Opinião do Nassif: Probabilidade põe STF sob suspeita

Cinco inquéritos sorteados, três envolvendo Serra, Aécio e Aloysio. Nove ministros aptos no sorteio, dois deles mais próximos aos peemedebistas. Adivinhe para quem foram os inquéritos? 

https://www.youtube.com/watch?v=vEVfmWvtHKI width:700

Jornal GGN – Na coluna eletrônica de hoje, Luis Nassif questiona a validade do, praticamente, milagre que aconteceu na vida de Aécio Neves, José Serra e Aloysio Nunes, na ocasião da distribuição dos inquéritos por corrupção que respondem dentro do Supremo Tribunal Federal que, por sorteio, acabaram sendo encaminhados aos ministros Gilmar Medes e Alexandre de Moraes.  

Tudo começa quando a Casa decide sortear cinco inquéritos que antes estavam sob a responsabilidade do relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin. Os processos foram abertos com  base na delação de executivos e ex-executivos da Odebrecht. Entre os alvos, estão os três peemedebistas e os ministros que receberam os processos, entre os 9 que estavam aptos para participar do sorteio eletrônico, foram justamente aqueles com o maior histórico de decisões tomadas em favor do partido desses políticos, ou seja, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes 

Nassif questiona que, pela probabilidade, pura e simplesmente, as chances dos processos caírem na mesa desses dois ministros era de apenas 1,39% e, algo mais surpreendente ainda ocorreu: o processo que investiga o senador Aécio Neves sobre suposto envolvimento em esquema para fraudar processos licitatórios na construção do Centro Administrativo de Minas Gerais, com o objetivo de receber repasses ilegais, não poderia ser julgado pelo ministro Gilmar Mendes,  por toda a suspeição de relacionamento próximo entre os dois, já exposta em gravações vazadas, então o processo contra Aécio caiu nas mãos do ministro Alexandre de Moraes.

Leia também:  MPF volta a investigar empresas financiadoras da ditadura militar

Este, por sua vez, não poderia receber os processos contra o senador José Serra e contra o atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, que respondem por supostas ilegalidades na construção do Rodoanel Sul no Estado de São Paulo, isso por conta do histórico de aproximação entre Alexandre de Moraes e os dois políticos. Entretanto, no sorteio eletrônico promovido pelo STF, os inquéritos acabaram sendo encaminhados a Gilmar Mendes. 

Entenda melhor o cálculo que chegou nessa probabilidade no artigo A roleta suspeita dos sorteios do Supremo, de Luis Nassif. 

Aécio Neves e Gilmar Mendes. Fotos: Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil

Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

9 comentários

  1. Pô, Nassif,
    conta uma

    Pô, Nassif,

    conta uma novidade!

     Tem gente que tem sorte, e como a distribuição dos processos é feita  por sorteio, temos que aceitar os caprichos do destino.

    Patos somos nós, os sortudos são gansos, como o Gastão da Disney

     

     

  2. Pois é…
    E o Nassif “ainda”

    Pois é…

    E o Nassif “ainda” tem esperança de preservar alguma coisa de um tribunal que se omitiu solenemente no golpe que está destruindo o país.

    Eu já não espero nada além de sorteios entre aspas mesmo.

    minúsculo tribunal federal

  3. E as lojas vazias…
    Eita

    E as lojas vazias…

    Eita gente estúpida dessa elite traidora. Os filhos deles, quando muito, serão empregadinhos de americanos, chineses, europeus e etc…

    Volta PT!!!!

  4. Mesmo para os padrões
    Mesmo para os padrões elásticos do STF, é estranho.
    A Justiça nao julga pessoas, porém casos objetivos.
    Deve haver um juiz “sorteado” para cada acusação.
    Como assim o um ministro para todas as acusações contra Aécio e outro para seus comparsas?
    Deve haver um “sorteio” para cada ação julgada.
    Resolve isso aí Dona Carmem.

  5. Nassif,
    O adjetivo usado pelo

    Nassif,

    O adjetivo usado pelo Ex-Presidente Lula quando disse que o STF estava acovardado, foi muito preciso na ocasião, hoje, porém, como você expõe, se revela equivocada. Proponho outra expressão para o momento: O STF está apodrecido! Quando a raiz de uma árvore se apodrece, todos sabem, ela está morta. Portanto a justiça, no Brasil, morreu.

  6. STF seus “sorteios”….
    O STF é tão suspeito como o medico monstro Abdel Mansur, este agora desfrutando conforto do seu belo lar e o calor de seus próximos. Nassif tu também convertes-te em Polyano ?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome