Advogados de Lula entram com ação contra O Antagonista

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O escritório de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que entrará com “medidas judiciais cabíveis” contra o jornalista Cláudio Dantas Sequeira, do blog O Antagonista, para que seja “responsabilizado na âmbito cível e criminal” por publicação falsa, de “memória seletiva que deve ter, sem sombra de dúvida, finalidade clara”.
 
A ação ocorre diante da publicação nesta última sexta-feira (18), do site O Antagonisto, acusando a Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) de repassar R$ 180 milhões a advogados, incluindo Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, advogados do ex-presidente.
 
“É maliciosa e factualmente incorreta a afirmação do jornalista Claudio Dantas Sequeira de que o escritório Teixeira, Martins & Advogados (“TMA”) teria recebido “repasses” feitos pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ)”, afirmaram os advogados em nota.
 
Na publicação, O Antagonista afirma que mostrou que os repasses a diversas bancas de advogados foram “aparentemente sem fundamento”. A matéria se sustenta em suposta investigação do Ministério Público, nas mãos do procurador Júlio Marcelo.
 
“Não apenas há comprovação do atendimento às demandas jurídicas de alta complexidade da entidade, como o escritório logrou atingir o êxito buscado nessas ações, pois restabeleceu a Fecomércio-RJ na gestão do SESC-RJ e do SENAC-RJ por meio do acolhimento de procedimentos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, além de haver participado, no âmbito da Justiça do Trabalho, do êxito de procedimento que assegurou o resultado das eleições realizadas em 2014 no âmbito da própria Fecomércio-RJ”, explicaram os advogados.
 
O escritório de advogacia acusado na matéria afirma que o trabalho feito “está documentado por centenas de petições, relativas a dezenas de processos judiciais e administrativos em que o TMA representa a Fecomércio-RJ”. “São 48 processos e procedimentos, que geraram 50 recursos no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e 21 recursos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Os advogados do TMA ainda despacharam petições com praticamente todos os promotores, procuradores da República, juízes, desembargadores e ministros envolvidos nos processos judiciais e administrativos acima referidos”, lembraram.
 
Criticam Cláudio Dantas Sequeira por “não acompanhar a mídia”, o que “é de se estranhar”, “ignorando a atuação do TMA fartamente documentada em reportagens”. 
 
“Cláudio Dantas Sequeira ignora igualmente trabalhos anteriores de sua própria autoria, em outros veículos, como o que registrou o desempenho de membros do TMA no caso em questão, como se pode conferir no endereço. Uma memória seletiva que deve ter, sem sombra de dúvida, finalidade clara e objetiva de atingir a reputação do escritório e a imagem dos seus sócios e colaboradores”, concluíram.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 3 apatetados demotucanos de

    3 apatetados demotucanos de sempre: cretinos, no mínimo, a se fartarem da impunidade conseguida na base dos… deixa pra lá.

  2. O ministro Herman Benjamin,

    O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou na última sexta-feira, 18, a suspensão da votação na Assembleia de Minas (Almg) para os deputados mineiros decidirem se o governador Fernando Pimentel (PT) poderá se tornar réu na denúncia contra ele da Operação Acrônimo apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao STJ.

    Com isso, a votação deve ser suspensa até que os parlamentares da oposição recebam toda a documentação sobre a denúncia contra o petista, que foi encaminhada ao presidente da Casa, deputado Adalclever Lopes (PMDB). “Não se vislumbra como possam os deputados estaduais tomar decisão refletida sobre a instauração da Ação Penal sem conhecer detalhadamente as imputações e as provas já colhidas”, assinalou o ministro.

    A decisão de Benjamin acolhe em parte a reclamação protocolada em conjunto na Corte no dia 9 de novembro pelo líder do bloco de oposição na Almg, o deputado Gustavo Corrêa (DEM), o líder da Minoria, deputado Gustavo Valadares (PSDB), e pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT).

    Os parlamentares acusam o presidente da Almg de não disponibilizar aos deputados da oposição todo o material da denúncia contra o governador petista para poderem deliberar sobre o caso.

    Pimentel foi denunciado ao STJ em maio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de receber propina da montadora de veículos CAOA para favorecê-la no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pasta que comandou de 2011 a 2014. O governador e a empresa negam irregularidades.

    A Corte, contudo, entendeu que caberia à Assembleia de Minas deliberar se o governador do Estado pode ser processado enquanto exerce o mandato. Diante disso, todo o material da denúncia, incluindo delações premiadas, foi encaminhado à Almg, que tem 30 dias para deliberar sobre a situação do governador. 

  3. Demorou

    Isso já devia ter sido feito quando eram governo. Há inumeros desses blogs de direita que operam no campo do puro charlatanismo. Iludem centenas de pessoas com mentiras diuturnas, que obviamente se propagam. Eis uma das pontas do golpe.

  4. Vai perder fácil.
    Os

    Vai perder fácil.

    Os Antagonistas apenas disseram, em relação a Roberto Teixeira, que estes estão sendo investigados.

    Podem acabar por levar uma revertida na cara.

  5. Advogados de Lula entram com ação contra O Antagonista

    Está muito dificil acreditar que lula tenha feito algo bom, cada dia um escandalo, cada dia uma verdade horrosa sobre esse “estadista”. O brasil deve enterrar esse passado corrupto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador