Movimento feminista precisa romper com o “neofeminismo liberal”, diz Nancy Fraser

Autora do manifesto internacional "Feminismo para os 99%" diz que é necessário uma "ruptura com a corrente anterior, o neofeminismo liberal", para que o movimento feminista seja reconvertido em "anticapitalista, anti-racista, ambientalista, ligado aos direitos da classe trabalhadora e dos imigrantes"

Jornal GGN – A filosofa Nancy Fraser, uma das autoras do manifesto “Feminismo para os 99%”, lançado neste mês, disse em entrevista ao diário espanhol El País que o movimento feminista internacional precisa “confrontar as atuais desigualdades produzidas pelo neoliberalismo e a atual forma de capitalismo financeirizado.”

As feministas precisam romper, portanto, com o “neofeminismo liberal”, que transforma lutas históricas que deveriam ser protagonizadas pelas minorias que estão na base das classes sociais em enlatados hollywoodianos.

Segundo ela, o contexto desse novo feminismo consciente, convertido em “anticapitalista, anti-racista, ambientalista, ligado aos direitos da classe trabalhadora e dos imigrantes””, “é marcado por uma crise desse capitalismo neoliberal – algo agressivo, que está exaurindo nossas energias e nosso tempo para fazer o trabalho social reprodutivo necessário, que está consumindo e destruindo suas próprias condições de existência, a natureza, a capacidade de nossos governos para nos defender, para resolver nossos problemas.”

Os governos “são imobilizados pela dívida, que usam como uma desculpa para dizer que certas políticas sociais urgentes não podem ser implementadas, para liberalizar a economia e conter os gastos sociais. As pessoas sentem que os partidos e a narrativa política dominante falharam e nos trouxeram a essa situação. Esse feminismo dos 99% é a resposta a essa crise.”

A proposta da “internacional feminista” é “identificar claramente quem é o inimigo – e é essa forma do capitalismo. Por isso, este feminismo é o movimento mais ambicioso, comprometido a reimaginar uma nova sociedade que será construída sobre bases inteiramente novas.”

Na visão de Nancy, essa mudança nas bases sociais não é atingível pelo movimento feminista sozinho. Embora seja, “por razões conjunturais”, “a força mais visível, crescente e radical que vemos” nos últimos anos, o movimento precisa “se aliar às correntes anti-sistema de outros movimentos sociais e aos partidos de esquerda que estão em cena e abertos para expandir sua ideia da luta da classe trabalhadora, rejeitar o dogmatismo sectário e colocar as mulheres no centro.”

A meta é “(…) superar o feminismo corporativo de elite, substituindo-o por um que fala pela esmagadora maioria das mulheres, captando as preocupações dos pobres, da classe trabalhadora, das mulheres racializadas, das queer, trans, lésbicas, profissionais do sexo, donas de casa, mulheres com empregos precários… Estamos falando de grupos sociais muito maiores, com muito mais preocupações que as do feminismo liberal, motivo pelo qual poderíamos chamá-lo de feminismo das classes trabalhadoras, desde que entendamos essa idéia de uma maneira muito mais ampla.”

O exemplo do Movimento MeToo

A filosofa inda fez uma observação sobre o movimento #MeToo, que denunciou assédio sexual em nível internacional, como exemplo de como o movimento feminista acabou cooptado pela visão neoliberal e elitista.

“As pessoas esquecem que o MeToo é, na verdade, um movimento de classe, uma luta por um local de trabalho livre de assédio, agressão sexual, livre de coerção dos superiores sobre os subordinados. A mídia coloca os holofotes nas atrizes glamourosas de Hollywood. Mas o problema que o movimento aborda é generalizado e muito agudo entre as trabalhadoras agrícolas, trabalhadoras de hotéis ou trabalhadoras domésticas em casas particulares, onde ninguém está olhando e os chefes podem fazer o que quiserem e impor relações abusivas de poder às suas empregadas”, disse.

Leia a entrevista completa ao El País espanhol – traduzido pelo site Outras Palavras – aqui.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Feminismo é um rótulo machista que colaram nas mulheres que sobrevivem neste mundo a despeito do ódio dos homens, e que elas, assim como outros rótulos, aceitaram, pensando que as fortalecia.
    Assim, qualquer mulher que reivindique qualquer direito, queira se defender ou levante a sua voz em favor das demais é de ser considerada feminista
    Não há dissensão mais diligentemente cultivada neste mundo que a de gênero.
    Quando o desamor, enfim, alcançar o coração das mulheres, a humanidade se extinguirá.

  2. “identificar claramente quem é o inimigo – e é essa forma do capitalismo. Por isso, este feminismo é o movimento mais ambicioso, comprometido a reimaginar uma nova sociedade que será construída sobre bases inteiramente novas.”
    Acho que a Hillary não compartilha dessa visão. Tampouco a globonews exporia tal contradição nada elegante e tão desagradável…

  3. Bom artigo. Lembra um ponto importante que foi desprezado pela esquerda no Brasil, com consequências desastrosas. Susan George, em seu Lugano Report, de 1999 (grátis na Internet, no original e tradução), já advertia sobre a manipulação das lutas identitárias (gênero, raça, etc) pela direita para dividir a esquerda. Um dos maiores erros do governo do PT foi ter seguido a atitude de FHC de fortalecer essas lutas (neste caso provavelmente atuando como a mão do gato para a direita). Esse fortalecimento levou a dois efeitos: a divisão dos militantes em grupos que só cuidavam do próprio interesse especifico e esqueciam a luta de classes e a defesa do Brasil, até deixaram a direita se apossar de nossa bandeira; a reação do centro, muitas vezes ofendido e amedrontado, como no caso das cotas. Deu no que deu… Agora é hora de ouvir pessoas sensatas como a colunista e juntar todos num movimento democrático e classista. A guerra de classes existe e estamos perdendo, inclusive porque nos vendem a ideia de que ela não existe, é antiquada, etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador