Salles é investigado por pressionar e tentar direcionar inquéritos na polícia civil de SP

A apuração tramita na 6ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital do MP-SP e tem como base a denúncia de um perito

Foto: ABr

Jornal GGN – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está sendo investigado por suspeita de pressão contra policiais e delegados para tentar direcionar inquéritos e processos, com o uso do cargo público de secretário do Meio Ambiente no Estado de São Paulo.

A apuração tramita na 6ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e tem como base a denúncia de um perito, Rodney Ramos, do Instituto de Criminalística da Polícia Civil de São Paulo.

Ramos escreveu uma carta ao promotor Marcelo Milani, em 2016, denunciando Salles, que era então ex-secretário de Alckmin, o delegado da Corregedoria Ruy Karan Filho e o ex-diretor da Corregedoria, Nestor Sampaio Penteado Filho.

Os três teriam pressionado Rodney Ramos a mudar um laudo de uma investigação na Delegacia de Crimes Financeiros do Deic (Departamento de Investigações Criminais) no ano de 2015, que se tratava de evasão de divisas, sonegação de impostos e fraude no pagamento de dívidas judiciais por empresas do Grupo Bueno Neto. Salles trabalhava até 2015 como advogado do grupo.

Depois, o perito passou a ser investigado pela Corregedoria da Polícia Civil. Em depoimento ao MP, o delegado Ruy Karan Filho disse que Salles o procurava pessoalmente para acompanhar os inquéritos e contra o perito. O ex-corregedor Nestor Sampaio também admitiu que foi procurado por Salles para conversar sobre os casos.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador