Paulo Nogueira Batista Jr.
Paulo Nogueira Batista é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Lançou no final de 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. A segunda edição, atualizada e ampliada, foi publicada em 2021. E-mail: [email protected] X: @paulonbjr Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br Portal: www.nogueirabatista.com.br
[email protected]

O Brasil não quebrou, por Paulo Nogueira Batista Jr.

Foto 1000 Dias – modificado

O Brasil não quebrou

por Paulo Nogueira Batista Jr.

O governo Temer caminha para um final melancólico. O golpismo se desmoraliza cada dia mais. Posso arriscar, leitor, algumas previsões eleitorais? É uma temeridade, bem sei. Em política, vale com força especial a advertência de Keynes: “The expected never happens; it is the unexpected always” (O esperado nunca acontece; é o inesperado sempre).

Em todo caso, mantidas as regras do jogo (ressalva crucial), diria que o cenário hoje sugere o seguinte. Nenhum candidato remotamente associado a Temer e ao golpe de 2016 tem chances de vencer a eleição presidencial de outubro. Com a polarização do país, o centro desapareceu; foi preso o único candidato que poderia ser de centro. A essa altura, o favoritismo parece ser de candidatos de esquerda/centro-esquerda. Bolsonaro, único candidato competitivo pela direita, pode chegar ao segundo turno, mas dificilmente vencerá a eleição.

Se pudesse ser candidato, Lula seria eleito provavelmente já no primeiro turno. Mas tudo indica que a candidatura dele não será permitida. Um candidato indicado por Lula, porém, tende a ser forte – ainda mais se puder acenar de maneira crível com a sua libertação e um papel central para ele no governo. Ciro Gomes também é um candidato forte de oposição, tem vasta experiência, está com discurso afiado e evolui favoravelmente nas pesquisas de intenção de voto.

A esquerda/centro-esquerda está se preparando, portanto, para governar o país a partir de 2019. E, como sempre, uma pergunta crucial é: como enfrentar os problemas econômicos?

Primeira providência: não se apavorar. O quadro econômico é sabidamente muito difícil, e tende a piorar nestes meses finais do governo Temer. Mas não há motivo para desespero.

Permita-me, leitor, uma rápida digressão. No início dos anos 1950, Churchill encontrou-se com um político irlandês, Sean Lemass, e observou que a situação na Inglaterra era “séria, mas não desesperadora”, ao que o irlandês retrucou que na Irlanda a situação era exatamente contrária: “desesperadora, mas não séria”.

Bem. A situação do Brasil não é desesperadora e – a julgar pelo governo que temos – também não é séria. Evidentemente, para milhões de desempregados e subempregados, para os que vivem na pobreza e na miséria, a situação é, sim, desesperadora.

Mas o ponto de partida macroeconômico com que se defrontará o novo governo não é de todo desfavorável. Contrariamente ao que se repete com frequência, o Brasil não “quebrou”, nem no governo Dilma nem no governo Temer. Esse é um discurso não só falso, como perigoso, pois favorece aqueles que querem comprar e vender ativos brasileiros numa suposta bacia das almas.

Como poderia estar “quebrado” um país que dispõe de reservas internacionais de US$ 380 bilhões, formidável proteção contra choques externos? Como poderia estar “quebrado” um país que apresenta um déficit de balanço de pagamentos em conta corrente modesto (0,4% do PIB)? Que recebe investimentos diretos do exterior (uma forma normalmente mais estável de capital) em montante sete vezes superior ao déficit em conta corrente? E que vem adotando, com relativo sucesso, há quase vinte anos, um regime de câmbio flutuante administrado, outra proteção contra choques e turbulências internacionais?

A isso se acrescenta, o sucesso no controle da inflação, que remonta ao Plano Real de 1994. Excetuados alguns períodos relativamente curtos de instabilidade, o Brasil tem mantido a inflação controlada por quase 25 anos – feito considerável para um país com turbulento histórico monetário. No passado recente, a inflação está até baixa demais, inferior ao piso do regime de metas de inflação que orienta a política monetária. Mas, assim como a pressão arterial baixa é menos grave do que a alta, inflação baixa é um problema geralmente mais fácil de resolver do que inflação alta demais.

Os problemas macroeconômicos brasileiros mais agudos são, como se sabe, as finanças públicas e o desemprego elevado. Cabe reconhecer, inclusive, que os pontos fortes – setor externo forte e inflação controlada – são em parte (mas só em parte) reflexo do elevado desemprego dos fatores de produção. O que torna o quadro particularmente difícil é fato de que a solução do problema fiscal conflita, de imediato, com a solução do problema do desemprego. O ajuste por meio de corte de gastos ou aumento de tributos tende a deprimir ainda mais os níveis de atividade e de emprego.

O meu espaço acabou. Acabei escrevendo, leitor, um artigo bem otimista – espero que não demais. No meu entender, há meios de enfrentar o dilema ajuste fiscal/recuperação da economia e conciliar a solução dos dois problemas. Mas essa discussão fica para outra ocasião.

Paulo Nogueira Batista Jr. é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países.

E-mail: [email protected]

Twitter: @paulonbjr

Paulo Nogueira Batista Jr.

Paulo Nogueira Batista é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, de 2015 a 2017, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015. Lançou no final de 2019, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. A segunda edição, atualizada e ampliada, foi publicada em 2021. E-mail: [email protected] X: @paulonbjr Canal YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br Portal: www.nogueirabatista.com.br

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esquerda está se preparando para governar a partir de 2019?

    Falta só combinar com os russos, porque você acha mesmo que deram um golpe pra entregar de novo o país a esquerda dois anos depois?

    Se o esquerdista que ganhar não enfrentar de imediato a banca, a imprensa golpista e as cleptocracias togada e no congresso, teremos um Dilma III desde o dia da posse.

     

    1. Hahaha! A esquerda não vai

      Hahaha! A esquerda não vai ganhar nada. Mas pelo menos ela está tentando o que pode, já que TODAS as instituições brasileiras fazem parte do golpe. Esse é o máximo de resposta que ela pode dar no momento. Esperar mais que isso é viver na fantasia.

      Esperava o quê? Um pronunciamento do Lula e das lideranças de esquerda dizendo que desistiram do Brasil e que vão sair de cena pra sempre?

      1. Exercer o poder
        O Presidente tem o poder da caneta, afastar chefias por ex

        Mas como JEC era um total incompetente perdeu o controle da tropa, bastava trocar toda a equipe no PRIMEIRO vazamento e por todo mundo de licença não remunerada enquanto durasse a sindicância

        Mas foram de republicanismo tosco acreditando nas instituições…

        Puxa, não conseguiram UM equivalente a Gilmar no STF? Eleger im PGR não alinhado DUAS vezes? Quer governar sem engavetador geral COMO? Gilmar soltou Dantas e Paulo Preto para evitar delacoes, o PT não ajudou NINGUÉM, DEIXOU mofarem nas mãos de Moro. Snowden avisou da espionagem a Dilma e Petrobras é o governo continuou aceitando nosso judiciário ir ser doutrinado nos EUA. Era para ter cortado relações na HORA

        Enfim se não exercer a caneta tem quem faça.

        1. Você parece que não conhece a

          Você parece que não conhece a esquerda brasileira. Ela nunca teve esse poder em que você acredita.

          O mesmo republicanismo de Lula que todos criticam era na verdade a única forma do PT se manter no poder e dar algumas migalhas aos miseráveis. Se Lula não fosse “paz e amor” ele teria sido defenestrado da presidência em tempo recorde.

          E agora já era…. Ou melhor, nunca foi. As elites nacionais e os interesses do capital estrangeiro NUNCA deixariam o PT ter sido um verdadeiro partido de esquerda (não que fosse, aliás). Eles gostam da América Latina assim, pobrezinha e submissa. 

          Isso aí que a esquerda está fazendo agora é a única coisa que restou. Eu mesmo quero ver se depois da eleição vai sobrar algum partido de esquerda com relevância no país.

  2. A esquerda brasileira têm que

    A esquerda brasileira têm que se preparar para o fato incontestável de que a direita não vai permitir um governo de esquerda depois de todo o trabalho que teve para tomar o poder na força, e que esta direita prefere uma ditadura de direita à uma democracia de esquerda. E a esquerda brasileira, sempre covarde, também deveria se preparar para o outro fato incontestável de que terá que prender ou liquidar os inúmeros colaboradores do golpe de estado se quiser qualquer chance de que o país não seja sabotado desde o primeiro dia do novo governo.

    Vocês têm que limpar a casa de vocês dos ratos, e estes ratos nesse momento estão se sentindo os donos da casa.

    1. Ianque paraguaio, a quanto

      Ianque paraguaio, a quanto tempo!

      E aí, como estão as coisas com os republicanos por aí? Já tiraram o palhaço laranja da presidência? O quê, não fizeram nada? Estranho. Daqui a pouco vou achar que os ianques são tão covardes e inéptos quanto os brasileiros.

      Bem, depois que vocês tirarem Trump e os republicanos do poder, nos faça o favor e acabe com a CIA e abra a caixa preta do pentágono. O Brasil e o resto do mundo agradecem.

      1. Eu normalmente não perco o

        Eu normalmente não perco o meu tempo lendo os comentários de pessoas ignorantes como você, nunca há nada de construtivo ou pelo menos útil nos mesmos.

        Mas eu gostaria de chamar a atenção de outros para o comentário do sucker, otário e que lembrem dele como exemplo da razão para o Brasil ser o que é

        1. Pô, Nobody… assim você me

          Pô, Nobody… assim você me magoa.

          Fazemos o seguinte: você continua fingindo que está salvando o Brasil com seus comentários iluminados aí do Texas (ou seria Ciudad del Este?) e eu finjo que acredito nessa história. Ok?

          Continue escrevendo, por favor. Nós ainda vamos nos divertir muito.

      2. ei, o colega não tem culpa

        ei, o colega não tem culpa por aquele povo ser PARVO

        Guerras fajutas, causas inexistentes, conspirações nunca esclarecidas  ..iraque, ETs, 11/09, alcaeda, Sadan, america latina, Kennedy, crimes de guerra, área 51, guantanamo, quebras de mercado, ajudas financeiras, desestabilização de Nações inteiras ihhh,   ..se deixar não da espaço

        FATO, a democracia AMERICANA não existe  ..aquilo é de aparência  ..uma palhaçada, o povo não manda nada  ..tal qual aqui, pra começar, ali não vale um homem um voto

        Mas a diferença é que depois de décadas de insistência, HOLLYWOOD convenceu os gringos que eles são a salvação do mundo e a plebe acreditou ..enquanto aqui a maioria acha que somos o lixo da humanidade

        ..ahh sim, tem a renda tb, enquanto eles ganham 20 x mais que nós  ..nós pagamos preços iguais ou MAIORES pelas coisas

        éh, acho que estamos piores mesmo…

        1. É claro que estamos piores.

          É claro que estamos piores. Mas veja só você… Eu não fico exigindo e dando liçãozinha de moral para os ianques tomarem vergonha na cara e transformarem aquele império militar em uma democracia de verdade. Porque eu não sou hipócrita, sei muito bem das dificuldades do meu próprio país. Quem sou eu para apontar dedos, não é mesmo?

          Isso, é claro, seu você acredita que o “colega” aí é um ianque de verdade. Porque pra mim é só um fake querendo atenção.

          Ou será que ele realmente é um estadunidense que gasta seu tempo dando dicas de democracia no quintal brasileiro? Se for, é um gringo com uma patologia digna de um paneleiro.

    2. Perfeito  ..a esquerda esta

      Perfeito  ..a esquerda esta vivendo de negação em negação (de não passarão, acabam por engolir passaram, passam e continuarão a passar) 

      ..com JUDICÁRIO e Forças ARMADAS tocando o golpe – dando ares de legalidade e mostrando os dentes – eu não vejo como reverter o quadro  ..afinal, o tão sonhado apoio internacional tb não compareceu

      O GOLPE veio pra ficar  ..a democracia não é suficiente em si, muito menos ganhar-se uma eleição é garantia de qq coisa – vide Dilma 2a, a GRANDE decepção

      pedidinhos de por favor, da licença, tenha bom senso ou pára com isso a bem do Brasil, não vão resolver a questão

  3. Resumindo  ..altere o CLIMA 

    Resumindo  ..altere o CLIMA  ..injete confiança e CRÉDITO  ..crédito pras empresas, famílias e consumidores  ..promova uma reforma tributária que não afete o consumo mas que “sequestre”, que coloque pra girar, recursos entesourados, e pronto !!

    resta a pergunda  ..quem promoverá o milagre ???

  4. sem querer desanimar o

    sem querer desanimar o professor  ..mas olha a qdade de LIXO que temos que remover

     

    VEJAM como o nosso JUDICIÁRIO esta no chão e precisaria ser DESTITUÍDO e reinventado

    LULA preso e MALUF solto

    LULA, sem provas, no arbítrio e na mentira, condenado num processo FARSESCO, SEM ATO de ofício ou ilícitos definidos, com multas MILIONÁRIAS, com prazos, ritos, leis e a constituição sendo atropelados e desconsiderados ..tudo por um tal triplex que não é dele e que não valeria R$ 1 milhão

    Maluf, flagrado, dinheiro rastreado – ainda não reposto – convertido em bens pra família (300 MILHÕES de US$ – 1,2 BILHÕES de R$), solto pra cumprir pena no PALÁCIO que tem em SP, sem tornozeleira e agora, liberado pra fazer 3 dias de fisioterapia por semana

    esse é o BRASIL que “conseguimos” construir

  5. É um economista respeitável.

    É um economista respeitável. Ainda bem, que coloca alguns senões, porque dá a entender que não acredita em Lula, la, e vê Ciro Gomes com possibilidades. Ou seja, de alguma forma admite o golpe vencendo. Por isso, é Lula, livre e Lula, lá. Pelo que deixou de dizer porque faltou espaco, quem sabe não põe no papel e junta-se ao Governo Lula para ajudar os problemas que aponta. Ajuda e apoio, inclusive voto,  não se rejeita.

  6. O problema é muito maior..
    ..

    O problema é muito maior..

    .. existem questões macroeconômicas, como aumento de juros nos EUA, ou mesmo colapso por uma guerra no Irã ou fim do padrão petro dolar..

    .. existem questões geopolíticas, como o avanço do conservadorismo na América Latina..

    .. existem questões internas, como a redução drástica do investimento público, a precarização do trabalho que impede a recuperação de setores como imobiliário e automotivo, o desmonte do estado e os gravíssimos problemas no judiciário..

    .. o Brasil 2018 tem professor catando latinha prá complementar a renda..

    Me parece improvável um cenário de tranquilidade econômica..

    Além disso, também considero ilusão supor que os golpistas vão devolver o poder daqui alguns meses..

    A candidatura do meireles não é maluquice, é estratégia..

    .. a direita fica no poder através de eleição indireta ou pelos militares.

    E ainda corre por fora a eleição direta do bolsonaro, que é a minha aposta.

    Além de um povo extremamente despolitizado (burro e racista), o ex-capitão conta com a rejeição ao sistema político.

  7. Otimismo lindo de morrer (literalmente).

    O autor está certo nas suas consideraçôes. Entretanto, apesar do confortável quadro macroeconômico , estamos sendo surrados numa descarada guerra promovida pelo “império”. Começando pela cooptação da midia nativa, pela doutrinação de agentes jurídicos messiamicos e fascistas, pela criminalização de nossas lideranças políticas e economicas, seguindo na destruição de nossas principais empresas, pela promoção do desemprego, pelo desconforto social como visto na “greve” dos caminhoneros, pela destruição de nossas atividades econòmicas ( a ponto  de até  negar o pré-sal). Sem haver consciencia  das agruras nacionais não haverá saída.

  8. futuro

     Para desespero americano, as eleiçoes será vencida pela esquerda,saindo das garras da aguia, ai a aguia coloca um Castelo Branco

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador