Moro tem aval de Bolsonaro para agir contra liberdade de Lula

Popularidade do ministro da Justiça é considerada peça fundamental para enfrentamento do Planalto contra ex-presidente

Jornal GGN – O ministro da Justiça, Sergio Moro, tomou partido a favor do governo Jair Bolsonaro (PSL) e se contrapôs à decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a liberdade concedida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o tom dos ataques não deve parar de subir, e Moro virou peça estratégica no enfrentamento às críticas do ex-presidente.

Em um primeiro momento, Bolsonaro e seus ministros não iriam se manifestar a respeito do julgamento que estabeleceu o cumprimento da pena apenas após o esgotamento de todos os recursos (o chamado trânsito em julgado). Contudo, o resultado não surtiu o efeito esperado após a repercussão das declarações de Lula e o presidente está reavaliando sua estratégia.

Se em um primeiro momento as respostas ficariam a cargo de ministros, como Moro e o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e em um tom controlado, tudo indica que o posicionamento passará a ser mais contundente, com Moro assumindo o papel de algoz de Lula e crítico da corrupção.

Moro escreveu em seu twitter no último final de semana que “a resposta aos avanços efêmeros de criminosos não pode ser a frustração, mas, sim, a reação, com a votação e aprovação no Congresso das PECs [propostas de emendas à Constituição] para permitir a execução em segunda instância e do pacote anticrime”.

O presidente não se manifestou sobre a decisão do STF, mas Moro lamentou o “revés” do resultado do julgamento — que terminou em 6 a 5 contra a execução antecipada da pena—, ao dizer que “lutar pela Justiça e pela segurança pública não é tarefa fácil”. Depois de declarar que a jurisprudência da corte deve ser respeitada, Moro virou sua artilharia para o Congresso.

Os pronunciamentos de Moro são vistos como de grande importância para o Planalto, uma vez que pesquisas de opinião mostram que o ministro é mais popular do que o presidente, e que ele teria mais legitimidade para mobilizar protestos contra Lula e a alegada suspeição do ex-juiz nos casos envolvendo o petista.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só vai mostrar quão parcial foi como juiz e quão parcial é comno ministro da injustiça…….

    como dizia minha mãe (que dava de dez a zero em sabedoria sobre esse senhor), tem gente que não precisa de inimigos, se afunda sozinha…….

  2. Mais que andar pelo Brasil, LULA precisa viajar aos lugares que lhe apoiaram enquanto esteve preso e reafirmar o caráter fascista deste governo!
    O Brasil ainda não consegue nem sonhar com democracia!
    O Brasil precisa urgentemente é de se humanizar!
    Caminhamos a passos largos para a desumanização de ampla maioria!
    Estamos desenvolvendo uma cultura de classe pedante!
    Os filhos paridos pela idiotização iniciada a partir da rede globo produzirão monstros!
    Toda bandeira civilizatória que cultivou a esquerda será alvo de derrubada!
    Todas as formas de preconceitos se transformarão em bandeiras para transgressões como afirmação dessa nova ordem!
    Não haverá pena, nem compaixão da pobreza…
    O público interno não se incomodará com nada…
    A esquerda ainda é minoria…

  3. Em pouco tempo este individuo hoje ministro também terá sua popularidade reduzida.
    E sempre vale lembrar que é só mais um tuiteiro, sem o dom da palavra e sem capacidade de olhar nos olhos, como Lula faz.

  4. O $érgio Moro afirmou que o Lula merece ser ignorado, mas está lhe fazendo marcação cerrada.

    Segui il tuo corso, Lula, e deixa as cadelas ladrarem.

  5. Moro deixa cada vez mais explicito que é um adversário político de Lula. Nunca foi isento para julgar Lula. Sempre foi parcial e sempre tratou Lula como inimigo. Cada palavra, cada ação dele contra Lula deve ser usada pelos advogados de Lula e anexada ao processo de suspeição, que corre contra Moro no Supremo.
    Faltou algo básico a Moro para julgar e condenar Lula: isenção, imparcialidade. Isto torna-se cada vez mais evidente.
    Qualquer leigo, que conheça minimamente a Constituição sabe que ninguém pode ser considerado criminoso antes do trânsito.em julgado de sentença penal. Ao usar tal adjetivo para atingir Lula, o ex-juiz apenas reafima seus parcos conhecimentos do direito, além de atentar contra recente decisão do STF, que criou jurisprudencia.
    O Marreco de Maringá enganou a muitos por muito tempo, se apresentando como juiz rigoroso. Mas fica evidente que o falso rigor do juiz era mentira. Hoje mostra sua verdadeira face de omisso em relação aos crimes do laranjal do PSL, do caixa 2 e tantos outros cometidos pela familicia que está no poder, incluindo o Flávio e o Queiroz. Invés de investigar assassino, o Marreco prefere perseguir o pobre coitado do porteiro.
    O falso juiz durão hoje não passa de advogado de miliciano. Sua máscara caiu.
    Se houver justiça neste país, veremos, em breve, um marreco preso na gaiola.

    1. Como alguém, ainda mais um ex-juiz que condenou um réu sem provas, por um suposto ato de ofício indeterminado, e atualmente Ministro do Estado Brasileiro, pode chamar uma pessoa presumidamente inocente de criminoso?

      Ou é burrice ou ódio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador