Alesc abre processo de impeachment contra Carlos Moisés

Afastamento do governador catarinense começou a ser discutido devido a suspeita de irregularidade em aumento salarial para procuradores

Carlos Moisés (PSL), governador de Santa Catarina. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) abriu processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL) e a vice Daniela Reinehr (sem partido), por suspeita de crime de responsabilidade no exercício do mandato.

A decisão do presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), um passo inicial para o debate em torno de um eventual afastamento, e também representa um desgaste político para o governador nos próximos meses.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o processo foi aberto com base em parecer da procuradoria jurídica da Alesc, que entendeu existir indícios de irregularidades na concessão de aumento salarial para procuradores estaduais por meio de decisão administrativa, equiparando os salários dos procuradores do Executivo com os do Legislativo.

A representação foi apresentada pelo ex-defensor público Ralf Zimmer Junior, que alega que tal equiparação é ilegal e só seria possível com a autorização dos deputados, o que não aconteceu. A representação havia sido arquivada por falta de documentos, mas o pedido foi reapresentado com os documentos faltantes em maio.

A Assembleia ainda está discutindo a respeito do rito do processo. Pelo regimento interno, após a defesa do governador está prevista a formação de uma comissão de nove parlamentares para elaborar um parecer em até três meses.

 

Leia Também
Relações indecentes e conspirações imorais, por Tania Maria de Oliveira
Em sessão de 8 minutos, TRF-4 nega recurso de Lula no caso Atibaia
Obras de Florestan Fernandes começam a ser reeditadas
Governo Bolsonaro tenta se apoderar da aprovação do Fundeb
TCU diz que Ministério da Saúde gastou menos de 1/3 da verba para Covid
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Politicagem da grossa, como sempre, em santa catarina.
    É só verificar o “histórico” do tal garcia, com os rolos em que sempre está metido.
    Não que o bombeiro seja essas coisas, mas, no caso específico, apenas os de sempre, como sempre, tentando voltar a “gafanhotar” os catarinas que, diga-se de passagem, merecem…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador