Novo delírio de Bolsonaro na ONU envergonha o Brasil e embala fuga de investidores

Ao negar simultaneamente a crise ambiental e a pandemia, o presidente dá a trilha sonora para o desinvestimento e o cancelamento de acordos comerciais

Do Observatório do Clima

Jair Bolsonaro não fugiu do script no discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações unidas nesta terça-feira (22). Em 14 pouco mais de minutos de uma fala calculadamente delirante, o presidente mais uma vez expôs o país de forma constrangedora e confirmou as preocupações dos investidores internacionais que pensam em sair do Brasil. Ao negar simultaneamente a crise ambiental e a pandemia, o presidente dá a trilha sonora para o desinvestimento e o cancelamento de acordos comerciais no momento crítico de recuperação econômica pós-Covid.

O discurso na ONU não foi voltado à comunidade internacional, mas sim à claque bolsonarista em casa — em especial nas redes sociais. Não teve o objetivo real de prestar esclarecimentos sobre a situação do Brasil a parceiros comerciais e consumidores preocupados, muito menos de propor uma visão de país, como era a tradição, mas de combater a realidade e inventar inimigos imaginários. Bolsonaro usou a tribuna das Nações Unidas para fazer campanha à reeleição e não para promover o país.

“Ao arrasar a imagem internacional do Brasil como está arrasando nossos biomas, Bolsonaro prova que seu patriotismo sempre foi de fachada”, diz Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima. “Acusou um conluio inexistente entre ONGs e potências estrangeiras contra o país, mas, ao negar a realidade e não apresentar nenhum plano para os problemas que enfrentamos, é Bolsonaro quem ameaça nossa economia. O Brasil pagará durante muito tempo a conta dessa irresponsabilidade. Temos um presidente que sabota o próprio país.”

Leia também:  Brigadistas estão desde setembro sem receber diárias para pagar alimentação e estadia

Leia mais:

Na ONU, Bolsonaro mente sobre destruição ambiental e pandemia

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

12 comentários

  1. Foi um discurso militar prenhe de recados para todos os brasileiros(as) que não votaram nele…
    discurso de quem quer isolar e dividir um país

    ninguém vai investir mais num país prestes a ser destruído completamente

    18
    • Tem um lado bom: se nenhum estrangeiro quiser investir aqui, investamos nós mesmos. Trabalhemos pela nossa soberania. Talento não falta, vontade de trabalhar e prosperar tampouco. Um pouco de amor próprio, amor pátrio fará o que parecerá milagre!

      O que tem matado as nossas iniciativas são especuladores estrangeiros essencialmente os do dólar estadunidense, sempre a nos sabotar, corromper. aliciar, cooptar… sempre fazendo venda casada: “Vocês compram franksinatras e a gente toma conta de vocês, tá bom?”

      Um pouco de autonomia nos faria muito bem.

      3
      1
      • com certeza, visão também sugere este lado bom, mas…
        dos nossos pais, dos quais herdamos este mesmo desejo, é que vem o maldito “mas” que o governo atual nos leva a ter que colocar sempre………………..
        mas quantas vezes mais precisaremos lutar para termos autonomia, nós, nossos filhos, netas e netos?

        Que ao menos deixemos para elas e eles a impressão de que a vida é uma dança de amor, de bondade para com o próximo, de paz, e não uma batalha sem fim, e não de conquistas passageiras…………………….

        Foi por pensar assim que fiz de tudo, incentivei, quase implorei, para que meus filhos fossem para bem longe do Brasil. Hoje curtimos uma saudade torturante, eu e minha esposa, mas tranquilos, certos de que o futuro deles será bem melhor do que o nosso.

        grande abraço, muito grato pela atenção, e que teu caminho pela vida seja pleno de luz, de muita paz, muito amor, desejos e realizações

        1
        1
        • Fez muito bem.
          O Brasil é um país sem qualquer chance de futuro para sua população.
          E isto se de a GRANDE BURRICE QUE ASSOLA A MAIORIA DOS BRASILEIROS.
          quem puder que vá embora o quanto antes.

    • A vontade é positivar o comentário. Mas a pergunta se responde melhor se deixarmos apenas as 17 curtidas. Fica bem assim. Esperavam o que de um idiota? 17

  2. Não compreendo a surpresa, pois imaginar que este analfabeto da cabeça aos pés pudesse falar coisa com coisa numa situação como esta, discurso gravado sem possibilidade de ser vaiado.
    O “presidente eleito” não gosta do seu país, aliás, não o conhece como deveria e nem deseja conhecer, mais parece um apátrida, miliciano apátrida que vem destruindo tudo o que o país tinha de bom, em tudo que ele toca vira cinzas. Por qual motivo ninguém publica o Curriculum Vitae desta toupeira?
    A maior parte dos brazucas está à beira da fome e não existe nada no horizonte que possa vir a alterar a situação deste circo de horrores, pois a grande mídia, personagem de proa deste inferno ao vivo e a cores, prefere continuar dizendo que são 13 milhões, ao invés de informar o número do próprio IBGE, cerca de 50 milhões de desempregados no país. Para conferir, basta ir àquele site e conferir.

    15
  3. MENTIRAS DE BOLSONARO EXPÕEM VERDADE SOBRE A INTERPRETAÇÃO DIREITISTA DA HISTÓRIA
    As mentiras incessantes de Bolsonaro em todos os lugares do Brasil e do Mundo, reproduzidas e repetidas por apoiadores e seguidores, tem a virtude de expor uma verdade: não existe a tal interpretação conservadora ou direitista da história. O que existe é uma falsificação e fabulização da história por parte da direita ou dos ditos conservadores, com base na negação, na manipulação dos fatos, no cinismo e/ou em mentiras escancaradas. A lição mais elementar da lógica ensina que a conclusão de um raciocínio só é verdadeira quando as premissas também são verdadeiras. Por isso mesmo, as interpretações direitistas/conservadoras da história não podem ser aceitas e aprovadas como cientificamente ou racionalmente válidas, tal como estes tais movimentos conservadores universitários tentam impor hoje.

  4. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome