Chefe da Polícia Federal define novo superintendente do Rio

O delegado Tácio Muzzi, que foi superintendente interino durante cinco meses em 2019, é o sucessor de Carlos Henrique Oliveira

Tacio Muzzi. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Jornal GGN – O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando de Souza, definiu nesta quarta (6) quem será o próximo superintendente do Rio de Janeiro. O escolhido para substituir Carlos Henrique Oliveira (que desagrada Jair Bolsonaro) é o delegado Tácio Muzzi. De acordo com os depoimentos de Sergio Moro, Muzzi não estava na lista de Bolsonaro para assumir o cargo.

Rolando assumiu a chefia da PF após Bolsonaro exonerar o delegado Maurício Valeixo. Moro pediu demissão na sequência, alegando que a saída de Valeixo era necessária para que o presidente pudesse intervir politicamente nas superintendências do Rio, Pernambuco e outros estados.

De acordo com o G1, Muzzi está na PF desde 2003 e foi superintendente interino no Rio por cinco meses, em 2019. Ele participou da operação Gladiador, foi chefe da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, no Rio, e atuou no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Também foi diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

No depoimento à PF, Moro apresentou uma mensagem no WhatsApp enviada pelo presidente. Ela dizia: “Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro.”

A mensagem, na visão do ex-juiz, ilustra as intenções de Bolsonaro em interferir politicamente em cargos estratégicos da Polícia Federal (diretoria-geral e superintendências estaduais) para possivelmente ter acesso a informações privilegiadas.

Leia também:

“Moro, você tem 27 Superintendências, eu quero apenas a do Rio”

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador