Lava Jato estaria preocupada que opinião pública enxergue coerção abusiva

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A decisão do juiz da Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, que comanda a Operação Lava Jato, de conduzir coercitivamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira (04) está sendo alvo de crítica de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
“Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão que resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, já havia reagido publicamente o ministro Marco Aurélio Mello, na última sexta.
 
Na ocasião, o ministro do Supremo afirmou que “precisamos colocar os pingos nos ‘is'”, completando que é preciso “consertar o Brasil”, mas sem “atropelar” as normas jurídicas. “O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes”, completou.
 
Nesta segunda (07), a jornalista Mônica Bergamo publica que a opinião é consenso, ainda, de outros ministros da última instância. “Além do ministro Marco Aurélio Mello, que já criticou publicamente o magistrado, outros ministros da corte acham que ele [Moro] avançou o sinal”, afirmou em sua coluna.
 
A jornalista afirma que, no entender dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a coerção só seria cabível caso Lula já tivesse sido intimado e se negasse a depor, o que não ocorreu. O “avanço no sinal” por parte do juiz da Lava Jato estaria sendo “mal digerida no STF”, completa.
 
Uma das constatações de que Moro realmente abusou seria a nota publicada no sábado (05) pelo juiz, justificando a adoção da medida. “Poucas vezes, Moro e os investigadores tiveram de divulgar notas para justificar suas atitudes. Eles fizeram isso no fim de semana a fim de explicar a adoção da condução coercitiva porque houve dúvida sobre a forma como atuaram em relação a Lula”, concluiu Kennedy Alencar, em seu blog.
 
O jornalista também teria ouvido outros ministros do STF, além de Marco Aurélio Mello, que também enxergaram abuso na decisão do juiz do Paraná. Lembrou, ainda, que Marco Aurélio que criticou o expediente no caso de Lula “está longe de ser um partidário do ex-presidente”.
 
Kennedy criticou a “arrogância” da equipe da Lava Jato diante das críticas da opinião pública, de juízes e dos próprios ministros sobre a coerção a Lula. Se a resposta dos procuradores e delegados era que o ex-presidente “não está acima da lei”, o jornalista lembrou que também a “Lava Jato não é imune a críticas”. 
 
E reconheceu que Moro, em sua “espécie de aliança com a opinião pública para fazer o combate à corrupção avançar”, adota uma estratégia política, além do jurídico. 
 
Seria a relação da Operação Lava Jato, conduzida por Sergio Moro, com a imprensa e a opinião pública que preocuparia, neste momento, a decisão de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula. Os investigadores estariam “preocupados com a possibilidade de colar na opinião pública a imagem de que houve abuso de poder pela força tarefa”, informa o Painel da Folha de S. Paulo.
 
O jornal tenta trazer a credibilidade para a ação: “Juridicamente, se dizem seguros”, e entra com a retórica para defender a coerção, adiantando que a reação já era previsível: “Um integrante lembra, contudo, que o argumento de abuso de poder foi usado para atacar a Operação Mãos Limpas, na Itália, conforme as investigações avançaram na cadeia de comando do esquema”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Opinião pública

    Não há mais opinião pública a se moldar. Todos já escolheram seu lado. Agora é pau. Ficar melindrado com a opinião pública, para mim, no real momento é fraqueza. Vamos chamar de “bundamolismo” da coxinhada.

  2. Já colou

    É preciso ser muito néscio ou fanático anti-Lula para não achar que houve abuso de poder. A pesquisa da Vox Populi, mesmo imprecisa pelo método, dá ideia da “cola”. 

  3. É preciso deixar de

    É preciso deixar de reverberar estas bobagens. O camisa preta do Paraná aprendeu a dizer estas coisas para poder agir livremente e impunemente,parece até com so bicudos emplumados,aqueles que roubam e gritam pega o ladrão.

  4. Pergunta que não cala

    Existe ainda alguma dúvida que o Ministério Público está jogando para a torcida? Que os vazamentos são seletivos? Quem está em conluio com a grande imprensa, que sempre foi contra o governo?

    1. E quando não foi ?

      Por qual razão os mais votados da lista, são eleitos pelos demais colegas? E não é só p/ a torcida brasileira, não, são ordens mesmo. O PT percebeu tarde, mt tarde. Agora a presidente não consegue nem nomear o Min. da Justiça.

  5. ao oatravessar o rubicão, a

    ao oatravessar o rubicão, a lava-jato agiu ilegalmente, declarou guerra…

    quis retornar, mas parfece que não há retorno…

    se até o conservador marco aurelio denuncia isso, imaginem os progressistas

    que querem meljhorias mais substanciais para o país, e não a regressiva idade média.

     

  6. Os métodos da Lava Jato

    Os métodos da Lava Jato beiram o nazi-facismo. Os verdadeiros corruptos pegos com a mão na massa, devolvem parte do dinheiro e voltam a gozar da vida Nabesca que tinham, bastando para isso denunciar alguém que seja de corrente contrária à simpatia de delegados e procuradores, que em termos de corrupção se passar um pente fino, periga não sobrar ninguém, nessas instituições.

  7. Perguntas

    1) Pode-se dizer que quem tanto tucaneia sua comunicação, tucano é?

     

    2) Assalto deixa de ser assalto se o bandido primeiramente convidar a vítima a lhe entregar tudo o que possui? Fica sendo expropriação coercitiva?

    3) De estupro já perguntei noutro comentário: deixa de sê-lo se o agressor primeiramente convidar a vítima a satisfazer-lhe a concupiscência?

    4) Last, not least: quando FHC, Aécio (e mais uns tantos) e a imprensa convidam Dilma a renunciar, deixa de ser golpe também? Passa a ser deposição coercitiva?

    5) Vide pergunta 1.

  8. Superestimaram o poder da rede esgoto

    O poder de manipulação da globo não é tão grande quanto os procuradores e o juiz esperavam. Por mais que usem a tática de Goebbels gastando horas a fio no jornal nacional tentando convencer o público de que a chácara e o triplex são do Lula, quando não são, o povo não parece ser burro o suficiente para acreditar.

    Apesar de todo o esforço, a Vox Populi mostrou que a maioria acha que Lula está falando a verdade. 

     

  9. Sigo no mesmo mote…

    Eu sigo com a mesma opinião dos outros dias. Não adiantarão protestos, passeatas e declarações de especialistas, Moro não acredita que abalem o poder que desfruta, portanto os ignorará e mandará prender Lula. Depois abrirá suas baterias contra o governo… O roteiro da peça já está escrito…

    A pergunta é: o que se pode fazer para interromper isto?

    Um abraço.

    1. “A pergunta é: o que se pode

      “A pergunta é: o que se pode fazer para interromper isto?”:

      Prender quem manipulou a bolsa de valores antes de tudo.  Vamos e venhamos, o maior insider do Brasil eh a rede golpe.  Eh literalmente impossivel que eles nao tenham lucrado.

  10. Perdi o meu comentário. PQP!

    Vou tentar reescrever de cabeça.

    Esses golpistas canalhas inseridos no aparelho de estado e que estão por trás do camicia nera acham que vão dar um golpe sem que haja reação. Estão redondamente enganados. 2016 não é 1964. A imprensa golpista não detém mais o monopólio da informação. Agora, existe um negócio chamado Internet. Eles acham que vão dar o putsch e que a população vai aceitar calada. Não vai. O que vão conseguir é dar início a uma guerra civil. Vão levar pelas fuças um banho de sangue. Na sexta-feira, os seguidores do camicia nera mandaram às favas os resquícios de escrúpulos – se é que algum dia o tiveram – e mandaram o Estado Democrático de Direito à merda. Repito: 2016 não é 1964. Ensaiaram o golpe. Inclusive no pedido de socorro militar – os calhordas de sempre da rede globo – golpista ontem, hoje e sempre – não escondem sequer a falta de originalidade. Estão brincando com fogo e vão se queimar.

  11. judiciário, um dos males, atualmente o maior

    Moro na a opinião de certos ministros do stf “Avançou o sinal”. Na verdade atropelou o guardinha e o farol. Perda total.

  12. Recuando

    Na sexta feira os jogadores deram suas cartadas mais altas. 

    MORO & CIA apostaram no show midiático para ver o que acontecia. Talvez esperassem uma enorme mobilização popular indo para a rua comemorar.  Apesar de comemorações pontuais , o levante esperado não ocorreu. 

    LULA por sua vez percebeu o timing. Também fez seu discurso do tudo ou nada. Disse com todas as letras quem é MORO , a GLOBO , os MARINHO , e que agora é guerra. Ou seja , mandou a bola pro campo adversário , que por hora se encontra perdido , o medo de acirrar a polarização no país , provocar confrontos. Gostam de fazer pose de paladinos , dar entrevistas , mas todos – MORO e procuradores – estão recuando ante a possibilidade de serem responsabilizados por mais  esse abuso na longa lista de arbitrariedades que conta a hstória do país . 

  13. Palavra do Grão-Mestre

    A defesa prévia do filho do fundador do PSDB de Maringá, Paraná, está aqui:

    Artigo n° 251 de Autoria do Grão-Mestre Geral Adjunto Barbosa Nunes.

    Muitos podem pensar que ele surgiu de repente, num passe de mágica, para ser e se transformar no cavaleiro da esperança do povo brasileiro. Encarnou e se revestiu da moralidade clamada pela população e vai com determinação marcando novos rumos……………………………………………

    mais aki: http://www.gob.org.br/?c=5402

  14. Também senti o arreganho no ar, como ficou feio

    Quando se tem que explicar uma piada é porque a piada não é engraçada mesmo, isso se viu desde o sequestro de Lula na sexta-feira.

    Explicar que o sequestro foi para proteger o sequestrado deve entrar na lista de patacoada dessa gente fina do Paraná. 

    Eu já contei umas 450 patacoadas essa é de numero 451.

    O que a Rede Globo vai encolher  suas finanças depois desse sequestro protetor não está no gibi. O povo mais distraido ficou desconfiado, para ter certeza falta só mais um tiquinho assim oh.

     

  15. Alem da total ilegalidade

    Alem da total ilegalidade no sequestro de Lula, absurdo também foi ver depois de 2 anos de vazamento seguidos para a imprensa amiguinha, aquele procurador barbicha dizendo que “vai punir severamente quem vazou informações”.

    Deveria tomar é VERGONHA na cara!

    Esse sujeito deve pensar que os brasileiros minimamente informados, não passam de um bando de Idiotas.

  16. O golpe a galope

    O golpe a galope:

    – O sequestro de Lula pela PF a mando de Moro; (Só não desapareceram com Lula para Curitiba devido à reação que houve, que foi imediata e sem convocação alguma, agimos por instinto por assim dizer)
    – A intimidação de um dos advogados de Lula por Moro;
    – As notinhas “ingênuas” de Noblat e Merval implorando que os militares interfiram para “conter as milícias petistas”;
    – O silêncio e também a conivência (em alguns momentos) do STF com essa turba comandada por Moro e pela Globo;
    – A insistência da própria Globo em insuflar o golpe por meio de seus noticiários insistentemente 26 horas por dia;

    – Tem delegado da PF convocando o “povo” para o dia 13/03 e incitando a população no sentido “cauterizar o câncer que é o PT”; a Polícia Federal, aquela que se diz “republicana”, se transformou por completo numa milícia armada a serviço da direita, da Globo e do golpismo canalha.

    – Se é um golpe puramente “justicialista” ou “com apoio das forças armadas”, não sabemos, mas que ele está sendo rascunhado já há algum tempo, não podemos ter qualquer dúvida.

     

    Moro e seus comandados e comandantes (Globo, PSDB) estão se lixando para as consequências de seus atos, estão apostando mesmo no cenário pior possível de enfrentamento., contando com o que e com quem mais (além dos atores que já estamos carecas de citar) não sabemos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador