Globo aprofunda estilo liberal inglês, por Luis Nassif

Tempos atrás, quando mudou a direção de O Globo-Época, pelo primeiros movimentos antecipamos o que viria a seguir: um aggiornamento no estilo do jornal e da revista, substituindo o padrão pitbull pelo do liberal inglês – liberal nos costumes, conservador na economia e na política e sóbrio no linguajar. Não alteraria em nada a estratégia central das Organizações Globo, mas pelo menos tornaria as publicações mais elegantes.

Logo depois, dançaram alguns dos pitbulls do período anterior. Foi curiosa a reação de Augusto Nunes, da Veja e Jovem Pan. Ameaçou a direção de O Globo se mantivesse a nova estratégia editorial. Foi uma espécie de autodefesa do estilo que ele mesmo incorporou há tempos.

Agora, cai um editor da Época, principal responsável pela emulação do estilo Veja na revista. Os pitbulls mais talentosos, do período de esgoto, já se reciclaram, alguns se apoiaram em Temer e se tornaram liberais desde criancinhas. Os que não conseguiram se reciclar vão ficando pelo caminho, ou relegados à mídia de segunda linha.

É um roteiro já conhecido nas guerras reais, políticas e midiáticas.

 

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antecipação de um provável cenário

    O candidato do PSDB com Lula candidato,  no momento está com 6% nas pesquisas, e 8% com Fernando  Haddad no Lugar de Lula.

    Pesquisas indicam vitória de Lula no primeiro turno, e uma enorme capacidade de transferência de voto para Fernando lula Haddad.

    Neste cenário a maior parte da grande mídia, teria pela frente pelo Menos 4 anos de PT no comando do governo Federal e em vários estados.

    Não estranhe receber vários convite de trabalho nos próximos meses.

     

    1. Otimismo
      Você está sendo muito otimista. Na minha opinião, ganhando o Haddad a partir do primeiro dia de governo as Organizações Globo começarão a operação de aniquilamento, tal qual foi feito com a Dilma (que também ajudou bastante com sua incompetência, soberba, ingenuidade e teimosia, diga-se de passagem). E pensar que no início do primeiro governo Lula a Globo agonizava e foi salva pelo governo…

      1. Foram seduzidos pela Venus Platinada

        E o Sapo ajudando o Escorpião achou que ia ganhar uma TV para chamar de sua! Encontra-se  em dolorosa agonia.

        No caso de vitória do ex-prefeito é dado o início da contagem regressiva para o novo Impeachment , ou retorno dos que nunca foram, os parlamentaristas de oportunidade. E de quebra vão colocar na ilegalidade o PT e o PC do B , tal qual foi feito com o Partidão em abril de 1947. Alias tem gente que acalenta essa ação como um terno sonho!

        Quanto a  Dilma, tudo foi dito! Esta se aprumando agora pois passou três anos parecendo cachorro que caiu do caminhão da Lusitana!

  2. Antes mesmo
    De assumir, LULA deve deixar pronta a lei de Médios para assinar 01.01.19
    Acatar a proposta do bocalnaro de indicar mais 12 ministros do stf tendo maioria absoluta.
    Fazer uma limpa em todo o judiciário e pf,colocando na cadeia a assassina do Reitor Cancelier

    1. Na sequência, autonomear-se

      Na sequência, autonomear-se presidente vitalício do Brasil e só autorizar o funcionamento da imprensa democrática.

  3. Globo

    Mas ela não tinha pedido desculpas por participar do Golpe de 1964 ? Agora repete o mesmo que fez, quando das Diretas Já.

    Jamais mostrava as multidões pedindo as Diretas. Agora , parece que a censura a está impedindo de dizer o nome de Lula e de mostrar as multidões presentes nos atos a favor dele.

    Esta censura malvada vai acabar com a Globo ôôô !

  4. Pitbulls
    Quem seriam os pitbulls mais talentosos das Organizações Globo que se reciclaram? Com esse rótulo vejo apenas o Reinaldo Azevedo da Band News, que após ter visto seus amigos serem atingidos e ter sido vítima de escuta ilegal tornou-se um defensor do estado de Direito.

  5. Enfim, pura seleção natural

    Enfim, pura seleção natural darwiniana rs. Me lembro Marco Antônio = na peça Júlio César, de Shakespeare, Marco Antônio é fundamental para vencer o grupo que matou César. Já na peça Antonio e Cleopátria, Marco Antonio é um estorvo para o Império Romano e portanto Augusto tem que eliminá-lo. As mesmas qualidades de Antonio que na primeira peça eram bem visas na segunda tornam-se problemáticas. 

  6. Nassif, o otimista.
    Mais um

    Nassif, o otimista.

    Mais um pouco e a Globo vira a BBC. Tanto que continuam no comando do jornalismo imparcial e independente da emissora o Ali Kamel, a Leitão, o Merval, o Camaroti, a Lo Prete enfim todos esses jornalistas que eu não guardo o nome porque me confundo e acho que é um só.

    Menos….’

  7. O “estilo” da Globo, digamos,

    O “estilo” da Globo, digamos, é um DOI-CODI soft. Espero que o “otimismo” do Nassif seja algo próximo da ironia.

  8. Uma nova tentativa de dizer que não tem nada com isto.

    No momento eu não entendi o que Nassif quis dizer com liberal inglês. Me parece que o jornalismo globo é agora seguidor do antigo Notícias Populares: O jornal começa com as manchetes dos crimes, e no momento da violência contra a mulher, fala das balas perdidas encontradas em corpos de inocentes, e depois uma leve passagem no cenário do esgoto da Lava Jato, e depois a pergunta do quadro: “O que você quer para o Brasil” , depois da Maria Julia Coutinho falando do tempo, e notícias também trágicas do exterior, um a pitada de futebol e a mesma coisa no dia seguinte.

    Em outras palavras  continuam estimulando os baixos instintos. Quem seguir este jornal , sai de casa querendo comprar uma arma e  pensa em votar no Bolsonaro  O publico esta sitiado.

    Quanto as caras do golpe, Merval as Bruxas televisivas e Camaroti, estão junto com Maria na globo News e no tal studio I.

  9. Estilo liberal inglês cai bem

    Estilo liberal inglês cai bem em ingleses, que acham Churchill um herói da humanidade, e juram que a Coroa Britânica jamais oprimiu um cidadão sequer que viva ou já tenha vivido sobre a face da terra, e que nenhum indiano jamais morreu de fome durante o rule britânico por lá, nem um milhãozinho sequer.

    Aqui não é metrópole, aqui “liberal” não é elogio nem deferência.

    Aqui é a colônia, a terra de ninguém e de todos os colonos e agentes da metrópole.

    Sempre fomos.

    https://www.marxists.org/portugues/fanon/1961/condenados/prefacio.htm

  10. bom comentario

    Mas nem mesmo a imprensa inglesa vale grande coisa. Tendenciosa como ela só.

    Agora mesmo o pobre do Jeremy Corbyn (Labour) está sob ataque cerrada dessa imprensa marrom.

    Já o acusaram de tudo até mesmo de simpatizante de “terroristas” palestinos.

    (os crimes de Israel ninguém comenta!).

    Mas reconheço que as revistas e jornais economicos  são muito bem escritos!.

     

  11. Seria , também, o velho

    Seria , também, o velho mimetismo calhorda de sempre, tentando furtar-se de responsabilidades, no trabalho sujo que sempre praticou e ainda despudoradamente pratica em defesa do capital no Brasil, atacando tudo que cheirar a trabalhismo, socialismo e queijando, para posterior arrependimento? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador