Rede Globo do golpe: foi toco ou não foi toco?

Globo levou mais de 30 anos para reconhecer que participou do golpe de 1964. Quanto tempo levará para admitir esse?
 
 
Bem Blogado
 
Rede Globo do golpe: foi toco ou não foi toco?
 
Por Washington Luiz de Araújo, jornalista
 
A piada é antiga, mas como mais antiga é esta mania das oligarquias, dentre elas a Rede Globo, de patrocinar golpes, vamos lá. O sujeito se apresenta ao médico e diz que estava andando pelo mato de sua fazenda quando escorregou e um toco penetrou lá… naquele lugar. No cunha.  O médico, experimentado, pede para a suposta vítima do toco tirar a roupa e ficar na posição cata-cavaco.  Com uma lupa, o doutor examina o local atingido  e lasca  o diagnóstico: “Não foi toco”.
 
A vítima do “toco”  esperneia, diz que não é mentiroso, que o médico o conhece há muito tempo, que sabe o cunha que tem,  e que, se ele tá falando que foi toco, é porque  foi toco. O médico, calmo,  responde que entende a posição do distinto paciente, mas insiste, do alto da sua experiência,  que não foi toco.
 
A discussão vai aumentando  e, com o tempo exíguo como sempre  para consultas, o doutor arremata: “Olha, meu amigo. Aqui tem um remédio para toco. Então como o senhor insiste  que foi toco, tome estes comprimidos, um a cada três vezes ao dia”.
 
Já vestindo a roupa, satisfeito em ter convencido o médico de que foi toco, o paciente ouve um alerta, em relação ao  qual ele deve temer: “Só tem uma coisinha:  se não for toco e o senhor tomar este remédio, o senhor morre. Mas tenho aqui um outro remédio no caso de não ter sido toco, e  quanto a esse o senhor não precisa temer por sua  vida”.
 
Já nem um pouco paciente, o sujeito pega o remédio para não toco e encerra a conversa: “Vou tomar este medicamento para não toco, mas que foi toco, foi toco!!!”
 
Conto a  piadinha manjada só para lembrar dessa história dos golpistas, incluídos aí parlamentares, vice-presidente da República, velha mídia, membros do STF e demais, que, mesmo na posição de cata-cavaco, continuam insistindo que não há um golpe em andamento no Brasil.
 
Vou me ater aqui à Rede Globo de Televisão e afiliados, que insistem na tese do “não é golpe”. A Globo levou mais de 30 anos para reconhecer que participou do golpe de 1964. Aliás, seu jornal “O Globo” esteve na linha de frente, na origem da conspiração e na consecução dela;  já a emissora de TV só participou da ditadura partir de 1965 – pelo  simples fato de ter sido criada naquele ano, sob os auspícios dos militares.
 
A impressão que se tem é que, com esse  reconhecimento, ocorrido somente em 31 de agosto de 2013, as instituições criadas por Roberto Marinho tentaram tirar o peso das costas para colocar outro: o golpe de abril de 2016. Desta vez, emissora de TV, jornal e rádios do conglomerado, todos eles, participam do golpe, diuturnamente.
 
Por falar nisso, um passarinho me contou que a família Marinho orientou, recentemente,  todos os diretores de jornalismo da rede no Brasil  a reforçarem  a posição  de que “não é golpe”. A orientação, que na verdade é uma ordem, foi  de que os dirigentes convocassem todos os subordinados para dizer que o “é golpe” não pode prosperar na sociedade e que ninguém arrede os pés dessa convicção.
 
Ao contrário do remédio que tomou durante a ditadura militar, que foi o apoio incondicional dos milicos, a Globo desta vez está no dilema: toma o medicamento para toco ou para não toco?  Mas esse dilema só se torna explícito pela insistência em afirmar que não foi toco (perdão,  de que não é golpe).
 
As ruas já entoam “Fora Rede Globo, o povo não é bobo” e “E a verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura. E continua…” Portanto, insistindo na tese de que não é golpe, as instituições Globo vão sorvendo diariamente, em vários momentos, o remédio para o “não foi toco”. O problema é que está morrendo, pois, se uma parte do povo mais antigo, acostumado a assistir e engolir os venenos cotidianamente fornecidos pela rede, ainda dá audiência, a moçada já não assiste. Jovens que não manterão o hábito de seus pais, de sintonizar a emissora, sabem que a verdade é dura, de que é golpe e a Globo vai morrer junto com a falácia do “não foi toco”. E para isso não há remédio.
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mea culpa da rede globo em seu apoio ao golpe de 64

    para “tirar o peso” e apoiar o golpe de 2016 tem um paralelo direto com a posição do Obama, que veio até a Argentina dizer que os EUA não interferem mais na América Latina no exato momento em que apoiam um golpe aqui.

  2. O remédio é fácil

    O remédio é fácil,a parte da sociedade que acreadita que foi toco,não mais sintonizar a Rede Globo.. Já faço isto há algum tempo.

  3. Reuniões do Marinho com Dilma.

    Nesse turbilhão de acontecimentos, às vezes elementos importantes de análise passam sem avaliação mínima. Impossível deixar de relacionar a conduta da Globo com a de Eduardo Cunha, ambas após decisões de membros do governo federal e do PT. EC 48h após comunicação pelo PT de que não lhe daria os votos no conselho de ética aceitou o pedido de impeachment, enquanto que a Globo mergulhou de cabeça na desestabilização e no golpe após 2 reuniões entre um de seus donos e a Presidenta, sem que nada de substancial tivesse sido anunciado. As condutas pró-golpe, ao que parece, resultaram de coações e chantagens frustradas. 

  4. Enquanto isso, no QG da Golpe

    Enquanto isso, no QG da Golpe a Jato…

    – Turco! Tá na hora! Vamo grampear o Lula!
    – Cara, eu também tô doido pra meter a mão no petralha. Mas é melhor esperar o golpe passar pelo Senado…
    – Que esperar, que nada! Vamo aproveitar a onda. Tu sabe que se o Lula ficar solto ele ganha em 2018…
    – É verdade. E se passar o projeto de novas eleições ainda este ano, fica tudo bem pior!
    – Eleições… pra que foram inventar essa merda? Pra que foram deixar pobre ignorante votar, o voto dele valendo a mesma coisa que o de um dotô concursado feito nóis?
    – É uma merda mesmo. Pior que a Globo tem falhado em direcionar o voto dos pobres pros candidatos da gente…
    – Então, meu cumpádi justiceiro, vamo cair matando! Agora é nóis!
    – Temos que tomar cuidado… a imprensa internacional tá caindo de pau no Impíxi. Se pelo menos os deputados falassem um português melhor quando impixaram a Dilma…
    – Mas, Turco, nossos bróders do serviço secreto americano tão colados com a gente. Quem é que pode com eles? Em Portugal, uma força tarefa igualzinha à nossa, patrocinada pelos gringos, já prendeu o Zé Sócrates por 9 meses! Isso sem nenhuma acusação… e ficou tudo na boa! E olha que lá é Europa! Cê acha que aqui, na América Latrina, vai dar ruim? O Supremo já tá dominado! E a mídia é nossa!
    – Pois é. Nossos esparros do Estadão até já deram a senha… Talvez seja a hora mesmo…
    – Issa! Vamo botar o Lula em cana. Agora, já! Tu sabe que nem precisa de acusação. Nem mostrar nada pros bosta dos advogado… Vamo jogar o cara junto com 568 bandidos numa cela onde só cabem 10…Deixa ele apodrecendo lá!…
    – É nóis! O Lula tá velho e tá fraco, já tá bichado com câncer…Bota na cela dele um detento com H1N1! E solta lá dentro um mosquito com dengue e com Zica!…

    (Pano rápido!)

  5. Washington,
    corrige aí. nos 2

    Washington,

    corrige aí. nos 2 últimos parágrafos:  vc tá escrevendo “não foi toco”. o certo, pela coerência, é “foi toco”.

    valeu!

  6. O Não foi toco da Globo

    A globo não liga que não foi toco.

    Ela quer é enriquecer ainda mais, como fez com o golpe militar.

    AH! A VIDA É DURA! A REDE GLOBO ENRIQUECEU NA DITADURA!

     

  7. É muita ingenuidade

    A Rede de Esgoto e Televisão é o que hoje com a ajuda dos milicos. Ela reconheceu que apoiou a ditadura para passa para o povo a impressão de que não é mafiosa e logo em seguida deu o golpe contra o Governo atual. A  Rede de Esgoto e Televisão é a principal cabeça desse golpe contra o Brasil.  O Lulinha paz e amor (o republicano) teve tudo para enfrenar Rede de Esgoto e Televisão com a ilusão de que mesma iria baixar a guarda.  O Lulinha paz e amor (o republicano) foi avisado várias vezes pelo Paulo Henrique Amorim que a  Rede de Esgoto e Televisão iria dá um golpe.

     

     

  8. diga 33.respire…
    é possível

    diga 33.respire…

    é possível um pneumotórax?

    – não, a única coisa a fazer é tocar umtango aergentino…

    manuel bandeira…

    tacaotoco no filhote da ditadura…

    caipira aculturado…

     

  9. O buraco é o do povão mesmo

    Se é toco ou não pouco importa , porque o buraco em que vai entrar não é o da Globo .  É sempre o do povão !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador