Para Marco Aurélio Mello, justiça não pode retroceder à Idade Média

Da Rede Brasil Atual

Mello, na CBN: ‘Teremos dias melhores nesta sofrida República’

Pressionado por apresentadora sobre justificativas para a ação de sexta (4), ministro do STF volta a dizer que nada justifica o ato de força e que o direito não pode retroceder à Idade Média

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a afirmar ontem, em entrevista à rádio CBN, que nada justifica o ato de força que foi a operação desencadeada na sexta por agentes da Polícia Federal, do Ministério Público e pelo juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mello expressou preocupação não apenas com a “terrível” repercussão para a imagem do Brasil no mundo como também com o próprio Estado de direito: “Se ocorre com um ex-presidente da República algo tão extremado, imagina o que pode ocorrer com um cidadão comum”, alertou.

Em alguns momentos da entrevista de sete minutos, a apresentadora Fabíola Cidral chegou a ser insistente para extrair do ministro alguma parcimônia em relação às justificativas apresentadas pelo coordenadores da operação, de que a condução arbitrária de Lula se fazia necessária para a segurança do processo e do próprio depoente. “Para a Justiça ninguém deve ser intocável, mas não podemos voltar à Idade Média”, rebateu Marco Aurélio Mello. “E essa história de que servia para garantir a proteção dele eu apenas anuncio: eu não gostaria de ter esse tipo de proteção”, ironizou.

A âncora tentou extrair do ministro um desfecho elogioso ao “combate à corrupção” e à Operação Lava Jato. Mello foi elegante e estendeu “aplausos” ao “colega” Sérgio Moro, à Polícia Federal e o Ministério Público. Disse que há fatos muitos muito graves que merecem apuração e que aquele que tenham cometido desvios de conduta que paguem. “Mas observando-se acima de tudo – porque isso diz respeito à civilização, a ares democráticos – o devido processo legal. Fora do figurino legal não há salvação”, ponderou. “Teremos dias melhores nesta sofrida República.”

Ouça aqui a entrevista de Mello.

E leia abaixo nota da defesa de Lula, derrubando as justificativas da operação

Nota

Os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva repudiam as declarações dos Procuradores da República integrantes da Força Tarefa Lava Jato, que, em desesperada tentativa de legitimar a arbitrária condução coercitiva do ex-Presidente na sexta-feira 4/03/2016, emitiram ontem nota afirmando, com inegável desfaçatez, que a medida teve por objetivo atender a requerimento formulado pela defesa em habeas corpus impetrado perante o Tribunal de Justiça de São Paulo.

A defesa de Lula não deu procuração ao MPF e identifica claro desapego à realidade na afirmação de que o citado habeas corpus teria sido impetrado com o argumento de que o agendamento da oitiva do ex-Presidente poderia colocar em risco a sua segurança, a segurança pública e a de agentes públicos. 

A verdade é que aquele habeas corpus foi impetrado com o argumento principal de que a condução coercitiva do ex-Presidente e de sua esposa, cogitada pelo Promotor de Justiça Cássio Roberto Conserino, do Ministério Público do Estado de São Paulo, não poderia ser admitida pois afrontaria a ordem jurídica. A Corte paulista acolheu o argumento da defesa para afastar a possibilidade da medida de força. O próprio membro do MP/SP reconheceu a ausência de amparo legal e acatou a decisão do TJSP.

Lula já prestou três depoimentos, dois à Polícia Federal e um ao Ministério Público Federal. Em nenhum destes houve qualquer confronto ou risco à ordem pública, porque marcados e realizados de forma adequada pelas autoridades envolvidas

A condução coercitiva é medida que cerceia a liberdade de ir e vir e jamais poderia ter sido requerida ou autorizada nos termos em que se deu. A liberdade de locomoção é garantia fundamental, tanto que a legislação estabelece que configura abuso de autoridade qualquer ato de autoridade que possa restringi-la (Lei nº 4.898/65, art. 3º, “a”)

O fato de a Operação Lava Jato já ter emitido 117 mandados de condução coercitiva não tem o condão de legitimar a ilegalidade agora praticada contra o ex-Presidente Lula, mas, ao contrário, serve de alerta para tantas outras arbitrariedades que poderão já ter sido praticadas nessa operação

Não há que se cogitar em “cortina de fumaça” na presente discussão. Houve, inegavelmente, grave atentado à liberdade de locomoção de um ex-Presidente da República sem qualquer base legal. A tentativa de vincular Lula a “esquema de formação de cartel e corrupção da Petrobrás” apenas atende anseio pessoal das autoridades envolvidas na operação, além de configurar infração de dever funcional, na medida em que a nota emitida pelo MPF – tal qual a entrevista coletiva concedida pelo órgão – antecipou juízo de valor, o que é vedado pelo artigo 8º da Resolução 23/2007, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O MPF aposta na força das palavras em detrimento dos fatos. Lula jamais participou ou foi beneficiado, direta ou indiretamente, de qualquer ato ilegal.

Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins

Redação

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pode Isso, Arnaldo?

    A justiça brasileira, através do juiz moro e da “força tarefa” contra o PT, deixou de falar nos autos para falar na Globo.

    Pode isso, Arnaldo?

    1. Nossas instituições obedecem

      Nossas instituições obedecem a quem realmente manda neste País, a rede globo, responsável por seu aparelhamento, desde que o FHC se tornou refem dela em função do caso da jornalista.

    2. A (in)Justiça Brasileira,

      A (in)Justiça Brasileira, assim como as instituições PF e MPF não falam pelos autos, como prevê a Lei, mas falam alto. E falam muito alto porque as vozes de seus agentes, em uníssono com as do PIG, da direita golpista, da NSA, da CIA, e do Pentágono, são poderosamente amplificadas pela máquina midiática, que lhes dá microfones, holofotes e potentes amplificadores.

  2. Os candidatos

    A essa altura está claríssimo que o objetivo da Lava Jato é impedir por qualquer meio a candidatura do Lula. Assim teremos    como na época da Ditadura dois candidatos para serem escolhidos. Aécio (PSDB) e Serra (PMDB), tendo como vices Cunha e Bolsonaro. Finalmente a lei da ficha limpa só pérmitiu a candidatura dos homens bons e com isso a Lava Jato pode finalmente ser encerrada.

  3. Então por que não retiram

    Então por que não retiram essas ações das mãos desse juiz feudal e não levam para o STF. A razão é simples: MEDO.

    1. Os bolsonazi estão excitados,

      Os bolsonazi estão excitados, e não é pelos 20 centavos,  pensam estar perto de por a mão no butim, inacreditável que estados como GO, SP, RS, MG não tenha sequer um senador do campo progressista, e o povo pagará caro por isso: o pré-sal já está virando pó, o Eduardo Cunha se encarregará de jogar a última pá de cal, depois os inimigos internos e externos vão querer a Petrobrás, minérios, água, riquezas naturais, e dominarão todas as áreas, a da engenharia por exemplo, já que os salvadores da pátria da Lava-Bunda sic Lava-Jato quebraram as empresas nacionais

      1. PAra ser justo com SP, São

        PAra ser justo com SP, São Paulo elegeu uma senadora progressista, mas no fim ele resolveu usar o seu mandato para servir as forças reacionárias !!!

  4. A Lava-Jato agora quer

    A Lava-Jato agora quer arrumar um jeito de impedir Lula de se candidatar em 2018.

    Ou seja, a coisa agora está escancarada.

    Até um coxinha descerebrado consegue enxergar,

    Nunca houve tentativa de combater a corrupção de modo geral.

    Há apenas o claro objetivo de tentar destruir o PT e Lula.

    O grupelho tucano formado em Maringá tem apenas esse objetivo.

    Essa gente precisa ser combatida.

    Que comece pelo STF

  5. Bom dia senhores

    Bom dia senhores debatedores,

    Ainda bem que temos um ministro atento e preocupado com este momento brasileiro.

    Bravo, Dr. Marco Aurélio!

    ________

    Gostaria de aproveitar para reproduzir aqui o texto do grande constitucionalista mineiro Dr. José Luiz Quadros. Trata-se de uma importante e preocupante análise do atual momento, digamos,  político, econômico e social por que passa o Brasil inserido num contexto mundial.

    Vale a pena ler.

    Saudações

    ________________________________________________________________________________________

    Sobre o golpe de estado em curso no Brasil e a entrega de nossas riquezas. A história se repetirá?  Golpes José Luiz Quadros de Magalhães Golpes! José Luiz Quadros de Magalhães            Para o poder econômico, e outros poderes que a este poder sustentam, o importante não é viver em uma democracia, é claro, mas que as pessoas, inocentemente acreditem viver em uma. O mesmo vale para o estado constitucional. O que vemos acontecer de forma grave e agressiva é um teatro, onde a forma, oculta o conteúdo. Julgamentos, processos, becas, carros de polícia e ternos e gravatas, parlamentares, jornais, televisão…todo um aparato tragicômico ridículo para justificar o desrespeito à vontade popular e o desmonte de um projeto de transformação social.A “casa grande surta quando a senzala aprende a ler”, vemos escrito nos muros e camisas.           Parece que não há mais espaço para os “golpes de estado” no estilo da década de 1960 e 1970. Tanques de guerra nas ruas, prisões sem mandado judicial, torturas escancaradas, parecem não agradar a maioria da opinião pública do mundo. Claro sem generalizações, pois ainda vemos isto em alguns lugares do planeta. Os golpes hoje são mais sofisticados. Lembremos que a ditadura empresarial/militar a partir de 1964 preocupou-se com uma representação teatral da ditadura com a existência de dois partidos políticos, um Congresso funcionando (depois de várias cassações), e o judiciário aberto e controlado ideologicamente. Claro que todas as medidas foram tomadas para que o partido de oposição não chegasse ao poder (com senadores biônicos, nomeação de prefeitos e governadores), assim como fizeram, inclusive, uma Constituição (autoritária e ilegítima) para reforçar o teatro da “democracia” e “estado de direito”.            Aquele teatro mal feito foi aperfeiçoado. A mídia foi toda tomada e perdeu qualquer pudor quanto a manipulação, distorção e encobrimento de fatos. Existe mais tecnologia para encantar as pessoas, e o teatro do absurdo é permanente. Prisões espetaculares, o nosso FBI dando show, juízes justiceiros como nos seriados de TV, helicópteros e discursos inflamados.            O golpe em curso no Brasil conta com Juízes que agem contra a Constituição, extrapolando sua função constitucional, investigando, punindo, agindo como polícia política; promotores e delegados vinculados a partidos políticos (como no Paraná e São Paulo) que agem ao estilo dos piores regimes totalitários, e uma mídia que não informa mas faz campanha aberta contra pessoas, partidos, ideias e instituições. Este aparato, somado a uma guerra econômica de desestabilização, cria todo um contexto para enganar e aprisionar a opinião pública propositalmente desinformada, especialmente nas classes média e média alta, além da chamada nova classe média, contaminada por lideranças políticas religiosas, que usam da fé para enganar, ganhar dinheiro e criar uma massa de seguidores religiosos para a política, ao pior estilo das teocracias.           Todo este aparato foi cuidadosamente criado para manter privilégios e para servir interesses econômicos poderosos. A questão não é corrupção. Claro que não. A guerra é global e muito pesada. A questão passa pela entrega de nossas riquezas. A questão é abaixar mais uma vez a nossa cabeça diante do império do norte. A questão é manter a colonialidade presente em nosso ser, nossa subordinação ao Europeu e aos EUA. Toda vez que o Brasil levantou sua cabeça e exerceu sua soberania, o Império nos colocou para baixo, destruiu nossas lideranças, e continuou saqueando nossas riquezas. A história se repete com incrível semelhança: Getúlio Vargas, João Goulart, Lula.           O mais incrível é a capacidade de levar as pessoas e as Forças Armadas, acreditarem que a parceria com os Estados Unidos, que entregar o nosso Petróleo, nosso minério, nossas montanhas, nossa riqueza, pode ser algo a favor do Brasil. Como que entregar o pré-sal e destruir uma grande empresa nacional pode ser algo a favor do Brasil? Estamos vivendo, além de um golpe, uma invasão do país. O projeto é destruir toda possibilidade de soberania. As pessoas e instituições encarregadas de proteção da soberania precisam atuar. Como entender o processo em curso? Algumas dicas:1)     Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) viveram uma época de grande crescimento econômico enquanto Europa e EUA entraram em grave crise. 2)     Os BRICS criaram instituições internacionais que permitiriam (e podem permitir) que estes países, pudessem trilhar um caminho de soberania econômica independente das potencias que mandam no mundo há 500 anos, desde o início da invasão da América pelos europeus. 3)     Na América Latina foram eleitos governos, nos últimos quinze anos, que recuperaram a soberania sobre as riquezas nacionais, melhoraram a vida das pessoas, permitiram o acesso do povo a informação, educação e saúde. Os dados são da ONU e qualquer pessoa pode acessar no link do PNUDH. São fatos, e não discursos. 4)     Foram criadas instituições importantes sem a presença dos EUA ou Europa que permitiriam (permitirão) o desenvolvimento e fortalecimento da América Latina e Caribe, como a CELAC e UNASUL. 5)     A perspectiva de crescimento do BRICS apresentava-se muito maior e com perspectivas de crescimento muito superiores ao crescimento da Europa e EUA. 6)     Foi construído o Porto de Muriel em Cuba para facilitar o comércio internacional. 7)     Centenas de Campi Universitários foram criados no Brasil e Venezuela. A Unesco declarou o fim do analfabetismo na Venezuela e no Brasil 60 milhões de pessoas mudaram de vida para melhor. 8)     A China constrói o Canal da Nicarágua para não depender mais dos EUA e do seu canal do Panamá. 9)Os governos de esquerda na América Latina se expandem e apresentam crescimento econômico importante como acontece com a Bolívia. 10) Um novo constitucionalismo plurinacional, plural, diverso e radicalmente democrático surge e cresce no Equador e Bolívia. 11)   A esquerda cresce na Europa com o insucesso das políticas neoliberais, o desemprego e desespero crescente. 12)   A presença brasileira e chinesa na África cresce e temos vários contratos com Sudão, Líbia (o país que tinha o melhor IDH da África antes das invasão e destruição por parte da OTAN).Estes são só alguns fatos. PERGUNTA: SINCERAMENTE, SEM QUALQUER MANIQUEÍSMO, MAS PERCEBENDO UM MUNDO DE CONCORRÊNCIA DE INTERESSES DENTRO DO SISTEMA CAPITALISTA, VOCÊS ACHAM QUE EUROPA E EUA ACEITARIAM PERDER A HEGEMONIA GLOBAL CALADOS?Resta saber de que lado os golpistas no Brasil estão, e claramente não é do Brasil e do povo.Qual a resposta dos EUA e EUROPA. 1)     Redução do preço do Barril do Petróleo a níveis muito baixos, o que inviabiliza ou ao menos dificulta países como Venezuela, Equador, Rússia, Brasil e o nosso pré-sal. 2)     Guerra econômica e desestabilização política no Brasil, Argentina, Venezuela, Rússia entre outros. 3)     Controle da grande mídia antinacional e guerra ideológica diária em todos os espaços. Reparem que nem em transmissões de futebol a ideologia e a crítica aos governos populares são poupadas. 4)     Invasão da Líbia e Síria. Invasão da Ucrânia. Desfazimento dos contratos da Líbia com o Brasil e China, primeiro ato do novo governo da Líbia apoiado pelos EUA, Inglaterra, França e Espanha. 5)     Ideologização e instrumentalização de parte do Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, com ações seletivas. 6)     Encobrimento ideológico de ações políticas de desestabilização por meio de um falso discurso neutro da luta contra a corrupção. Em meio a tudo isto, um grupo de pessoas, perdidas em meio à guerra ideológica, são levadas às ruas contra o Brasil, e os nossos interesses, empurrados pela desinformação generalizada, a confusão e o ódio de classe, incentivado permanentemente. Triste, perigoso e interessante é a contaminação das Polícias, que vindo do povo se volta contra este e contra o país. Interessante como que brasileiros, que se dizem patriotas, pedem a intervenção militar contra o Brasil (?!). Estudar, compreender o que se passa é possível e necessário. As Forças Armadas têm a função constitucional de preservar a soberania. Jamais poderia intervir para destruir a soberania como querem alguns poucos desinformados. Estamos sob ataque estrangeiro: a guerra é ideológica e econômica, e o grande inimigo é a desinformação. A solução é mais democracia, participação, informação e mobilização, urgente.

  6. As atitudes da lava jato faz

    As atitudes da lava jato faz parecer que o objetivo real é favorecer os verdadeiramente corruptos,na medida em que limita o combate a esse mal crônico, que é a corrupção, somente a um expectro político e a um determinado espaço de tempo. A continuar esta trapalhada estaremos caminhando para um caminho sem volta. Vai dar m.

  7. E daí que a opinião dele é
    E daí que a opinião dele é essa, o que ele faz, e o STF também, para deter esta escalada que pode nos fazer retroceder à idade média? Aplausos ao juiz que deu a ordem que usurpou a Ordem Constituicional que tanto alarmou o ministro? É admissível os juizes falarem tanto em democracia e congelarem diante de quem a ameaça?
    Sei não, depois dessa fala do mello é melhor fazer um escandalo internacional. Pode não dar em nada mas é o que nos resta.

  8. fala muito e nao faz nada
    Tapa com luva de pelica?
    Francamente. …
    Moro por suas ligações com os interessados ja deveria estar afastado.
    Mas quem sou eu?

  9. Só vejo três formas dessa

    Só vejo três formas dessa história toda se desenrolar:

    1. Uma massa crítica de pessoas, em posições-chave no país, reúnem-se de alguma maneira e tomam medidas para parar o processo de “venezuelização” do país imediatamente.

    2. Os atores do atual momento prosseguem nos seus papéis e há um risco muito grave de partirmos para uma guerra civil. 

    3. Tudo continua mais ou menos como está, só que cada um se faz de desentendido e tudo acaba, de alguma maneira, em pizza. 

    Se eu pudesse, num passe de mágica, escolher uma solução, faria uma mistura do item 1 com o 2. Não podemos arremessar esse país para a violência desmedida. Isso não seria bom para ninguém, acredito. Por outro lado, é preciso mobilização e luta.

    Fato é que, para mim, ou as tais pessoas-chave começam a se movimentar para acabar com a molecagem dos que hoje dizem combater a corrupção, ou caminhamos para lugares muito sinistros. A Globo, através de dois de seus colunistas, já estão falando em forças armadas. O atual momento exige muita responsabilidade. 

    Está claro para qualquer um que ainda não se tornou um zumbi da Globo que o objetivo é impedir a candidatura do Lula e acabar com o PT. Não tem absolutamente nada a ver com combate à corrupção, o que hoje acontece. Se um dia teve algo a ver, é sómente para dar um ar de legitmidade para aquele primeiro objetivo. Aliás, isso nem mais é disfarçado.

    O país, neste momento, é governado por uma parte do judiciário que se apropriou do poder em conluio com grandes empresas de mídia, sobretudo a Rede Globo. Reagir é preciso e não haverá um outro caminho. A questão é se essa reação será arremessada no radicalismo ou se partirá das pessoas responsáveis que estão aí nas mais diversas posições no país (políticos, o STF, empresários, centrais sindicais, etc). 

    Uma coisa para mim me parece certa: a Globo não irá recuar um centímetro. E dane-se o país, ela não está nem aí. Partiu para o tudo ou nada, feito uma família mafiosa (o que, de fato, é). Vai pressionar, de todas as maneiras, todos os espaços de poder brasileiros e fazer a cabeça do máximo de pessoas que puder, dentre a população. A Rede Globo, como em outros momentos de nossa história, vai nos fazer recuar décadas no nosso desenvolvimento, apenas para dar conta dos seus interesses.

    Um país que caminhava para ser uma democracia madura, com alguns avanços importantes, foi tomado por um bando de oportunistas, aproveitando-se de erros momentâneos de um governo e de uma crise internacional, para agirem e acabarem com o país. E isso é uma tremenda burrice, porque você não pode conquistar aquilo que você vai destruir. Vamos, por conta desses oportunistas, voltarmos a ser um país pequeno, uma piada internacional. 

     

  10. Valeram as palavras que dão esperança Ministro

    Ver os diretalhas jornalistas pigais caninos mesquinhos, como Merval, Noblat pedindo golpe fascista, e o Willian Traack, novo sócio do juiz Moro, numa empreitada no Paraná, deu medo, pois é o nazifascismo arreganhando os dentes. A Globo sempre torceu contra o progresso econômico e social dos brasileiros e semeia e aduba o ódio dos coxinhas contra as forças progressistas e trabalhistas, e é uma rede de televisão que só serve aos ricos, pois com suas notícias plantadas, influencia as cotações das ações, e do dólar, para cima ou para baixo para que eles realizem os lucros, e entopem as pessoas desavisadas com programas de baixíssima qualidade, e ‘pensa’ por essas pessoas, é só notar pelo futebol, os manipulados repetem exatamente as mesmas frases disparadas pelos especialistas no esporte, e na política a mesma coisa, as pessoas não tem condição de pensar por si só, e repetem o que a Globo quer.   Por tudo isso, eu agradeço ao Ministro do Supremo, as palavras que dão alento aos que querem Ordem e Progresso para a pátria brasileira. Muito Obrigado, Ministro Marco Aurélio Mello e que Deus abençoe a todos.

     

    Na próxima quinta-feira, 10 de março, em Curitiba, Moro e o  jornalista William Waack — do elenco da emissora fluminense — debaterão o tema “corrupção” na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entidade integrante do sistema “S”, que também tem como objetivo derrubar a presidente Dilma Rousseff. “”Aquele hipócrita do Skaff é golpista também.””

    O diabo é que o próprio sistema “S” é apontado como um dos maiores sonegadores de impostos do país, e, segundo o deputado federal João Arruda (PMDB-PR), o prejuízo ao erário pode ultrapassar R$ 18 bilhões ao ano. O parlamentar propõe a criação de uma CPI para investigar desvios desses recursos que seriam utilizados na especulação do mercado financeiro.

    http://www.conversaafiada.com.br/economia/moro-e-william-traaack-fazem-o-em-curitiba

  11. Poder

    A televisão brasileira, incluindo aquela emissora que não consigo dizer o nome sem sentir náuseas, é apenas um dos tentáculos do poder. Isso é evidente, tanto pelos fatos que estão ocorrendo no Brasil como também em outros países da América Latina e do mundo, inclusive Europa. São ações projetadas e coordenadas por interesses transnacionais, que manipulam os governos e se apoderam de países inteiros, mantendo um modelo escravagista do qual a humanidade nunca se libertou.

  12. Atuação política da CBN

    Liguei o rádio quando falava a âncora da CBN, em tom crítico ao Ministro Marco Aurélio, dizendo que apesar do posicionamento dele, havia outro entendimento sobre a legalidade da operação.

    ” Vamos ouvir o jurista Prof. Dr. …”

    Ela deixou o professor dar muitas voltas, cheio de dedos, até chegar ao ponto de dizer que havia lido a decisão do Moro. Ela atalhou, queria clareza na validação da operação. Quando viu que o jurista convidado também encontrara ilegalidades, cassou-lhe a palavra e encerrou a entrevista.

     

  13. Projeto de poder.

    Da inutilidade completa da comunicação política desse governo cansa demais repetir.

    Mas outra coisa que chama a atençao é a palermice hegemônica no “campo acadêmico”, no circuito universitário ou intelectual. O “todos contra o PT” a todo vapor pelo menos desde 2012, quando unificaram discurso e ação em torno da ideologia do “sinistro projeto de poder petralha”, e tem gente acordando somente agora…

    Todo mundo lendo jornais e revistas e olhando pra TV com cara de “namoradeira”… Que gracinha…

    … Alguns ainda duvidam que os reacionários passaram do ponto de retorno há tempos…

     

  14. A manchete da folha de hoje

    A manchete da folha de hoje deixa claro os objetivos dessa fajuta lava jato. Impedimento de Lula de particiapr das eleições de 2018 Querem ganhar no tapetão, querem ganhar sem disputa, os tucanos são ridículos . Agora essa reporter coitada, imagino o barulhão no ouvido dela do ponto dizendo que ela precisava forçar a barra. O ministro foi elegante eu teria mandado ela catar coquinho. A impressão que deu ao ouvi-lo é que ele derepente começou a achar que nem ele está seguro diante desses juizes “messiânicos” de primeira instância. Numa entrevista hoje para a folha Gilberto Carvalho diz que no mesmo dia  em que sequestraram Lula fhc foi ouvido em casa pela PF. Também Nassif fhc é chic, tem aps em Paris, Nova York, fazendas, o coitado do Lula só um AP no guarujá que não comprou e um sítio emprestado em Atibaia, não merece tratamento elegante e respeitoso mesmo.

  15. agora a moda vai ser –  
    como

    agora a moda vai ser –  

    como vi hoje  num nos dois grande portais uol  e g1 –

    a tentativa de anular o direito de lula se candiatar em 2018…

    quem decide é a lava-jato, pode?

    bem , pelo menos se for isso, a espada de dsamocles que pesa sobre

    a cabeça de lula não é tão  definitiva….

    como no conto  em que se baseia o mito, lula teria o direito de

    desisti de ser candidato e viver sua vida mais tranquila….

  16. Uai???

    …… “Se ocorre com um ex-presidente da República algo tão extremado, imagina o que pode ocorrer com um cidadão comum”, alertou……….

    E o que foi que escreveu no pronunciamento o preocurador-sarará  abafador do Banestado??  mais de 100 mandatos coercitivos já executados  ao arrepio da lei !!

    O que estão esperando prá fechar este boteco do Arlindo ???

     

     

    1. Abriram a janela da periferia.

         Como afirmado, se isso acontece com alguém que esta o tempo todo abaixo de holofotes, imagine na periferia.

         O Moro age com a cultura de sua época. A cultura da carteirada, do abuso de poder, onde um PM na periferia mata o pedreiro, estupra a diarista e extorque o gari. E quando pego amaldiçoa os direitos humanos que só protege bandido.

         Esse ciclo se perpetua e fortalece, com uma classe média pré-renascentista, higienista e empedernida na luta de classe, que compra com paixão esse ideal do justiçamento contra o mais fraco (e somente contra o mais fraco).

       

      Abaixo links para três música que acredito que possam emoldurar esse meu comentário ().

       

      https://www.youtube.com/watch?v=NsfXHvCZJHk

      https://www.youtube.com/watch?v=9DCnq0qMDhA

      https://www.youtube.com/watch?v=J-8Qg273ZQ8

  17. Valeu MAM, será ?

      A Globo, Bolsonaro em Curitiba esperando o Lula ?

      O PSDB em Brasília se apoiando na Isto É e no Delcídio  para pedir afastamento da Dilma  após Lula aparecer algemado em Curitiba?

     Todos sabiam, menos o PT ?  Que ingenuidade e falta de vontade de sobreviver ?

     Se a namorada do ministro Zé sabia e fazia parte do processo, este é um T R A Í  R A e a Dilma é uma Cinderela Carolina?

     E a Aeronáutica que, indiretamente comanda os aeroportos, não deu sinais de alerta? E a Abin e órgãos de inteligência, nada?

     Especulações dizem que quem salvou o Brasil do golpe foui a presença fortuita  do Ministro Marco Aurélio em Congonhas. Será verdade ?  O  fato, então, é  G R A V Í S S I MO e exige que os militantes parem o país e dêem o seu recado, já que a balbúrdia política tomou conta das instituições – quem manda no país é a Globo, CBN, Band, News, Moro ( Curitiba mandando mais do que Brasília / Brasil) que tem o pai, a mulher e ele próprio filiado ao PSDB; o STF que tem a futura presidente com filho na Globo ( como o Joaquim Barbosa) e é parente da esposa do Aécio Furnas Neves, e teve o Moro como seu auxiliar ( será isenta para julgar contra o PSDB?).

    Cadê as Forças Armadas e sua inteligência que tem na Presidente a sua chefia ?

    É este governo, ingênuo que quer representar mais de 53 milhões de votos? Num galinheiro cheio de raposas que  S E M P R E comeram galinhas ( de ovos de ouro) iriam se tornar cândidas vegetarianas por juramento de fidelidade por livre e espontânea católica vontade ?

    Num regime político T U D O ( chefes das instituições) são nomeações políticas e devem obedecer, dentro da ética e direcionamento, o P R E S I D EN T E da República. 

    Sem essa de deixar a PF apurar tudo sem dar satisfação ao mandatário maior.  Sem essa do PGR ser chefiada por alguém sem afinidade política com o governo, Ser político é inerente e é a arte de se relacionar comn os próximos e nas divergências eleger àquela que menos prejudica a totalidade, Estes auxiliares não receberam V O T O S  e o responsável a ser execrado pelo povão vidiota será o mandatário eleito.e não esses.

    Será que o PT, a Dilma, o Lula, a Cut, a Fup ( e o pré-sal), Sem Terra e  demais instituiçções compromissadas com a causas sociais de melhorar o povão vão continuar vendo a banda passar ?

     

    1. Se as palavras do Delcidio

      Se as palavras do Delcidio são tão confiáveis, então prendam o Gilmar Mendes. O Delcíidio disse, na gravação que o levou pra cadeia, que “já estava conversando” com Gilmar Mandes para preparar a fuga de Cerveró.

        1. Fico pensando com os meus

          Fico pensando com os meus botões. Uma ilegalidade absurda ocorreu, um ministro do STF discorre sobre isso e você vem dizer que o GGN virou blog partidário. Era por acaso para fazer o que? Repercutir as vergonhas manifestações corporativistas da AJUFE e da Associação Nacional do MPF? Elas foram na integra colocadas aqui! O que você quer mais, aplausos ao Sérgio Moro e sua trupe ?

          Faça me o favor!

          1. de novo ? ? ? você não entendeu nada de nada, e…

            [ deletaram minha postagem que era só isso ]:

            você não entendeu nada de nada.

            de nada.

  18. Será que o STF só tem um

    Será que o STF só tem um ministro?Deveríamos inundar as caixas postais dos demais ministros forçando-os a sair da toca.

    Essa gente foi encarregada de ser a guardiã da constituição brasileira,ao esconderem-se atrás de suas capas pretas envergonham o país e não fazem jus as garantias que lhes é dada.

     

  19. A justiça na Idade Média

    A justiça não pode voltar à Idade Média?

    Mas a justicinha ainda não saiu da Idade Média, servidor púlblico Marco Aurélio Mello.

  20. Opinião

    O ministro Marco Aurélio deveria pensar que acima de tudo é um cidadão brasileiro e pensar como tal, que está ocupando um cargo no STJ, e como ele, muito outros ocupam cargos temporariamente, cabendo a todos, direitos, deveres e obrigações, como também todos os benefícios que o cargo lhe proporciona, enquanto e durante.

    Não posso discordar de sua opinião juridicamente, porque não tenho nenhum fundamento e nem pretensão, mas o meritíssimo deve analisar que estamos amarrados a leis que outrora até tinham fundamento para evitar perseguições a parlamentares, e hoje,onde vivemos num estado democrático não cabe mais, tem que ser quebrada. É pura ingenuidade acreditar e que esperemos que o legislativo de livre e espontânea vontade se descubra desse manto da intocabilidade que leva à impunidade, mudar a legislação e quebrar o vidro da redoma que os privilegia, e que os difere dos demais cidadãos perante a lei.

  21. … voltou a afirmar ontem,

    … voltou a afirmar ontem, em entrevista à rádio CBN…” 

    O “pepino”que está na mão de Rosa Weber poderia ir a plenário. Lá todos poderiam, dentro dos autos, externar suas opiniões.  Lá nos primórdios da ação comandada pela troica de Curitiba, o relator Zavaski falou também de tempos medievais ao dar Habeas Corpus a alguns prisioneiros. Dá para imaginar que tenha uma maioria com a mesma opinião. Falar para imprensa é muito importante em época de linchamenntos midiáticos, mas o freio na situação só virá por meios legais, constitucionais.

    1. O Moro foi um dos juízes

      O Moro foi um dos juízes assistentes da Rosa Weber na AP 470, ” não tenho provas, mas a literatura me permite”

      Portanto, não contém com ela para nenhuma ação contra a lava jato.

      1. Dobradinha

        Ela sentou em cima da petição do Lula, e só se manifestou logo após deflagrada a operação de sexta feira. Indeferindo liminar, claro.

  22. VOLTA AO DIREITO

    A forma de buscar o saneamento deste esdrúxulo estado de exceção patrocinado pelos construtores do caos é exigir a restauração do Estado Democrático de Direito através dos meios democráticos institucionais, tais como OAB, CNBB, sindicatos, etc.

    Os doutos julgadores da suprema corte devem ser lembrados de que devem exercer sua função social de modo isento e isonômico, de modo a zelar pela ordem constitucional.

    E a prudência é condição inescapável para garantia dos direitos democráticos, não apenas de investigados e acusados, mas sim de toda a sociedade. Pois quando alguns temerários acenam com pseudo soluções à margem da lei, todos correm perigo.

  23. Ou O GGN pára de dar margem ou fomentar ilusões ou

    ou se desmoraliza.

    Permanecerá , continuará, receberá audiências e clap-clap-claps dos rebanhos que há tempos tomaram conta do Posts do Dia, a Irmandade, a Beatice, os que ainda hoje negam completamwente a AP470.

    1. uma mentirinha

      conversei com uma  amiga de Porto Alegre (a capital de longe mais politizada, na média, e mais civilizada, ‘hors-concours’ no país). É minha ex-cunhada. Perguntei e fiquei ansioso pela resposta que foi: TODOS os simpatizantes e petistas que ela conhece e com quem tem contato não acreditam mais no conto da carochinha. Dói, dói, muito, mas a democracia avança também com dores, pode até haver seletividade, 2 pesos e 2 medidas, “justiças” que também dóem muito.

    2. Um ministro do STF já se

      Um ministro do STF já se manifestou. Com a palavra os outros 10.

      Porque o JN, o Jornal da Record, o Jornal do SBT etc. não os procuram para dar-lhes a palavra?

      Absolutamente TODOS os juristas que eu vi opinar disseram que houve abuso, atropelamento ou desrespeito à Lei.

  24. CC, condução coerciva

    Caro Nassif,

    É necessário esclarecer que a CC de fato NÃO foi utilizada pois o ex presidente aceitou de espontanea vontade prestar esclarecimentos. A CC só seria utilizada CASO o ex presidente se negasse a tal e, desta maneira seria levado a presenca do Juiz Moro em Ctba de modo a fazer o depoimento sob coação.

  25. Fundamentos do direito devem e precisam ser observados

    Observando os dizeres do ministro Marco Aurélio de Mello, é interessante salientar que todo ato praticado e validado abre precedentes. Um dia desses quem pode precisar da justiça é o cidadão e no caso, mesmo estando com a razão, terá prejuízo de seus direitos.

    A indústria de votos pede que sejamos acusadores neste momento. Entretanto, a lucidez do direito pede que sejamos observadores para que não atentemos contra nós mesmos. Abrir precedente às ações extremadas coloca a própria sociedade refém de seu clamor.

    Justiça não tem nada a ver com justiceiros, por essa razão e tão necessária imparcialidade, que faz imprescindível a negação da autotutela, pois no calor de emoções e nas causas próprias não se encontram os direitos e a justiça.

    Neste mesmo caminho têm-se o princípio da publicidade dos atos administrativos, que por sua vez também não pode ferir o da privacidade. Há limites e há discussões jurídicas neste âmbito, pois um erro pode levar um possível inocente a um fardo imenso para o resto de sua vida. Não se trata apenas do fato ocorrido recentemente, o indivíduo, poderia ser qualquer cidadão.

    A exposição demasiada tratada como de interesse interesse público antecipa fatos que surgem sem devidas apurações, causando surtos de comoção popular. Não é a primeira vez que ocorre, se não houver um freio, não será a última. Elucidar o todo é algo incontestável, mas não se trata se um show bizz é um país que está parado por conta disso.

    Olhar com frieza a situação é indispensável a quem realmente quer as circunstâncias aclaradas, pois se assim não for será o tão conhecido dois pesos e duas medidas. Toda apuração tem que ser inteira e não pela metade. Se há denúncias, que todos sejam investigados, não alguns. Ao mirar um foco isolado torna-se nítida uma questão: disputa pelo poder e não é isso que a democracia precisa.

    A busca pelo conhecimento emancipa todo cidadão. Se há alguém que pode salvar o país, primeiramente, é o próprio brasileiro. Não se trata de uma falácia e tão pouco é um discurso fácil, ao contrário, é o mais difícil, pois encontrar o equilíbrio sem verdades fast food é mais trabalhoso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador