Justiça manda Fundação Palmares apagar textos em repúdio a Zumbi dos Palmares

Os escritos, que criticam e mancham a imagem do Zumbi, foram postados no site da entidade em comemoração ao aniversário da Lei Áurea, em 13 de maio

Sérgio Camargo e Jair Bolsonaro. | Foto: Camargo em encontro com o presidente Jair Bolsonaro Foto: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – A Fundação Cultural Palmares, encabeçada pelo apoiador do governo Bolsonaro Sérgio Camargo, deve retirar dos seus canais de comunicação publicações contra o histórico líder quilombola e marca da luta negra, Zumbi dos Palmares. A decisão é da juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF​. 

A magistrada determinou a exclusão dos textos “Zumbi e a Consciência Negra – Existem de Verdade?”, de Luiz Gustavo dos Santos Chrispino, e “A Narrativa Mística de Zumbi dos Palmares”, de Mayalu Felix, sob pena diária de R$ 1 mil.  A informação é de Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S. Paulo. 

Os escritos postados no site da entidade em comemoração ao aniversário da Lei Áurea, em 13 de maio, criticam e mancham a imagem do ex-escravo, que nomeia a Fundação.

A decisão se dá por meio de manifestação dos deputados Túlio Gadêlha (PDT-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Bira do Pindaré (PSB-MA). Os parlamentares afirmaram que os artigos “quebram os parâmetros da moralidade”.

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, decidiu a Juíza. 

Leia a decisão a seguir.

Decisao

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Fora de Pauta

13 comentários

  1. Sem sacagem,.de que esgoto são trazidos estes estrumes que compõem este desgoverno?
    Com quase 70 anos de idade, nunca vi uma récua tão bizarra.

  2. E o cabresto do Estado Ditatorial Esquerdopata Fascista permitirá a Liberdade de Pensamento e Liberdade de Expressão? O que pode acontecer amanhã? Tentarão acabar com Nossos Feudos e Castas Parasitárias do Poder Público e Judiciário? Pode?!!! E como manter esta nossa democracia entre nós mesmos, não é Juíza? Atentar contra este Modo de Vida e suas Elites Nababescas, que já temos há 90 anos, é atentar contra a “Nossa Democracia”!! E não pode haver ‘Democracia’ nem ‘Opinião’ alguma, fora a Nossa, não é mesmo? !! Entendemos. E obedecemos. Até porque ‘sabe com quem está falando’? Pobre país rico. Era isto Redemocracia? Mas de muito fácil explicação. TELÊ SANTANA

    • esses negacionistas fdp…..não vai se retratar da baixaria?
      que a nota de retratacao fique por 30 dias no lugar da fake news desse noiado

  3. O “belo texto” em que se funda a defesa desses meliantes, é todo ele fundado na “filosofia” de olavo de carvalho.
    É inacreditável que esse elemento seja citado como fonte de cultura e, mais que isso, seja capaz de inspirar governantes.
    Como é possível que um único cidadão, com um deficit de raciocínio tão flagrante como tem o olavo, seja capaz de influenciar politicamente toda uma camada social a uma distância tão grande?
    Ele não deve ser só um “astrólogo-filosófo”, alguma seita satânica por certo o estará fortalecendo, além, é claro, de poderosas forças políticas que bem o remuneram para trair seu povo.

  4. Considero Sérgio Camargo o mais sórdido de todos os sórdidos a serviço da Milícia do Alvorada, porque é um negro que exatamente por negar o racismo foi colocado na direção da Fundação Palmares para tão somente destruir por dentro a própria instituição.

    • Jucemir, ele não é sórdido ele só é burro.
      É daqueles caras que se entram em festa de branco e alguém manda ele à cozinha pra trazer a bandeja ele acha que é amizade.
      Ele não se vê como preto. O espelo dele é mágico sabe? Aquele da madrasta da Branca de Neve. Ele se vê como a própria Branca de Neve.
      Ou você acha que o Hélio Negrão se acha preto?
      Tome tento que esse é o poder da fé e a força do bolsonaro.
      Se ele diz que o cara é branco, o cara se vê branco.

    • Jucemir, ele não é sórdido ele só é burro.
      É daqueles caras que se entram em festa de branco e se alguém manda ele à cozinha pra trazer a bandeja ele acha que é amizade.
      Ele não se vê como preto. O espelho dele é mágico sabe? Aquele da madrasta da Branca de Neve. Ele se vê como a própria Branca de Neve.
      Ou você acha que o Hélio Negrão se acha preto?
      Tome tento que esse é o poder da fé e a força do bolsonaro.
      Se ele diz que o cara é branco, o cara se vê branco.

  5. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome