O impeachment não está morto e enterrado, mas agoniza

Foi um ano duríssimo e um fim de ano muito melhor que o esperado. O desabafo é de Jacques Wagner, Ministro-Chefe da Casa Civil.

Estava pensando no esvaziamento do impeachment.

De fato, como esperado, ontem o PSDB de Aécio jogou Michel Temer ao mar. Ao mesmo tempo, a ala fluminense do PMDB procurou Temer pretendendo apaziguar a luta e dar tranquilidade para enfrentar uma crise brava. Só com a volta do recesso haverá mais clareza sobre a nova composição de forças. Mas Wagner garante que a posição majoritária do PMDB é contra a proposta de impeachment.

Por outro lado, o voto do relator das contas presidenciais de 2014, senador Acir Gurgacz (PDT –RO) foi pela aprovação das contas, com ressalvas. E afastou as acusações de ilegalidade nas “pedaladas”, defendendo que têm previsão na legislação orçamentária.

***

Na votação do STF, dois pontos liquidaram com as pretensões dos defensores do impeachment. O primeiro, o fato do afastamento da Presidente só se dar após decisão do Senado. O segundo, o da votação em aberto, que impedirá os votos de traição. Assim, a favor do impeachment ficará apenas a oposição.

O STF acabou com a banalização do impeachment e isso terá impacto na economia na medida em que reduz as indefinições políticas, diz Jacques Wagner ao GGN.

***

As apostas se concentram, agora, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde atuam com desenvoltura a dupla Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Por lá, o embate é relativamente tranquilo.

A presidência e a vice-presidência estão com dois militantes políticos, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Mas há a contraposição equilibrada dos Ministros Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, Henrique Neves da Silva e Maria Thereza Rocha de Assis Moura. E Luiz Fux tem se comportado com responsabilidade institucional.

Ainda assim tem-se a rede de segurança do STF (Supremo Tribunal Federal), onde irão cair todas as tentativas.

Tudo acaba no STF, diz o Jacques Wagner. É o STF irá analisar as razões jurídicas do impeachment. No caso de Fernando Collor, o impeachment foi decorrência de uma CPI que revelou inúmeros malfeitos e, no final, do tal Fiat Elba.

***

Para Wagner, STF e Congresso deveriam ter adiado por alguns dias o recesso, para resolver essas pendências e trazer tranquilidade ao país.

Por exemplo, há o Projeto de Lei de Leniência aprovado no Senado e pronto para ser aprovado na Câmara. É uma peça central para a recuperação da economia. Deveria ter sido aprovada antes do recesso para permitir ao governo correr contra o relógio e recuperar setores baleados.

Se a Sete Brasil quebrar, vai estourar nos bancos, admite Wagner. “Uma coisa importante é a transparência. Outra é destruir tudo o que foi construído nas últimas décadas”, diz ele. “Empresas são um somatório do empresário, dos trabalhadores, técnicos e engenheiros e fazem a síntese da inteligência nacional. São as marcas de um país, assim como a IBM, a Microsoft, a Volvo”. A Medida Provisória assinado, do acordo de Leniência, seguiu a tendência das economias mais amadurecidas.

***

Agora, trata-se de começar o governo. 2015 foi inteiramente desperdiçado na luta sem quartel pelo impeachment. A rigor, o segundo governo Dilma começará agora.

Luis Nassif

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece que Jacques Wagner

    Parece que Jacques Wagner está se revelando o segundo acerto de Dilma em um ano de segundo governo. O primeiro foi Bendini, na Petrobrás. Mas, meus deuses, como ela demorou pra fazer o óbvio nesses dois casos – a saída de Graça Foster, já totalmente destruída psicológica e fisicamente em sua tentativa de reconstruir a Petróbras, e a saída do incompetente Mercadante da Casa Cívil, provavelmente a relação mais inversa entre ego (enorme) e capacidade ( pífia, nível aloprado como diria Lula) da políica nacional . O mais importante é Dilma ver que esse momento relativamente calmo não significa que ela é uma boa governante, mas sim que ela tem a sorte de contar com a oposição mais tosca e imbecil que o Brasil já viu. 

  2.  
    Mas é justamente contra o

     

    Mas é justamente contra o funcionamento do governo que a oposição luta essa guerra sem quartel, enquanto puder sangrar o governo a oposição capitaneada por Aécio mantera vivo o fantasma do impeachment, se para chegar ao poder for necessário por fogo no país Aécio quer ser o presidente das cinzas.

  3. O resto depende de Dilma

    Ótimo, o pior da crise política passou, agora só restam os problemas insolúveis do nosso presidencialismo de coalisão. A sobrevivência política de Dilma e boa parte do futuro do PT dependem agora de a Dilma concentrar-se em governar o país sem o seu estilo de gerentona incompetente, autossuficiente e voluntariosa. Colocar os novos ministros da área econômica sob o seu tação será sendo a pior solução.  Tolher o trabalho de articulação política do Jacques Wagner seria outro drama. Dilma tem de entender que não é um Lula e muito menos um JK, o presidente bossa nova.

    1. Quem preside tanto faz

      Dilma ou outro qualquer, como na China, onde a burocracia e a elite não deixam a vaca ir para o brejo. Mas ressalto a boa vontade da Dilma e sua Honestidade, o que é um diferencial a favor do Brasil.

  4. Na minha modesta opinião o

    Na minha modesta opinião o golpe paraguaio com cobertura de impeachment não prospera por razões muito simples:

    Para derrubar um governo eleito democraticamente tem que haver unanimidade na sociedade e isso não há nem nunca houve, embora o PIG trabalhe para que a percepção seja de que todos são favoráveis à virada de mesa.

    Só um golpe militar pode ter sucesso numa sociedade dividida, ou seja, só o uso da força pode pôr fim as resistências vindas dos setores democráticos, um golpe civil (como o tentado) jamais conseguirá quebrar a ordem constitucional e impor sua hegemonia governando com tranquilidade. 

     

  5. Falta citar a Ministra Luciana Lóssio, do TSE

    Falta citar a Ministra Luciana Lóssio, do TSE

    A Ministra Luciana Lóssio é, definitivamente, independente do Ministro Canguru e do seu Capanguinha.

    Aliás, o Capanguinha vai ser sócio do Mestre na sua escolinha no Tucanistão? Isto explica alguma coisa? Agradeço a quem puder me responder.

  6. Para mim está mortinho mas deve ser cremado..

    Tá lá no JB..  (este jornal representa a imprensa séria e comprometida com a verdade)

    Relator recomenda, com ressalvas, aprovação das contas de Dilma. O relator (senador Acir Gurgacz (PDT-RO)) destacou ainda que os argumentos apresentados pelo TCU para a rejeição “não são relevantes o suficiente para levar à rejeição”. O parecer de Gurgacz deverá ser votado pela CMO até o dia 6 de março de 2016.

    Pena que não dá para colocar no forno do crematório conspiradores como gilmar, aocio, caiado, tofoli, fhc, cunha, etc, etc..

     

  7. Chega da instabilidade

    O ministro esta certo de se mostrar otimista. Mas com o STF, em se tratando do PT,  toda cautela é bem-vinda. Basta lembrar que José Dirceu disse muitas vezes antes do julgamento da AP 470, que o inquérito contra ele não tinha chances de prosperar no STF, por ser inconsistente. E deu no que deu.

  8. Pão & Circo

    O congresso nacional é um lastro para o Brasil. Está dominado por bandidos que querem salvar a própria pele. Assim, nada de  útil sai dali, se fosse fechado estariamos numa situação muito melhor.

    Não há como escapar, a Democracia é um fardo muito grande para uma nação onde a Lei de Gerson é a  que vale.

    A única maneira, no meu modo de ver, de preservarmos a Democracia e o Estado de Direito é com reformas profundas na administração pública, que passaria a velar pela lisura e higidez no trato com o dinheiro do Povo. Para isto acontecer é preciso que medidas sejam tomadas por quem de Direito e com Poder para tanto, que no nosso caso é a Presidência da República, na figura da Presidênta Dilma Roussef, assim, por vontade política dela de fazer o melhor para o Povo e a Nação iremos mudar este quadro difícil de governança.

    Para não dizer que só aponto problemas vai a minha sugestão usual, que penso ser à prova de críticas (pelo menos aqui no blog passa lisa, sem contestação): Dilma, faça a reforma ministerial com 14 pastas e 72 secretarias, com isto seu governo volta a ter unidade e harmonia, ganhando um Norte, um Rumo e uma Estrela.

    Boa sorte!

  9. Qual é o nosso limite p/ resistir? Esse é o”X” da questão.

    Mais uma vez as digitais dos que querem mesmo é que Brasil vá à merda e leve junto o projeto da recuperaçao da economia.

    Vamos concordar, se o presidente marginal e irresponsável da Camara tivesse sido afastado para que os projetos de interesse do país tivessem prioridade, nada dessas barbaridades estariam ocorrendo. Caindoo o chefe a quadrilha ia se acalmar e o país poderia respirar um pouco, mas nao….o PGR segurou o quanto pode para que o Cunha fizessse tudo o que fez e ainda faz. Nem corado esse cidadao ficou durante todo esse tempo. Só depois do pedido de impeachmente é que ele decidiu pedir o afastamnento[nem foi a prisao] e, ainda assim, na véspera do recesso. É ou nao é botar pra f*der com tudo o que atende pelo nome honestidade, moralidade, transparencia e retidao de caráter???

    Aí vem o stf e manda tudo às favas e sai de férias para, somente em fev/2016, analisar com calma, muita calma nessa hora, o pedido do cidadao bochechudo sobre o afastamento do marginal que continua à frente da presidencia de uma das casas do Congresso Nacional. É o deboche de fim de ano patrocinado pelo Poder Judiciário Brasileiro aos cidadaos..

    Entao era isso – manter o Cunha para garantir a Camara engessada e a instabilidade política, social, economica e todos os demais reflexos..

    Quer dizer que o PL de Leniência, uma peça central para recuperaçao da economia, só estava dependendo da aprovaçao da Camara, antes do recesso, para ajudar o governo na soluçao de problemas graves??? Está explicado – conturbando e atrasando tudo o risco de quebra e de caos em diversos setores vao aprofundar a crise economica e aí o país vai abaixo, nao é assim?? 

    Uma das empresas-alvo é a Sete Brasil, claro, uma empresa contratada pela Petrobras que foi constituída no Brasil apenas para fornecer sondas à nossa estatal. A lava jato, por encomenda, tenta quebrar a Petrobras e devastar toda a cadeia em torno desse segmento, e isso sem nem entrar na questao das empreiteiras. Danen-se os trabalhadores, técnicos, engenheiros, a economia, o povo,enfim, o Brasil que se vire e obedeça se tiver juízo. 

    É impressionante o estamos assistindo acontecer desde 2014 – uma empreitada “multiuso” usando maus brasileiros aboletados em cargos estratégicos para quebrar o próprio país e colocá-lo de joelhos. 

    Qual é o limite dessa gente?? O Brasil conseguirá resistir à todos esses ataques em todas as frentes??

     

     

     

     

    1. Pedaladas, crime e partidarização judicial

      Engraçado que só descobriram isso agora! FHC as praticou, outrios antes dele também. Delfim Neto te conta quantos governos usaram esse expediente. E agora mesmo, se seu julgamento for correto, tem que destituir 70% dos governadores e prefeitos. Mas claro, ninguém pensa nisso, nem em invalidar os atos passados de FHC, governo que cometeu o crime alegado por você. Então, esse mimimi é puro uso oportunista de um texto legal com propósitos partidários. Uso absolutamente contestável, como juristas muito mais experts do que você já afirmaram inúmeras vezes. Mas isso não importa, o que importa é derrubar a Dilma e conseguir no tapetão o que não se conseguiu nas urnas. Cerrrrto?

  10. ainda somos o povo que falta

    se for indagado a Dilma e os governistas como venceram as eleições de 2014, até hoje nenhum deles tem de fato a respostas. sua enorme arrogância apenas produziria algumas frases pouco conexas e auto-proclamatórias. jamais admitiriam o óbvio: as eleições foram vencidas por um movimento social, articulado à revelia de qualquer marketing eleitoral e comitê central de campanha. foram as pessoas que, através de suas inúmeras pequenas batalhas cotidianas, conquistaram a memorável vitória da candidatura que apoiaram.

    se for indagado a Dilma e os governistas como superaram a crise do golpe e do impeachment em 2015, provavelmente jamais nenhum deles terá de fato a respostas. sua enorme arrogância apenas produziria algumas frases pouco conexas e auto-proclamatórias. jamais admitiriam o óbvio: é quase uma impossibilidade tantos fatos positivos em tão pouco tempo (quase, pois ainda não está morto e enterrado) revertendo uma situação que parecia perdida.

    em 2014, ainda nem mesmo tomara posse Dilma e os governistas traíramos os que a elegeram. em nome da  “governabilidade” plantaram o “ajuste fiscal”.  em 2015 colheram a crise econômica e a crise da governabilidade.

    em 2015, ainda nem mesmo a crise política estava morta e enterrada, Dilma e os governistas não apenas mantém o “ajuste fiscal”, geridos por tecnocratas gordos e engravatados às custas dos trabalhadores, como articulam a reforma da previdência e a flexibilização das leis trabalhistas.

    não vai ser a Direita quem derrubará Dilma. este é um governo condenado a cair por si mesmo, pelo colapso de um apodrecido modo de fazer política. junto com ele desmoronará todo um modo de viver. ainda somos, nós os Brasileiros, o povo que falta.

    .

    .

  11. Acho que a declaração do

    Acho que a declaração do ministro Wagner de que tem a maioria do PMDB é no mínimo arriscada. O PMDB não é de ninguém, vive ao sabor das coveniencias o PMDB é como um leão prestes a dar o bote, antes, identifica a fraqueza de suas presas para depois atacar. O segundo ponto, é que no momento o impeachment continua vivo graças a mídia que continua turbinando as notícias ruins e escondendo as raras notícias boas que favorecem o governo. Nunca na história desse país se viu uma mídia com tanta liberdade e ao mesmo tempo tanta parcialidade, é uma vergonha completa.

  12. Interessante que 200 milhões

    Interessante que 200 milhões de cidadãos são apenas expectadores da politica não são agentes politicos pelo visto.

     

      1. Democracia em um estado único

        Democracia direta em um estado único de território continental?

        Explica para mim como se faz isso de forma prática, já que também apoio a idéia de democracia direta..

  13. Lei de Leniência – ou A Socialização das Perdas.

    “Grande demais para quebrar”, “Custo social”, “Setor estratégico para o país”… Malabarismo verbal não falta. Já lógica… a lógica é a do sequestrador: se não pagar mais, vai ficar pior. É a suprema delinquência intelectual. Barbosa pode trabalhar para Marcola, no PCC

    Grande Celso Furtado – errou em muitas, mas acertou nessa, o conceito de Socialização das Perdas. Em miúdos: o lucro é deles, o prejuízo é nosso. Capitalismo sem bancarrota é como Cristianismo sem Inferno – para quê seguir as leis, se não há punição adiante? 

    A “peça central de recuperação da Economia” é senha para a impunidade. E uma desculpa perfeita para passar, mais uma vez, a conta para o cidadão, agora usando a Economia, essa senhora estuprada, como álibi para o absurdo. A chantagem na forma de medida econômica de salvação.

    O governo, mais uma vez, “vendendo” facilidades para os problemas que ele mesmo criou.

     

  14. Algumas Perguntas…

    Gostaria de Fazer Algumas Perguntas:

    Será que o Silêncio da “oposição” não é devido a TODOS os Políticos estarem com o RABO preso?

    Quando a afirmação : 

    A presidente foi eleita “legitimamente” , não pode ser provada por não Haver “maneira” de recontagem de votos, e apenas 20 pessoas fazerem parte da “apuração”, sendo o responsável pela contagem um “ex”-advogado do Partido dos Trabalhadores não parece no Mínimo um tanto estranha ?

    Depois de 13 Anos do Partido PT no Governo o que Melhorou? (Não Vale dizer : Bruna Marquezine e Esquema de Corrupção)

    Como acreditar que um Presidente, que não consegue apoio na Câmara, e talvez nem no Senado, poderá ficar os 3 anos que restam do mandato a frente da nação, e ainda fazer com que o país cresça?

    Como que Ainda Não Prenderam Renan Calheiros e Eduardo Cunha?

    Diante do Material que a PF tem de “delações” por que o PT ainda Não foi Cassado?

    Estamos no Brasil ou Na Venezuela?

     

    Abraços.

    1. ALGUMAS RESPOSTAS

      1) Saia perguntando a todos os eleitores em quem cada um votou. No final você saberá se a eleição foi legítima ou não;

      2) Se você tivesse mais de 13 anos eu responderia Bruna Marquezine e vc entenderia. Como não tem essa idade não adianta, você não entenderá o que mudou;

      3) Não acredite. Crença atualmente só está servindo para pagar dízimo;

      4) Eduardo Cunha porque é do PSDB, ora inscrito no PMDB;

      5) Não foi cassado porque não será cassado;

      6) Não sabe onde está? Tenta se localizar com um GPS.

  15. Gilmar NEVES, de novo,

    Gilmar NEVES, de novo, hahaha.

    Assim já é esculacho com o moço, Nassif, hehehehe.

    Já não bastam o Gilmar Dantas, o Gilmar Mentes etc? 

    Pobre Beiçola! 

     

  16. 2016 será mais um ano perdido

    2016 será mais um ano perdido para o Brasil com a insistência da Dilma e do PT em se manterem no poder a qualquer custo mesmo cercados e afundados em ilegalidades. A decisão do um tanto absurda do STF, que legislou descaradamente sobre aspectos que não lhe convém, só estendeu a agonia em que o Brasil vive e viverá no próximo ano.

    Feliz Natal!

  17. o impeachment não preocupa tanto…

    O que me preocupa mais, na verdade, é o rombo nas contas públicas feitas pelo governo Dilma em três anos, mais de R$ 600.000.000.000,00 (600 bilhões!!!), dinheiro que não foi pago à fornecedores e prestadores de serviço, dinheiro de custeio, ainda se fosse investimento… Nassif você que é economista, poderia fazer uma análise do cenário futuro de uma dívida assim? Visto que não há menção em mudar o modo de agir desse governo? Se isso não é incompetência, não sei que outro nome dar, perderam o controle sobre os gastos públicos.

  18. Incompetência cansa

    O Brasileiro está cansado diante de tanta soberba e arrogância frente a uma incompetência  nítida e cristalina.  Por mim o impeachment poderia ser por uma multa de trânsito, estou pouco me lixando. Muitos dos meus amigos estão desempregados, a empresa em que trabalho ao longo de 25 anos nunca atrasou um pagamento e hoje esta com dificuldades de acertar sua folha mesmo demitindo mais de 30% dos funcionários. O trabalhador comum ; o brasileiro médio não liga para discursos de direita ou esquerda. Apenas imbecis acreditam que o povão assume algum posicionamento ideológico. O Brasileiro comum quer educação, emprego e saúde. Quer seu carro zero na garagem de sua casa própria com todo conforto burguês que a classe média pode proporcionar. O Brasileiro comum não liga para socialismo, luta de classes, liberalismo, capitalismo ou qualquer “ismo”. O Sonho do proletário não é o socialismo, mas sim ascender para classe média. Não há discurso que faça o povo acreditar que este governo mereça ser salvo e terminar seu mandato depois de tantos erros, corrupção e incompetência.

    1. Povo?? Who care?

      Moraes, o “x” da questão é justamente esse: quem está no poder está pouco se lixando com o que pensa e deseja o povo. Querem se manter no poder, só isso.

    2. Ah, é…

      É engraçado como há pessoas que se arrogam a falar em nome do povo!

      Arrotam suas próprias convicções como se fossem de todas as pessoas, ou da imensa maioria.

      Cá entre nós, sem desculpar erros e pilantragens, se incompetência fosse motivo para impedimento de governante, o FHC teria que ter sido impedido pelos menos nas três vezes em que levou o país de joelhos ao FMI… Talvez quem não tenha vivido o que ocorreu entre 1997 e 2003 – ou tenha passado por isso ao abrigo da tormenta – ache essa crise de hoje horrível. 

      Todos os meus amigos ficaram desempregados, alguns por mais de dois anos. Eu mesmo fiquei um ano e meio amargando a rua. A Rússia já tinha dado calote, os tigres asiáticos já tinham virado gatinhos, e o governo mantendo o dólar artificialmente baixo, a indústria nacional indo pro brejo, o emprego indo pro brejo, os salários corroídos por uma inflação mais alta que a de hoje, dezenas de empresas fechando ou sendo vendidas a preço de banana para multinacionais, bancos indo à bancarrota, precisando de PROER pra “salvar” o mercado financeiro as nossas custas, e por aí vai. 

      1. BURRICE IDEOLÓGICA

        A cegueira ideológica é uma patologia insuportável

        O plano real foi a unica coisa que, nos últimos 30 anos, deu certo neste pais e está sendo golpeado 

        pela incompetência de um governo perdulário e sem rumo. As pedaladas eleitoreiras e as mentiras da “presidanta” 

        entre outra coisas, jogaram o país num atoleiro.

        Esse sindicato indigesto, mal intencionado e repugnante (o PT), para o bem do povo, tem de ser apeado do poder com urgência.

         

         

        1. O PT

          vai “ser apeado do poder” quando o povo brasileiro, por sua maioria, manifestar esse desejo através do voto livre, direto, universal e secreto, ou seja, nenhum dia antes de 1º de janeiro de 2019. Até lá, tudo o que você e todos os outros zumbis da mírdia podem fazer é chorar abraçados aos bonecos de papelão do Aécioporto Neves, do Cunha e dos outros golpistas de plantão.  

    3. Pois é meu amigo. E os

      Pois é meu amigo. E os brasileiros gastando 1 bilhão de dólares, ou 4 bilhõe sde reais, opu 130 milhões de reais p-or dia em viagens para o exterior. Que crise não pe? As filas para staeak houses de cadeias estrangeiras cheias, a minh faxineira cobrano 120 paus por dia e não pode me atender dia en nehum na semana que vem, e por aí afora. Não meça o Brasil por sua situação, ou suas mentiras.

       

    4. Mentiroso

      Só para mostrar como você é mentiroso, se a tal firma de que você fala tem 25 anos então ela estava aberta em 1990.

      Nem por mágica você consegue fazer alguém acreditar que houve uma empresa no Brasil que não atrasou pagamentos na época do plano Collor, quando toda a liquidez de todo mundo (pessoas físicas e empresas) foi sequestrada. Aliás isso foi causa de muita quebradeira durante os anos seguintes.

      Isso é apenas um detalhe entre as muitas mentiras que você falou, mas é uma prova cabal de sua má-fé.

      A situação econômica hoje está muito melhor do que em todo o segundo mandato do FHC e melhor que na maior parte do primeiro mandato, excetuando-se apenas os primeiros meses do plano Real e os meses que antecederam a reeleição de FHC, momentos em que as reseras do País foram torradas para permitir a fachada que os tucanos queriam criar para enganar a população.

       As mentiras da direita estão cada vez mais toscas, o que denota o desespero que sentem ao perceberem que o golpe não passará.

  19.  deixem que a grande mídia

     deixem que a grande mídia golpista e os pessimistas

    de pLantão chorem em seus funerais cotidianos

    deixem que esses toscos e canalhas demotucanos em conluio

    com a grande mídia golpista com algunS segumentos da burocracia brasileira….

    deixem que eles festejem sua loucura combinada

    nos seus manicomios azeitados com choques elétricos….

    deixem que essa absurda colusão de interesses afogue-os em sua primária incompetencia…

    O IMPEACHMENT ESTÁ MORTO…..

  20. O impeachment agoniza? Não se

    O impeachment agoniza? Não se esqueçam que o ano novo trará novas personagens e novas denúncias. Nunca sabemos o que está por trás da próxima delação premiada. E ao que parece, o índice de aprovação de Dilma ainda não chegou a 10%…. Com a economia prometendo piorar em 2016, ela chegaria ao final do ano que vem com menos popularidade que isso. Mas será que ela chega tão longe?

    1. Parabéns! Compreendeu a

      Parabéns! Compreendeu a estratégia do time golpista. 2015 se resumiu aos toques de bola entre: Cunha, Gilmar Mendes, Moro e Aécio Neves. Tudo sob a indigna narração dos energúmenos do PIG, e dos aplausos da torcida organizada babando de ódio do adversário. Enquanto isso, no campo, quando um apanhava, tocava a bola pro outro. Gol, que é bom, nada. Só noventa minutos de posse de bola sem fazer nada. E ainda se perguntavam porque ao final da partida dois terços (número mágico, não) da torcida já tinha ido embora.

      E esse bando de lesa-pátria ainda vem discursar que o país precisa do impítima pra se recuperar. Perdoe a expressão, mas quem precisa do impítima é o seu cú cheio de formiga. O Brasil precisa é tomar um bom laxante pra mandar latrina abaixo todos esses políticos porra-loucas da oposição irresponsável. Incluindo aqueles políticos que peidam em cadeiras de juízes. Golpistas indisfarçados, vendilhões da pátria, oportunistas e corruptos!

      Em treze anos de governo do PT, não se achou um único fato contra Lula ou contra Dilma. Vão se completar dezesseis, sem que se tenha nada além de factóides na veja contra o maior líder político desde Vargas, e contra aquela que ele apontou como sucessora. Com impítima ou sem impítima. E com impítima ou sem impítima, a história dará cabo de mostrar a face verdadeira dos vasos de guerra do golpe que tentaram executar em 2015 e tentarão finalizar em 2016. Só o que não vai mudar é a existência de um setor da sociedade completamente descompromissado com o futuro do país, que nunca enxergou que igual responsabilidade na crise econômica que se avizinha têm os entes políticos que se comprometeram apenas com o golpe, e não com o governo do país. Filhotinhos da ditadura que acreditam na rede grobo.

  21. Impeachment já era, isso

    Impeachment já era, isso sim!

    De tanto que desviaram a atenção para o Eduardo Cunha, o povo agora já tá até deixando de ir nas manifestações pró-impeachment e voltando a aprovar o governo dessa bandida, enquanto os “pão com mortadela” param uma cidade numa quarta-feira à tarde, com passagem de ônibus ida e volta paga pela CUT.

    1. A vontade do povo te dói

      A vontade do povo te dói tanto assim? A mobilização popular é algo fantástico de se ver. Você considera os “pão com mortadela”, uma denominação preconceituosa e ridícula, analfabetos políticos? Beneficiários do Bolsa Família? Tenho uma novidade pra você: o impítima se desinflou, e não foi só por causa do Cunha não. Suas lideranças são negações. Seu oportunismo e discurso seletivo foram o que esvaziou o apoio ao gorpe. A direita não bota gente na rua porque os seus movimentos são oportunistas e artificiais. A esquerda, com tradição de luta por causas populares, já sempre soube o que quis, e nem dependeu de oportunismo barato e militância artificial como a de vocês. Nós lutamos com paixão. Vocês, com ódio e ganância.

  22. Se alguém falar de novo em impeachment vai ter fuzuê

    O processo so impeachment começou fraco. Adesões ao movimento, que se verificaram pela internet, passaram com dificuldade pela cifra do milhão, se é que se chegou a isso.

    As manifestações, pareciam mais com uma simples quermesse. Ou uma festa de NSra de Achiropita. Todo mundo limpinho, cabelinho penteadinho, bermuda e tênis com meia, ninguem quebrou nada e nem jogou bosta em ninguem. Um luxo. “Chique no úrtimo”. Até o Lobão resolveu não aparecer.

    Nesta última, a Fesp veio com um pato amarelo. Já vi muitos patos na vida. Nenhum deles era amarelo. Até nisso são falsos. O empresariado sempre se esmerou em técnicas psicológicas de dominação da massa trabalhadora. Se acham que o povo é pato, devem saber do que estão falando.

    Fato é que o PSDB teve sua chance. Deixaram-se ficar em banho maria na gaveta de Eduardo Cunha, para que ele pudesse usar o processo como coringa em interesses pessoais. Agora correram para as férias de fim de ano, e a economia que se dane. Perceba-se! No que o PSDB se diz melhor? Em criticar? Em criar confusão na economia?

    Chega dessa palhaçada. Não morro de amores pelo PT mas quais são as alternativas? As prostitutas e os traidores do PMDB? Os eternos adolescentes filhinhos de papai do PSDB? Os nanicos que sequer sabem a que vieram? Chega disso! Encheu. Vamos trabalhar e tratar de deixar o governo federal trabalhar também. Não podemos entrar no papo dos “garotos rebeldes da 3a C”.

     

  23. sabe de uma coisa

       É, impeachment está agonizando, assim como a população também agoniza. Inflação de 11%, dengue, zika, hospitais fechados, prefeituras quebradas, atrasos de salários nas mesmas e sem 13º…porém não vejo um post tratando sobre isso…nem ouvi ninguém comentar que um dos culpados da epidemia de zika é, além da população, o governo que contingenciou bilhões aos londo dos últimos 4 anos…claro que isso não conta…é tudo mentira, intriga das elites. Vamos penar durante mais 3 anos…segundo banco central PIB negativo de 3,6 em 2015 e 1,7 em 2016…o que sobra? 0 em 2017 e quem sabe 1% em 2018. Mas, segundo alguns, nada disso é real. O País foi assaltado e nós, com a CPMF, vamos pagar a conta. Só pra lembrar: Toffoli não era davogado do PT? dos 11 ministros do supremo 9 foram escolhas do PT? Que estranho né.

  24. DILMA
    O PT E A DILMA SÃO TÃO INCOMPETENTES QUE ELA VAI CAIR SOZINHA. NÃO PRECISA DE IMPEDIMENTO NENHUM.

    A DESGRAÇA QUE TEMER E O PMDB É OUTRA BOST. …. ALIAS ESTAMOS MAL DE GOVENO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.

  25. A metáfora da pescaria

    Meu pai foi um grande pescador, dos tempos do rio Paraná, em Paulicéia, nos idos dos 50 e 60. Pescarias longas, não raro 15 dias de acampamento selvagem à beira do rio, posteriormente ele e os irmãos compraram um rancho caindo aos pedaços. Isso rendia belíssimas histórias para os três filhos, histórias mirabolantes de pescarias e caçadas. Ainda crianças, meu pai levava em determinadas pescarias, daquelas de ir cedo e voltar à noite. E ensinava a arte de pescar. Dizia para tomar muito cuidado com o Rei do rio, o peixe Dourado, agressivo, brigador, voraz, uma dentição capaz de estraçalhar a mão de  pescadores inexperientes. Segundo ele, todo pescador deveria ter um porrete à bordo, quando embarcava um dourado de 5 kg, logo após remover o anzol da boca deveria aplicar uma porretada na cabeça, jamais soltá-lo vivo no chão da canoa. E contava as histórias dos amigos que haviam perdido dedos na boca de dourados. O impeachment assemelha-se ao Dourado, já foi capturado, está embarcado, vai morrer, mas ainda se debatendo no chão do barco podendo causar sérios estragos. Falta a porretada na cabeça. 

  26. FINALMENTE

    Até que enfim esse processo vai acabar e deixar alegres aqueles que defendem o PT!

    Sempre disse que sou contra o impedimento da Sra. Dilma!

    Ela ainda tem muito a fazer pelo Brasil, para que os brasileiros e todos os que defendem a política econômica, as incompetências e falta de vergonha na cara, como cogitar o Sr. Delfim Netto que foi um dos pais do AI-5, tendo inclusive discursado defendendo aquela atitude, e que foi o responsável (AI-5) pela prisão e tortura da nossa dignissima presidente (presidenta só de fosse em Portugal) !

    Espero que a Sra. Dilma chegue até ao último dia do mandato, e mais, se ela renúnciar o congresso deveria rejeitar a renúncia.

    O Brasil, infelizmente, precisa chegar ao nível que chegou a Europa após a 2ª guerra para aprender a votar e cobrar daqueles que foram eleitos um mínimo de dignidade.

    O fato mais triste nesse processo, é que sempre existirão os formadores de opinião que manipulam as informações de forma tendenciosa.

    Se a Dilma fosse do PSDB, TODOS os que criticam esse processo que está em curso, estariam defendendo que ela deveria é sair mesmo, se não por crime de responsabilidade, por incompetência.

    Mas esses que denfendem, incluindo artistas, cantores, etc, devem estar passando as festas de final de ano, se não em resorts no Brasil, talvez no Central Park em New York, ou talvez no Champs Elisee em Paris.

    É como dizia o saudoso “Justo Veríssimo” (personagem do Chico Anísio) – “Os pobres que se explodam”.

    Quando o Brasil “implodir”, quem sabe os pobres cobrem desses que hoje estão aí utilizando de massa de manobra para parar a Av. Paulista em dia de semana e horário comercial para conseguir chamar a atenção.

    Sr. Luiz Nassif, desejo que tenha um Feliz Natal, e um ano de 2016 com muita saúde para podermos continuar discutindo opiniões em seu Blog, afinal alguém já disse: “Posso não concordar com quaisquer palavras que está dizendo, mais hei de lutar para que sempre tenha o direito de dize-las”.

    Boa festas a todos os seus leitores, também!

  27. Impeachment

    Ou qualquer outra designação que o valha sempre será um fenômeno político. As vezes pega as vezes não. Vimos ocorrer com Collor e Nixon, não aconteceu com FHC e Clinton. No momento o que observamos nesta campanha contra Dilma é mais uma demonstração de intolerância social. Mais aquinhoados ou apelidados de “coxinhas” em manifesta intolerância contra mais expressiva massa tratada como “petralhas”. Este clima é o atual do Brasil.

    Não temos na nossa história ainda a cultura de valorizar o bem comum. O pais sempre valorizou conquistas de poder econômico em detrimento de valores sociais. A partir da doação da capitanias hereditárias, trabalho e trabalhador se tornaram coisas menores, que cabiam a escravos ou despossuídos. O ideal republicano apareceu aqui quase como devaneio de poucos e lideranças militares. 

    Muito pouco tempo nos separa do mando militar, orientado mais para questões intestinas que para a evolução social de nossa população. Aos poucos, com a evolução das comunicações, estamos assistindo o despertar de aspirações populares de massa.

    Assim um líder sindical contrariando o “mercado” (classes privilegiadas, imprensa sabuja, capital e interesses externos) veio se eleger nosso principal mandatário conforme nossa organização política, e elegeu a primeira mulher como sua sucessora.

     Os “coxinhas” estão afastados do mando nacional a 13 (intoleráveis para eles) anos. 

    A busca pelo afastamento da Dilma virou motivação para ação de guerra, sem que haja qualquer limite para os custos sociais que disto possam ocorrer

  28. belê! seu nassif zerou as

    belê!

    seu nassif zerou as contas a pagar de final de ano’s 90:

    impeachment agoniza x governo agonizante = zero às esquerdas… volver!

  29. Hashtag pronto falei.

    Com o GOLPE do STF, o rito do impeachment sofreu um retardamento. Como se sabe na constituição a admissibilidade do impeachment cabe a Câmara dos Deputados, mas o puxadinho do PT resolveu rasgar a constituição. Ok. Vamos em frente. Dilma colocou mais do mesmo no ministério da fazenda no lugar do pobre coitado e acha que tudo vai ser azul anil. Ele mal sabe o que o espera. O verdadeiro combate esta se dando entre Dilma e Temer, como uma guerra fria. Dilma distribui cargos comprando apoio em todos os níveis possíveis e imagináveis. A filha de Marco Aurélio, apenas para citar um exemplo ,fez com que o ministro se bandeasse para o lado negro da força. E assim vai, comprando, corrompendo, gastando e emprestando para os “amigos ideológicos” pelo mundo. Porém, sempre tem um porém, estão se esquecendo da Lava-Jato e sua “mangueira assassina”..he..he.he. Dali, mesmo com as viagens secretas do Cardozão, ainda vai sair muita sujeira que vai fazer o desastre do “rio doce” parecer uma enxorradinha de corguinho. Aliás, por incrível que pareça ninguém foi preso por este desastre. Será porque o governador é do PT? Será??? Mas voltando ao rito do impeachment a mídia pode continuar a falar bem do PT e continuar tentando jogar areia nos olhos do povão, mas não está conseguindo. A prova disto são os 90% de brasileiros que rejeitam seu governo. E quanto mais tentam passar por cima de tudo e de todos como o tal Picciani, mais acirra a luta pelo impeachment. Como já disse uma vez é melhor Dilma pegar seu boné e ir para Pasárgadas, pois pode ser que ela tenha de sair por vias indiretas o que seria muito ruim para o país. Hashtag pronto falei ( e não ofendi ninguém).

  30. Sete Br

      ” Estoura nos bancos “, não só,  vai estourar em todo mundo, a começar pelo Petros ( R$ 4,0 Bilhões em perdas ), chegando até em que comprou um carro, tem divida de cheque especial, etc……

         O pedido ( fatal ) de recuperação judficial, pelo menos foi adiado para a 2a semana de janeiro, até lá, com “certa pessoa” em liberdade, as negociações com os credores e com a Petrobrás, os japoneses ( dinheiro novo, com exigências out conteudo local), canadenses, e demais interessados sejam retomadas, ou que pelo menos ele assessore.

          Fazer todo o possivel para a sobrevivência da SETE BR, é uma das condições principais para recuperar, pelo menos parte, da cadeia oleo & gás + NAVAL.

          Opinião ( chute ) particular :  A Republica Juridica do Paraná, fará o possivel para torpedear qualquer “acordo de leniência” que envolva a SETE BR , afinal para estes “catõezinhos de suburbio”, ” rabulas publicos”, “concurseiros eternos”, esta empresa é a “Mãe de toda a corrupção”.

      1. Então

          Será muito dificil com esta estrutura passar pelo crivo da “lava – jato “, ou mesmo alguem correr para fechar um acordo de leniência, se indispondo com seus pares.

  31. O impeachment não está morto e enterrado, mas agoniza

    O Brasileiro é assim mesmo, chegou festa, esquece de tudo, cerveja, churrasco, praia e tudo certo (infelizmente). Quero ver após o carnaval, momento que a crise vai bater mais forte com tudo o que já sabemos que deve se saldados no início de cada ano.

    Com o som dos batuques já longe, a realidade vai mostrar sua face e é neste momento que o povo reagirá a altura do que está sendo apresentado. 

    Não faz mais sentido eles continuarem no poder, pois é clara a incompetência do “governo” para lidar com a situação, na verdade até acho que são capazes, porém o projeto de poder permanente tem ofuscado o PT, obrigando a tomar decisões com forte cunho populista em detrimento do coletivo.

  32. Muito bom que seja assim

    O responsável por esta mudança de cenário tem nome e sobrenome : Jacques Wagner.

    Deveria ter sido alçado ao posto de negociador político do governo muito antes.  Desde que ele chegou e o Jornal Nacional começou veicular duas inserções do governo federal ou de suas empresas ( CEF/BB/BNDES/Petrobras) em cada intervalo, o cenário político mudou radicalmente.

    A Veja e a Folha podem publicar o que quiser. Se suas manchetes e denúncias não ecoarem na Globo e na CBN, não tem efeito algum.

    Além disso, colocaria outro fator importante, este externo : as derrotas tanto do kirchnerismo quanto do chavismo nas urnas. Dilma, que não chegou a Presidência por ser burra, percebeu que o fim do lulismo será o mesmo. Não foi em 2014 por pouco, mas seria derrotado em 2018 após sangrar mais tres anos.

    Então, prá que dar murro em ponta de faca ??? Dilma e Wagner mudaram o approach, negociaram e muito bem. Além disso, mostraram que se quiser colocam 50mil pessoas na paulista, é só manter o presidente da CUT no conselho do BNDES. Não tem militância mais barata que isso.

    Agora é esperar que,com um ambiente mais amistoso, o trabalho em cima dos quatro eixos citados por Wagner ontem comece a dar resultados.

    Os quatro eixos são :

    – Reforma da previdência, para acabar com essa vagabundagem de gente se aposentar com 50 anos;

    – Reforma e simplificação tributária, para aliviar o trabalho de quem empreende, dá emprego e paga salário;

    -Reforma trabalhista, com patrões e empregados resolvendo suas pendengas entre si, sem o fantasma da justiça trabalhista atormentando quem emprega e paga salário ;

    – Desburocratização para facilitar a vida de quem empreende, dá emprego e paga salários.

    Se conseguir, e acredito que não será difícil encher o congresso de empresários, seja pessoalmente ou através dos deputados que eles financiaram, Diulma sairá em 2018 consagrada.

    Oxalá !  Porque eu tô meio cansado.

     

     

      1. Errado

        O vagabundo do FHC se aposentou com trinta e poucos anos.

        Mas a média de idade de aposentadoria no Brasil é de 55 anos para homens e 52 para mulheres.

        Dados do IBGE.

        Uma absurdo.

        No mundo civilizado ninguém começa a receber aposentadoria antes dos 65 anos.

        1. Porque inúmeros vagabundos
          Porque inúmeros vagabundos começaram a trabalhar com 14 anos, enquanto vários trabalhadoras brincavam ou se aliavam pensando na vizinha. Não tem como punir aquele que contribuiu durante tanto tempo.

          1. Pois ė
            Eu mesmo comecei com 14.
            E me acharia um vagabundo se parasse aos 50 e poucos.
            E mais vagabundo ainda se começasse a receber sem parar.

          2. Trabalhe até morrer, seu

            Trabalhe até morrer, seu patrão agradece. Você está 180° desafasado, faz parte do velho, do que ninguém quer mais. Quando o Nassif fala que ninguém consegue entender o novo, ele inclui você. Está na hora de você se aposentar e parar de contribuir de forma negativa. Museu!

          3. Previdência é tempo de
            Previdência é tempo de contribuição, se o governo acha que as pessoas que passem a contribuir mais tarde. Não tem sentido punir quem começou a trabalhar cedo por necessidade e beneficiar quem pode começar a trabalhar depois da faculdade/mestrado/doutorado

    1. Neo liberalismo

      Que eu saiba, o Neo liberalismo ainda não chegou ao PT, que, como dizem, é o dono legítimo dos seu mandatos, sejam eles legislativos ou executivos.

  33. “Se a presidente se

    “Se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Ibovespa cairia, revertendo parte das altas recentes.

    Diante desse cenário, converse com seu Gerente de Relacionamento Select para alocar seus investimentos da maneira mais adequada ao seu perfil de investimento.”

     

    Alguém que não entende porca nenhuma de Brasil.

  34. Pelo visto o neoliberalismo,

    Pelo visto o neoliberalismo, que dizem que não é uma doutrina, mas éw como todas as outras, invadiu o blog nesse periodo natalino,o que deveria serf um periodo de bondade virou-se do avesso. 

  35. Com o que o novo ministro da

    Com o que o novo ministro da fazendo está anunciando quem vai agonizar no novo governo Dilma pós-impechment é a classe trabalhadora.

  36. #prontofalei…b
    De onde saíram esses zumbis?? Walking dead?
    É simples: voto no Brasil – eletrônico senhas de segurança nas mãos do TSE que não é nomeado pelo GF. Quem obtém a maioria dos votos vence e governa por 4 anos. Não ha como fraudar, conforme, já comprovado centenas de vezes. Não vence quem tem amigo traficante, nem quem tem tio dono de aeroporto, nem quem viajou às custas do erário 24 vezes, a menos que tenha tido mais votos que seu oponente. Ah … a verdade não depende da sua opinião. Sinto que não fui claro.
    Eu moro em Paris – Vila Paris.

  37. Para sorte da Oposição que

    Para sorte da Oposição que vai surrar Dilma até o fim! Ou vocês pensam que eles querem realmente afastá-la…O negócio é sangrá-la até a morte em 2018. a primeira surra de 2016 virá com a reprovação da CPMF.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador