Bolsonaro segue em silêncio após vitória de Biden

Líderes europeus são os primeiros a cumprimentar novo presidente norte-americano; no Brasil, políticos como Rodrigo Maia e João Doria parabenizam democrata

Foto: Alan Santos/PR

Jornal GGN – Os líderes mundiais parabenizaram o democrata Joe Biden pela vitória na eleição pela presidência dos Estados neste sábado, mas o presidente brasileiro Jair Bolsonaro não se manifestou a respeito, assim como os porta-vozes de seu governo.

Outros políticos também não falaram a respeito publicamente, como os líderes da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, e de Israel, Benjamin Netanyahu.

Segundo o jornal O Globo, o primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi um dos primeiros a comentar a vitória do candidato democrata. Líderes europeus também felicitaram Biden, como o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel – ambos tiveram diversos atritos com Trump em questões ambientais, políticas e sobre a forma de lidar com a pandemia do coronavírus.

O premier britânico, o conservador Boris Johnson parabenizou Biden e, principalmente, a vice-presidente Kamala Harris pelo que chamou de sua “conquista histórica”, por ser a primeira mulher, negra e asiática no cargo.

Na América Latina, as manifestações das autoridades foram de felicitações a Biden (como do presidente argentino, Alberto Fernández, e do colombiano Iván Duque) a alfinetadas em Trump por parte do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales.

Líderes políticos brasileiros usaram as redes sociais para parabenizar Biden pela vitória, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, que acompanhou as eleições norte-americanas como integrante de uma delegação de observadores internacionais.

Já o presidente Jair Bolsonaro e o Itamaraty seguem em silêncio, o que não chega a ser surpreendente devido ao apoio público do presidente brasileiro à reeleição de Trump. Outros políticos também não falaram a respeito publicamente, como os líderes da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, e de Israel, Benjamin Netanyahu.

 

 

Leia Também
Quem comemora a derrota de Trump deve buscar entendê-la, por Flavio Lobo
América em risco, por Wilson Ramos Filho (Xixo)
Manias gringas na gringolandia, por Fábio de Oliveira Ribeiro
Sem qualquer capacidade de diálogo internacional o Brasil ruma para a ruína, por Ion de Andrade
Trump é imortalizado em enorme mural com 20.000 das mentiras que disse
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas tanto este insano como seu sequito infame continuam atentando contra o país e sua memória.
    Como descrito no artigo tratam-se de figuras menores, mas que, infelizmente, estão com a caneta (ainda).
    Muita cagada pra reverter. Mas tirando as centenas de milhares de vidas perdidas, em grande parte por incompetencia desta turma, o resto a gente vai consertar
    https://www.jb.com.br/pais/2020/11/1026436-petrobras-atenta-contra-a-memoria-nacional-ao-apagar-o-nome-de-brizola.html

  2. A tristeza de Jair tem que ser mais bem compreendida e tolerada, não se trata apenas de tristeza mas também de luto que é preciso guardar, 3 dias né, não sei se úteis ou corridos. Depois o presidente reconhece a vitória de Biden. Se dias úteis, começa a contar a partir de segunda e vence na quarta. Se na quinta não houver o reconhecimento seria o caso de interná-lo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador