Mais chuvas e inundação? Como será o clima no Rio Grande do Sul esta semana

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A previsão meteorológica desta semana pode trazer novos retrocessos para os gaúchos que esperam o fim da tragédia no estado

Foto: Fernando Dias/Seapi

Enquanto a inundanção do rio Guaíba começou a baixar na zona sul de Porto Alegre, a previsão meteorológica desta semana pode trazer novos retrocessos para os gaúchos que esperam o fim da tragédia no estado.

Já de ontem para esta segunda-feira (20), o nível do Guaíba teve pequena elevação, atingindo 4,32 metros, de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O nível mais alto foi de 5,25 metros na terça-feira (14) e, desde então, o rio apresenta recuo.

Para o clima, há previsão de mais chuvas para o Rio Grande do Sul nesta semana, a chegada de uma nova massa de ar frio, com ventos fortes e ar polar, segundo informações da MetSul e Climatempo.

As quedas nas temperaturas não devem ser tão acentuadas como no início da semana passada, mas Porto Alegre registrará entre 11ºC e 17ºC, com sensações térmicas ainda menores pelo ar frio de origem polar. Não são esperadas chuvas nesta segunda-feira em nenhuma parte do estado, com tempo seco e sol.

A partir de terça (21) há focos de chuvas, com precipitação moderada, mas na quarta-feira (22), as chuvas se intensificarão, podendo atingir de forma intensa diversos municípios das regiões oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul.

Nas regiões centro e norte do estado, chuva forte é esperada para a quinta-feira (23). As condições, com vento forte, podem fazer com o que o rio Guaíba recue, mas aumentará o nível de água da Lagoa dos Patos, no sul do estado.

Na sexta-feira (24), uma nova massa de ar frio polar diminuirá as temperaturas, trazendo nuvens, chuva e garoa, e vento moderado na maior parte do Rio Grande do Sul. Nesse dia, o nível do Guaíba deve subir e a capital deve registrar de 10ºC e 17ºC.

Apesar de sem foco de chuvas, espera-se que, no sábado, a sensação térmica de inverno predominará, com frio intenso, derrubando as temperaturas para 6ºC e 13ºC em Porto Alegre.

Leia mais:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador