Crise no Arquivo Nacional: Servidores redigem nota pública

Sevidores do Arquivo realizam manifestação

Nota pública da Assan sobre a questão do acesso aos arquivos

A Associação dos Servidores do Arquivo Nacional – Assan – apresenta sua solidariedade com os movimentos sociais e setores da sociedade civil que lutam pela abertura dos arquivos da ditadura, no que se refere àqueles custodiados no Arquivo Nacional (AN) e demais arquivos públicos, bem como às demais informações e conjuntos documentais que até hoje não foram recolhidos a estas instituições. A luta pelo direito à memória e à verdade também é nossa(…)

A Assan volta a denunciar também que o órgão que deveria abrir os arquivos da ditadura age autoritariamente contra os servidores. Na atual administração, que está há 18 anos do cargo (desde o governo Collor), convivemos com pedido de prisão e processos administrativos contra dirigentes da associação. Mais recentemente, seguindo a linha de supressão das garantias democráticas no AN, chegou a vez da censura prévia. Possivelmente para impedir críticas à sua gestão, a Direção Geral estabeleceu por portaria a exigência de que qualquer trabalho de servidor do AN a ser apresentado em evento acadêmico seja submetido previamente ao parecer de uma comissão de avaliação e, posteriormente, à aprovação do diretor-geral. Repressão, perseguição às lideranças sindicais, mordaça e censura: o que deveria ser acervo no AN é prática cotidiana e constitui verdadeiro estado de exceção.

Os trabalhadores do Arquivo Nacional oferecem o compromisso ético e profissional como servidores públicos encarregados de preservar a memória do país como a maior salvaguarda que a sociedade brasileira pode ter acerca da guarda e abertura destes arquivos(…)

Leia a íntegra

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador