O mapa do Estado de Exceção, por Luis Nassif

Os bravos juízes e procuradores ajudaram a adubar o solo fértil, de onde brotaram Jair e os três filhos, Damares, Veléz, Ernesto, Ricardo Salles.

Hoje, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou a condenação imposta pelo juiz Leonardo Valente Barreiros e pelo procurador estadual Marcelo Mendroni ao ex-prefeito Fernando Haddad. Constatou que como o presidente da UTC foi prejudicado em seus interesses pelo então prefeito Haddad, sua delação premiada era vingança.

Era óbvio desde o começo. A gráfica, que teria recebido o dinheiro, garantira que não havia trabalhado para Haddad. Mas o objetivo das autoridades era criar fatos políticos. E criaram.

Ao mesmo tempo, com uma sincronização típica de combinações pelo WhatsApp, juízes eleitorais de diversos estados encetaram uma ofensiva contra 17 universidades, proibindo-as de qualquer debate público. Os campis foram invadidos por Polícias Militares agressivos.

E não apenas isso. Nos últimos anos, o Estado de Exceção se apresentou de diversas maneiras.

Na Universidade Federal de Santa Catarina, levando um ex-reitor ao suicídio.

Na Universidade Federal de Minas Gerais, humilhando reitor e diretores.

Os abusos foram generalizados. A Lava Jato do Rio de Janeiro, sem nenhuma base fática, ordenou a condução coercitiva de quarenta funcionários do BNDES.

Ordenou o fechamento do Instituto Lula.

Criminalizou a licitação FX, totalmente conduzida pela Aeronáutica.

Ordenou a apreensão do passaporte de Lula, em um gesto gratuito de autoritarismo.

E teve muito mais, antes que a imprensa abrisse os olhos para o monstro que ajudara a criar. O juiz Ademar Vasconcellos, na Vara de Execuções de Brasília, quase foi responsável pela morte de José Genoino. Tendo ido para a Papuda após uma operação delicada, Ademar proibiu que fosse levado para uma clínica, quando sobreveio grave crise cardíaca. Genoino foi salvo por uma moça corajosa, que o transportou clandestinamente em seu carro.

Leia também:  "Sem dúvidas há uma crise no bolsonarismo moderado", diz Esther Solano ao GGN

Em São Paulo, a juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca e o promotor Fernando Albuquerque indiciaram jovens, rapazes e moças, alvos de um espião militar. E nem se deram ao trabalho de questionar o Segundo Exército por uma espionagem feita sem autorização judicial.

O juiz Jailton Tontini decidiu impor multas a quem participasse de passeatas.

E o delegado Adriano Chohfi invadiu a Escola Florestan Fernandes, ameaçando velhos, mulheres e crianças.

No Rio, o delegado federal Igor de Paulo promovia o episódio dantesco de condução do ex-governador Sérgio Cabral algemado nos pés e nas mãos.

O juiz Alex Costa de Oliveira ordenou que se cortasse a água de uma escola ocupada por alunos.

Ou o vexame pré-Damares da juiza Carla Fullin, de Campinas, intimando um cientista de renome internacional por sua participação em um seminário sobre maconha.

Deu para entender porque Jair Bolsonaro não é um fenômeno isolado. Os bravos juízes e procuradores ajudaram a adubar o solo fértil, de onde brotaram Jair e os três filhos, Damares, Veléz, Ernesto, Ricardo Salles.

Nesses momentos de desequilíbrio, cada qual trata de administrar seus nacos de poder, sem um pingo de preocupação com a imagem da sua corporação. E sem um pingo de visão de futuro. Quando esta maré insana refluir, suas arbitrariedades ficarão boiando, como dejetos que aparecem na praia, em tempos de maré baixa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

32 comentários

  1. Mas a lista é bem maior.

    E o Procurador da República em Goiás Ailton Benedito de Souza? (https://jornalggn.com.br/justica/o-procurador-exibicionista-que-expos-o-mpf-ao-ridiculo/).

    E o procurador do Acre Douglas Kirchner, que investigava suposto tráfico de influência de Lula no BNDES? (http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/04/cnmp-decide-demitir-procurador-acusado-de-agredir-e-torturar-mulher.html)

    Tem também o juiz Itabaiana, no RJ, que condenou absurdamente os 23 dos protestos da Copa. As condenações foram canceladas unanimemente pela 2ª Turma do STF ontem, 26/2/2019.

    E os juízes Guilherme Schilling Pollo Duarte e Ricardo Coronha Pinheiro, que condenaram o pobre Rafael Braga Vieira a 5 e a 11 anos de cana, respectivamente, por uma mortífera garrafa de Pinho Sol, no RJ?

  2. “cada qual trata de administrar seus nacos de poder, sem um pingo de preocupação com a imagem da sua corporação”
    Errado.
    Juiz brasileiro eh puta mesmo.
    E nunca fizeram questao de o esconder.

  3. Triste é ver que são pessoas de gerações novas. Jovens cheios de rancor e revanchismos, se utilizando de seus cargos para criar um mundo onde já se tem medo da polícia e agora do já tão injusto judiciário brasileiro. Poder institucional que por longo tempo deixou as coisas virem a ficar como estão agora. Não notam estes que dos clamores atuais da população são contra o estado de insegurança e da dita causa da corrupção, estão a contribuir para que com seus feitos corrompidos pelo ódio que se deixaram criar em suas mentes e corações, afundam mais e mais as pessoas em ansiedades, preocupações e depressões. Não há como insegurança, medo e injustiças em muito breve deixar de criar uma terra desolada, desesperançada e áspera. Que saibam se preparar para conviver com o azedume e as angústias que definitivamente cobrirão nosso solo.

  4. Nassif, melhor você fazer um post para cada juiz, delegado e procurador, bem como ministro de tribunal recursal – que tal os da desembargadores 4a. feira – os do STJ, não se esqueça do Félix Fisher, Curitiba é uma cloaca de juízes abusadores, há ainda a gentalha do TCU, gente boa até mas que enquanto conspirava pra derrubar Dilma metia a mão, esqueci daquele com cara de cafajeste de cinema, ele fazia caras e bocas de gigolô quando descia o chicote na Dilma: enfim, como vc disse e não me esqueço: um país é aquilo que sua elite quer que ele quer que ele seja: por isso tivemos, durante estes anos em que o golpe era preparado, Instituições e Militares fora da lei, certo. O que dizer dos abusos de cada jornalista que atuou a serviço do golpe? Dá um livro. Mãos a obra, Nassif. Ah sim, e um filme: BYE BYE BRAXIL II….

  5. Se for relacionada todas as condutas criminosas de juízes, daria sobrecarga no servidor do site. Só o Sejumoro carrega uma capivara que daria para compor um livro. Porém, para falar apenas dos casos mais abomináveis, não dá para deixar de fora a decisão da suposta juíza Luciana Bassi, da 5ª Vara de Pinheiros (Famigerada 5ª Vara de Pinheiros), que decretou que a capa da revista detrito que exibia o Lula vestido de presidiário não era ofensiva ao direito à honra do Ex-Presidente.

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-juiza-que-aprovou-a-capa-da-veja-com-lula-de-presidiario-por-carlos-fernandes/

  6. Desculpem a sinceridade, mas seguindo o diabinho que nos acomete em desejos de vingança, eu gostaria de ver este f.d.ps humilhados em praça pública, assim como fizeram com suas vítimas. Fizeram isso porque sabem que os seus superiores são uns merdas complacentes e não fariam nada. Não vão sofrer nenhuma consequência do que fizeram e ainda posaram e vão posar de heróis nacionais. Calhordas sádicos e fascistas ao extremo. Mas agradeço ao GGN, pois vou guardar este texto como documente histórico que é.

  7. A imensa latrina institucional de que se constitui o judiciário transbordou e contaminou o tecido social da nação inteira. Somente um largo programa de eliminação física dos vírus que se fortaleceram pode resolver o problema gerado no Brasil por essa contaminação. A grande vantagem é que esse processo não será uma tarefa tão enorme e inexequível quanto possa parecer, a primeira vista. Porque, quando forem eliminados cerca de 5% da população viral, as hordas de vírus e cepas remanescentes retornarão rapidamente para a caixinha de onde nunca deveriam ter saído.

  8. Ouso discordar do Nassif quando ele desnuda juízes e conclui que existem ministros covardes que se borram por pequenas coisas e mudam de opinião tal biruta diante do vento. Um covarde tendo a oportunidade foge, não se expõe a execração. “Cultos”, “iluminados”, ricos, se covardes poderiam se demitir, fugir dos incômodos, e viver uma vida de fausto (sem ou com o sentido no plural). Pra mim, são também juízes da exceção.

  9. “Deu para entender porque Jair Bolsonaro não é um fenômeno isolado. Os bravos juízes e procuradores ajudaram a adubar o solo fértil, de onde brotaram Jair e os três filhos, Damares, Veléz, Ernesto, Ricardo Salles.”

    Muito boa análise! Parece vingança dessa turma ao mundo, que nunca reconheceu o portento que eram esses concursados.

  10. Sinto falta de pelo menos três juízes que são absolutamente notórios: Marcelo Bretas, Vallisney Vallisnada, e – claro – o ex-Juiz-Geral da República, Sérgio Moro.

    Mas há centenas, senão milhares de casos, como por exemplo o sem-vergonha que confiscou um automóvel privado e andava dirigindo o bem confiscado para lá e para cá.

    ———————

    Mais importante: existe um DIAP, que acompanha a atuação dos parlamentares. E nós precisamos de um DIAJ, que acompanhe a atuação de todos os juízes do país, expondo à população a corrupção, a maldade, e a ignorância jurídica desses jecas togados.

  11. Fora as manifestações nas redes sociais dessa justiça de justiceiros inflamando o ódio, como aquela juíza do RJ sem vergonha detonando a imagem da Marielle.

  12. Muito bom o post. Tem até a foto dos fascistas. Contudo, insisto que tal situação decorre da nova guerra fria em curso, não é somente uma questão interna que pode refluir e a passividade do povo, sustentada pela manipulação das informações, torna o cenário extremamente obscuro. Se as condições se mantiverem, tudo leva a crer que haverá uma ruptura social e como consequência, o fechamento total do regime.

  13. Me parece que agora com algum tempo mais livre,o senhor editor deita e rola.O artigo acima,compilado com uma séries de fotos de personagens com o que há de mais tosco,rude,grosseiro e medieval no Reino da Vaca Louca é simplesmente de tirar o folego.Dos fatos bizarros e verdadeiros,ao lado dos executores medíocres,cretinos e carniceiros.Quando o Rio voltar ao seu leito normal,veremos que essa raça não fez isso de graça.Podem ter certeza,há muita coisa de podre no Reino da Dinamarca ou da Vaca Louca.Quem sobreviver,verá.

  14. como fazer para ler todos os comentarios…consta que são 13 mas só aparecem 3 e ao clicar em + comentários os demais não são exibidos

  15. Os estadunidenses usaram o sistema judiciário brasileiro apoiado pelas mídias corporativas como célula mater do GOLPE de 2016.

  16. É isso, a História lhes conferirá o seus devido lugar, o de resíduos não reciclável, não reutilizável e perigosos, pois adubam a injustiça.

  17. Acho que faltou o caso da busca e apreensão na casa de um dos filhos do Lula com base em uma estapafurdia denúncia de tráfico de drogas.
    E ainda faltou esclarecer que esse super poder veio de abusos apoiados pelo corporativismo.
    Como o juiz de Saquarema que brigou em praia do Rio e mandou prender o oponente ou o juiz que recusou-se a fazer o bafômetro e ainda foi indenizado. Tudo com o apoio do TJ.
    Certeza de impunidade.

  18. Faltaram os implicados na denúncia e encarceramento dos 23 manifestantes de 2013-14 no Rio de Janeiro, agora finalmente liberados.

  19. Faltaram os implicados na denúncia e encarceramento dos 23 manifestantes de 2013-14 no Rio de Janeiro, agora finalmente liberados.

  20. Eu sempre achei que o Brasil era pobre de traidores! Somente um ? Joaquim Silvério dos Reis!
    Quanta economia!
    Ainda apareceu recentemente um certo Joaquim que poderia se igualar na História do Brasil ao nosso herói Tiradentes!!
    Mas preferiu esquecer a glória que daria à sua Raça tão secularmente agredida e humilhada continuadamente e o que fez? Acabou com o Direito. Teoria do fato? E isto existe? quando ele falou “dentro de quatro paredes” puxa só me veio na memória o Bataclan. Uma novela!
    Eles pensam que o Brasil pertencem a eles!
    Mas no futuro ,espero bem próximo, a história acrescentará todos eles ao grupo do Joaquim Silvério dos Reis.
    Só para ilustrar,acho que Aécio Neves deve estar desesperado porque não teve primeiro a ideia de se autoproclamar Presidente do Brasil. José de Abreu arrasou! Aí também o Merval vacilou! Loura Platinada, cadê as ideias inteligentes vocês tinham?Agora é só pornografia racismo perseguição aos LGBT. Estupros,Sodomia Incesto!Nossa! Só um bando de doentes mentais para aguentar essa situação!
    Coisas que sabemos que existem mas não queremos na nossa.
    O que a Petrobrás anda distribuindo de bilhões nem precisaria de reforma da Previdência.
    Manda este Mercado junto com o Guedes e o colombina para o quintos dos infernos!
    Eu até que botei uma fezinha no Capitão mas já começou errado. General é General e Capitão será sempre Capitão! Manda quem pode e obedece quem tem juízo!
    Mas pensando bem as FFAA agora duplicou seus soldados. Os de dentro e os de fora.E agora?Vai haver guerra? Era só o que faltava! Mas do jeito que as coisas estão nem duvido mais.
    Pode acreditar:Eu faria uma reforma melhor que esse Guedes. Um lunático! E fora com esse colombiano!
    Fui testemunha de todas as mudanças políticas desde Getúlio Vargas até os dias de hoje.Achei a Revolução de 64 necessária pois naquela época havia o risco de sermos governados por um Argentino chamado Guevara. Esse Colombiano já passou das contas imagine um hermano! Cruz credo! Mas hoje quem acredita em comunismo só pode esta cheirando pó estragado!Agora se Capitalização é bom então que seja para todos igualmente. Mas será que eles vivem com o Teto do INSS?

  21. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome