Justiça manda Fundação Palmares apagar textos em repúdio a Zumbi dos Palmares

Os escritos, que criticam e mancham a imagem do Zumbi, foram postados no site da entidade em comemoração ao aniversário da Lei Áurea, em 13 de maio

Sérgio Camargo e Jair Bolsonaro. | Foto: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – A Fundação Cultural Palmares, encabeçada pelo apoiador do governo Bolsonaro Sérgio Camargo, deve retirar dos seus canais de comunicação publicações contra o histórico líder quilombola e marca da luta negra, Zumbi dos Palmares. A decisão é da juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF​. 

A magistrada determinou a exclusão dos textos “Zumbi e a Consciência Negra – Existem de Verdade?”, de Luiz Gustavo dos Santos Chrispino, e “A Narrativa Mística de Zumbi dos Palmares”, de Mayalu Felix, sob pena diária de R$ 1 mil.  A informação é de Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo. 

Os escritos postados no site da entidade em comemoração ao aniversário da Lei Áurea, em 13 de maio, criticam e mancham a imagem do ex-escravo, que nomeia a Fundação.

A decisão se dá por meio de manifestação dos deputados Túlio Gadêlha (PDT-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Bira do Pindaré (PSB-MA). Os parlamentares afirmaram que os artigos “quebram os parâmetros da moralidade”.

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, decidiu a Juíza. 

Leia a decisão a seguir.

Decisao

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMORAIZA

- 2020-05-31 18:50:28

Jucemir, ele não é sórdido ele só é burro. É daqueles caras que se entram em festa de branco e se alguém manda ele à cozinha pra trazer a bandeja ele acha que é amizade. Ele não se vê como preto. O espelho dele é mágico sabe? Aquele da madrasta da Branca de Neve. Ele se vê como a própria Branca de Neve. Ou você acha que o Hélio Negrão se acha preto? Tome tento que esse é o poder da fé e a força do bolsonaro. Se ele diz que o cara é branco, o cara se vê branco.

AMORAIZA

- 2020-05-31 18:49:27

Jucemir, ele não é sórdido ele só é burro. É daqueles caras que se entram em festa de branco e alguém manda ele à cozinha pra trazer a bandeja ele acha que é amizade. Ele não se vê como preto. O espelo dele é mágico sabe? Aquele da madrasta da Branca de Neve. Ele se vê como a própria Branca de Neve. Ou você acha que o Hélio Negrão se acha preto? Tome tento que esse é o poder da fé e a força do bolsonaro. Se ele diz que o cara é branco, o cara se vê branco.

CARLOS HEITOR CHAVES

- 2020-05-31 08:14:05

Tudo que é sólido desmancha no ar.

andre rs t

- 2020-05-31 02:39:08

esses negacionistas fdp.....não vai se retratar da baixaria? que a nota de retratacao fique por 30 dias no lugar da fake news desse noiado

jucemir r. da silva

- 2020-05-30 17:50:21

Considero Sérgio Camargo o mais sórdido de todos os sórdidos a serviço da Milícia do Alvorada, porque é um negro que exatamente por negar o racismo foi colocado na direção da Fundação Palmares para tão somente destruir por dentro a própria instituição.

AMORAIZA

- 2020-05-30 17:48:15

O "belo texto" em que se funda a defesa desses meliantes, é todo ele fundado na "filosofia" de olavo de carvalho. É inacreditável que esse elemento seja citado como fonte de cultura e, mais que isso, seja capaz de inspirar governantes. Como é possível que um único cidadão, com um deficit de raciocínio tão flagrante como tem o olavo, seja capaz de influenciar politicamente toda uma camada social a uma distância tão grande? Ele não deve ser só um "astrólogo-filosófo", alguma seita satânica por certo o estará fortalecendo, além, é claro, de poderosas forças políticas que bem o remuneram para trair seu povo.

Roberto

- 2020-05-30 15:37:17

1984 é agora

'

- 2020-05-30 14:49:53

E o cabresto do Estado Ditatorial Esquerdopata Fascista permitirá a Liberdade de Pensamento e Liberdade de Expressão? O que pode acontecer amanhã? Tentarão acabar com Nossos Feudos e Castas Parasitárias do Poder Público e Judiciário? Pode?!!! E como manter esta nossa democracia entre nós mesmos, não é Juíza? Atentar contra este Modo de Vida e suas Elites Nababescas, que já temos há 90 anos, é atentar contra a "Nossa Democracia"!! E não pode haver 'Democracia' nem 'Opinião' alguma, fora a Nossa, não é mesmo? !! Entendemos. E obedecemos. Até porque 'sabe com quem está falando'? Pobre país rico. Era isto Redemocracia? Mas de muito fácil explicação. TELÊ SANTANA

+almeida

- 2020-05-30 14:39:35

"Esquecer suas origens, é renegar seu passado, sua família e suas emoções mais sinceras" (Marcelo Salvo)

walter araujo

- 2020-05-30 14:31:30

Corrigido? Ah, tá. Bem melhor assim.

Carlos Elisio

- 2020-05-30 12:47:30

Sem sacagem,.de que esgoto são trazidos estes estrumes que compõem este desgoverno? Com quase 70 anos de idade, nunca vi uma récua tão bizarra.

walter araujo

- 2020-05-30 12:12:51

"... criticam e denigrem"? É isso mesmo? É?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador