Ora! É o Samba, Estúpido!

Ora! É o Samba, Estúpido!

https://www.youtube.com/watch?v=ybupAcialpU]

Como postei no twitter sábado à noite, a genial Beth Carvalho – veteraníssima de eleições ao lado do sabido Brizola – mostra-nos a solução:

– Luta sim, mas com sorriso, amor, alegria, música e muito samba no pé!

Pensem: o outro lado é sisudo, “contra” alguém(ens), agressivo. Não haveria como compor o “samba da Lavajato” ou o “Partido Alto do Mestre Temer”. Deus, livre a nós e a nossos ouvidos de tal atentado.

Definitivamente é óleo e água. Não combina. O mundo do samba, da favela, da negritude, não se encaixa nos convescotes da “gente diferenciada”. Para perda deles, diga-se de passagem. E também da permeabilidade e do diálogo entre as classes no Brasil. Melhor para todos será o dia em que houver baile funk em Higienópolis. Quem sabe com o sociólogo FHC como padrinho. Sonhar é livre.

Bom, voltando ao samba da Beth. Não nos enganemos: estamos vivendo uma CAMPANHA política, ora! Em tudo semelhante a uma eleição. Apenas os eleitores (agora o Congresso) e os árbitros (STF em vez do TSE) são diferentes. Aliás diferentes sim, mas nem tanto.

Pois agora Beth Carvalho nos brinda com o jingle oficial da campanha “não vai ter golpe”. E jingle campeão, diga-se. Mal posso esperar pela resposta musical do Lobão ou do Roger do UltrajZzzzZZZZzzzZZZZZzzzzzz ….

Para puxar a brasa para a minha sardinha e dar discretamente uma de papagaio de pirata nesse momento Eureca! de Beth Carvalho, devo dizer que tive o privilégio de vê-la diversas vezes em criança, quando ia buscar a filha – da mesma sala de aula – em um colégio no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio.

Aliás, falando em samba e eleição (porque, como disse, é uma eleição), não podemos esquecer outro episódio recente – e espetacular. Quem poderá se esquecer do partido alto de Tantinho da Mangueira no segundo turno de 2010? Respondo prontamente que eu nunca. Porque foi o bamba da Estação Primeira, a quem devo eterna gratidão, que solapou de vez o infame golpe (sempre golpe, né…) da mortífera bolinha de papel, perpetrado por José Serra.

Assim sendo, fecho este post de ode – e agradecimento – a Beth Carvalho, desde já por mim eleita a musa do “não vai ter golpe 2016”,  com Tantinho da Mangueira e a bolinha de papel de faixa bônus. Hoje o samba saiu. E com bônus.

Boa semana a todos!

 

P.S.: aliás por falar na semana que começa, concluo registrando que Beth vai à luta e estará com Lula no ato no Centro do Rio nesta segunda-feira. Nenhuma surpresa. Onde mais poderia estar a sambista popular e democrata, ora? Chico também está confirmado. Definitivamente hoje o samba saiu.

*************

Atualização 17/4 – o dia da fatídica votação do impeachment na Câmara de Eduardo Cunha:

O Samba está mesmo engajado na luta!

Além do nonagenário Nelson Sargento ter ido pessoalmente ao ato no Centro do Rio dar o seu recado, ontem a maior campeã do Carnaval de todos os tempos, a gloriosa Portela, veio trazer a mensagem lá de Madureira, no subúrbio do Rio.

Acrescento, então, mais esse hino à democracia!

 [video:https://www.youtube.com/watch?v=xWvCWbYzfDc

#naovaitergolpe !

 

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador