Demitido do Incra, primo de Arthur Lira era truculento e ameaçava integrantes do MST, diz jornalista

César Lira tem planos de disputar a prefeitura de Maragogi e já havia anunciado que deixaria o órgão em abril; Lira indicará sucessor

Crédito: Divulgação

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, demitiu César Lira do Incra em Alagoas. Bastante influente no estado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) é primo de César e terá a prerrogativa de indicar sucessores para o cargo.

Em entrevista ao UOL, o ministro justificou a dispensa devido aos conflitos de César Lira com movimentos de reforma agrária.

“Em abril do ano passado, os movimentos ocuparam a sede do Incra de Alagoas por conta do nível de dificuldade e conflituosidade com o César Lira, que só aumentou de lá para cá. Depois, no mês de novembro, voltei a discutir com o Arthur a substituição dele”, afirmou o ministro.

Alceu Castilho, editor-chefe e fundador do “De Olho nos Ruralistas”, participou do programa TVGGN 20H desta terça-feira (16) para comentar as relações da família Lira no governo e a influência do presidente da Câmara na política nacional. 

Castilho contou que César foi indicado ao Lira por Benedito, pai de Arthur Lira, ao cargo no Incra. César sempre se portou como um homem truculento, que fazia ameaças aos membros do Movimento Sem Terra (MST), de vocabulário baixo, que andava armado e se gabava por isso. 

“César Lira quer ser prefeito de Maragogi, que é uma prefeitura administrada por outro primo deles. Ele está saindo [do Incra] porque tem projetos políticos”, conta o jornalista.

Influência

Apesar da saída de César do Incra, o poder e a influência de Arthur Lira não são arranhados no Estado do Alagoas. 

“Seja pelo controle de vários municípios, principalmente no agreste alagoano, seja pelo controle das verbas orçamentárias do gov fed que desembocam via Codevasf, via consórcios intermunicipais para comprar retroescavadeira, trator e repassar verbas diversas do governo federal”, aponta o autor do dossiê “Arthur, o Fazendeiro”.

Confira a entrevista completa na TVGGN:

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador