Raquel Dodge pede para STJ investigar Favreto por HC a Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Por André Richter 

De Agência Brasil

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou hoje (11) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedido de abertura de inquérito contra desembargador Rogério Favreto pelo crime de prevaricação. No entendimento da procuradoria, o magistrado cometeu falta disciplinar ao conceder habeas corpus favorável ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o plantão judicial do último fim de semana.
 
No domingo (8), o desembargador Rogerio Favreto atendeu a um pedido de liberdade feito por deputados do PT em favor de Lula. Em seguida, o juiz Sergio Moro e o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Gebran Neto, ambos relatores dos processos da Operação Lava Jato, derrubaram a decisão de Favreto por entenderam que o magistrado não tinha competência para decidir a questão.
 
No mesmo dia, o entendimento foi confirmado pelo presidente do TRF, Thompson Flores. Segundo Raquel Dodge, a concessão da liberdade fez parte de um ato “orquestrado meticulosamente para, em detrimento da lei vigente, alcançar a soltura do réu, que havia sido negada pelas vias processuais lícitas e competentes”.
 
“A conduta do representado revogava a ordem de prisão de um condenado em segundo grau de jurisdição, que havia sido confirmada em todas as instâncias extraordinárias de modo notório em todo o Brasil e especialmente naquele TFR4, que a emitira”, afirmou.
 
No pedido de abertura de investigação, a procuradora também disse que a decisão de Rogério Favreto foi motivada por sua ligação com o PT.
 
“Este histórico profissional legítimo ganha relevância específica no contexto da infração praticada pelo representado, pois revela que o estreito e longevo vínculo com o partido político do réu, com sua administração e com a administração de outros próceres do mesmo partido, teve efeito na quebra da impessoalidade da conduta do magistrado. Este histórico revela que a conduta do representado não favoreceu um desconhecido, mas alguém com quem manteve longo histórico de serviço e de confiança e que pretendeu favorecer”, argumentou.  
 
A assessoria do TRF4 informou que Rogério Favreto não vai se pronunciar sobre o pedido de abertura de investigação.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. E o medo de ver uma

      E o medo de ver uma autoridade superiora e corajojasa o suficiente pra depor contra o santo moro de curitiba? Impressionate a vassalagem destas autoridades desta republiqueta para com este picareta de toga qua habita as araucárias.

  1. dodjão fumarento

    Lá vem a cortina de fumaça para proteger o sejumoro e os cupinchas. Nesse jogral afinado a globo vai dar evidência aos crimes?????? praticados pelo juiz desembargador do pêtê. Dona mirian vai ter orgasmos múltiplos. Merdoval vai explicar nos mínimos detalhes O povo coxa feliz com mais essa ração de alfafa.

    Um amigo imbecil depois de me ver defender a necessidade de provas para condenar alguém, perguntou de pronto: -Você é a favor da corrupção?  ….Todos esses funcionários públicos de altos salários que usam o cargo para fazer politica respondem:       Somos à favor do golpe, de entregar o patrimônio do Brasil, de rasgar a Constituição, de doar o présal, do roubo pelos nossos, de acabar com o SUS, de terceirizar a defesa nacional, de acabar com a educação pública e do FASCISMO.

    Demora, mas um dia o povo espoliado haverá de acordar.

  2. Essa picareta não tem a mesma
    Essa picareta não tem a mesma atitude quando Gilmar solta seus cupixas.

    Perdeu a graça a atitude desse pessoal,escancararam geral .

    Aposto como o Desembargador vai tomar uma reprimenda exemplar para servir de exemplo. Para que outros não tentem fazer o mesmo. Não libertem o Lula.

  3. Eu num acredito

    Eu num acidulo que o Favretto vai acabar sendo condenado e punido por ter exercido seu dever/atribuição de examinar habenas corpo no plantão judiciário nos termos da Resolução do ,Cnj. Já o Moro que frustrou o cumprimento de uma ordem Judicial

  4. Oi?
     

    Foi quem?

    Foi Rogério Favreto quem prevaricou?

    Alguém aí, me acorda desse pesadelo.

    Caramba, a gente passa 5 anos esquentando a bunda no banco da faculdade pra aprender um monte de conceitos e formar poderosas convicções e mais de  20 anos acreditando que todas elas sejam verdadeiras e vem um carro velho atropelando tudo isso.

    Valha-me deus!

  5. Essa senhora poderia me dizer

    Essa senhora poderia me dizer quem não conhece LULA neste país???? Colocar num inquérito a seguinte frase:” Este histórico revela que a conduta do representado não favoreceu um desconhecido” é simplesmente idiota….Qualquer brasileiro, inclusive ela, sabe quem é o preso político que está na sede da PF em Curitiba….. POUPE nos da sua desavergonhada gestão …

  6. Gabriela

    Como estamos vivendo no pais da ficcção, ouso dizer que o Bataclã de Jorge Amado é muito mais respeitado e respeitador que esse tal judi$$iário brasileiro.

  7. Grande empenho, porque alguém pagou.

    Estão caindo pra cima de Favreto, mas o próprio Favreto sabe: quem o combate é porque recebeu uma fortuna para tirar Lula da disputa presidencial, porque Lula ia ganhar a eleição.

    Se mexerem com ele demais ele pode contar! Afinal, ele conhece o TRF4 mais do que ninguém.

    A PGR também recebeu uma fortuna para Lula ficar preso. A PGR em Brasília e em Curitiba.

  8. Seria ridículo, se antes não fosse trágico.

    O Ministério Público se imiscuindo em assunto interno da administração do Judiciário.

    Desde quando o MP faz a correição de juiz?

     

  9. Quem fugir do script (condenação penal e interdição de Lula)

    será rigorosamente punido

    A Ordem de Langley (Virginia) e da Embassy Of The United States é que a gerência do bananal continue implacável contra Lula, o PT e as lideranças de organizações sociais .

    A GERÊNCIA BUROCRATA DO BANANAL :

    Resultado de imagem para raquel dodge temer e carmen lucia

     

  10. Atira no que vê e acerta no

    Atira no que vê e acerta no que não vê!

    Democracia tem que ter um mínimo de decência e zelo!

    O Neymar, por exemplo!

    Ele tinha proteção interna no Brasil, dizem que tinha contrato com a globo!

    A estrutura midiática lá fora transformou o Neymar em piada e aparentemente foi espontâneo…

    E nem foi a grande mídia mundial, nem precisou de ajuda da CIA…

    Agora imagina essa grande mídia mundial, com os governos que desejam uma parcela de nossas riquezas?

    Eles estão juntando todos estes deslizes destas nossas autoridades!

    Isso que ela faz soaria ridículo nos meios juridicos mundiais – seria atestado de má fé!

    Imagina isso nas mãos destes super-poderosos numa campanha mundial para atestar que somos incompetentes para gerir a Amazônia? 

    Vai acontecer um acidente no pre-sal e vazar óleo, poderá até ser criminoso – isso ajudaria a ferrar o Brasil!

    A difamação teria o mundo contra!

    O Brasil da maracutaia não resistiria a pressão mundial!

    O Aluísio Nunes, ministro das relações exteriores foi arrolado como testemunha pelo Paulo Preto!

    Isso e muito mais estaria num dossiê mundial…

    Não tenho dúvida, estamos jogando oportunidades pela janela com essas autoridades, com os generais da reserva falando abobrinhas, tudo documentado em em full HD e em 4K…

  11. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Para encerrar as cenas grotescas de domingo, com o desMoronado cuspindo bacalhau sobre os poliças, com o gebran quebrando o gelo domingueiro, com o gravata-com-lencinho invento no happy hour o conflito entre as pedras de gelo uisqueado, com a dita laurita encerrando o habeas corpus no stj (e que ninguém se atreva a solicitar), agora, vem a dodge polara, queimando óleo, para bancar a correição na justiça. Ou seja, mais de cabeça para baixo, impossível. País de merrecas é isto: baita vergonheira tisnada em roupas de domingo. Pobre Lula.

  12. A conduta do representado que examinou um hc impetrado

    Na sexta feira concedia habeas corpus ao paciente que foi negado nas instancias superiores mas a dojona diz que favorito revogou ordem de prisão confirmada pelas instancias extraordinárias. Ora, ao conceder-se a liberdade provisória a alguém executado penalmente não obstante seja presumo inoçente não se revoga a ordem de prisão, ela fica apenas suspensa

  13. Este é o papel da DOJ

    Este é o papel da Raquel DOJ (https://www.conversaafiada.com.br/mundo/us-department-of-justice-gerou-murrows-e-dalanhois), fazer o que né…espero que o campo progressista comece a pensar, para quando assumir o poder, a trocar o malfadado republicanismo pelo paredão….que não se esqueçam que, quando os trabalhistas estão no poder, gente como Raquel DOJ e assemelhados exigem republicanismo como forma de tomar o poder e, no poder, praticam esse “republicanismo” que temos visto nestes mais de dois anos de regime golpista….não nos esqueçamos que Moro, preposto do Império, manda em toda essa ralé de tibunais superiores e instituições outrora republcianas…, grandes fdp

    Que os movimentos sociais, partidos progressistas e cidadãos se articulem, deixem essa via Insituição/legal de lado (os advogados que tomem conta disso) e nos esforcemos por encontrar saidas para que a população comece a verbalizar sua volta que, é claro, será em ordem crescente….

  14. Alvará de soltura em razão de concessão de liberdade provisoria

    Não revoga a ,ordem de prisao, só suspende a prisão penal provisoria, que voltara a ocorrer de forma definitiva após o transito em julgado da sentença condenatoria ou se converter em liberdade definitiva se absolvido o reu

  15. Mais uma vítima do regime fascista

    Favreto será mais uma vítima do regime fascista que se instala de forma galopante no Brasil, diante da inércia, da ignorância e da covardia de muitos que se calam neste momento de quebra da legalidade.

  16. A eugenista do judissiário, Achille Mbembe e a necropolítica
    Enquanto a “esquerda” brasileira brinca de criança bem comportada, o Brasil e o mundo se despedaçam nas mãos de quadrilhas híbridas, as quais contam com a participação de facções do Estado e gangues armadas. Cego é aquele que vira os olhos para não ver. As quadrilhas farão qualquer coisa para se manter no poder.

  17. Cacete… Parece piada…
    Cacete… Parece piada… Sério, o que caralhas essa desgraçada tem a ver com uma decisão de um magistrado em exercício? É só pra essa pilantra aparecer mesmo. Essa carniça aí só está agindo assim por conta da repercussão do caso e de quem seria o paciente do HC, caso fosse concedido.

    A cada dia que passa os golpistas se assentam mais.

  18. Deu corda para se enforcar …

    Caiu na besteira de querer criminalizar a hermenêutica, a livre decisão de juiz. É tudo o que os lavajateiros togados e do MP combatiam quando entrou em pauta no Congresso a Lei de abuso de autoridade. Acredito que passada a eleição, se não tiver outro golpe, o Congresso com Centrão e tudo aprovará aquela lei e inclusive vão citar esse próprio inconformismo do MPF com uma decisão judicial, inconformismo fora do rito legal previsto através de recurso.

    Sei que hoje é o MP quem manda / falou tá falado … mas amanhã há de ser outro dia.

  19. A culpa êh dos Impetrantes do habenas corpus

    A culpa não êh do juiz que cumpriu sua atribuição de examinar hc impetrados durante o plantão judiciário, mas dos impetrantes do hc, que, aprovieitando- se da divulgação do nome do plantonista com 5 dias de antecedência, impetrou h hc na sexta feira. Essa conduta ta tipificada como crime e deve ser investigada. Ora, porque estes senhores não impetraram o hc em outra data qualquer?

  20. Embora não tenham razão, eles tem a espada

    Que quase sempre vence a caneta. O que pre alce êh o argumento do mais forte, por mais idiota que seja. Contra a forca bruta não existe argumentos. O lobo e Arquimedes que o digam

  21. Vou impetrar um hc em favor do lula no $TF

    Há jurisprudência do st segundo a qual a execução provisória da pena enseja a concessão da liberdade provisória, com base no dispositivo da Cf que diz que ninguém será mantido na prisão quando a lei admitir a possibilidade de liberdade provisória.

  22. Quando começarem a sofrer as

    Quando começarem a sofrer as consequências dos seus atos, os golpistas dentro e fora do Estado certamente exigirão o cumprimento da constituição que rasgaram. Mas aí já será tarde. Além de perder os anéis e os dedos eles perderão as mãos, os braços e provavelmente as cabeças. Pequena perda, direi.

  23. Justo, por “sua ligação” com o partido…

    “No pedido de abertura de investigação, a procuradora também disse que a decisão de Rogério Favreto foi motivada por sua ligação com o PT.”

    Lembra-me dessa foto, prova de idoniedade e que dispensa investigação…

    1. Ou, Raquel Burra, os motivos não fazem coisa julgada

      Então essa motivação não fez coisa julgada. Mas esse motivo consta da fundamentação?

    2. Ou, Raquel Burra, os motivos não fazem coisa julgada

      Então essa motivação não fez coisa julgada. Mas esse motivo consta da fundamentação?

  24. Será que ela se mede com a

    Será que ela se mede com a mesma régua que usa para medir os outros? Ela está fazendo ativismo. Do contrário incluiria no seu pedido de investigação os 3 teratológicos do TRF 4, o delegado da PF e o ministro da justiça. Ela se comporta de maneira suspeita e merece também ser investigada.  Essa senhora não pode esquecer que foi escolhida por um governo ilegítimo, golpista. O judiciário está nu. O Golpe está nu.

  25. Um país onde os cretinos mandam e desmandam!

    – Quando os militares traíram a soberania popular e instauraram uma ditadura eles foram imorais;

    – Quando os militares mataram e esfolaram em nome da ordem eles foram imorais;

    – Quando parlamentares afastaram uma presidenta que não cometeu crime eles foram imorais;

    – Quando a Raquel Dodge e a Laurita Vaz condenaram publicamente um magistrado que agiu dentro da lei elas foram imorais;

    No Brasil, não faltam casos como esses aí de cima. Todos eles e suas reticências são exemplos lógicos da subversão a tudo que, no fundo, o senso comum burguês ainda considera ser o moralmente cabível, devendo ser citado, ainda, que tais exemplos também se constituem em crimes.

    Em comum a tudo o fato de que os oligarcas da mídia, boa parte da “intelectualidade” e amplas parcelas da população deformada pela mal informação por esses e aqueles gerada e propalada não apenas apoia, como ainda defende esse estado de coisas.

    É essa a encarnação do ideário que, de fato, domina política e economicamente o Brasil.

    “Que país é esse?” 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador