Presidente da OAB e advogados reagem à declaração de Bolsonaro

"Semana mal começou e o presidente e seu governo mantêm a triste média de declarações e ações ilegais, perigosas, antidemocráticas e preconceituosas", diz Sindicato dos Advogados do RJ

Jornal GGN – O dirigente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, disse que a declaração de Jair Bolsonaro sobre seu pai é “inqualificável”, e já constituiu advogado (Cesar Brito, segundo informações de Lauro Jardim em O Globo) para interpelar o presidente da República no Supremo Tribunal Federal.

Na manhã desta segunda (29), Bolsonaro provocou Santa Cruz dizendo que sabe o que aconteceu com seu pai, Fernando, que desapareceu em 1974, após ser preso pelo regime militar. Felipe tinha apenas 2 anos quando isso ocorreu. De acordo com Jardim, Felipe quer que “o presidente diga o que sabe” junto ao STF.

À tarde, após a repercussão negativa, Bolsonaro gravou um vídeo para as redes sociais dizendo que o pai de Felipe não foi morto por militares, mas por grupos da própria esquerda. “Ninguém duvida que havia justiçamento de pessoas da própria esquerda, que quando desconfiava de alguém, executava.”

Em nota de repúdio, o Instituto dos Advogados Brasileiros sustentou que “além da postura incompatível com o exercício do cargo de chefe de Estado, o presidente da República vem a público dizer que supõe ter conhecimento de fatos criminosos ocorridos, o que está por merecer esclarecimentos ao Ministério Público Federal que não pode, em nome do estado de direito, ignorar tal pronunciamento.”

A Ordem dos Advogados do Brasil escreveu que “o cargo de mandatário da Chefia do Poder Executivo exige que seja exercido com equilíbrio e respeito aos valores constitucionais, sendo-lhe vedado atentar contra os direitos humanos, entre os quais os direitos políticos, individuais e sociais, bem assim contra o cumprimento das leis.”

O Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro frisou que “a semana mal começou e o presidente e seu governo mantém a triste média de declarações e ações ilegais, perigosas, antidemocráticas e preconceituosas”.

“A sociedade tem que se organizar para deter essa escalada autoritária que atinge nosso País. O ataque a Felipe, no fundo, é um ataque ao que ele representa: o ataque a uma instituição, a OAB, que se fortaleceu no período democrático pós Constituição de 1988, que é o que o presidente da República quer destruir”, sustentou.

 

 

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Diante da gravidade das declarações desse sujeito escroto que ocupa a presidência da republica, é preciso muita mobilização.
    Parentes de vítimas da ditadura militar e de desaparecidos políticos teriam que protestar em frente ao Palácio do Planalto, portando faixas e cartazes, exigindo que o sujeito explique onde estão as pessoas desaparecidas, ou que foram assassinadas pelos militares. Tal manifestação teria que contar com a participação massiva de grupos organizados e da sociedade como um todo
    Infelizmente, todos parecem anestesiados, sem poder de reação e sem lideranças.

  2. que ele conte tudinho como foi então….
    e prove!
    cinismo e hipocrisia vigoram como
    se o estado de exceção fosse normal
    finalmente pedem seu impedimento….

  3. Diversionismo puro. Desde “vamos iniciar com outro assunto para passar a ideia de desimportância do assunto principal” até o momento em que alguém dos golpistas percebe que Bolsonaro estava chamando um negócio bilionário e de interesse estadunidense de “essa molecada” e provavelmente mostra algo num cartaz alertando-o disso, o que o leva a mudar imediatamente tom e vocabulário, nada dessa cena é espontânea. A tentativa de dar o dito pelo não dito, no caso do assédio moral a Santa Cruz, saiu pela culatra. Teria sido melhor fazer como fez ontem: fugir da mídia. Ou a turma que o assessora se esqueceu que qualquer um grava um vídeo live o hoje em dia, que qualquer um sabe identificar os sinais que denunciam o estado de espírito da pessoa sendo filmada. Devia ser uma turma mais esperta, mais conhecedora de comunicação social…

    Aliás o que o governo está pagando algo para alguém encarregar-se da administração de danos à imagem pública de Bolsonaro, está sendo só dinheiro jogado fora: ninguém, com mais de 5 anos de idade, acredita na falsa espontaneidade dessa peça de propaganda, e menos ainda em seu teor.

    Se as instituições não estivessem totalmente tomadas pelo golpismo e pela covardia, não estivesse totalmente aliciada pelo dólar, Bolsonaro não duraria mais um dia sequer na presidência do Executivo…

  4. Para uma instituição que se calou e se omitiu perante o crime contra a democracia que foi o impeachment de Dilma, que se calou e se omitiu perante a maior farsa judicial de todos os tempos que foi o processo e a condenação sem provas de Lula, que se cala e se omite diáriamente diante das loucuras do demente que ocupa a presidência, meus pêsames, OAB! Vocês merecem mais essa mordida do Cachorro Louco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador