Justiça manda Fundação Palmares apagar textos em repúdio a Zumbi dos Palmares

Os escritos, que criticam e mancham a imagem do Zumbi, foram postados no site da entidade em comemoração ao aniversário da Lei Áurea, em 13 de maio

Sérgio Camargo e Jair Bolsonaro. | Foto: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – A Fundação Cultural Palmares, encabeçada pelo apoiador do governo Bolsonaro Sérgio Camargo, deve retirar dos seus canais de comunicação publicações contra o histórico líder quilombola e marca da luta negra, Zumbi dos Palmares. A decisão é da juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF​. 

A magistrada determinou a exclusão dos textos “Zumbi e a Consciência Negra – Existem de Verdade?”, de Luiz Gustavo dos Santos Chrispino, e “A Narrativa Mística de Zumbi dos Palmares”, de Mayalu Felix, sob pena diária de R$ 1 mil.  A informação é de Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo. 

Os escritos postados no site da entidade em comemoração ao aniversário da Lei Áurea, em 13 de maio, criticam e mancham a imagem do ex-escravo, que nomeia a Fundação.

A decisão se dá por meio de manifestação dos deputados Túlio Gadêlha (PDT-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Bira do Pindaré (PSB-MA). Os parlamentares afirmaram que os artigos “quebram os parâmetros da moralidade”.

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, decidiu a Juíza. 

Leia a decisão a seguir.

Decisao
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem sacagem,.de que esgoto são trazidos estes estrumes que compõem este desgoverno?
    Com quase 70 anos de idade, nunca vi uma récua tão bizarra.

  2. E o cabresto do Estado Ditatorial Esquerdopata Fascista permitirá a Liberdade de Pensamento e Liberdade de Expressão? O que pode acontecer amanhã? Tentarão acabar com Nossos Feudos e Castas Parasitárias do Poder Público e Judiciário? Pode?!!! E como manter esta nossa democracia entre nós mesmos, não é Juíza? Atentar contra este Modo de Vida e suas Elites Nababescas, que já temos há 90 anos, é atentar contra a “Nossa Democracia”!! E não pode haver ‘Democracia’ nem ‘Opinião’ alguma, fora a Nossa, não é mesmo? !! Entendemos. E obedecemos. Até porque ‘sabe com quem está falando’? Pobre país rico. Era isto Redemocracia? Mas de muito fácil explicação. TELÊ SANTANA

    1. esses negacionistas fdp…..não vai se retratar da baixaria?
      que a nota de retratacao fique por 30 dias no lugar da fake news desse noiado

  3. O “belo texto” em que se funda a defesa desses meliantes, é todo ele fundado na “filosofia” de olavo de carvalho.
    É inacreditável que esse elemento seja citado como fonte de cultura e, mais que isso, seja capaz de inspirar governantes.
    Como é possível que um único cidadão, com um deficit de raciocínio tão flagrante como tem o olavo, seja capaz de influenciar politicamente toda uma camada social a uma distância tão grande?
    Ele não deve ser só um “astrólogo-filosófo”, alguma seita satânica por certo o estará fortalecendo, além, é claro, de poderosas forças políticas que bem o remuneram para trair seu povo.

  4. Considero Sérgio Camargo o mais sórdido de todos os sórdidos a serviço da Milícia do Alvorada, porque é um negro que exatamente por negar o racismo foi colocado na direção da Fundação Palmares para tão somente destruir por dentro a própria instituição.

    1. Jucemir, ele não é sórdido ele só é burro.
      É daqueles caras que se entram em festa de branco e alguém manda ele à cozinha pra trazer a bandeja ele acha que é amizade.
      Ele não se vê como preto. O espelo dele é mágico sabe? Aquele da madrasta da Branca de Neve. Ele se vê como a própria Branca de Neve.
      Ou você acha que o Hélio Negrão se acha preto?
      Tome tento que esse é o poder da fé e a força do bolsonaro.
      Se ele diz que o cara é branco, o cara se vê branco.

    2. Jucemir, ele não é sórdido ele só é burro.
      É daqueles caras que se entram em festa de branco e se alguém manda ele à cozinha pra trazer a bandeja ele acha que é amizade.
      Ele não se vê como preto. O espelho dele é mágico sabe? Aquele da madrasta da Branca de Neve. Ele se vê como a própria Branca de Neve.
      Ou você acha que o Hélio Negrão se acha preto?
      Tome tento que esse é o poder da fé e a força do bolsonaro.
      Se ele diz que o cara é branco, o cara se vê branco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador