Entre Minas e Paris, a demanda crítica pelo direito à informação

 
Por Roberto Bitencourt da Silva
 
Muitos aspectos negativos são mencionados a respeito da disseminação do uso das redes sociais. Chamam demasiadamente a atenção expressões deselegantes e preconceituosas de comunicação, que se encontram a léguas de distância de um ideal habermasiano da deliberação pública, racional e argumentativa, eventualmente (a ser) transposto para o ambiente em redes.
 
As recorrentes manifestações de ódio e intolerância em rede derivam de fato elementar: a técnica é fruto da cultura e apropriada pelas aspirações, os esquemas de percepção, os interesses e os costumes dos sujeitos individuais e das classes sociais. Desse modo, em elevada medida, a cultura antecipa e molda a apropriação da técnica.

Entretanto, um fenômeno que se tem desenvolvido de maneira silenciosa, a cada dia mais comum, é bastante positivo do ponto de vista democrático. Trata-se da proliferação de informações e saberes oferecidos voluntária e involuntariamente, pela conexão de uma miríade de afetos, subjetividades e vetores de informação e conhecimento. Guarda tal fenômeno saliente potencial de enriquecimento cultural das coletividades.
 
Em meio às acirradas e recentes polêmicas em torno da ampla cobertura jornalística dos grandes meios, sobre os horrendos atentados em Paris, muitos usuários das redes sociais reclama(va)m, no Brasil, das escassas e limitadas notícias sobre a tragédia social e ecológica ocorrida em Minas Gerais.
 
Nesse sentido, deixando de lado potenciais julgamentos de valor acerca da controvérsia, em que, não raro, se procura(va) medir a dor em função da geografia, um fato é inegável e saliente nestes últimos dias: refiro-me à dilatação da capacidade das pessoas em rede identificarem os problemas e mecanismos de funcionamento das corporações da mídia.
 
Não seria exagero afirmar que, até uns cinco anos atrás, determinados perfis de crítica e observação sobre as mídias massivas e comerciais ficavam restritos aos profissionais e aos estudiosos dos fenômenos da comunicação.
 
É exemplar o candente caso da controvérsia que se produziu entre as tragédias de Minas e Paris. O que dá para se perceber é um aguçamento da percepção das pessoas, a respeito de questões que, há bem pouco tempo, ficavam circunscritas aos especialistas: pauta, enquadramento noticioso, seletividade e sensacionalismo, condicionamento publicitário etc.
 
Os internautas que não integram o campo jornalístico, nem são estudiosos da comunicação enquanto objeto de pesquisa e trabalho, não estão mobilizando, muito menos precisam usar aquelas categorias conceituais, em suas críticas e ponderações.
 
O mais rico – e realmente decisivo, sob o ângulo da democratização da nossa sociedade –, é a dilatação da capacidade coletiva de enxergar as realidades às quais os aludidos conceitos pretendem esclarecer. Ainda em processo, difícil mensurar e fazer projeções, inclusive tendo por foco implicações políticas. Em todo caso, fenômeno estimulado pela popularização no uso das redes de comunicação mais horizontalizadas e colaborativas.
 
A ampliação da capacidade de crítica sobre um problema vital ao interesse público, como o é o sistema de comunicações, que repercute diretamente no direito à expressão e na tomada de decisões coletivas, convenhamos, isso é muitíssimo alvissareiro.
 
Roberto Bitencourt da Silva – doutor em História (UFF), professor da FAETERJ-Rio/FAETEC e da SME-Rio.
 
Publicado no Diário Liberdade.
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ordem dos EUA, sob

    A ordem dos EUA, sob orientaçao da CIA, FBI, NSA…., é derrubar o PT, Lula e Dilma…, acorda Brasil, fomos invadidos e estamos sendo dominados…, sao varias frentes de ataque internos com manipulaçoes midiaticas e juridicas: ACORDA BRASIL….,Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana tem que ser investigada, eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL: Todas as entidades sociais, CUT, UNE, UBES, IGREJA, FORÇA SINDICAL e outras deveriam se engajar nesta bandeira e os familiares de alunos, somos maiores que esta policia nazista, que espanca professores, alunos e pratica genocídios todos os dias a mando de um corrupto, ladrão sob proteção do podre judiciario !!! Se organizar, se reunir, traçar pautas e ir para luta: ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL: Alckmin e sua superquadrilha do PSDB: 
    Fechar escola tambem é um ato de terrorismo, sr juiz bandido de toga…, tudo é do PSDB, as instituiçoes publicas e federais esta corrompidas, tudo nos bolsos do PSDB, DEM, PPS…..OS VERDADEIROS LADROES DOS COFRES DO BRASIL, com a proteçao do PODRE JUDICIARIO??? ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL, vamos a luta, colher 1 milhao de assinaturas em uma semana e pedir o IMPEACHMET de todos desgovernadores do PSDB no Brasil, onde tem PSDB na mais irá crescer!!!
    Com proteçao especial do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO: vejam a listas das corrupçoes, onde os corruptos imprendiveis, inimputaveis, improcessaveis, injustiçaveis…quase todos do PSDB, participaram e continuam a roubar, diariamente??? Onde tem PSDB, PPS, DEM, VEJA, EPOCA, ISTO É, REDE ROUBO e a Midia Brasileira …..tem MENTIRAS PLANTADAS, NOTICIAS FABRICADAS, FALSOS TESTEMUNHOS, MANIPULAÇOES GERAIS, FALSOS DOSSIES, CORRUPÇAO, DELAÇOES FORÇADAS, ROUBOS DOS COFRES PUBLICOS, como AECIOPORTOS, CEMIG, COPASA, LISTA DE FURNAS, Radio do Aecio, CPMI DO BANESTADO, SANGUESSUGA, MAFIA DO ASFALTO, MENSALAO DO AZEREDO/PSDB, MENSALAO ARRUDA,RORIZ/ DEM e PSDB/DF, TRENSALAO DO PSDB EM SAO PAULO, 700 PEDAGIOS EM SAO PAULO, ROUBO DO DINHEIRO DA SANTA CASA e DA SAUDE DE SAO PAULO, ROUBOANEL, ROUBO DA AGUA DA SABESP e do DINHEIRO TAMBEM, ROUBO DA MERENDA ESCOLAR ESTADUAL, falência da NossaCaixa, venda doativa do BANESPA para o SANTANDER com dinheiro do BNDES, falencia e privatizaçao da USP, lavanderia BUTANTAN, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, ZELOTES, SUIÇALAO DO HSBC, CHACAL,e etcs
    http://kidjansen.wordpress.com/2011/01/21/julio-cerqueira-sobre-a-inundacao-de-franco-da-rocha-uma-irresponsabilidade-da-sabesp

    https://jornalggn.com.br/noticia/operador-tucano-de-pasadena-nao-e-denunciado-na-lava-jato

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-direito-de-resposta-e-o-caso-da-juiza-marcia-cunha

    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352

    http://kidjansen.wordpress.com/2011/01/21/julio-cerqueira-sobre-a-inundacao-de-franco-da-rocha-uma-irresponsabilidade-da-sabesp

    http://escandalostucanos.strikingly.com/

    https://www.facebook.com/video.php?v=316200815234952&set=vb.100005351081069&type=2&theater

    http://www.contextolivre.com.br/2014/10/obrigado-bloomberg-agora-sabemos.html?spref=fb

     

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://www.istoe.com.br/…/316224_TRENS+E+METRO…
    http://www.istoe.com.br/…/319551_TODOS+OS+HOMENS+DO…
    http://www.istoe.com.br/…/337679_MP+APONTA…
    http://www1.folha.uol.com.br/…/1400001-documento-mostra…
    http://mariafro.com/…/a-batata-do-alckmin-esta-assando…/

    http://www.viomundo.com.br/…/propinoduto-tucano-teria…

    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/rolo…

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/lobis…

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html
    http://eleicoes.uol.com.br/…/alckmin-deve-entregar-so… 
    https://www.youtube.com/watch?v=RueXGs02ZIA
    https://www.youtube.com/watch?v=i2qF65hskgs#t=79
    http://pocos10.com.br/?p=11129#sthash.pRNfRMub.dpuf
    https://www.youtube.com/watch?v=Yt6O9hXCRbg

    https://www.youtube.com/watch?v=ub-trb-clfk
    http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-se-veronica…/

    http://cartamaior.com.br/
    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.revistaforum.com.br/…/frias-da-folha-saad…/

    http://o-espinhoso.blogspot.com.br/…/o-negociador-das…
    http://www.jesocarneiro.com.br/…/por-prescricao-justica…

    https://jornalggn.com.br/…/a-implosao-sistematica-de…

    http://br29.com.br/executivos-da-andrade-gutierrez-citam…/

    http://www.conversaafiada.com.br/…/nunca-se-roubou…
    https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
    https://www.youtube.com/watch?v=pet_sdhEtP8
    http://www.diarioliberdade.org/…/content/article.html
    https://br.noticias.yahoo.com/…/exclusivo-jornalista-e…
    http://br29.com.br/jornalista-global-solta-os-cachorros…/#
    http://www.conversaafiada.com.br/…/obama-esta-na-lava-jato

     

  2. Fatos e Redes

    Certa vez imaginei as redes sociais como uma praça onde todas as pessoas tinham um microfone e todas flavam simultaneamente.. Pouco se ouvia um do outros e todos o tempo inteiro tinham algo a dizer.

    Sobre os eventos de Mariana e Paris uma coisa ficou mais “concreta”: o que ainda resta de grande midia deu mais passos acelerados para um abismo sem fundo.

    Hoje todos se conectam e tem amigos, colegas conhecidos em qualquer lugar no mundo que podem transmitir suas opiniões sem intermediaçoes da imprensa. 

    Então por que eu tenho que gastar dinheiro,investir algum tempo com jornaloes, rádios e redes de TV se o que me interessa vem de fontes que confio?

    Ha um exemplo antigo: algume que ouvia um jogo de futebol pelo radio e os que ouviam radio dentro do estádio. Todos comentavam: a bola passa a um metro da trava e o cara do radio diz que raspou…

    A disputa pela solidariedade por uns e/ou outros mortos foi até “saudavel” pois trouxe a tona alguns aspectos do que é geopolitica e meio ambiente. 

    Ficamos mais atentos, aprimoramos nosso senso critico e ainda que SAMARCO/VALE de um lado e as potências estrangeiras verbalizem sobre o mundo árabe a todo instante como terroristas, as percepções estão mudando e as pessoas, nós, simples mortais, vulneraveis a tragédias 24 horas por dia, nao estamos dando ouvidos a discursos bem preparados pelas assessorias…

    Por fim se falará mais de uma Paris sem turistas no Natal e Ano Novo do que cidades pequenas esvaziadas, sem água, sem rio, sem trabalho, sem consumo, sem sonhos, quase fantasmas por tantos e tantos dias que virão…

  3. Se a globo existisse nos

    Se a globo existisse nos antigamentes,

    Nosso herói seria Silvério dos Reis,

    Não Tiradentes.

    Pelo menos, parece, está se conseguindo colocar uma pulga atrás da orelha de gente que não se daria conta da tendenciosidade das coberturas da grande mídia. Além disso, fica o recado de que existe gente atenta às tentativas de manipulação e disposta a desmascara-las. Acho que o caso da bolinha de papel é um bom exemplo da importância da internet e redes sociais. Não fossem por isso, a mídia golpista teria emplacado a versão mentirosa de que serra foi atingido por um tijolo atirado por um petista.

  4. O texto é excelente e

    O texto é excelente e parebenizo o autor. Mas sinceramente, vocês deveriam fazer um curso de comunicação ou de escrita para o grande público. Iniciar um parágrafo com “habermasiano” deveria ser considerado um crime. O conteúdo é ótimo e precioso demais para tamanha linguagem acadêmica e (para a maioria) inacessível. Saudações.

  5. Lá Hebdo

     

     

     

    Nada lhes tira a oportunidade de fazer piada. é como diz uma frase anarquista: “perdemos a revolução, os amigos, a piada não”.

    Se bem que o pessoal que edita o periódico está bem longe de qualquer ideologia libertária, penso que etão mais próximos do Niilismo, que é a ideologia do destrutivismo total, muito parecido com o ISIS do qual foram vítimas recentemente.

    Nessa picada, após destruir a tudo e todos O Hebdo e o ISIS, se autodestruirão?

     

    Alvo de ataque que deixou 12 mortos, “Charlie Hebdo” satiriza massacre em Paris

    Por iG São Paulo | 

    17/11/2015 10:24 – Atualizada às 17/11/2015 10:26

    COMPARTILHE

         Texto  165 pessoas lendo 7Comentários

    Jornal teve sua sede, também na capital francesa, atacada por extremistas ligados ao Estado Islâmico, em janeiro deste ano

    Capa da nova edição do jornal satírico: Divulgação – 17.11.2015Capa da nova edição do jornal satírico: “Eles têm as armas, mas nós temos champagne”

    Alvo de ataque extremista que deixou 12 mortos em janeiro, o jornal de humor “Charlie Hebdo” satirizou os atos ocorridos na última sexta-feira (13) em Paris, quando ações coordenadas fizeram ao menos 129 vítimas na cidade, em sua maioria jovens.

    Na capa da edição da publicação prevista para chegar às bancas na próxima quarta-feira (18), um francês entorna uma taça de espumante enquanto a bebida escorre para fora de seu corpo através dos furos de balas espalhados pelo tórax e pernas. 

    “Eles têm armas. Mas que se danem. Nós temos champagne!”, diz a legenda da capa da revista, antecipada nas redes sociais em meio à repercussão dos atos que apresentam a intensificação da estratégia do Estado Islâmico de operar em cidades do Ocidente. O consumo de bebidas alcoólicas é proibido no islamismo. 

    Leia também

    Dez meses após Charlie Hebdo, França vive nova noite de terrorRevista ‘Charlie Hebdo’ gera polêmica ao satirizar morte de menino sírio AylanEdição histórica da Charlie Hebdo chega ao Brasil

    Em janeiro, extremistas ligados ao grupo, que reivindica a autoria dos ataques em Paris, invadiram a sede do “Charlie Hebdo”, também na capital francesa, com armas de fogo e mataram 12 pessoas, entre elas nomes importantes da história do jornal, como o cartunista Georges Wolinski. Ainda foram mortos outros três desenhistas e o editor da publicação, Stephane Charbonnier.

    Uma semana após o massacre, com uma tiragem recorde de 7 milhões de cópias, incluindo traduções em seis idiomas, a publicação lançou uma edição especial na qual, ao lado da frase viralizada “somos todos Charlie”, afirmava que “tudo seria perdoado”.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador