Fundo da Lava Jato “tem cheiro de campanha eleitoral” em favor de Moro

Segundo jornalista Tales Faria, do UOL, o anúncio sobre o fundo bilionário da Lava Jato fez bolsonaristas recuarem da ideia de acabar com a reeleição ainda neste mandato

Jornal GGN – “Não tem cheiro de campanha eleitoral? E com muita grana…”

Foi arrematando com estas palavras que o jornalista Tales Faria noticiou, nesta quinta (7), o temor entre bolsonaristas de que a turma de Deltan Dallagnol patrocine antecipadamente a candidatura de Sergio Moro à Presidência em 2022, implodindo o governo aos poucos.

Faria colocou em xeque o possível uso do fundo bilionário que será constituído com dinheiro da Petrobras, em favor da Lava Jato, para impulsionar a candidatura de Moro.

A bola da falta de limites no emprego dos recursos desse polêmico fundo foi cantada aqui no GGN por Luis Nassif há 2 dias. Veja aqui.

A história, para quem pega o bonde andando, é a seguinte: numa cooperação internacional ainda nebulosa, a Lava Jato de Curitiba ajudou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos a formular uma denúncia contra a Petrobras com base nos depoimentos de delatores premiados. Para escapar de um processo em solo americano, a estatal brasileira, em 2018, sujeitou-se a um acordo de “não-acusação” com o DOJ e, em troca, desembolsou R$ 2,5 bilhões que, convenientemente, vão parar no fundo patrimonial idealizado pela turma de Deltan Dallagnol. Hoje mais cedo, o GGN mostrou que o acordo com o DOJ poderá colocar informações sigilosas de negócios da Petrobras nas mãos do governo americano.

Ao celebrar o anúncio do fundo, procuradores de Curitiba destacaram a criação de uma fundação a ser gerida pela “sociedade civil” e que irá administrar o caixa, definindo o destino dos recursos. Adiantaram que o foco é promover projetos de conscientização sobre o combate à corrupção e, de quebra, compensar os afetados, em termos de saúde, educação e segurança pública, pelos desdobramentos das investigações.

Não será nenhuma surpresa, portanto, se o fundo da Lava Jato patrocinar reformas ou construção de escolas e hospitais, por exemplo. Ensaio desse movimento (populista) já pode ser visto no braço fluminense da operação, que tem obtido do juiz Marcelo Bretas autorização para aplicar “recursos resgatados” em escolas públicas.

Na última coluna de Tales Faria no UOL, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello já condena a participação do Ministério Público Federal na jogada que vai misturar dinheiro público proveniente da Petrobras e interesses privados.

Na noite desta quinta, o governador Flávio Dino sai em defesa da transferência dos recursos do fundo à União pela turma da Lava Jato, imediatamente.

Dentro do governo Bolsonaro, segundo Faria, um grupo já foi destacado para convencer o presidente a abandonar a promessa de enviar ao Congresso uma proposta para acabar com a reeleição.

“Os bolsonaristas temem que a antecipação da campanha pró-Moro, comandada pelo procurador Deltan Dallagnol, possa afastar a turma de Curitiba do governo. Consideram que, de maneira explícita ou disfarçada, tiveram o apoio da equipe da Lava Jato na eleição presidencial. E acham que só com a possibilidade de reeleição de Bolsonaro o grupo não se divide.”

 

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um JUIZ INQUISIDOR trajado de DOMINICANO…Mera coincidência?!…LAVA JATO…Com “água barrenta e jato fraco” ou ” água natural e jato fortíssimo”?!…Depende do “Santo Ofício”…Ave ! Torquemada!!! Verbas astronômicas … faraônicas…imperiais…ditatoriais…Qual é mesmo o tamanho do monstro?!…Um monstro devorador de qual espécie?!…Dinossaurica?!… Como …quando…e como seremos devorados?!… Devorados sob a performance de um recriado Santo Ofício da Inquisição no Brasil?!…Sob quais patrocínios?!… Voluntariamente pela “nossa Petrobras”(…) é que não! Bilhões?! Bilhões?! Bilhões?!…. Inacreditável!!!Sem mais palavras… Estupefação!!!

  2. É uma escalada progressiva da ocupação americana: Temer, Bolsonaro, Moro. Será difícil quebrar essa corrente. Oxalá não tenhamos ainda de torcer por vitória de Bolsonaro como sendo o mal menor.

  3. Moro, Bolsonaro, Paulo Guedes e alguns que apoiam, todos mentirosos, não sei como o povo acreditam nuns traidores destes, inventaram essa lava jato de Curitiba e eles só tirando proveito, sem pensar nas consequências que milhares de brasileiros vai sofrer e já estão sofrendo com desemprego e desistrutura de empresas que geraram milhares de empregos, a turma da lava merda tá ganhando muito bem em cima dos sofrimentos dos outros, mais tomara que eles lembram que acima das suas próprias leis mal executadas tem um poderoso Deus que vai nos livrar das mãos dos traidores.

  4. Existem pessoas naturalmente insensíveis a dor, mas são poucas. Prazer na dor é conhecido há muito tempo, não sei quantificar a incidência. Sequestrado amar sequestrador tem lá seus relatos. Tudo isso a Medicina explica ou ao menos tenta explicar. Bolsonaro terminar seu mandato e ser reeleito ou substituído por Moro não há explicação. Ia dizer que nesse caso comprova-se que o diabo venceu mas o diabo não existe; que Deus está morto mas Deus não morre. E esse negócio de deixar as coisas por conta de Deus ou do diabo também não cola. Minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa !

  5. As pessoas falam como se Bolsonaro e Moro estivessem do mesmo lado…Só que não!!!!Moro é uma grife do (des)governo Bolsonaro e é vigiado de perto por pessoas de confiança do presidente. O sonho supremo de Moro é ser indicado ao STF! O que me surpreende é ele pensar que isso irá ocorrer nessa presidência, pois está evidente que o núcleo duro do (des)governo não confia nele…

  6. DEUS É BRASILEIRO:Vamos sair dessa e por cima,esses crápulas de Curitiba vão se dar mal,todos falsos moralistas,inclusive Bolsonaro,filhos,milicianos e laranjas.QUE DEUS NOS PROTEJA.

  7. Coloca o bozo para fazer o espetáculo e com as trapalhadas cair sozinho e depois aparece o Juiz-mafioso para salvar o mundo do caos e ser aclamado como salvador. Os milicianos das lava-jato estão fazendo uma releitura da ascensão do Hitler, agora corrigindo alguns erros que os nazistas cometeram, logo haverá leis para impedir que “corruptos (opositores) possam agir livremente”, na Alemanha Nazista também havia leis que impediam os judeus de possuírem relógios, animais de estimação, entre outras. Nesse ritmo derrubaram a constituição de 1988 e criaram uma própria com apoio de mafiosos de altamente especializados, afinal juízes conhecem muito bem a organização das leis e com policiais federais que conhecem muito bem a estrutura policial, o exército torna-se uma força auxiliar, afinal não pega muito bem nesses tempos um estado visivelmente militarizado. Um estado civil soa mais “democrático”. Essa milícia é a pior que eu já, composta por desembargadores, juízes, promotores e policiais federais na organização contando com apoio de grupos de mídia corporativa (o que os incautos chamam de “grande”), que pelo que vi também tem o apoio de diversos maçons.

  8. VOCÊ É ROUBADO. A polícia diz que recuperou o que foi roubado. SÓ QUE DEVOLVEM ISSO PARA OUTRO, QUE NAO FOI VÍTIMA. NÃO PRA VOCÊ!
    AJA TEATRO PARA MÍDIA PROMOVER!
    A vítima é a que menos importa?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador