Julgamento de Lula hoje no Supremo “não deve ter efeito prático”, diz jornal

Jornal GGN – “Integrantes” do Supremo Tribunal Federal ouvidos “reservadamente” pela Folha de S. Paulo disseram, segundo edição desta terça (11), que o julgamento do Habeas Corpus de Lula, liberado pelo ministro Gilmar Mendes, “não deve ter efeito prático” para o ex-presidente.

O julgamento foi colocado em pauta de hoje, após o escândalo da “Vaza Jato” vir à tona. No domingo (9), o site The Intercept Brasil publicou mensagens privadas entre Deltan Dallagnol e Sergio Moro que provam a falta de isenção e limites do ex-juiz da Lava Jato.

O recurso estava sendo analisado pelo plenário virtual da segunda turma do STF, mas Gilmar fez um pedido para transferir o debate para o plenário físico. Há expectativa é de que o ministro utilize o julgamento para mandar recados duros para a Lava Jato.

Originalmente, o HC de Lula questiona atuação do relator da Lava Jato no STJ (Superior Tribunal de Justiça), Felix Fischer, que negou sozinho recurso contra a condenação do petista no caso do tríplex. A defesa alega que a decisão não poderia ter sido proferida individualmente.

Em tese, o HC perderia parte do efeito porque o colegiado do STJ já apreciou recurso de Lula, reduzindo a pena para 8 anos e 10 meses. Porém, a defesa de Lula alega, ainda no HC ao STF, que “persistiu o que chamam de coação ilegal. De acordo com eles, não há correlação entre a acusação e a condenação contra Lula”, afirmou a Folha.

No STJ, os advogados também apresentaram embargos contra a decisão da Corte, de reduzir a pena e multa, mas manter a sentença. “Se suas solicitações não forem atendidas, ele poderá pedir a absolvição ainda no Supremo.”

A segunda turma do STF é formada ainda por Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

PARCIALIDADE DE MORO

Ainda segundo o jornal, “integrantes do Supremo passaram a alimentar a expectativa de que Gilmar Mendes liberasse outro caso do ex-presidente pendente de julgamento: um recurso que pede a anulação do processo sob o argumento de suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex.”

“A avaliação é a de Gilmar poderia usar o julgamento do recurso para dar um recado a Moro e à cúpula da Lava Jato. Integrantes da corte dizem esperar que o caso seja apreciado ainda neste mês.”

Redação

Redação

View Comments

  • Estão esperando muito de quem nada tem a oferecer.........

    Não acredito que soltarão Lula e nem que o coiso demitirá o marreco, até por que não compete a ele demiti-lo, os lojistas-fiadores de seu governo monstrengo não permitiriam, por isso a proxima do intercept tem que ser uma bomba capaz de jogar por terra todos esses personagens nefastos que tentarão desqualificar as denuncias, é hora de desmascarar a escumalha que prejudica e espolia o país......

  • Houve, ou não, conluio entre o $érgio Moro e os Prucuradores Jatoeiros a fim de prender Lula e inviabilizá-lo política e eleitoralmente?

    Se positivo, esse CONLUIO foi, ou não, devastador?

    Com a palavra, Roberto Livianu, Promotor de Justiça em São Paulo, doutor em direito pela USP, idealizador e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção:

    "Ademais, para argumentar, ainda que não recomendáveis, tais diálogos, como foram divulgados, NÃO REVELAM CONLUIO DEVASTADOR entre o órgão que defende a sociedade e o que julga para que possa gerar a conclusão apressada de quebra de imparcialidade do atual ministro Sergio Moro e da necessidade inexorável de rever processos já examinados em todas as instâncias".

    "Estou pensando em fazer uma intimação oficial até, com base em notícia apócrifa". - Deltan Dallagnol

    "Melhor formalizar entao". - $érgio Moro

    Uma coisa é afirmar que não houve conluio, outra coisa totalmente diferente é afirmar que não houve conluio devastador.

  • Eu tinha a mais absoluta certeza que eles iriam adiar o julgamento do HC de Lula,como também a convicção que tem Ministros(pelo menos 3) e uma Ministra do STF nos grampos.Se o Gringo vai ou não soltar,é outra conversa.

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

2 horas ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

2 horas ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

2 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

5 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

16 horas ago