Sergio Moro e Ministério Público não fazem perguntas a mulher de Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O juiz Sergio Moro e o Ministério Público Federal decidiram não fazer questionamentos à esposa de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz, no processo em que ela é acusada de usufruir das contas no exterior que o ex-deputado federal teria supostamente abastecido com recursos desviados de esquemas na Petrobras.

Cláudia Cruz, por ordem de seu advogado, avisou a Moro que só iria responder as perguntas da defesa. O juiz concordou e abriu espaço para que o Ministério Público fizesse perguntas, ainda que para deixá-las apenas registradas, mas o procurador também decidiu não participar.

Moro justificou sua postura dizendo que “normalmente” não faz perguntas quando o acusado decide ficar em silêncio integralmente. 

“Eu, normalmente, nesses casos, não faço perguntas quando o acusado resolve ficar em silêncio integralmente. E normalmente também deixo que as partes não perguntem. Mas, neste caso, como existe a ideia de responder a defesa, se o Ministério Público quiser fazer as perguntas mesmo assim, para ficar registrado, aí é escolha do Ministério Público. Eu não vou fazer perguntas diante da manifestação da acusada”, comentou Moro. Ao que um procurador rebateu: “Eu também não vou fazer, excelência.”

Num depoimento que não durou nove minutos, Cláudia Cruz diz que achava que tinha apenas um cartão internacional, e não uma conta corrente no exterior. Ela disse que usava o cartão para pagar despesas de seus filhos que foram estudar fora. Também disse que desconhecia que Cunha poderia ser acusado de corrupção e que os recursos que ela usufruia tinham origens ilícitas.

O depoimento é da tarde desta quarta (16), e foi divulgado pelo Estadão.

https://www.youtube.com/watch?v=oVaAseteeBA width:700 height:394

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que belo depoimento!?

    Que belo depoimento!? Convence!? O presidente Lula por ser um estadista e uma pessoa séria foi acusado com base em meras convições e conduzido coercitivamente! Será porque o presidente Lula é respeitado e reconhecido internacionalmente por ser o Cara do Bem e um grande estadista?

  2. “Eu, normalmente, nesses

    “Eu, normalmente, nesses casos, não faço perguntas quando o acusado resolve ficar em silêncio integralmente. E normalmente também deixo que as partes não perguntem. Mas, neste caso, como existe a ideia de responder a defesa, se o Ministério Público quiser fazer as perguntas mesmo assim, para ficar registrado, aí é escolha do Ministério Público. Eu não vou fazer perguntas diante da manifestação da acusada”:

    A primeira sentenca cai aos pedacos com o “integralmente”.  Um non sequitur espetacular:  no paragrafo previo acabamos de ler que a acusada “resolveu ficar” em silencio parcialmente!

    Ou seja, uma desculpa esfarrapadissima.  Ja o procurador nem disfarcou o alivio ao ser oferecido a chance de nao perguntar nada a ela.

    Estao mais parecendo cachorrinhos treinados pra pular em aros.

  3. é a cara do judiciário brasileiro

    lembram o arrelia.

    e nás, a plateia feita de bobos.

    expurgo já no judiciário.

    TODOS esses marajás no olho da rua a bem do serviço público.

  4. Amiga Cláudia Cruz fique

    Amiga Cláudia Cruz fique tranquila, você não é o alvo do justiceiro, esse teatro todo é só para enganar a torcida.

    O alvo é Lula!

  5. Depoimento Estilo Roda Viva

    Além do jornalismo “roda viva” agora vem aí os depoimentos “roda viva”, a justiça “roda viva”… para um lado tudo é um passeio no parque.

  6. Diálogos pertinentes

    Cláudia: – Vossa Excelência não conhece direito nem o Cunha nem o Dunha…

    SM: – Que Dunha?

    Cláudia: – Parente do Cunha. Aquele que…

    SM: – Cuidado, Dona Cláudia! O Dunha não vem ao caso!

    Cláudia: – Mas é o Dunha, parente do Mário, que te pegou atrás da porta…

    SM – Engraçadinha! Não era atrás do armário?

    Cláudia: – Atrás do armário também, Excelência? Quanta intimidade!…

  7. Dois detalhes do depoimento

    Dois detalhes do depoimento de Claudia Cruz hoje na República de Curitiba: Sérgio Moro e o Ministério Público pipocaram, pois quem tem CUnha, tem medo. Claudia Cruz só faltou dizer que quem pariu os filhos do casal foi Cunha e não ela, já que ele fazia tudo em casa e ela não sabia de nada, só gastava a grana alheia.

  8. claudia cruz x sergio ormo

    Eu imaginei que ela abriria o bico para dar dicas de onde  a mulher do moro poderia comprar prada com mais ostentação, qual seria o melhor instrutor de tenis, onde ficam os restaurantes mais IN na Europa, melhor loja para comprar jóias, se na 

    Harry Winston ou se na Van Cleef & Arpelsry Winston, enfim, todas as futilidades que ela conhece tão bem, pagas com dinheiro dos trouxas!

  9. Moro veja os comentarios

    hahahahahah…

    desisti do comentário que iria fazer pois meus colegas estão insuperáveis.

    Nada como o senso critico bem humorado.

  10. depoimento da mulher de cunha

    Pois é tudo um teatro da pior qualidade, inclusive pelo visual da atriz convidade, de coque,sem maquiagem, sem joias, e os senhores da razão fingem que a estão processando e ela finge que está desolada.Tudo um teatro para satisfazer a plateia se quiosa de justiça.

  11. Claro que não é verdade

    Justificativa do sr. Juiz que é amplamente desmentida pelo que ocorreu no interrogatório de Marcelo Odebrecht , o qual disse que não iria responder às perguntas pois já as tinha respondido por escrito. Na sequência o juiz continuou a lhe fazer questionamentos , e no final o juiz ainda passou os questionamentos ao ministério público , que  lhe perguntou se , já que negava ser de titularidade da Odebrercht as contas no exterior que lhes eram imputadas , concordava em assinar um ofício endereçado às autoridades suiças abrindo mão dos valores depositados nessas contas. 

    Segue o vídeo do  mentiroso …….

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0KkucN4_sKM align:center]

    1. Vc tem problemas cara….

      Jovem, a mulher dizer que só responderá as perguntas da defesa e se manterá em silêncio é totalmente diferente do que Marcelo disse, que não iria responder pois já havia respondido por escrito.

      Qualquer um com um mínimo de inteligência sabe muito bem que são situações diferentes.

      Mas você deve ser um daqueles caras que acredita que o Lula é um heroi e que ganhou a vida de forma digna e sem roubar ninguém, deve ser um leitor assíduo da Carta Capital (eu tb leio, mas da vontade de parar porque é demais pro meu estômago, mas leio).

      Sérgio Moro está fazendo seu trabalho pra mim não é nem heroi e nem vilão, é um funcionário público igual a todos os que estão no poder, em todos os 3 poderes, que estão lá somente para nos servir e enquanto a gente não aprender isso vão continuar cagando e fazendo o que quiser com a gente.

      Abraço e leia mais meu caro, vc precisa melhorar sua interpretação jovem.

       

    2. Não estudei direito, mas

      Não estudei direito, mas consegui ouvir pelo menos umas 5 vezes o Juiz questionando se ele iria usar o direito ao silêncio e ele respondeu que não! Então pronto!

  12. e o medo dela responder néh

    e o medo dela responder néh ???

    mas assistindo depoimento do marcelo oderbresch vi moro fazendo pressão ao acusado.

    é só assitir os  depopimentos e verá quem é moro…

  13. Fora do normal da técnica jurídico-judiciária

    O acusado pode recusar responder as perguntas que lhe forem feitas. Isso é usual quando o sujeito já está enrolado mesmo e responder a qualquer pergunta nao serviria pra sua defesa, apenas para enrolá-lo ainda mais.

    Mas deixar de registrar as perguntas não é normal. O juiz e o membro do MP normalmente fazem isso (registrar as perguntas quando o acusado cala), até para no final poder cravar o prego com mais propriedade, alegando que a pessoa teve a chance de se defender do que está sendo condenada e não quis fazê-lo. 

    1. Se é casual o silêncio implicar enrolação

      Até prova em contrário, quem cala tá mais enrolado q orelha de freira?

      Que pena do Mudinho. Ainda bem que Tomé tocou as chagas de Jesus Cristo

  14. Como é maravilhoso não ser do

    Como é maravilhoso não ser do Pt. Essa prisão do Cunha só existe no papel. O gilmal já não disso que não vê motivos pra que esse “homem de bem” fique preso? Essa foi a decha no sentido de “assim que prenderem o Lula (sem prova, é claro) me peçam um habeas corpus e eu libero esse herói do golpe”. Então faz-se esse teatro todo para fazer de conta que estamos fazendo justiça. E eu pergunto de novo: Quem é mais bandido no brasil atual, os que prendem ou os que são presos?

  15. Nenhum indiciado é obrigado a

    Nenhum indiciado é obrigado a responder perguntas, muito menos perguntas que podem incriminá-lo. No caso em questão ela, a indiciada, tinha oportunidade de responder em seu favor. Mas, se não quis falar, ninguém pode obrigar.

    Fica óbvio que ela não será condenada, por tudo que já aconteceu até agora. Mas não pelo fato de se ter recusado a responder perguntas.

    Moro marcou o depoimento já sabendo que ela não responderia nada. Cumpriu a norma legal. Agora quero ver se vai prolatar a sentença condenatória ou vai se submeter às ordens de Eduardo Cunha.

  16. Esse interrogatório só perde

    Esse interrogatório só perde para aquele do rapaz mineiro (acho que era marceneiro) que não tinha nada a ver com as investigações e que foi interrogado por vídeo conferência.  É um assombro total!

    1. Ele era capoteiro

      Prezada Maria Rita,

      O trabalhador mineiro convocado para depor, pelo sérgio moro, era capoteiro. Aliás, uma sugestão que dou à equipe do GGN é procurá-lo pra uma entrevista, tendo antes o cuidado de exibir pra ele a conduta de sérgio moro ao colher depoimentos de pessoas como Marcelo Odebrecht, José Dirceu, Alberto Youssef e agora Cláudia Cruz.

    2. Ele era capoteiro

      Prezada Maria Rita,

      O trabalhador mineiro convocado para depor, pelo sérgio moro, era capoteiro. Aliás, uma sugestão que dou à equipe do GGN é procurá-lo pra uma entrevista, tendo antes o cuidado de exibir pra ele a conduta de sérgio moro ao colher depoimentos de pessoas como Marcelo Odebrecht, José Dirceu, Alberto Youssef e agora Cláudia Cruz.

  17. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Mas que duplinha divertida, não? Como a sirigaita se recusa a responder os machões ritibanos se recusam a perguntar? Mas, não é função do dito mpf (muitapipocafora) e do juizite desMoronado fazer as perguntas em função dos autos do processo? São hilários GOLPISTAS, isto sim.

  18. Moro e todos da Fraude a Jato são uns canalhas

    Prezados,

    Os que estiverem estudando Direito e tiverem a pretensão de ser advogados criminalistas ou juízes ao verem um dantesco episódio como este teatro de última categoria, em que sérgio moro e procuradores do mpf faltam apenas pedir desculpas a cláudia cruz, por tê-la convocado para depor, têm agora provas robustas, cabais, do que não devem fazer. sérgio moro, procuradores do mpf, desembargadores do trf4, ministros do stf e os policiais federais a ft da fraude a jato formam a mais perigosa e desavergonhada ORCRIM institucional em atividade no país. Outra ORCRIM quase quase tão perigosa quanto essa do sistema de justiça é a do PIG/PPV.

    Como tenho dito, não podemos ser cerimoniosos com esses canalhas e fascistas que se escondem sob a falsa bandeira de combate à corrupção, usam das regalias, mamatas, poderes e privilégios e poderes que a burocracia estatal lhes proporciona (PF, MP e PJ) para atentarem  contra a democracia, realizar perseguição política contra a Esquerda, implantar o Estado Fascista de Exceção, colocando no poder as quadrilhas oligárquicas, escravocratas, plutocratas, privatistas e entreguistas, seguindo caninamente as ordeens do alto comando internacional do golpe, que fica nos EUA.

  19. Sinal de que Moro e o MPF receberam o recado do Cunha

    Se expuserem a família do Cunha, ele faz delação premiada.

    Moro e Dallagnol estão com o rabo preso na mão do Cunha.

  20. Alan Souza disse tudo, somam-se a clareza e a concisão…

    pelo meu prisma identifico uma decisão já tomada, favorável

    e assim seguirá por impossibilidade de se determinar como o suspeito principal agiu

    para quem e com quem ( Temer?)………………………..fica parecendo que eles só se concentram no que não se pode provar

    impressionante como decidem contra Lula completamente sem provas

    e para outros, com montão de provas, só conversam

     

  21. Falar no processo só através

    Falar no processo só através de questionamentos feitos pelo advogado de defesa, ou seja, pela própria acusada a ela mesma, é tão bããoo, diriam os mineiros. O patético é o ar solene dado tanto à perguntas quanto às respostas.

    Tudo previsível. Houvesse uma chance de 0,00001% desse processo envolver o Lula é claro que o Juiz Moro e o Parquet teriam “espremido” a ré. 

    É a “justiça” da República de Curitiba.

  22. o titulo da reportagem deveria ser mais correto!!

    A MULHER DO EDUARDO CUNHA. A CLAUDIA CRUZ QUE RECEBEU R$ 595 MIL DA EMPRESA LIBRA TERMINAIS DO PORTO DE SANTOS. INFORMOU QUE FICARIA EM SILENCIO. ESSA É A VERDADE. A VACA CORRUPTA INFORMOU QUE SÓ RESPONDERIA PERGUNTAS DA DEFESA.

  23. Anais audiovisuais

    “Eu normalmente nesses casos” não chuto cachorro morto, mas…

    1 – Como assim “normalmente”? É claro que essa é uma minha pergunta é retórica e que tem por intenção mostrar que, para Moro, esse julgamento é de exceção. Mas o que há de excepcional nele? Essa é outra pergunta retórica cuja resposta todos sabemos: Moro se dobra aos golpistas.

    2 – E a inversão, ato falho, Freud explica? Porque “deixo que as partes não perguntem” em lugar de “não deixo que que as partes perguntem”? Quem Moro pensa que é para deixar algo que é absolutamente deliberação e liberalidade das partes? Poderia não deixar que as partes não perguntassem? Tinha como obrigar as partes a perguntarem?

    3 – Se Moro questiona o MP, se este quer fazer as perguntas para “ficar registrado”, ué… quer dizer que Moro sabe que tem importância deixar registrado e mesmo assim não registra questão nenhuma?

    Que essa amistosa entrevista fique registrada nos anais da república brasileira. Porque se não ficasse, quando alguém narrá-la, daqui a vinte anos, ninguém acreditará…

    “Ah, vá… duvido que um juiz fez isso.”

  24. A força-tarefa está sabotando a Lava Jato?

    Faz algum tempo que comecei a pensar se os próprios juízes e a força-tarefa da Lava Jato (Moro incluído como acusador) não estariam sabotando seu trabalho, para forçar uma oposição que os obrigasse a abandonar os casos, depois de terem conseguido derrubar Dilma, destruir a Petrobras e praticamente inviabilizar a candidatura de Lula em 2018.

    Reforçou minha desconfiança o relato de Luis Nassif, de que o ministro do STF Luiz Fachin deu um parecer contrário a uma ação de Dilma, relativo ao rito do processo impeachment, mas forneceu ao ministro Barroso os estudos que lhe permitiram derrubar o parecer de Fachin (Xadrez de um Supremo que se apequenou).

    A história do estádio que a Odebrecht fez para Lula parece sabotagem, mas ficou até pequena frente à acusação de que Lula levou a piscina do Alvorada pra casa (ou quase isso), criminalizando uma ação de uma ação de mecenato, realizada por uma ONG (Associação para a Restauração do Palácio da Alvorada),        como apontou Tereza Cruvinel (Reforma do Alvorada: mecenato vira crime).

    Agora, algo inédito: o réu usar o direito de não falar é normal, mas, se a ré resolveu falar, era obrigação dos procuradores e do próprio juiz interrogá-la, cabendo a ela o direito de não responder as perguntas que não quisesse responder.

    Parafraseando o único réu da Lava Jato (os demais processos são apenas auxiliares para atingir esse réu), “nunca antes nesse Brasil” (ou no mundo), um juiz e procuradores deixaram a defesa conduzir sozinha o julgamento de alguém. Melhor seria já ter dado o processo por encerrado sem necessidade de julgamento, para evitar o vexame.

    Se isso não é sabotagem dos próprios integrantes da Lava Jato, para mostrar que é mesmo Farsa Jato, não sei o que é, porque o favorecimento à mulher de Cunha é muito escancarado; não tem como não terem previsto que todo o mundo iria notar. Falta explicar porque precisam sabotar o próprio trabalho: chantagens?

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-de-um-supremo-que-se-apequenou

    http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/265322/Reforma-do-Alvorada-mecenato-vira-crime.htm

  25. A força-tarefa está sabotando a Lava Jato?

    Faz algum tempo que comecei a pensar se os próprios juízes e a força-tarefa da Lava Jato (Moro incluído como acusador) não estariam sabotando seu trabalho, para forçar uma oposição que os obrigasse a abandonar os casos, depois de terem conseguido derrubar Dilma, destruir a Petrobras e praticamente inviabilizar a candidatura de Lula em 2018.

    Reforçou minha desconfiança o relato de Luis Nassif, de que o ministro do STF Luiz Fachin deu um parecer contrário a uma ação de Dilma, relativo ao rito do processo impeachment, mas forneceu ao ministro Barroso os estudos que lhe permitiram derrubar o parecer de Fachin (Xadrez de um Supremo que se apequenou).

    A história do estádio que a Odebrecht fez para Lula parece sabotagem, mas ficou até pequena frente à acusação de que Lula levou a piscina do Alvorada pra casa (ou quase isso), criminalizando uma ação de uma ação de mecenato, realizada por uma ONG (Associação para a Restauração do Palácio da Alvorada),        como apontou Tereza Cruvinel (Reforma do Alvorada: mecenato vira crime).

    Agora, algo inédito: o réu usar o direito de não falar é normal, mas, se a ré resolveu falar, era obrigação dos procuradores e do próprio juiz interrogá-la, cabendo a ela o direito de não responder as perguntas que não quisesse responder.

    Parafraseando o único réu da Lava Jato (os demais processos são apenas auxiliares para atingir esse réu), “nunca antes nesse Brasil” (ou no mundo), um juiz e procuradores deixaram a defesa conduzir sozinha o julgamento de alguém. Melhor seria já ter dado o processo por encerrado sem necessidade de julgamento, para evitar o vexame.

    Se isso não é sabotagem dos próprios integrantes da Lava Jato, para mostrar que é mesmo Farsa Jato, não sei o que é, porque o favorecimento à mulher de Cunha é muito escancarado; não tem como não terem previsto que todo o mundo iria notar. Falta explicar porque precisam sabotar o próprio trabalho: chantagens?

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-de-um-supremo-que-se-apequenou

    http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/265322/Reforma-do-Alvorada-mecenato-vira-crime.htm

  26. Se……

    Se com a Sra Cunha já foi assim, imaginem com o Sr Cunha……

    Vão estender o tapete vermelho e pedir autógrafos…..

    Será que depois, foram todos almoçar, para comemorar?

    Com o contribuinte pagando a conta, é claro!

  27. Os políticos . os juízes ,

    Os políticos . os juízes , promotores , delegados , e procuradores GOLPISTAS perderam a eleição junto com o governo espião do Obama e da Clinton…devemos agora acelerar os processos que levem para a cadeia todos este VIRA LATAS !!!
    VAMOS INVADIR BRASILIA !!!
    GREVE GERAL !!!
    VAMOS EXECRAR E PRENDER JÁ – IMEDIATAMENTE – 
    OS 367 DEPUTADOS FEDERAIS E OS 66 SENADORES – 
    QUE VOTARAM A FAVOR DO GOLPE DE ESTADO –
    TAMBÉM PRENDER E EXECRAR O GILMAR MENDES O MORO 
    E TODOS OS PROCURADORES E DELEGADOS CORRUPTOS E GOLPISTAS !
    DEPOIS DA TENTATIVA DE GOLPE NA TURQUIA …
    MAIS DE 3000 JUÍZES FORAM SUMARIAMENTE PRESOS –
    AQUI TAMBÉM É GOLPE – 
    PENA DE MORTE PARA TODOS OS GOLPISTAS – 
    LESA PÁTRIA – CANALHAS – ASSASSINOS – CORRUPTOS – VIGARISTAS – TRAIDORES DA PÁTRIA – TRAIDORES DO POVO – BANDIDOS – QUADRILHEIROS – PILANTRAS – VIGARISTAS !!! 
    CADEIA JÁ !!!
    ( Em 57 países todos seriam sumariamente condenados a Pena de Morte – Seriam TODOS metralhados – enforcados – Injeção Letal – fuzilados – e cadeia elétrica !!! 
    CADEIA JÁ PARA TODOS OS GOLPISTAS – 
    DESTRUÍRAM NOSSO PAÍS !!!
    GREVE GERAL JÁ !!! 
    VOLTA DILMA !!!
    O Golpe foi financiado pelo DONOS DO DINHEIRO, a nossa melhor saída é fazer uma GREVE GERAL – execrar e prender todos os políticos e juízes corruptos – e fazer imediatamente a AUDITORIA CIDADÃ da DÍVIDA PÚBLICA determinada pela Constituição de 1988 , atrasada 37 anos por este Congresso inoperante e corrupto , esta DÍVIDA FRAUDULENTA , consome quase 50% de tudo que nós produzimos durante um ano (PIB), apenas para pagar os juros desta fraude dos golpistas que a tempos lesa o povo brasileiro e suas riquezas…VAMOS BUSCAR DE VOLTA TUDO QUE TOMARAM DURANTE ESTES TEMPOS !!! GREVE GERAL JÁ !!! CRIAÇÃO DE UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE E EXCLUSIVA APENAS PARA FAZER AS REFORMAS POLÍTICAS E JUDICIÁRIAS !!!
    https://m.youtube.com/watch?v=xdfYiFpaxao
    https://www.facebook.com/ligia.deslandes/videos/10207823876584922

    1. Concordo especialmente com

      Concordo especialmente com esta frase:

      “PENA DE MORTE PARA TODOS OS GOLPISTAS – “

      Principalmente ao moro e seus bandidos do mpf, pf e pgr.

  28. Alquém esperava algo

    Alquém esperava algo diferente?

    Será que pediram desculpas por terem retido o passaporte dela? Fizeram selfies?

    O Moro e sua turma do MPF e da PF não passam de uma quadrilha de bandidos e traidores. NUNCA tiveram qualquer intenção de combater a corrupção. Apenas arruinaram o país destruir o PT e levar seus patrões do tucanato ao poder, coisa que não conseguiam pelas urnas.

    As atitudes e decisões destes bandidos fala muito mais alto que suas declarações. Olha o bandido dellagnol(remédio para caganeira) fazendo lobby no congresso para que os bandidos do judiciário não sejam penalizados pelas merdas que fazem. Acredito que este pedido já é para se safar quando as pessoas caírem na real quanto a esta lava rato.

    Bandidos, bandidos e bandidos. Deveriam ser todos fuzilados.

  29. Este interrogatório é mais

    Este interrogatório é mais uma prova cabal e incontestável de que a lava rato jamais teve qualquer intenção de combater a corrupção.

    Qual delatado do psdb foi incomodado pelo morisco?

    Qual ladrão comprovado da petrobrás está na cadeia?

    O youssef está na cadeia?

    O fhc U$ 100 milhões foi incomodado?

    O aécio octadelatado foi incomodado?

    O serra R$ 23 milhões e o temer R$ 10 milhões foram incomodados?

    E o José Dirceu e o Vaccari? Qual a acusação para serem condenados a prisão perpétua?

    Reparem que os ladrões ligados a polítiicos(desde que não do PT) estão todos soltos. Quem está preso são os empresários, que se não pagassem a proprina não faziam as obras. São aqueles que geram emprego e renda que estão presos. aqueles que só geram prejuízo e despesa, que são os agentes públicos, estão todos soltos.

    Esta lava rato é mesmo uma porra, como diria o jucá, que aliás, está solto.

     

  30. A Cláudia acreditava no Cunha. O Moro não desconfia dela?

    A esposa do Eduardo Cunha respondeu:

    “Quando as noticias saíram, ele ficava sempre muito bravo, socava a mesa. E sempre repetia ‘o meu dinheiro é lícito’. Eu acreditava. Não tenho motivo para desconfiar”.

    E o Sérgio Moro não tem motivo para desconfiar da Mulher do Cunha?

  31. Direito ao silêncio.

    Algumas considerações para tentar superar do debate passional que se instalou sobre a Lava-Jato:  

    É direito do réu ficar em silencio e o juiz não dever insistir em fazê-lo falar sob pena de cometer algum tipo de abuso ou constrangimento, já que a lei veda submeter a pessoa que está sob custódia ou guarda a  a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei . “O preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado”. Esse modus operandi do magistrado mostrado no vídeo é de praxe nas audiências, seja o réu um ricaço ou um ladrão de galinhas qualquer. Não existe o juiz inquisidor, aquela figura que vemos em filmes berrando em direção ao réu. A imprensa muitas vezes faz matérias tecnicamente pouco fundamentadas o que acaba levando o leitor a um raciocínio equivocado.

    Por outro lado a jurisprudência permite que o Ministério Público faça perguntas ao acusado/réu. Acho que seria no mínimo de bom tom que o órgão que defende o patriônio público e os direitos sociais, e que é fiscal da lei, faça seu interrogatório.

     

    Abraço.

    1. O silêncio não implica em confissão

      O que dispõe o Código de Processo Penal acerca do silêncio do acusado:

      Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusação, o acusado será informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatório, do seu direito de permanecer calado e de não responder perguntas que lhe forem formuladas.

      Parágrafo único. O silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa.

      Art. 198. O silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.

       

      O art. 198 do CPP poderia ter sido economizado, bastando redigir o parágrafo único do art. 186 com o seguinte teor:

      Parágrafo único. O silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, podendo, entretanto, constituir elemento para a formação do convencimento (ou seria convicção?) do juizeco Sérgio Moroso.

      1. Baita contradição

        Essa é uma baita contradição da lei processual penal, fruto da hipocrisia dos legisladores. Ora, como que em um parágrafo é dito que o silêncio não importa em prejuízo da defesa e, em outro trecho do mesmo compêndio, é dito que o silêncio do réu pode constituir elemento de convicção do juiz, geralmente desfavorável ao réu? Absurdo!

  32. Na República do Parana

    “quando um não é nenhum…” — Guimarães Rosa

     

    Nassif: tá certo o Savonarola dos Pinhais (essa versão tupiniquim de Percival Farquhar). O negócio não é prender o Nove Dedos e dona Marise? Prá quê perder tempo com detalhes?

    Essa mulher, e o próprio Cunha, são atrativos para justificar os abusos do Judiciário (com aval da Corte de Suplicação dos Pampas). Não vêm ao caso!

    Por exemplo, os meninos do Parana vão perguntar se ela gastou US$ 75,000.00 em compras na Rue de Rivoli, em Paris, numa só tacada. Ela, pode até dizer que sim. O Verdugo, então, vai desclassificar a pergunta, mandando riscá-la dos anais por alegação que ela não poderia ter feito prova contra si mesmo.

    No da dona Marise, só prá pegar o gancho, vai interroga-la perguntando sobre um certo iate de alumínio de 11,4829 pés (3,5m) que custou R$ 2.00,00 e que esteve ancorado numa marina do Mar de Atibaia.

    Ela, orientada pelo seu advogado, invoca o silêncio constitucional. Ele manda que ela saia da audiência algemada por obstrução de justiça (?). E manda que a OAB (a dos Pampas, evidentemente) discipline o Patrono da causa, além de aplicar-lhe multa altíssima. É ex-Officio o ato coator. Não espera nem os gogoboys pedirem tais providências.

    É por isso que eu acho você gastando desnecessariamente seu latim com quem só entende “inglês”. Dando valor ao que não presta.

    Por sotre, na próxima semana semana vão acabar os suspenses. Dizem que ele, finalmente, vai assinar aqueles mandados de prisão. Já estavam amarelando na gaveta.

    Huff. Já tava em tempo de por fim ao dramalhão…

    A ONU? Pô, ele anda e caga prá ela. É protegido pelos 6 do Delcídio.

  33. Ordem e Progresso escrito na

    Ordem e Progresso escrito na nossa bandeira se refere ao que mais faltou e ainda falta ao país como um todo.

    Seja lá quem realmente tenha dito “O Brasil não é um país sério” falou a mais pura verdade.

  34. Ordem e Progresso escrito na

    Ordem e Progresso escrito na nossa bandeira se refere ao que mais faltou e ainda falta ao país como um todo.

    Seja lá quem realmente tenha dito “O Brasil não é um país sério” falou a mais pura verdade.

  35. Jabuticaba

    Críticas generalizadas ao juiz de primeira instância. Praticamente nenhuma palavra de reprovação ao caos (existe caos?) institucional, onde foras-da-lei de colarinho branco são peças importantes neste desarranjo. Supostamente a senhora Cruz é figura simbólica neste cenário de horror político e moral que assola o pais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador