21 de maio de 2026

Morre Clara Charf, ativista e viúva de Marighella, aos 100 anos

Viúva do ex-deputado federal Carlos Marighella, Charf deixou um legado de 80 anos de luta por justiça social no Brasil
Crédito: Divulgação

Morreu, nesta segunda-feira (3), a ativista de esquerda Clara Charf, aos 100 anos, por causas naturais. De acordo com a Associação Mulheres pela Paz, presidida por ela, Clara estava hospitalizada há alguns dias.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Viúva do ex-deputado federal Carlos Marighella, Charf deixou um legado de 80 anos de luta por justiça social no Brasil, com destaque em campanhas contra a violência doméstica. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma nota lamentando a partida da militante nas redes sociais, a quem descreveu como uma mulher extraordinária. “E eu perco uma companheira de muitas caminhadas. Clara atravessou seu século de vida com uma flexibilidade bonita de quem sabia compreender o novo sem abandonar seus princípios, de quem olhava o mundo com lucidez e coração aberto.”

Perfil

Clara Charf deu início à trajetória política aos 21 anos, ao se filiar ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), em que conheceu Marighella, companheiro de vida durante 20 anos.

Ao lado do guerrilheiro, Clara coordenou o movimento feminista do PCB, especialmente na atuação contra a ditadura militar. 

Além de presa, Clara também se exilou em Cuba depois da execução de Marighella, retornando ao país apenas em 1979, após a Lei da Anistia.

Integrante da Secretaria de Mulheres do PT e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Clara será lembrada também pela promoção de direitos humanos, bandeira que carregou ao longo da vida. 

O velório está marcado para esta segunda-feira, das 18h às 21h, no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, de onde seguirá para a cremação na Vila Alpina.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AMBAR

    3 de novembro de 2025 5:24 pm

    Incrível, que descanse em paz.

Recomendados para você

Recomendados