Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados. Podem ser colocados aqui os vídeos e as notícias em geral. Deixe sua dica nos comentários.

O espaço para os temas livres e variados. Podem ser colocados aqui os vídeos e as notícias em geral. Deixe sua dica nos comentários.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trump vai conceder perdão a Assange, diz pastor próximo do presidente dos EUA

    SE isto de fato acontecer, a Killary Clinton vai ficar puta da vida.

    OBS: Eu estou torcendo pelo Assange.

  2. DOCUMENTÁRIO DO GGN EXPLICA A INFLUÊNCIA DOS EUA NA LAVA JATO

    Trabalho do GGN registrou indícios de irregularidades na cooperação da Lava Jato em Curitiba com os EUA e explicou ações que a Petrobras enfrentou em solo norte-americano
    Por
    Cíntia Alves –
    12/12/2020

    Jornal GGN – Em janeiro de 2020, o GGN lançou no Youtube uma série inédita sobre a influência dos Estados Unidos na Operação Lava Jato e a formação da indústria do compliance no Brasil.

    Dividida em cinco capítulos do gênero documentário, a série “Lava Jato Lado B” registrou os indícios de que a cooperação entre a força-tarefa de Curitiba e os agentes do governo dos Estados Unidos teria ocorrido sem o acompanhamento da autoridade central brasileira e, portanto, à margem da lei.

    Criminalistas que atuam na operação ou acompanham a Lava Jato têm questionado e levantado fatos controversos e evidências de irregularidades ao longo dos últimos anos. Mas a força-tarefa sempre negou, e continua negando, qualquer desvio de conduta [leia a resposta da turma de Curitiba ao final].

    Em 1 de julho de 2020, a Agência Pública, parceria do Intercept Brasil na divulgação do dossiê “Vaza Jato”, revelou diálogos que confirmam a pré-disposição da força-tarefa curitibana em solicitar ou entregar informações ao FBI sem passar pelos órgãos do Executivo, que deveriam ter cuidado dos interesses nacionais em jogo.

    Por causa dessa parceria, a Petrobras e outras campeãs nacionais foram denunciadas e processadas nos Estados Unidos com base na FCPA, a lei anticorrupção norte-americana. Pagaram multas bilionárias e tiveram prejuízos financeiros superiores aos recursos recuperados pela Lava Jato.

    No caso da Petrobras, parte da multa cobrada pelas autoridades norte-americanas retornou ao Brasil e seria injetado numa fundação a ser criada sob a batuta da Lava Jato em Curitiba. Mas o projeto foi abortado pelo Supremo Tribunal Federal.

    A SÉRIE EM 5 VÍDEOS

    No primeiro capítulo da série do GGN, o espectador conhece as origens da FPCA e da estrutura governamental que prepararam os Estados Unidos para uma cruzada mundial contra a corrupção.

    O segundo capítulo aborda a cooperação jurídica entre Brasil e EUA, do Banestado à Lava Jato. O alinhamento do ex-juiz Sergio Moro aos interesses norte-americanos e a formação de outros agentes brasileiros também são retratados.

    O capítulo três expõe o uso da luta anticorrupção como instrumento da geopolítica norte-americana e seus interesses sobre o patrimônio da Petrobras, que foi espionada durante o governo Dilma.

    O quarto episódio detalha as ações contra a Petrobras nos EUA, incluindo a class-action liderada pelo advogado brasileiro, Andre Almeida, que falou com exclusividade ao GGN e revelou a presença de norte-americanos em Curitiba ainda em meados de 2015.

    Almeida chama atenção para um aspecto pouco abordado na mídia local: a conduta dúbia dos procuradores de Curitiba que, no Brasil, trataram a Petrobras como “vítima” e, ao mesmo tempo, nos EUA, ajudaram os norte-americanos a processá-la como “criminosa”.

    No último vídeo, a última peça do xadrez, a que explica a lógica financeira por trás de grandes operações como a Lava Jato: a indústria do compliance.

    A série exclusiva do GGN tem a participação especial de Cristiano Zanin, Valeska Teixeira, André de Almeida, Mark Weisbrot, Pedro Serrano, Rubens Barbosa, Celso Amorim e André de Araújo. As entrevistas foram gravadas entre outubro e novembro de 2019.

    https://jornalggn.com.br/politica/documentario-do-ggn-explica-a-influencia-dos-eua-na-lava-jato/

    Vídeos, links: COMO A ANTICORRUPÇÃO VIROU BANDEIRA POLÍTICA DOS EUA – EP.1 – #LavaJatoLadoB

    https://youtu.be/X7rzUEjKVos

    DO BANESTADO À LAVA JATO: A COOPERAÇÃO BR-EUA – EP.2 – #LavaJatoLadoB

    https://youtu.be/AjitiOPUztQ

    A GEOPOLÍTICA DO CAPITAL: PRÉ-SAL NA MIRA DOS EUA – EP.3 – #LavaJatoLadoB

    https://youtu.be/9MWUOiDNrtw

    OS PROCESSOS QUE A PETROBRAS ENFRENTOU NOS EUA – EP. 4 – #LavaJatoLadoB

    https://youtu.be/OuJRHzCWUAQ

    LAVA JATO E A INDÚSTRIA DO COMPLIANCE – EP.5 – #LavaJatoLadoB

    https://youtu.be/dd995ei6wkA
    —————–

    Por último, a entrada de Sérgio Moro na indústria de Compliance ao tornar-se diretor da Alvarez & Marsal.

    MORO VAI LIMPAR A IMAGEM DA ODEBRECHT QUE ELE AJUDOU A DESTRUIR!

    Vídeo com Cinara Menezes: https://youtu.be/ogYn9OXAvSk
    A partir de 1 minuto e 20 segundos

  3. Segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
    Toffoli determina criação de grupo de trabalho em processo sobre regime especial de precatórios
    O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a criação de um grupo técnico de trabalho para dar seguimento às tratativas de acordo entre partes e interessados da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 58, que discute a demora para a regulamentação do regime especial de pagamento de precatórios. O despacho foi assinado após a realização de audiência de conciliação realizada na tarde desta segunda-feira (14), por meio de videoconferência.

    Grupo de trabalho

    No documento, Toffoli estabelece que o grupo de trabalho será formado por um representante e um suplente de cada órgão e entidade, a serem indicados no prazo de 48 horas. Os nomes deverão ser fornecidos pela Frente Nacional dos Prefeitos, pelo Colégio Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, pela Advocacia-Geral da União (AGU), pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), pelo Ministério da Economia, pelo Congresso Nacional, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
    Leia mais, em
    http://noticias.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=457180

  4. PRECATÓRIO, assunto que ressurgiu nesta semana. Depois de anos no oblívio.

    – Justiça federal libera R$ 9,5 bilhões para pagamento de precatórios
    https://www.cnj.jus.br/justica-federal-libera-r-9-5-bilhoes-para-pagar-precatorios/

    – Sobre a indústria dos precatórios
    https://www.conjur.com.br/2020-dez-14/publico-privado-industria-precatorios

    – Bola de neve dos precatórios é culpa do descontrole do governo, diz advogado
    https://www.poder360.com.br/economia/bola-de-neve-dos-precatorios-e-culpa-do-descontrole-do-governo-diz-advogado/

  5. Barroso, do STF, homologa delação premiada de fundador da Qualicorp
    Empresário José Seripieri Filho foi preso sob acusação de repasse em caixa dois para campanha de José Serra
    folha.uol.com.br

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador