Entre eleitores de Bolsonaro, 90% acreditam em fake news, diz estudo

Levantamento da Avaaz mostra que 98% do eleitorado do novo presidente foi exposto a notícias falsas e maioria acredita na veracidade das “informações”
 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Um estudo encomendado pela organização Avaaz à IDEA Big Data mostra que 98,21% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) tiveram contato com notícias falsas durante a disputa e 89,77% deles acreditam que as fake news são verdadeiras.
 
O levantamento foi realizado entre 26 e 29 de outubro com 1.491 pessoas em todo o país analisando. “As fake news devem ter tido uma influência muito grande no resultado das eleições, porque as histórias tiveram alcance absurdo”, disse o coordenador de campanhas da Avaaz, Diego Casaes em entrevista a Folha de S.Paulo.
 
A informação das fraudes em urnas eletrônicas com o intuito de contabilizar votos para Fernando Haddad, do PT, alcançou 16 milhões de pessoas nas redes sociais 48 horas após o primeiro turno e a notícia continuou viva no segundo turno”, completou.
 
Ainda, segundo a pesquisa, 93,1% dos eleitores de Bolsonaro disseram que viram a falsa notícia sobre a fraude das urnas eletrônicas, e 74% acreditaram nela.
 
“As pessoas conhecem o problema das fake news e têm clareza do impacto negativo que causam, mas as notícias falsas trazem elementos passíveis da verdade, como a montagem do vídeo no caso da informação sobre a fraude nas urnas, por exemplo”, avaliou Casaes.
 
Kit gay
 
Mesmo o Tribunal Superior Eleitoral afirmando que Fernando Haddad nunca implementou kit gay durante sua passagem no ministério da Educação, 83,7% dos 85,2% dos eleitores de Bolsonaro que tiveram contato com a mensagem acreditam na notícia falsa.
 
Para Ricken Patel, CEO e fundador da Avaaz, a democracia brasileira está em risco pela viralização de notícias falsas. “Essas histórias foram armas tóxicas cuidadosamente fabricadas para destruir a elegibilidade de um candidato. E, com a ajuda do Facebook e WhatsApp”, disse também à Folha. 
 
Numa iniciativa de chamar atenção para o fenômeno, a Avaaz lançou uma campanha contra a fake news no dia 18 de outubro, desde então recebeu mais de 100 denúncia de notícias falsas. Para ler a matéria na íntegra, na Folha de S.Paulo, clique aqui. 
 
 
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Blog agora é terceirizador da Folha?

    Ora, ora. Por que nao colocar a matéria toda? Se fosse para nao causar perda de audiência de um blog OK, mas da Folha?

  2. Hummm
    “sertamente” foi por

    Hummm

    “sertamente” foi por isso q Bolsonaro foi eleito com 57 milhões de votos!

    Tá “ixplicadu”!

    Não foi pelo antipetismo, pelos escândalos de corrupção… não foi o Lula na cadeia… Foi por causa do “uátizap”!

    E digo mais: Evidentemente q o nordestino é muito mais esperto q o resto do Brasil, pq não acredita em mentira… ou será q os nordestinos não tem “uátizap”?

    Pronto!

    Durmam tranquilos, progressistas!!!

    Finalmente uma explicação pra tirar da esquerda a responsabilidade pelos MUITOS erros cometidos

    1. Quer dizer que se o Candidato fosse o Lula…
      Quer dizer que se o Candidato fosse o Lula, o PT nao teria cometido erros?
      Esse Coxinha pensa com a bunda

  3. Estudo diz que 90% dos eleitores de Bolsonaro acreditaram em fak

     

     PATRÍCIA PASQUINI,Folhapress 7 horas atrás Reações Reblog on Tumblr

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Estudo da organização Avaaz apontou que 98,21% dos eleitores do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), foram expostos a uma ou mais notícias falsas durante a eleição, e 89,77% acreditaram que os fatos eram verdadeiros. 

    A pesquisa, realizada pela IDEA Big Data de 26 a 29 de outubro com 1.491 pessoas no país, analisou Facebook e Twitter.

    “As fake news devem ter tido uma influência muito grande no resultado das eleições, porque as histórias tiveram alcance absurdo. A informação das fraudes em urnas eletrônicas com o intuito de contabilizar votos para Fernando Haddad, do PT, alcançou 16 milhões de pessoas nas redes sociais 48 horas após o primeiro turno e a notícia continuou viva no segundo turno”, afirma o coordenador de campanhas da Avaaz, Diego Casaes.

    De acordo com dados da pesquisa, 93,1% dos eleitores de Bolsonaro entrevistados viram as notícias sobre a fraude nas urnas eletrônicas e 74% afirmaram que acreditaram nelas.

    “As pessoas conhecem o problema das fake news e têm clareza do impacto negativo que causam, mas as notícias falsas trazem elementos passíveis da verdade, como a montagem do vídeo no caso da informação sobre a fraude nas urnas, por exemplo”, declarou Casaes.

    O estudo também revelou que 85,2% dos eleitores do Bolsonaro entrevistados leram a notícia que Fernando Haddad implementou o “kit gay” e 83,7% acreditaram na história. Dos eleitores de Haddad entrevistados, 61% viram a informação e 10,5% acreditaram nela.

    CEO e fundador da Avaaz, Ricken Patel disse que a democracia brasileira está se afogando em notícias falsas. “Essas histórias foram armas tóxicas cuidadosamente fabricadas para destruir a elegibilidade de um candidato. E, com a ajuda do Facebook e WhatsApp.”

    A OEA (Organização dos Estados Americanos) afirmou que o fenômeno observado no Brasil de uso massivo de fake news para manipular o voto por meio de redes privadas “talvez não tenha precedentes.” Diversas pesquisas conduzidas antes do segundo turno por outros institutos concluíram que a maioria das notícias falsas foi direcionada contra o Haddad e o PT.

    Campanha contra a prática de fake news nas eleições A Avaaz recebeu mais de 100 denúncias de fake news desde o lançamento de uma campanha para coibir a prática, em 18 de outubro deste ano.

    O objetivo é identificar casos intencionais de divulgação de notícias falsas que possam ter partido de um dos candidatos à Presidência.

    A campanha premiará três pessoas com US$ 100 mil cada.

     

  4. Foram tantos absurdos

    Foram tantos absurdos distribuidos poe essa gente que fica difícil crer que alguém acredite nisso. Mas acreditaram.

    A questão não é acreditar,isso é secundário. A questão é porque acreditaram. E acreditaram porque queriam acreditar,porque foram,durante anos,massacrados,adestrados,a acreditarem em qualquer coisa que possibilitasse a eles, simplesmente ,irem contra  si mesmos. É a neurolinguística levada e enésima potência.

  5. Para perpetuar-se no planalto, basta alimentar o bolsa mentira

    e ele terá ainda mantida a bancada dos patetas eleita pelos panacas. São 50 milhões que não precisam mais ler jornais, pois mentir sozinhos são capazes. O bom trabalho da mídia brasileira nas últimas décadas, colhe frutos

  6. …quando a cabeça não pensa

    …quando a cabeça não pensa o corpo padece…..já dizia minha avó…. é o que ocorrerá….o pior é que  a merda resultante dessa ignorância atingirá a todos nós….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador