu a interesses ESTRANGEIROS) ..formaram um cartel, combinaram preços e resolveram ASSALTAR o Estado em combinação com agentes públicos de CARREIRA, que levaram centenas de MILHÕES de US$ em agradecimento

    .

    Doutro lado os partidos políticos cobravam, destas e de outras empresas, o que sempre fizeram a DÉCADAS pra sobreviver: PEDIRAM dinheiro OFICIALIZADO pra se manter (registraram isso no TSE ..menos os Gedel, Cabral e Eduardo Cunha por exemplo) ..pediram contribuição eleitoral, isso que a mídia e o Judiciário passaram a chamar de propina recentemente

    .

    LULA, atestam as EVIDÊNCIAS, por seus programas e políticas, por suas alianças, levou os louros do seu trabalho .., no mais chega a ser INSANO imaginar que “o chefe dos chefes” teria levado como recompensa, a DIFERENÇA de preços entre um apto de 3 dormt. e outro triplex mobiliado, mais uma reforma num sítio ..desculpe, isso não faz sentido

     

     

     

  30. Fim da linha par um Senhor Presidentee

    Lula condenado por dar esperança

    “Seu erro foi fazer história!”
    ImprimirPublicado em 25/01/2018 no Conversa AfiadaMosquinha.jpg

    O Conversa Afiada reproduz poema de Herton Gustavo Gratto:

    Fim da linha pra você, ex-presidеnte ladrão 
    mesmo sem provas 
    bato panelas 
    em prol da sua condenação 
    isso é pra você aprender 
    que o pobre não tem direito a mais que uma refeição 
    Fim da linha pra você, metalúrgico boçal 
    isso é pra você aprender 
    a nunca mais fazer assistência social 
    com meu dinheiro 
    e nem se atrever a transformar em engenheira 
    a filha do pedreiro 
    Fim da linha pra você ex-presidente aleijado 
    não é pelo triplex 
    que você está sendo condenado 
    é pela sua ousadia 
    em ajudar o garçom 
    a virar advogado 
    em contribuir 
    pra ascensão do negro favelado 
    que agora acredita 
    que pode estudar medicina 
    sair da miséria 
    e até conhecer a Capela Sistina 
    Fim da linha pra você, ex-presidente bandido 
    isso é pra você aprender 
    que o nordeste deve continuar a ser esquecido 
    e que saúde e educação 
    é pra quem pode 
    e não é que pra quem quer 
    Fim da linha pra você, semi-analfabeto atrevido 
    graças a sua insensatez 
    o filho da faxineira 
    chamou o meu filho de amigo 
    você está sendo condenado 
    pela sua falta de noção 
    de achar que pobre é gente 
    que agora pode usar aparelho nos dentes 
    ter casa própria e andar de avião 
    Fim da linha pra você, ex-presidente imundo 
    isso é pra você parar com essa palhaçada 
    de estimular a minha cozinheira 
    a querer ter carteira assinada 
    era só o que me faltava 
    o proletariado sonhar com qualidade de vida 
    você devia saber 
    que essa gente nasceu pra me servir 
    e não pra servida 
    mas você é tão inconsequente 
    não enxerga um palmo diante do nariz 
    que fez a babá do meu caçula 
    sonhar que pode estudar pra ser atriz 
    e fazer aula de inglês 
    essa pouca vergonha 
    é resultado 
    da sua insensatez 
    da sua irresponsabilidade desmedida 
    aprenda de uma vez 
    barriga vazia 
    e bala perdida 
    fazem parte do cotidiano 
    dessa gente bronzeada 
    foi querer mudar o mundo 
    se meteu numa enrascada 
    Fim da linha pra você, ex-presidente imbecil 
    você está sendo condenado 
    não por ter roubado 
    porque isso não foi provado 
    seu erro 
    foi ser fazer história 
    ser do tamanho do Brasil 
    ter oitenta por cento de aprovação popular 
    acreditar em igualdade 
    e saber governar.

    FIM DA LINHA PRA VOCÊ, EX-PRESIDENTE!

     

  31. Quem imaginaria…

    … há 4 anos atrás, que:

    – haveria um novo golpe de Estado no Brasil, com total degradação institucional, recrudescimento do coronelismo escravista e florescimento de um movimento fascista (MBL, Bolsonaro etc.)?

    – Trump seria presidente dos EUA?

    – estaríamos novamente discutindo o “caráter da Revolução” no Brasil?

     

     

  32. “Não somos gado, somos gente”

    … frase do discurso do Lula ontem.

    Intolerável para os neo-escravistas no poder.

    Eles têm a mídia, eles têm as armas, eles têm o governo, eles têm o dinheiro; eles têm o escapismo consumista individualista, eles têm as religiões neopentecostais,  eles têm o desalento, eles têm a indiferença, eles têm o sectarismo divisionista, eles têm a resignação ancestral para neutralizar as potenciais forças antagônicas.

    Do nosso lado, até agora, só podemos contar com a monumental estupidez que é a deles, com a insustentabilidade econômica e social do “projeto” em curso, e as brigas entre eles pelo saque.

    Se não queremos ser gado, mas gente, temos que elevar ao máximo os custos desse “projeto” neo-escravista para a Casa Grande. De todas as formas possíveis.

    A política é a guerra por outros meios.

    Se não há saída política, só resta a violência. Sempre muito mais custosa para os de baixo.

    Mas, é isso… ou aceitar ser gado.

     

  33. Tudo certo e correto

    o dito no video, mas e agora? como enfrentar Huck e Bolsonaro? Entrar dividido na eleição? deixar o TSE negar a candidatura em agosto e lançar um nome em cima da hora?

    A esquerda tem uma chance de ouro o potencial de transferência é altissimo, agora se vacilarem por briga de ego ou cegueira de estratégia, vão deixar o 2o turno ser Huck x Bolsonaro e não adianta dar uma de revoltado e não ir votar, com ou sem seu voto um dos dois será eleito e fará todas as vontades do mercado na economia.

    Se querem um cenário diferente a chance é agora!

    1. nada disso

      Sou partidário de manter a candidatura Lula e não aceitar esse julgamento.

      Ainda, trabalhar para que a esquerda consiga maioria no parlamento, para evitar surpresas.

      Havendo maioria formada e eleitores conscientes, turbinados com as caravanas do Lula, não será tão difícil fazer a troca no final, embora eu ache que a eleição devia ser desconhecida, por fraude na sua origem

      1. Concordo com a questão do legislativo

        acredito que na camara a esquerda vai aumentar a presença pifia de hoje, mas no senado deve encolher ainda mais e deixar a centro-direita com votos para maioria constitucional no senado.

        Agora para a eleição eu ainda acho que esse nome já deveria estar ao lado de Lula desde já… Lula já deveria negociar a esquerda unida. E se conseguir chegar até o meio do ano com pelo menos 40% ele coloca quem ele quiser no 2o turno. Mas tudo tem q ser traçado desde agora!

  34. SENTENÇA MALUCA E JUDICIÁRIO

    SENTENÇA MALUCA E JUDICIÁRIO DA FOFOCA CONFIRMADAS,MUNDO,DESCULPE A MEDIOCRIDADE DESTE BRASILEIROS!A JUSTIÇA SÓ FUNCIONA PARA OS RICAÇOS !!(VALENDO-SE ATÉ COM GOL DE MÃO!)

    Obs:Gilmar Mendes deve estar feliz com o seu legado !(hashtagestarrecidoenvergonhado)

  35. Postagens Premiadas, Não!
    Nassif, nossa geração dos anos 40 foi beneficiária da política getulista de conceder prioridade à Educação e aos professores. Quando do golpe de 64, porém, o presidente da UNE fugiu para os EUA e o que tivemos aqui foi um verdadeiro massacre da juventude, que, inconformada com uma ditadura que privilegiava os ricos em detrimento da maioria da população, ensaiava reações e protestos. À rigor, porém, nunca tivemos uma esquerda organizada, muito menos ouro moscovita criando milícias armadas, mas, sim, algumas lideranças contrárias ao regime que foram deificadas como supra-sumo do comunismo tão hiper-valorizado durante a Guerra Fria por uma indústria bélica em busca de inimigos capazes de multiplicar seus lucros. Assim, tivemos um DOI-CODI amparado por grupos empresariais que torturou e barbarizou, transformando siglas como ALN-VAR PALMARES, PC e PC do B em sinônimos de demônios anti-capitalistas. Serra voltou e durante anos morou de favor na casa de um funcionário público empenhado em punir o desmatamento ilegal, inconformado com o emprego de Agente Laranja ou Napalm no Vale do Ribeira, sob o pretexto de combater uma “guerrilha” formada por uma vintena de descontentes liderada por um ex-capitão do Exército, Lamarca, mais preocupado em fugir da repressão do que em criar aqui uma Sierra Maestra que nunca tivemos. Nosso principal líder anti-ditadura, Carlos Marighella, era um poeta que, preso por causa de um poema, ensaiou alguns atos contestatórios sempre com a ajuda dos padres Dominicanos, mas seus passos sempre foram seguidos de perto pelo delegado Sérgio Fleury, que, entretanto, jamais prendeu ou torturou o motorista de Marighela, o atual senador paulista Aloysio Nunes, de um PSDB que deveria personificar todos que se preocupavam com o social e converteu-se em símbolo do individualismo bem sucedido de seus integrantes. Criado para se opor ao MDB corrupto e venal, superou-o nesses quesitos, razão pela qual o povo, quando do retorno das eleições diretas, preferiu eleger um partido operário que, como tal, sempre dependeu do capitalismo e até inovou este último, ao demonstrar que o auxílio aos mais miseráveis podia reverter em lucros para toda cadeia produtiva. Nesse contexto, resgatando miseráveis e criando novas oportunidades para os mais pobres, cavou a própria sepultura, perseguido por uma elite meritocrática que vê na superação da pobreza um atentado aos seus privilégios e, através de políticas financistas, desmontou o trabalhismo com o desemprego. Nesse contexto, o blog mais representativo do inconformismo geral com a situação atual se vê inundado por defensores de luta armada e guerra de guerrilha como única alternativa para superarmos a condenação de Lula e demais males da crise. Muito deles poderiam ser beneficiários de “postagens premiadas”, tamanha a rejeição que despertavam, provocando respostas que estão gravadas na webb, esta nova ágora dos tempos transcorrentes que pode ser sitiada e devassada com muito mais êxito e eficácia do que as praças de nossa adolescência, caso haja necessidade de recrudescer a violência até a vendagem de nosso último ativo econômico nacional. Por tudo isto, esquerdopatas, frouxos e incapazes de reagir – por exemplo – à presença de atiradores de elite nas cercanias do TRF4, unamo-nos contra tais postagens premiadas, não aceitando suas provocações sob pena de fazer o jogo dos novos Serras & Aloysios em busca de ascensão econômica sem fazer força, pois de Kins Kataguiris e Holidays disfarçados e infiltrados até Reinaldo Azevedo anda farto, pois não se fazem mais oportunistas comedidos como d’antanho… No mais, parabéns pela lucidez e coragem de sempre.

  36. Lula ia ganhar ou comprar?

    Os depoimentos dizem que o imóvel não foi vendido porque estava sendo reservado e reformado para o Lula.

    Nao vi ninguém dizendo se ele ia ganhar o imóvel de presente ou comprá-lo.

    se o Lula tinha poder aquisitivo para tal poderia comprá-lo sem estar recebendo benefício (suborno) nenhum.

    quanto foi afinal que ele recebeu como vantagem indevida?!?

    Porque se ele iria receber uma vantagem no futuro e não recebeu o crime não se consumou…

  37. Quanta asneira!

    Será que você se faz de bobo ou é mal intencionado mesmo? Esse vídeo é uma piada, cheio de argumentos falhos. Até o mensalão ele tenta justificar! Compra de parlamentares em nome da governabilidade! E quanto ao triplex, a propriedade não importa, e sim a propina! Foi destinado a Lula em troca de favores ilícitos. A simples intenção ou promessa deste acordo já configura corrupção. Não precisa se consumar. E as provas são diversas, foram lidas à exaustão, enumeradas e explicadas e ainda assim vocês repetem o mantra do “não há provas”. Vocês querem que Lula seja uma exceção acima das leis? Acordem pra realidade e parem com esse papelão de canonizar um corrupto! Este foi apenas o primeiro processo. Qual será a desculpa quando julgarem os outros cinco? Aprendam a lição: político não é para ser idolatrado! E sim cobrado e fiscalizado! E se corrupto, deve ser punido. Parem de passar vergonha tentando justificar o injustificável.

    1. “Quanta asneira!”, de Rafael Pereira.

      Devolvo a você: “QUANTA ASNEIRA! ” * Como é que você tem tanta certeza do que diz? quais são as suas fontes? * Como, então, a propriedade não importa ? Talvez não saiba que há a propriedade e há a posse ; e um imóvel só é de alguém, se esse alguém tem a propriedade registrada em REGISTRO DE IMÓVEIS, ou se vem a tê-la após a posse (ocupação), o que, esgotado um prazo dado, permite o registro do bem em CARTÓRIO. * Nem abordo os seus dizeres ponto por ponto, não vale a pena. Contento-me com lembrá-lo de que provas, são, sim, necessárias. E, se você diz – como diz – que estão aí, deve apresentá-las, porque nem juristas renomados as acharam! Do contrário, prepare-se para a sua vez, porque, uma vez endossados pela (In)Justiça nossa julgamentos na base de indícios, convicções, deduções por meio de jogos irresponsáveis de “lego”, delações premiadas, etc., o seu vizinho poderá transformá-lo ba “bola da vez”, quando você reclamar dos latidos do cachorro dele. *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador