21 de maio de 2026

Falta de padronização em conceitos da ciência de desastres pode comprometer políticas públicas

Pesquisadores observaram escassez de definições operacionais para aplicar esses conceitos de maneira prática na gestão de riscos
Foto: Marcelo de Mochila/via Fotos Publicas

A ausência de definições claras, padronização e compartilhamento de conceitos fundamentais da ciência de desastres entre pesquisadores e instituições pode dificultar a formulação de políticas públicas eficazes para a gestão de risco de desastres (GRD).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Essa é a principal conclusão de um estudo conduzido por cientistas do projeto “Capacidades organizacionais de preparação para eventos extremos” (Cope), coordenado pelo sociólogo Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com financiamento da FAPESP.

O trabalho, publicado no International Journal of Disaster Risk Reduction, analisou 404 artigos científicos publicados entre 2012 e 2023, investigando como esses estudos abordam as capacidades estatais, institucionais e organizacionais na gestão de desastres.

“Esses conceitos são amplamente utilizados nos estudos de ciência política e administração pública. Embora também sejam familiares na literatura de gestão de risco de desastres, muitas vezes são aplicados de forma inconsistente ou sem clareza. Isso dificulta comparações entre pesquisas e formulação de políticas públicas eficazes”, explica Marchezini.

Impactos práticos

Além da falta de clareza teórica, os pesquisadores observaram escassez de definições operacionais para aplicar esses conceitos de maneira prática na gestão de riscos. Essa lacuna, segundo o estudo, pode prejudicar o desenvolvimento e a execução de políticas e práticas públicas voltadas à prevenção e resposta a desastres.

O levantamento também mostrou que o conceito de capacidade estatal aparece com mais frequência em estudos sobre ameaças biológicas, como a pandemia de COVID-19. Já as capacidades institucionais são mais associadas a ações de entes públicos e privados — como criação de normas, regulamentos e estruturas organizacionais. Por sua vez, as capacidades organizacionais estão mais ligadas à atuação da sociedade civil, especialmente em processos de mobilização e coordenação durante situações de desastre.

Para Paula Oda, pesquisadora do Cemaden e autora principal do estudo, a análise contribui para preencher lacunas conceituais e fortalecer o vocabulário técnico da área.

“Esses resultados ajudam a compreender quais dimensões de capacidade são mais exploradas em diferentes contextos da GRD. São os subsídios que podem dar suporte para os tomadores de decisão na elaboração e implementação de políticas públicas mais eficazes”, afirma Oda, que é doutoranda e integrante do projeto.

Segundo ela, compreender quais dimensões de capacidade são mais exploradas em diferentes contextos de GRD oferece subsídios valiosos para pesquisadores e tomadores de decisão, contribuindo para políticas mais integradas e efetivas na prevenção de desastres.

O artigo completo, State, institutional and organizational capacities in disaster risk management, pode ser acessado neste link.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados