Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já utilizados.

Renato Menezes – Ascom/AGU

Com participação da AGU (Advocacia Geral da União), Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Comunicação Social foi realizada reunião do Governo com representantes das principais plataformas de redes sociais. O Governo pediu apoio e colaboração para conter as fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul.

A reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira (10). As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos mecanismos já utilizados.

O Governo pede a colaboração diante do aumento de notícias falsas que causam impactos nos esforços de salvamento, abalando e atrapalhando os esforços nesta emergência bem como colocando em risco a segurança física de agentes e voluntários.

“Estamos lidando com um fenômeno novo”, afirmou o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao apresentar as linhas gerais do protocolo de intenções. “Pedimos às plataformas uma atuação mais intensiva em relação à tragédia do Rio Grande do Sul. Nós temos identificado nos últimos dias um aumento muito significante de conteúdos desinformacionais”, afirmou ele.

Os representantes das plataformas se mostraram dispostos a colaborar e relataram o que já vem sendo feito para combater os conteúdos falsos relacionados à tragédia. Firmaram, ainda, compromisso de estudar os termos do protocolo e fazer novas sugestões.

Leia também:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu me surpreendo com a quantidade de vídeos publicados no youtube contra o governo Lula e especialmente com alguns que mostram uma aparente intenção de desabonar e de desgastar a sua imagem, a qualquer custo.
    Em alguns, o público tem que um fanático pela direita ou simplesmente um fanático opositor da esquerda e/ou de Lula. Não querem enxergar a realidade e mostram que não são exemplos de cidadãos(ãs) e de eleitores(as) de bem, mesmo que não estejam envolvidos em escândalos criminais e/ou políticos, como alguns de seus pares o são.
    Vale uma checagem de pesquisa, sem compromisso.

  2. Eu me surpreendo com a quantidade de vídeos publicados no youtube contra o governo Lula e especialmente com alguns que mostram uma aparente intenção de desabonar e de desgastar a sua imagem, a qualquer custo.
    Em alguns, o público tem que ser fanático pela direita ou simplesmente ser fanático opositor da esquerda e/ou de Lula. Não querem enxergar a realidade e mostram que não são exemplos de cidadãos(ãs) e de eleitores(as) de bem, mesmo que não estejam envolvidos em escândalos criminais e/ou políticos, como alguns de seus pares o são.
    Vale uma checagem de pesquisa, sem compromisso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador