Jaques Wagner pede suspensão de uso da Força Nacional em assentamentos na Bahia

Além de pedir motivos da intervenção de força armada, proposta do senador do PT busca sustar portaria do Ministério da Justiça

Foto: Reprodução/Governo Federal

Jornal GGN – O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 395/2020) que busca sustar a portaria do Ministério da Justiça, em apoio ao Ministério da Agricultura, que permite o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos Municípios de Prado e Mucuri, na Bahia.

De acordo com a Agência Senado, Wagner também solicitou explicações dos órgãos federais sobre o motivo da intervenção, uma vez que o “governo da Bahia não foi previamente informado e demandado, como se exige em uma República federativa”.

“A presença da Força Nacional de Segurança Pública, no território de uma unidade federativa clama por requisitos legais que, ao que parece, não foram respeitados. Assim sendo, faz-se que o Senado Federal, sempre atento aos ditames legais, não admita qualquer interferência indevida nos estados. Assim, é da maior urgência o cancelamento desta portaria, para que não permaneça a quebra do Pacto Federativo”, argumentou Wagner.

 

 

Leia Também
MPF cobra informações do governos sobre reforma agrária
Sem amparo do governo, indígenas fazem operação contra invasão de madeireiros
Governo Bolsonaro corta 58% da verba para brigadistas florestais em 1 ano
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador