Desmatamento torna o Brasil mais vulnerável às mudanças climáticas

País perdeu 33% da cobertura vegetal, 13% apenas nos últimos 40 anos; pesquisadora defende a criação de novo Código Florestal

Cerrado 2022 – Foto: Adriano Gambarini/WWF Brasil

A coordenadora científica do MapBiomas e pesquisadora, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Julia Shimbo, apontou que o Brasil já perdeu 33% da sua cobertura vegetal, o que deixou o país mais exposto às mudanças climáticas e que pode gerar como consequência, inclusive, a insegurança alimentar, além de comprometer o acesso a energia e ao abastecimento de água. 

Em artigo publicado no The Conversation Brasil, a pesquisadora observa que ainda que o país vislumbre o fim do desmatamento até o final da década, tal esforço não seria suficiente. É preciso acelerar o fim do desmatamento e recuperar boa parte do que foi destruído. 

Uma das alternativas para lograr tais desafios é definir estratégias de planejamento contando, inclusive, com terras indígenas e unidades de conservação para mitigar as mudanças climáticas. 

É preciso ainda recuperar as áreas degradadas, porém, tal esforço só será possível a partir da efetividade de um novo Código Florestal Brasileiro e da regularização dos Cadastros Ambientais Rurais, assim como criar florestas públicas. 

Avanço

O MapBiomas constatou que, até 1985, o país acumulou a perda de 20% das áreas naturais. Porém, o desmatamento avança em ritmo tão rápido que, em menos de 40 anos, mais 13% de novas áreas de cobertura natural foram perdidas para a agropecuária. 

Ainda assim, o país mantém 64,5% do território coberto por vegetação nativa. Mas não há o que comemorar, pois grande parte desta área está degradada e, segundo os cálculos do MapBiomas, entre 11% e 25% da vegetação segue suscetível à degradação. 

LEIA TAMBÉM:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador