Propina que Lava Jato diz ser de Lula teria ficado com a própria Odebrecht

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque no Brasil 247, na noite desta segunda (16), que a perícia feita a pedido da defesa de Lula nos sistemas de pagamento de propina da Odebrecht mostram que o valor de R$ 700 mil que a Lava Jato diz que foi usado na reforma do sítio de Atibaia, para favorecer o ex-presidente, na verdade teria como destinatários pessoas ligadas ao patriarca da empresa, Emílio Odebrecht. Além disso, o montante não teria qualquer conexão com a Petrobras.
 
Segundo o portal, “a conta destinatária do valor desviado do Projeto Aquapolo teve como destino uma conta específica de Emílio Alves Odebrecht e as movimentações de transações específicas são de interesses da família Odebrecht como fazendas, holdings e empresas offshores, que eram controladas por ele e por pessoas próximas.”
 
O laudo da perícia diz que tudo foi “administrado por pessoas próximas de Emílio que, conforme levantamento efetuados das iniciais contantes nos registros, podem ser Jicélia Sampaio, Marcia Gusmão, Raul Calil e Ruy Lemos Sampaio.” Este último, diz o responsável pelo documento entregue a Sergio Moro nesta segunda, foi recentemente nomeado para a Presidência do Conselho de Administração da Odebrecht.
 
A perícia analisou os sistemas de contabilidade e comunicação paralela da Odebrecht, o Drousys e o MyWebDay, além de uma “planilha disponibilizada pelo engenheiro e delator da empreiteira Emyr Diniz Costa Júnior, com a informação sobre a saída de R$ 700 mil do Projeto Aquapolo e que teria sido destinado para o sítio de Atibaia.”
 
O perito teria concluído, ao contrário do que diz a Lava Jato, que “os valores não têm vínculo com a propriedade ou com o ex-presidente Lula”, muito menos com contratos da Petrobras. Há apenas “registros de que o dinheiro saiu do Projeto Aquapolo, obras de saneamento do ABC Paulista, com destino ao próprio setor de propinas da empreiteira.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não adiantam provas, somente á força!

    O moro vai dizer que o documento levantado por peritagem não é válido, e aturma do tr4 em primeiro lugar e depois a turma do stf vai convalidar que o morinho continua certo!

    Não adianta provar que estamos certos, pois tivemos um golpe, que foi político/judicial,  principalmente dos últimos! Depois que o stf aceitou um aumento substancial de proventos (juiz recebe proventos, só nós os pobres recebemos salários) á trôco de convalidar o golpe, não há mais nada a provar! Eles são uns crápulas!

    Se fosse a milicagem eles diriam que o LULA é o culpado, pois ele nasceu pobre e muito bom e cara bom neste Brasil de covardes como nós não vão ser nunca presidente a republica. Só político safado e milico burro com o Costa e Silva e o Figueiredo podem ser presidentes!

    Só uma maneira de sair disto, que é meter o pé na porta!

    1. concordo, mas vc acha q o pT vai fazer isto?

      Concordo Julião, mas francamente, você acha q o PT vai meter o pé na porta? Vai fazer qualquer coisa que ameace o seu registro como partido ? Vai fazer qualquer coisa que ameace a sua sobrevivencia enquanto legenda? Vai arriscar deixar de fazer uma bancada significativa na próxima eleição, que lhe garanta no mínimo, o papel de maior partido de oposição se lula não for eleito? Eles dizem que a eleição  é uma fraude  sem a participação de Lula e tal, mas pergunte se irão boicotá-la, por causa disto…pergunt se farão algum movimento radical de ruptura com o grande jogo da política nacional…

      Para mim está cada vez mais claro, que o jogo do PT é sobreviver na arena viciada. Se com Lula livre bom, se com Lula preso, tnato melhor, pois terão um ativo eleitoral-emotivo muito grande: o maior mártir da política brasileira pós-Getúlio.

      Nada contra que os partidos façam suas estratégias de sobrevivênia política, mas deveriam fazê-lo de forma clara e transparente. Eu só lamento pelos milhares de militantes que estão sendo enganados, achando que o PT ousará qualquer movimento fora do restritíssimo quadradinho da ordem que o golpe oferece, para libertar Lula. Nada vai acontecer. Os golpistas, em suas várias facções, continuarão a rasgar a Constituição e a Democracia, os direitos e a cidadania, e o PT vai aceitar até que o golpe perca força por si mesmo e aí, num novo momento, e claro com a bancada sobrevivente e fortalecida, verá como seguirá o jogo, com Lula livre ou Lula solto.

  2. começou o campeonato

    E agora juizeco Moro vai ser atropelado pela juizeca Vaz? Mostra para ela que nas sentenças teratológicas como você não tem ninguém!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador