Presidente da Fundação Palmares exclui Marina Silva da galeria de personalidades negras

Sergio Camargo afirmou que Marina é "preta por conveniência" e que "o ambientalismo dela vem sendo questionado e não é o foco das ações da instituição"

Jornal GGN – O presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, excluiu a ex-senadora Marina Silva (Rede) da galeria de personalidades negras da instituição. Em uma série de mensagens no Twitter, ele alegou que Marina é “preta por conveniência”, que se faz de “vítima” para ganhar dividendos eleitorais. Ele também afirmou que “o ambientalismo dela vem sendo questionado e não é o foco das ações da instituição.”

“Quem julga o valor da contribuição de uma pessoa à sociedade é a própria sociedade e a sabedoria da história. Todas as pessoas excluídas não o foram por serem irrelevantes, mas exatamente pela importância das causas que defendem”, respondeu Marina Silva nas redes sociais. Em entrevista ao Jornal Nacional, a ex-senadora acrescentou que Camargo tem uma visão autoritária e tenta silenciar a luta do povo negro.

Além de insultar Marina, Camargo estendeu os ataques a Jean Willys, Talíria Petrone, Petra Gil e David Miranda, a quem chamou de “branco”. Segundo eles, todos se autodeclaram “pretos por conveniência”. “Posar de ‘vítima’ e ‘oprimido’ rende alguns dividendos eleitorais e, em alguns casos, financeiros.”

Ainda na visão do presidente da Fundação, “Marina não tem contribuição relevante para a população negra do Brasil. Disputar eleições não é mérito. (…) Segundo críticos, enquanto o povo da Amazônia definhava, Marina Silva recebia prêmios de sustentabilidade na Europa. A permanência dela na galeria de personalidades negras da Fundação Palmares era insustentável e injustificável.”

No início do mês, Sergio Camargo também excluiu sumariamente da galeria de personalidades negras a ex-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, alegando que ela é investigada pelo Ministério Público. Bené afirmou que Camargo é um “capitão do mato” que pratica abuso de poder no cargo e responderá na Justiça.

A deputada federal Jandira Feghali avaliou que Camargo age por ideologia. “Sergio Camargo é um símbolo do desastre que é a extrema-diteita no poder. Persegue figuras políticas negras só porque são lideranças de esquerda. Camargo não tem legado, não trouxe perspectiva ou projeto para a Fundação. É apenas uma caricatura tentando agradar um séquito”, escreveu nesta quarta (14).

Leia também:

“Capitão do mato”: Benedita reage à “ataque” do presidente da Fundação Palmares

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estrumezinho pesado este sujeito, que desonra os da própria cor que deram, e ainda dão, seu sangue por este país.
    Benedita, Marina e outros/outras do mesmo quilate, jamais deverão permitir que a escória que tomou de assalto esta fundação as/os desvie de seus focos.
    Este estrume aboletado na fundação palmares é passageiro, e descerá na mesma descarga que encaminhará para o esgoto esta escória fétida que emergiu nas últimas eleições. Boiando na privada já está.

  2. Essa foi a única vez que o negão fez algo que pode ser interpretado como um possível acerto. Marina Silva não é negra. Ela é verde… verde dólar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador