Para proteger delatores, Moro atropela órgãos brasileiros usando lei dos EUA

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz de piso Sérgio Moro decidiu ir além das suas atribuições em Curitiba para proteger empresas e delatores de processos que tramitam nos órgãos de controle federais. Como a decisão que ele tomou não tem precedentes no Brasil, ele precisou apelar para o direito dos Estados Unidos para embasar sua opinião. É o que denúncia a Folha de S. Paulo desta quarta (13). 
 
Moro decidiu que não vai mais emprestar provas da Lava Jato para órgãos como Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Advocacia Geral da União, Cade e Banco Central, que processam empresas que atuaram no esquema de corrupção na Petrobras em busca de ressarcimento aos cofres públicos. Só a AGU cobra R$ 40 bilhões pelos danos provocados pelas empreiteiras. 
 
O juiz argumentou que é preciso “proteger o colaborador ou a empresa leniente contra sanções excessivas de outros órgãos públicos, sob pena de desestimular a própria colaboração de acordos.”

 
Como não há jurisprudência no Brasil, Moro recorreu ao direito americano, dizendo que nos EUA é “proibido uso da prova colhida através da colaboração premiará contra o colaboradores em processos civis e criminais.”
 
Mas, segundo a própria Folha, Moro foi além. Ele não só proibiu o uso de delações mas também de informações que foram obtidas pela Lava Jato antes dos acordos. O juiz blindou todo o material que tenha sido enviado aos órgãos de controle pelos procuradores. 
 
O jornal destacou que ainda não há uma avaliação segura sobre o impacto dessa decisão de Moro sobre as investigações em andamento. 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eleições 2018

    Pergunta aos candidatos à presidência do executivo e a legisladores da câmara federal e do senado:

    “O que fazer com Sérgio Moro? Deve ser contido? O que você fará para contê-lo? Como tratará do CNJ, do MPF, do STF e da Justiça como um todo?”

  2. Extra! Extra ! Extra!
    Agência

    Extra! Extra ! Extra!

    Agência Lupa confirma a informação de que o juis sejumoro acabou de revogar a Lei da Gravidade

    “Isaac Newton estava equivocado, não vem ao caso o que ele escreveu”, disse o juis sejumoro

    A vaidade (neste caso, o cagaço de que descubram suas sacanagens e tramóias) é capaz de tudo. Até um imbecil como este achar-se capaz de revogar as normas nacionais

    Se o idita fala tanto nos EUA, renuncie ao cargo de juiz (que é pago por TODOS NÓS) e vá morar lá. 

  3. Para proteger delatores, Moro atropela órgãos brasileiros usando

    Para os americanos processarem empresas brasileiras tudo . Viva os entreguistas tojados. 

  4. Quando o juiz é o próprio

    Quando o juiz é o próprio Deus em pessoa, é assim. Pode dar um “cala boca” em órgãos ligados ao legislativo (TCU) e executivo (CGU, Cade e BC) e ninguém contesta.

    Não sei como ainda não seu um puxão de orelha no Papa.

  5. quinta coluna

    Penso que o mazaropi das araucárias nem tem talento para ser agente estrangeiro. Ele não passa de um imbecil que arrota privatismo por onde passa. Tá cheio de gente assim, que acha que os empresários e suas empresas são entidades sagradas e que tudo que possa controlá-los representa um custo insuportável do estado corrompido pelos poĺíticos.

    A lógica das ações de sejumoro (com a licensa do delagado Armando) é a de proteger empresas e pessoas que as representem, donos ou empregados. Se eles se queixam que foram, coitados, chantegeados pelos políticos corruptos (que para eles é pleonasmo) logo tem um ombro amigo para encostar e receber em troca penas irrisórias e preservação dos seus patrimônios e, comprovadamente, receberem parte do butim de diversas formas que lhes favoreçam. Esta é a elite pratimonialista que se posiciona nos postos públicos para se defender.

    Nos crimes de corrupção não existe ninguém mais culpado do que o corruptor. Ele tem a capacidade de decidir entrar, evitar ou até mesmo denunciar achaques. Com um paladino togado a postos não precisam ter dúvida. Vão sempre sair com muitos lucros.

    1. Por favor, não avilte a

      Por favor, não avilte a memória de Mazzaropi, esse grande brasileiro, ator, diretor e empresário da indústria cultural, que nunca teve nada a ver com esse entreguista.

  6. 3 MESES DEPOIS. QUEM MATOU MARIELLE?

    Isto é resultado desta farsa de ConstituiçãoEscárnioCaricaturaCidadã sob um Estado que é a gozação e desprezo mundiais de uma continuidade absurda Ditadtorial Caudilhista Fascista. Somente agora com as “aventuras” de Sérgio Moro que perceberam a aberração? 40 anos de Redemocracia. A Latrina é nossa Pátria. 

  7. Grampeou a presidência…

    O cara grampeou a presidência e ninguém fez nada.

    Agora é cagada em cima de cagada…

    Brasil país de covardes…menos o mouro que peitou o país inteiro e quebrou todo mundo…

  8. Motivos há

    Minha leitura é que os delatores devem ter sentido que a sua sonhada e prometida paz eterna com as delações não era garantida, a medida que outros órgãos do Estado poderiam lhes dar incômodo por toda vida, e começaram a chantagear Moro e procuradores, pois informações e talvez até documentos sobre ilegalidades da Lava Jato eles certamente tem, motivos mais que suficientes para o juiz blindá-los.

  9. É preciso garantir a impunidade dos criminosos colaboradores

    Juiz dos EUA não vive viajando para dar palestras no Brasil nem para receber condecorações. Juiz dos EUA não vai a eventos partidários posar como uma libélula deslumbrada ao lado de políticos, principalmente de políticos do naipe do Aécio Neves e do Temer.

    Esse Trolhudo do Caralho aceita os bônus mas recusa os ônus dos EUA.

  10. te cuida gilmar!!!!!!

    No Irã, Iraque, Arábia, quando do rouboalei manda  decepar as mãos, oras bolas juizeco faça um apanhado das leis do teu agrado incluindo a pena de morte que o teu tio sam aplica a torto e direito feche as porteiras deste pais que você pensa seu e……

  11. MORO, já esta provado 

    MORO, já esta provado  ..atropelou leis e a constituição do BRASIL  ..feriu de morte o código penal e o mILITAR também ao violar conversa de presidente em exercício, ao remeter docs e cidadãos para deporem nos EUA  etc

    ..violou o direito de advogados, autoridades, de testemunhas e de presos  ..grampeou, trapaceou e FRAUDOU a verdade, em bom português  ..MORO conspirou e ainda conspira

    A PERGUNTA que faço..

    PORQUE ainda existem Instituições brasileiras que reconhecem a sua autoridade (um valor abstrato) ?

    Esta na hora das Instituições serem cobradas  ..dos órgão de comunicação desafiarem  ..MORO não pode mandar no país como vem tentando fazer

    O MEDO esta na sua cabeça  ..a autoridade e o comando é daquele que vc deixa exercer sobre você  ..contra a TIRANIA não se pode oferecer subserviência

    NÃO dá pra acatar sentença nem decisão de CRIMINOSO que desrespeita as leis e a constituição do BRASIL  ..em que pese que sozinho ele insista em se criar jurisprudência e provocar todo tipo de constrangimento a quem o desafia

     

  12. Alguém acredita no judiciário ?

    Moro e a PGR contribuíram para que os yankees pudessem espoliar empresas brasileiras. Crime de Lesa Pátria.

    Moro é um criminoso. O ex-Procurador Geral de SP, Marcio Sotelo Felippe, já apontou publicamente os crimes cometidos por Moro no julgamento de Lula.

    Moro só terá o fim merecido quando a canoa virar.

     

  13. Ainda não ouvi um pio dos

    Ainda não ouvi um pio dos órgãos/instâncias atropelados em suas prerrogativas. Concluo que são ordens de cima, pra prevenir novas revelações de Tacla Durán, ou até mesmo que surjam outras pessoas dispostas a falar sobre  o lamçal da farsa jato e dos próprios condutores dessa operação. É com stf, com tudo. Se fizesse nos  EUA metade do que faz aqui, o juizeco já estaria preso há muito tempo, por crimes de lesa pátria.

  14. Escolhido a dedo

    Como deve ter sido difícil encontrar alguém que é um psicopata e ao mesmo tempo um idiota.

    Esse um, o maior traidor da história do Brasil, reúne traços de idiotia, déficit cognitivo, com os de um psicopata.

    Uma “façanha” digna de uma capa da Nature!

     

  15. Vem meteoro

    Não tem previsão de nenhum meteoro pra acertar bem em cheio a cabeça do Juiz Confete? 

    Com a vontade divina não se brinca… 

  16. Pergunta com que Moro deve

    Pergunta com que Moro deve ser questionado pelo senado, câmara federal, judiciário, forças armadas e POVO BRASILEIRO, o BRASIL É GOVERNADO POR LEIS BRASILEIRAS OU AMERICANAS?

  17. Salvando

    Se fosse o Moro, faria a mesma coisa… Imaginem se ele não tivesse bloqueado o uso das delações: acabaria a indústria da venda de facilidades para os delatores.  Coisa de até cinco milhões de dólares por cabeça, como revelou um deles. Quem se arriscaria a pagar tudo isso, se, depois, a redução da pena comprada do Moro pudesse ser revista por outra instituição? Ora, ora, temos de preservar nossa indústria, ou o número de advogados desempregados continuará crescendo…

  18. E eu modestamente indago…

    E eu modestamente indago:

    Quem tem advogado amigo de criação

    Capaz de reduzir a pena se ganhar um “afago”,

    E se borra para um tal Tacla Duran?

     

    Quem é que foi proclamado juiz exclusivo

    e só trabalha no que gosta,

    mas viaja sempre, muito vivo,

    para um certo país de bosta?

     

    Quem é que julga qualquer processo

    em foro universal-curitibano,

    mas de trabalho alega excesso

    Quando é hora (ou há risco) de julgar tucano?

     

    E para terminar tanta perguntação,

    Pergunto, com algum atraso:

    Juiz pode ter bandido de estimação?

    Ou não vem ao caso?

  19. Para proteger delatores, Moro usa lei dos EUA

    O Juiz Sérgio Moro está utilizando a lei estadunidense para proteger delatores da lava jato. Pergunto, quando Moro for processado, por vazar conversa da Presidenta Dilma e do ex-Presidente Lula, poderemos usar a mesma lei americana? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador