Como José Genoíno foi envolvido no mensalão

Segundo depoimento recente do procurador Eugênio Aragão, do grupo de procuradores que se aproximou do ex-presidente do PT José Genoíno no início do governo Lula, havia convicção de que ele era inocente. Foi um pesado desabafo contra o que Aragão considerou uma extrema deslealdade para com Genoíno e um caso clamoroso de erro judiciário.

O que teria ocorrido, então, para que fosse indiciado, condenado e preso?

Hoje consegui o relato de advogado que acompanhou os principais episódios do relacionamento Genoíno-Ministério Público Federal.

Seu indiciamento ocorreu, primeiro para completar o número de quatro – com José Dirceu, Delúbio Soares e Silvio Pereira (que, depois, colaborou com as investigações), para poder enquadrar o tal núcleo político do PT em organização criminosa.

Depois, para permitir chegar a José Dirceu. Como sustentar a tropicalização da tal “teoria do domínio do fato”, partir de Delúbio e chegar a Dirceu sem passar, antes, pelo presidente do PT?

Havia a necessidade desse elo na corrente. Por aí se entende a razão do indiciamento de Genoíno. Mais do que isso, o episódio é bastante revelador sobre como se dão as disputas de poder em Brasília, os relacionamentos de interesse, as guerras entre corporações, ou intra-corporações, no ambiente de corte que caracteriza as capitais federais.

Genoíno foi indiciado pelo PGR Antônio Fernando de Souza, mas não perdeu o poder de imediato. Permaneceu presidente do PT e deputado influente na Câmara.

No MPF havia dois grupos disputando a atenção de Genoíno. O PGR Antônio Fernando e seu vice Roberto Gurgel; e outro, Rodrigo Janot, dirigindo a Escola Superior do Ministério Público da União, com seu assessor Odim Brandão. Entre eles, a ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).

Antônio Fernando e Gurgel eram frequentadores assíduos do gabinete de Genoíno, assim como a ANPR.

E Genoíno era convidado frequente para confraternizações na PGR, para seminários promovidos por lá, com a presença constante de Antônio Fernando, Gurgel e Janot. Em todo esse período, foi permanentemente procurado por José Arantes, assessor parlamentar da PGR, para viabilizar pedidos da PGR na Câmara.

Várias vezes Genoíno se mostrou incomodado com as visitas, sabendo que, afinal, tinha sido indiciado. Mas sempre era tranquilizado. O indiciamento tinha sido mera formalidade, algo menor, como se a denúncia fosse um equívoco.

A estratégia de aproximação de Janot com Genoíno foi a constituição de um grupo de conjuntura no âmbito da ESMPU com o propósito de subsidiar o plano estratégico de atuação do MPF. Janot foi pessoalmente ao gabinete de Genoíno, na Câmara, para convidá-lo a atuar como seu consultor informal.

Havia um grupo permanente, composto por Janot, Eugênio Aragão, Antônio Carlos Alpino Bigonha (então presidente da ANPR) e Odim Brandão, atualmente assessor de Janot na PGR. Entre os convidados, havia a presença constante do Almirante Othon Luiz da Silva, Pedro Celestino, Genoíno e Luiz Moreira.

Foi um período de grandes emoções, especialmente no dia em que Odim apresentou Genoíno ao seu filho como um “herói brasileiro”.

Algum tempo depois, no julgamento final,  Gurgel partiu com tudo para cima de Genoíno, para compor o quadro probatório. Estava em fim de mandato, queimado junto à corporação por ter  tentado influenciar nas eleições para o Senado. Não precisava mais de Genoino. Indicado PGR, o primeiro ato de Janot foi solicitar a prisão de Genoíno. O jogo já havia virado, com o fim do período de bonança, as manifestações de junho de 2013 e a perda de popularidade de uma presidente sem experiência alguma com os jogos de poder.

O país perdeu a contribuição de Genoíno, o líder do PT que melhor pensava o Brasil e que melhor se relacionava com todos os lados. Hoje em dia, Genoíno se afastou de tudo e se recusa a comentar qualquer coisa sobre o episódio.

Luis Nassif

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse post deveria vir com alerta
    Informando ao leitor para se prevenir contra vômitos.

    Mesmo em se tratando de Brasil, e com a visão da canalhice que impera em nossas instituições, ainda me surpreende a covardia que fizeram com o Genoino.

    1. Canalhas, canalhas, canalhas

      Francisco,

       

      A mim também. È inconcebível o que a canalhice desses homens fez com uma pessoa como Genoíno, e que está prestes a fazer com Lula e família.

       

      Stella

  2. Desenhar

    Será precisa desenhar sobre a moral e a ética do homem que é o chefão do MPF? Não tem problema, o seu sorriso cínico demonstrando felicidade e prazer em suas atitudes , pode levá-lo a acreditar que venceu. De fato venceu, mas será sempre lembrado como um fascista-golpista e mal caráter. A história é implacável com gente como você.

  3. Ele sabia ?

      Não o Genoino, mas um “gaucho” próximo a ele, e bastante enfronhado nas lides e maldades corporativas da Corte brasiliense, quando no campo juridico , não o alertou ?

    1. Nelson Jobim foi ministro da

      Nelson Jobim foi ministro da defesa de Lula e de Dilma. Foi ministro do STF, presidente do STF, saindo para uma possível composição de chapa com Lula em 2006. Mas ficou a ver navios (aviões, na verdade), pela necessária lealdade de Lula e José Alencar, de um a outro, que desmontou o golpe em 2005-2006. Viu, como ministro de Lula, o encaminhamento da denúncia por Antônio Fernando de Souza, a aceitação da denúncia pelo STF, a recusa ao fatiamento da ação, separando aqueles que não tinham foro privilegiado, como Dirceu, à época. Mas saiu no primeiro semestre do governo Dilma, trombando com ela. O que ficou disso? Voltou ao ninho tucando de origem, é certo. E lá continua, ao que parece, conspirando. Suas relações com Genoíno datam da constituinte, quando de seu primeiro mandato como deputado federal.  

  4. Revisão Criminal

    Após a carta de Eugênio Aragão a Rodrigo Monteiro de Barros fiquei pensando na eventualidade de uma revisão criminal da ação penal 470.

    Alguém sabe informar a quantas anda o Inquerito 2474?

     

    STella

  5. Muito bom registrar tudo

    Muito bom registrar tudo isso. Serve como contraponto à fontes tendenciosas do presente, como servirá de referência para os futuros historiadores que se debruçarem sobre essa conjuntura. 

    Claro que em termos pessoais, o desejável seriam as reparações do e no presente. Mas isso geralmente não ocorre. Entretanto, a história tende a repor as coisas nos seus devidos lugares face ao distanciamento. Assim, é quase certo que os “heróis” de hoje certamente serão redefinidos como sempre foram: uns oportunistas covardes. 

  6. A bandidagem jogou pesado

    A bandidagem jogou pesado (ainda joga pesado) .

    Dilma deveria antecipar a jogada e impedir a arapuca dos golpistas logo no início do seu segundo mandato indicando o ínclito almirante Othon Luiz para a presidência da Petrobras, colocar Lula no Gabinete Civil, nomear o ótimo Eugênio Aragão como ministro da justiça, Roberto Requião como ministro das comunicações e Ciro Gomes no ministério do planejamento .

    Agora ? Não há saída sem derramamento de sangue .

    1. Com certeza absoluta deveria

      Com certeza absoluta deveria ter colocado Lula na Casa Civil, mesma estratégia quando Putin foi ministro do não sei quem que o sucedeu. Agora Inês é morta…

  7. Inacreditável …Inacreditável

    O que é o poder na cabeça de algumas pessoas … São capazes de tudo! Nada impede elas. É uma maldição! Nassif, olha é tão inacreditável que parece um teatro! Um enredo de filme. Os caras chafurdam no esgoto, se sujar o rosto de merda,  sem problemas, passa um paninho e tudo se resolve…  Um amigo meu diz sempre: “alex, o sujeito sem caráter não tem problema de sono”.

  8. Detalhe melhor esse quando o jogo virou

       Nassif,contextualize melhor esse seu : Quando o jogo virou,

       Mesmo acompanhando a série  : Xadrez do Impeachment,suas revelações sobre a atuação do Janot,

      desde lá atrás buscando ser o indicado para PGR,não ficou claro ao menos agora,ao ler rapidamente

      o texto,o que se quis dizer e/ou revelar.

  9. Canalhas, canalhas e

    Canalhas, canalhas e canalhas.

    Agora me espanta a inocência de Genoino, mesmo denunciado, ainda atuar com esse pessoal com “republicanismo”?

    Não é possivel! Não é possivel que Dilma tenha reconduzido esse sujeito a PGR!

    Não é possivel que ambos (lula e dilma) tenham escolhido TÃO mal os ministros do Supremo (oito de onze meu deus do céu)!

    Com Pedro Serrano, Bandeira de Mello, Ela Wiecko, Eugênio Aragão,o PT me escolhe JB, Eros Grau, Luiz Fux, Tofoli, Carmem Lúcia, Rosa Weber.

    Para o diabo com o Republicanismo! 

  10. Infelizmente a plantação de

    Infelizmente a plantação de filho-da-puta é a que mais viceja neste país…Será que ninguém desenvolve uma praga eficiente? Um vírus seria o ideal. Basta identificar o segmento característico do DNA comum à espécie e sintetizar o vírus adequado…

  11. Parabéns aos Canalhas do MPU

    Parabéns aos canalhas do MPU (concurseiros burocratas que nada geram de riquezas ao país)! Com isso além de incrimar aquele que não tinha nada, era limpo, ainda colaboraram de forma decisiva para composição da pior câmara da história brasileira! De fato criou-se um monstro, o MPU. 

    Essa mácula na história brasileira merecia ser contada em um livro, relatos, etc., mostrando a contribuição do MPU e JUDICIÁRIO na construção da deformidade dos poderes no Brasil.

    Critica-se muito os políticos e a política (na grande maioria das vezes com razão), acobertando-se por vezes a incompetência, politicagem e tudo o que há de pior nessas instituições!

    por último, vale salientar que essas instituiçõe, apesar de importantes numa democracia, nada geram, ao final, de riquezas (divisas, desenvolvimento, etc), ao Brasil.

     

  12. Agora vamos combinar, vc diz

    Agora vamos combinar, vc diz que o jogo virou e, agravou, com a entrada de uma presidente sem experiência política com os jogos do poder… Pera lá, Genoíno, mesmo com sua experiência foi engolfado pelo jogo. Parece-me que os homens públicos (todos os setores) assim como o resto da sociedade brasileira tem uma fraqueza de caráter.

  13. Bem-vindos a realpolitik

    “Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube que existiram na verdade, porque há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver que aquele que trocar o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes sua ruína do que sua preservação… Deixando pois de lado as coisas imaginadas … e discorrendo sobre as verdadeiras…”

    Assim ensionou Maquiavel (2001; p. 73) lá pelos idos de 1500, mas parece que até hoje não aprendemos. Grifos Rpv 

    1. Maquiavel valia enquanto

      Maquiavel valia enquanto governos eram monarquias. O que se está tentando fazer é aperfeiçoar as práticas democráticas. Ainda estamos longe disso mas considerando que o tempo não para, quanto mais tentarmos usar lições antigas, mais protelaremos o desenvolvimento de novas práticas. Enquanto não nos livrarmos das lições de Maquiavel nos manteremos em 1.500.

      1. Entendo o que vc quer dizer

        Entendo o que vc quer dizer do ponto de vista ético/comportamental. Mas o que eu busquei destacar é aquele no qual Maquiavel inaugura a modernidade científica uns cem anos antes de Descartes. Ou seja, ciência é conhecer o que “é”, e não o que “deveria ser”. 

        E daí a lição: nem tudo que “deveria ser” “é”. E precisamos conhecer “como as coisas são”, primeiramente.

        Em outras palavras, o MPF é uma “boa instituição”, logo o primeiro indicado da lista é uma pessoa que “fará o bem”. Logo, não temos porque não indicá-la.

        Assim, de certa forma me contradizendo, Maquiavel diria: o primeiro da lista fará o bem para si e sua coorporação e não para o governante de plantão e para o país. Ele buscará ampliar seu poder e de sua coorporação em detrimento dos demais poderes da República. Simples assim.

        Ah, mas deveria ser diferente… É, deveria, mas não é. Um dos únicos poderes que a Presidência tem sobre a PGR é a indicação de seu presidente. Não usá-lo, é dar-lhe um poder além do arranjo constitucional proposto.

        1. Será que tudo o que faz um

          Será que tudo o que faz um revolucionário e até um reformista não pode ser visto como tentativa de trabalhar sobre “o que deveria ser” ser em vez de sobre “o que é” por um conservador?

          Digo assim: no caso da lista da PGR, o quanto os que acataram o corporativismo desejavam, acima de se manter no poder, que as virtudes e vícios dessa corporação saíssem da escuridão e ficassem expostos? Penso que a orientação do governo Dilma foi justamente que as “coisas” apareçam como são e não como deveriam ser, como a gente fingia que acreditava que são. O tal de “não restar pedra sobre pedra”…

          Agora quanto à ética comportamental, não creio que ninguém, antes da Revolução Industrial, pudesse imaginar que o poder econômico viria a ser tão desvinculado do poder político quanto é hoje. Sabe aquela história de que há corporações cujo faturamento é maior do que o PIB de muitos países? Mas o que vemos hoje é a iniciativa privada pautando o estado: se a indústria bélica quiser, os EUA podem mandar suas forças militares invadirem e destruírem o Iraque, a Síria. Talvez as coisas tenham ficado assim porque desde a Revolução Industrial prestigiamos em demasia o agigantamento da iniciativa privada, achamos “lindo” que haja corporações globais mais poderosas do que estados nacionais, em proporções inimagináveis antes… Será?

    2. Quem vê as árvores não enxerga a floresta

      Faltou uma parte. Vale observar que Moros, Barbosas, Gurgeis, Fernandes, Gilmares, etc., vem e vão, a Globo permanece. Substituindo hoje, o que ontem havia sido os Diários Associados do Assis Chateaubriand. Sem o farol da Globo a iluminá-los nenhum desses personagens existiria. Por trás de todos eles tem uma Venus Platinada, não se enganem. Quem condenou Genoino e cia, foi ela. E é ela quem avaliza todas as arbitrariedades cometidas por esses personagens, que existirão enquanto lhes servirem. As ações que ela não apoia, como uma Satiagraha, por exemplo, não propesperam. 

  14. A culpa da traição não é do

    A culpa da traição não é do traído, é do traidor.

    “Ah, mas se fosse um macaco-velho no Executivo isso não teria acontecido.”

    Mas quem traiu foi da Procuradoria, não do Executivo.

    “Pois é… e um macaco-velho no Executivo não tem influência na Procuradoria? Olha que FHC tinha Brindeiro, hein?”

    Ah, não… a ideia não é promover mudança no sistema político? Ou essa ideia é só “para inglês ver”? Não é para tentar fazer “prá valer”? É pura hipocrisia? Ou dá para levar a sério?

    Além do que, como disse nosso colega João Bosquo, o PT sempre teve macacos-velhos em suas fileiras, a seu favor.

  15. Marcelo Paiva acertou na mosca!

    Tudo isso mais as declarações de Arengão só confirmam que Marcelo Rubens Paiva está coberto de razão:

    Nossas instituições são uma merda!

  16. Fiscais da Lei?

    Se esta trama ordinária contra Genoíno foi urdida pela “elite”emergente do MP, da maneira mais ardilosa e corporativa, o que esperar da imparcialidade desses “fiscais da Lei”, no trato com o cidadão comum que clama por justiça?.

    Parcialidade, Seletividade, Corporativismo, Políticagem partidária, Trairagem, conspiração em locupletgação do cargo público em benefício próprio ou de certo grupo de interesse, tudo isto faz parte do dia-a-dia da cúpula do nosso MPF?

    Onde ficam os princípios elencados no Art. 37 CF/88:

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:…”

    Alguem poderá dizer “que sou muto ingênuo imaginando que esta elite segue algum princípio de direito na busca desenfrada pelo poder, pela promoção pessoal, etc…”

  17. Conversando com um amigo

    Conversando com um amigo advogado, no inicio dos anos 2000, sobre o MPF (tinha poucas informações sobre a instituição), ele alertou: era algo positivo, mas a CF de 1988 criou um monstro, pois não tinha controle. O tempo mostrou o quanto ele estava certo.

  18. A culpa é do Lula. Foi sua
    A culpa é do Lula. Foi sua falta de visão da realpolitik que o fez inocentemente dar a benção política para aprovação no congresso do aumento dos recursos para o mpf e a autorização para concursos que em pouco tempo multiplicaram por 10 o número de procuradores. Criou seu próprio Leviatã. Daí para abrir as portas do inferno foi necessario apenas encontrar um juiz com muita ambição e nenhum escrúpulo.
    Aliás Lula repetiu o erro de falta de prudência politica com a PF. Investiu na musculatura do seu algoz.

    1. O errado é que tá certo?

      Quer dizer que um bando de criminosos se apodera de várias instirtuições que deveriam servir ao interesse público, segundo a LEI, e o culpado é quem fortaleceu e deu autonomia a essas tais instituições. Mais um especialista em previsão do passado.

    2. Grade análise André Oliveira!

      Segundo tua opinião, Lula errou até quando tentou acertar. entretanto, hei de concordar que, colocar os filhos e filhas das elites dominantes no comando do MPF/PGR/PF-PJ, dando-lhes autonimia, independência e condições efetivas de trabalho, foi um erro inominável, afinal, quem tem juizo não coloca uma raposa para cuidar de um galinheiro, a não ser que o galinheiro fosse politizado, organizado e tivesse condições de por a raposa para correr ao perceber um perigo iminente. Lula agiu com o coração e, nesse momento, sua razão devia está num sono profundo. Nem eu cometeria tanhamho equívoco. Primeiro garantiria que estas intituições fossem compostas por representantes de todos os seguimentos sociais, para depois, decidir se podia confiar nelas ou não e, até que ponto. Anunciar que sempre nomearia o 1º da lista tríplice foi outro erro. a partir desse importante ompromisso público, bastava que seus pares se juntassem para colocar o pior em 1º lugar e, lá estaria ele sendo nomeado Ministro do STF ou da PGR. Mas, não precisas tripudiar. Lula está pagando e pagará mais caro ainda por ter querido ser um governo boninho, sem maquiavelismos, por tratar seus aliados como possiveis amigos, acreditando nos compromissos assumidos verbalmente. Enfim, ele agora só tem duas opções, permitir que a tranqulidade de ter feito o que considera correto, permita-lhe um sono dos justos, ou se condenar por ter sido tão ingênuo, num mundo onde a ingenuidade, virou cadáver há muito, muito, muito tempo.

      1. Ingenuidade é veneno mortal
        Ingenuidade é veneno mortal para um politico, sobretudo para um que chega ao cargo máximo do país. Ela é uma forma de cegueira que não deixa ver a dura realidade, a de que um presidente tem muito mais inimigos que amigos na massa de aduladores que o circunda diariamente. César descobriu isso tardiamente.

    3. André, a atuação política do

      André, a atuação política do MP é anterior ao governo do PT.

      Em junho de 2002 o ministério público ofereceu denúncia de cobrança de propina de pessoas ligadas a prefeitura de Santo André a partir do depoimento do irmão de Celso Daniel, João Francisco Daniel (aliado aos Gabrillis, ambos adversários notórios do PT). O dinheiro teria sido desviado da prefeitura para abastecer a campanha do PT

      No fim de junho de 2002 o MP abre diversas ações criminais e cíveis contra empresários e integrantes da prefeitura de Santo André. Isso cerca de 2 semanas antes do início da campanha eleitoral…

      Começa então uma forte campanha da mídia em união com o MP contra o PT

      Na Folha de São Paulo inclusive rola uma série chamada “PT sob suspeita.”

      As denúncias são baseadas principalmente em depoimentos de notórios inimigos do PT: Luiz Alberto Gabrilli Filho  e do irmão de Celso Daniel, João Francisco Daniel (próximo dos Gabrilli).

      Nos meses que antecederam as eleições presidenciais de 2002, foram abertos pelo Ministério Púbico 50 processos administrativos contra administração do PT em Santo André, amplamente divulgados e repercutidos pela midia. Escancarando a agenda dessa parceria mídia-MP.

      Bom destacar que um dos promotores que participou dessa campanha foi Fernando Capez, hoje no PSDB

      O que ocorreu foi um aprimoramento do modo de agir, visto claramente na AP470 e na operação lavajato

       

      1. Só uma correção:
        foram

        Só uma correção:

        foram abertos pelo Ministério Púbico 50 procedimentos investigativos (não administrativos) contra administração do PT em Santo André.

         

        Folha – Contra a Prefeitura de Santo André há três ações cíveis, uma penal e pelo menos 50 investigações em andamento. Qual a responsabilidade do PT?
        Mário Maurici de Lima Morais – Acho que há um massacre contra nós. O Ministério Público está exorbitando de suas funções. Alguns promotores agem de forma que beira a irresponsabilidade, aliás, beira não, atinge a irresponsabilidade. Se um cidadão comum acusasse alguém de um crime, sem documentos, provas ou testemunhos consistentes, como foi feita a denúncia criminal, certamente estaria sujeito à lei. Um promotor pode fazer essas coisas da maneira mais leviana possível porque, se processado por danos morais, quem pagará é o Estado.

        http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0707200202.htm

        http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/11218/1/2012_EduardoLuizCorreia.pdf

      2. Mais evidente então que

        Mais evidente então que faltou clareza ao Lula sobre os perigos intrínsicos que seu suporte politico ao crescimento acelerado da estrutura do MPF traria para si e para o partido. Deveria ter sido um processo lento, de muitos anos, para que fosse possível medir com cuidado as consequências políticas de cada etapa. Mas Lula queria deixar um super MPF, assim como uma super PF, como seu legado político, e provar para todos que era um estadista. Evidente que faltou realpolitik e deu no que deu… 

    4. O Lula foi pressionado pelos
      O Lula foi pressionado pelos EUA para a criação da organização que investigasse a Lavagem de dinheiro em face de indícios de uma célula terrorista da Al Qaeda e esta ser a forma de financiamentos de terrorismo, a DPF mantinha interação com os EUA está na wikileaks, confidencial, qq coisa me chama que passo os links

  19. Na imagem que ilustra o

    Na imagem que ilustra o post,no canto inferior direito, a imagem de um dos construtores deste pais…,..entregou-se de corpo e alma na luta pela restauração da democracia num pais subjugado pela ditadura militar…candidato várias vezes ao governo de SP nunca ficou rico com a politica..,.eleito em SP constituinte, ajudou na elaboração da nossa CF….crime: ser trabalhista…ser do petê e, como tal, ser visto como criminoso em potencial. Os outros personagens que ilustram o post são membros de uma poderosa organização criminosa que usa as Instituições para a prática de abusos e o fazem de forma tranquila porque tem atras de si o mercado sanguinário com sede nos EUA e a madame globo como porta-voz e verbalizadora da malandragem: no momento o alvo das organizações criminosas institucionais agora é Lula, simples assim…

    1. Meu caro Spin, entre os

      Meu caro Spin, entre os “outros personagens que ilustram o post” está o Ministro Aragão, que deve ser incluido fora da “poderosa organização criminosa”.

  20. A luta continua!

    Lutar contra os desmandos dos milicos da ditadura foi até fácil, mesmo sabendo do apoio da Globo à Ditadura, quando comparado com desmandos da canalhada atual, também apoiados pela Globo.

    Não podemos assistir impassíveis esta canalhada destruir o que foi construido com muito sacrifício. Não vislumbro o que pode ser feito, mas sei que alguma coisa precisa urgentemente ser feita.

  21. Sem a rede goebbels (os três

    Sem a rede goebbels (os três irmãos filhos da besta) Moro, Dalgnol, Janot, Gilmar etc nem existiriam. Bater nesses paus mandados é perda de tempo. Tudo que eles fazem tem o aval da rede golpe. Nenhum deles resiste a 5 minutos de jornal nazional. Janot, irmão de contrabandista, engavetador se processos tucanos. Moro, salário de 87 mil, esposa trabalhando pro pósdb, e sua nebulosa atuação no caso Banestado e nessa farsajato. Esse Dalagnol, coitado, não dura um minuto.

    Já o Gilmar, dá pra fazer 1 mês inteiro de jn, com cansásticos no final de semana, dos desmandos e aberrações desse político-empresário-advogado do pósdb. Só aqueles dois HCs para o Daniel Dantas já tomariam quase todo o tempo. E ainda tem aquele instituto que ele é sócio que “vende” serviços para os órgãos públicos.

  22. Canalhice que na prática

    Canalhice que na prática matou Genoíno. Ser colocado no processo literalmente pra completar o número mágico e assim entrar no artigo formação de quadrilha é de uma baixeza sem limites. E ainda pegaram uma das figuras polítcas símbolos não do PT, mas do país; um político que se dispunha a conversar com todos os seguimentos da sociedade brasileira -e por isso recebia crítcas dentro das alas masi radicais do próprio pt. Desde essa canalhice, a voz de genuíno morreu, infelizmente. 

  23. Tristeza

    por ver injustiças serem cometidas, pessoas destroçadas e o reconhecimento tardio de sua inocência.

    Aonde está a justiça tão decantada? Viveremos até quando para ver, que independente do poder, todos podem e devem ser vistos como iguais perante a lei.

    Genaoíno e outros foram sacrificados em troca de holofotes, amizades, toma lá dá cá e mais outrs tantas bandalheira que esse mundo político proporciona.

    É lamentável vivermos sob a tutela desse estado que não protege, que se omite para se preservar, se curva diante de poderosos.

    Uma vergonha junto com uma tristeza sem fim.

    1.  
      … Até hoje me dói na alma

       

      … Até hoje me dói na alma a lembrança do ilibado grande líder José Genoino Neto [do Brasil] sendo, coercitivamente, colocado num avião para o roteiro São Paulo-Brasília com escala em Belo-Horizonte.

      Horas antes, naquele trágico feriado de 15 de novembro o rábula psicopata joaquim barbosa abrira o STF exclusivamente para expedir os mandados de prisões do José Genoino, do José Dirceu…

      Todo o protofascista cenário desumano acompanhado 24 horas ao vivo pelos helicópteros, holofotes, câmeras e microfones do PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista), Globo organizações criminosas à frente…

      Script iníquo e vagabundo bem ao estilo da máfia do Projac e da TV BAND(IDA)…

      Não esquecer:

      naquela data que envergonha a democracia, a civilidade e a nação brasileira o patriota José Genoino Neto [do Brasil] completara 06 meses do dia em que entrara numa sala de cirurgia com apenas 10% de chances de sair vivo, conforme declaração da equipe médica à família do paciente.

      Cirurgia cardíaca de alta complexidade…

      Sim, os fascistas da direitona não têm coração, infames energúmenos excomungados!

  24.  
    Ínclito e impávido

     

    Ínclito e impávido jornalista Luis Nassif, diletos(as) leitores(as),

    segue uma matéria acompanhada de vídeo em que o brilhante e intimorato jurista Eugênio Aragão aborda, entre outros assuntos, o envolvimento do ilibado e grande líder José Genoino Neto [do Brasil] no criminoso arranjo da Procuradoria Geral da República

    Respeitosamente,

     

    ***

     

    Ministro Aragão: Como aconteceu com os governos da Tailândia e das Filipinas, Dilma foi derrubada através das redes sociais; houve ação de inteligência clandestina?

    21 de maio de 2016 às 09p5

     

    (…)

     

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/ministro-aragao-como-na-tailandia-e-nas-filipinas-dilma-foi-derrubada-pelas-redes-sociais-houve-acao-de-inteligencia-clandestina.html

  25. Até os mais famigerados

    Até os mais famigerados bandidos tem códigos de ética mais rigídos do que a turma da PGR, para eles você é só um número e a sua cabeça vale um discurso moralista na  hora do coquetel.

    Instituição podre!

  26. Genoino tenho certeza de sua inocência!

    Entendo que queira se afastar de tão grande podridão, mas PRESTE UM ULTIMO SERVIÇO, escreva um livro expondo tudo e TODOS. Não deixe essa lacuna na nossa triste história! E qualquer ajuda necessária poderei como tantos outros ajudar num crowdfunding.

    1.  
       
      Prezada, consciente e

       

       

      Prezada, consciente e generosa Ana Bednarski,

      permita-me assinar embaixo!

      Parabéns!

      Felicidades!

      Hasta la Victoria Siempre!

      Mesmo porque a luta contra o nazifasciterrorismo é interminável/inesgotável!

      Respeitosamente,

      Messias Macedo

       

       

       

    2. Sempre acreditei na sua inocência.

      Concordo plenamente com voce Ana. 

      Genoíno deixe para nós e para a história deste país a sua contribuição. Para que futuras gerações possam acreditar que pode sim haver integridade na classe politica. E mais… que politica é o que voce sempre fez.  

  27. O PROESSO POR INTEIRO FOI UMA

    O PROESSO POR INTEIRO FOI UMA EXCRECÊNCIA …O PIOR FOI QUE, A PARTIR DAÍ O PT SE APRESENTOU RECUADO E NÃO FOI CAPAZ  DE RESGATAR SEU POTENCIAL CRÍTICO E A MILITÂNCIA  OSTENSIVA D’ANTANHO. FOI MINGUANDO ENQUANTO COLETIVO CONSCIENTE E ATIVO, DANDO LUGAR AO INDIVIDUALISMO E A COMPETIÇÃO INTERNA, EM SARIFPICIO DA SOLIDARIEDADE PARTIDÁRIA. OS GOVERNOS PETISTAS, FORAM EXCELENTES , ,MAS . O PARTIDO ESTIOLOU SE DE TAL MANEIRA QUE NAO FOI CAPAZ DE SE MOBILIZAR EM DEFESA DE SEUS DIRIGENTES HISTÓRICOS. NÃO DEFENDERAM DIRCEU E GENOÍNO, ASSIM COMO DILMA E LULA. 

    O PT  ERA TUDO, SEM ELE, NEM LULA, NEM DIRCEU, GENOÍNO E TANTOS OUTROS, QUE HOJE ESCARRAM NO PRATO, NÃO TERIAM SIGNIFICADO QUASE NADA PARA A HISTÓRIA.

    HOJE O DISCURSO PETISTA SE REDUZ A UMA ETERNA E CHOROSA AUTO CRÍTICA QUE NUNCA  SATISFAZ AO PÚBLICO QUE LHE, ESTENDE A ADAGA EXIGINDO QUE EXECUTE O HARA KIRI.

  28. Genoino e tudo de falso da justiça

    Como levantar as vendas de quem não quer ver o olhar acabrestado da justiça? Os que vão a cavaleiro arrastam com motores de ganância o arados arrazadores da deseducação, da informação nos bridões dos ferreiros daqui e de fora, feitos com o nosso aço, nosso petróleo. A pista de onde levantam voo com seus arreios apertados nas barrigas dos meninos, é o ódio que se espalha silencioso, para explodir em redes que hoje mais aprosionam do que conectam.

    Genoino … sobreviva!  

  29. Jogo de perde perde,

    O Brasil perdeu, Um herói da resistência contra a ditadura injustiçado, desprestigiado e violentado. O PT perdeu uma liderança proativa, uma referência para o quadro partidário.Janot  passa ser referência histórica negativa.Barbosa perdeu sua dignidade na campanha desumana empreendida em sacrificar um cidadão condenado sem culpa, com saúde debilitada exposto como troféu pessoal. A justiça perdeu em jurisprudência, princípios, civilidade e  principalmente sua razão de ser. O mpf passou ser  a autoridade ditatorial inconteste, merecendo os dalagnols da vida. Assim fomos agraciados com moro, o cavaleiro do apocalipse. Agora vou caçar pokemons, o que me resta.

  30. Como eu disse a Miruna…

    … se Genoíno não tivesse sido implicado no processo do mensalão, eu teria acreditado em toda aquela farsa. O que acendeu meu detector de “processo fraudulento” foi o indiciamento de alguém por quem, pela trajetória política conhecida, eu poria os dois braços no fogo.

     

  31. O país perdeu a contribuição

    O país perdeu a contribuição de Genoíno, o líder do PT que melhor pensava o Brasil e que melhor se relacionava com todos os lados. Hoje em dia, Genoíno se afastou de tudo e se recusa a comentar qualquer coisa sobre o episódio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador