
Jornal GGN – A agência de notícias Reuters afirma nesta quarta (8) que o Ministério Público de Minas Gerais apresentará “nos próximos dias” uma denúncia criminal contra a mineradora Vale e seus executivos, por conta do desastre em Brumadinho.
Segundo a promotora de Justiça Andressa Lanchotti, a denúncia terá de 15 a 20 acusados, incluindo também trabalhadores ligados à empresa que atestou a estabilidade da barragem, a alemã TÜV SÜD.
Em setembro de 2019, a Polícia Federal indiciou sete funcionários da Vale e seis da TÜV SÜD pelo crime de falsidade ideológica. O primeiro inquérito do caso concluiu que as empresas falsificaram documentos para atestar a estabilidade da barragem. Na visão da PF, a alemã tinha interesse em agradar a Vale, para continuar ganhando contratos.
O rompimento da barragem de Brumadinho deixou 259 mortos e outras 11 pessoas que permanecem desaparecidas, de acordo com os últimos números da Defesa Civil.
A Vale afirmou à Reuters que o desastre “ocorreu de forma abrupta e sem sinais prévios aparentes, que pudessem ser detectados pelos instrumentos de monitoramento geotécnico usualmente empregados pela indústria da mineração mundial”.
Já a empresa alemã não quis comentar a notícia.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Nooooooossa! O MP vai apresentar uma ação o contra a Vale , depois de 1 ano do crime? isso é que é celeridade e compromisso com a sociedade.