Governo Bolsonaro enviou agentes da Abin para evento da ONU

Sem comprovar vínculo com agência, eles monitoraram organizações não governamentais e integrantes de comitivas durante a COP-25

Foto: Reprodução (REUTERS/Adriano Machado)

Jornal GGN – Agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram enviados pelo governo Jair Bolsonaro à Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-25), realizada em dezembro do ano passado, em Madri, na Espanha.

A presença desses agentes em evento do tipo é incomum, e é um novo sinal da postura mantida pelo governo brasileiro com as instituições internacionais, ONGs e setores públicos ligados ao meio ambiente.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, os agentes secretos monitoraram organizações não governamentais (ONGs), integrantes da comitiva brasileira e representantes de delegações estrangeiras.

Em entrevista ao jornal, um dos agentes afirmou que o trabalho na Espanha era captar as críticas ao governo Bolsonaro, em especial com relação à Amazônia, para “defender os interesses do país”. Embora tenha negado o fichamento de ambientalistas, o agente não só confirmou a presença da equipe em atividades do pavilhão do Brasil e de países estrangeiros, como admitiu que campanhas promovidas por ONGs eram motivo de preocupação.

O Brasil deveria ter organizado a COP-25, mas Bolsonaro abriu mão da prerrogativa alegando dificuldades financeiras e divergências da agenda. Contudo, o governo incluiu uma equipe de inteligência na delegação na última hora – todos eles credenciados como parte da equipe do GSI da Presidência da República (chefiado pelo general da reserva do Exército Augusto Heleno), sem que o vínculo com a Abin fosse informado à ONU.

 

Leia Também
Governo Bolsonaro dificultou tomada de medidas de contenção contra queimadas
As oportunidades e as crises desperdiçadas pelo Brasil, por Fábio de Oliveira Ribeiro
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador