Se não for regulada, a mídia privada corrompida destruirá o Brasil

As evidências de que a imprensa brasileira atua como um partido e oposição são tantas e tão evidentes que sugeriram a criação da expressão Partido da Imprensa Golpista, ou PIG, que foi contextualizada na Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_da_Imprensa_Golpista.

O julgamento do Mensalão petista confirmou a existência do PIG. A imprensa atacou de maneira sistemática e impiedosa os Ministros do STF que ousaram votar contra o consenso criado pelos jornalistas no sentido de que o Mensalão existiu, foi gerido por uma rede criminosa, financiado com dinheiro público e comandado por José Dirceu. Estes ataques evidenciaram que, para os jornalistas, a validação jornalística do episódio tinha mais valor do que o julgamento jurídico que estava feito sendo feito pelo STF. Ao coagir os Ministros daquele Tribunal a votar de uma maneira e não de outra, a mídia não tentou apenas angariar mais prestígio do que o Estado. De fato, a imprensa tentou suprimir ou limitar o poder legítimo das pessoas encarregadas de julgar o Mensalão.

A mesma tática de intimidação tem sido repetida nos últimos meses durante o escândalo apelidado de Petrolão. A investigação da corrupção de alguns diretores da Petrobrás tem sido utilizado pela imprensa não para estimular o saneamento da petrolífera brasileira e sim para permitir a validação da idéia de que a mesma deve ser privatizada. Não só isto, os jornalistas exigem a revisão da Lei que regula a exploração do Pré-Sal como se coubesse à imprensa e não a presidenta eleita pelo povo governar o país.  

Um poder privado acima dos poderes constitucionais públicos e sem qualquer controle. Assim pode ser descrita a imprensa brasileira nas últimas décadas. Os jornalistas não estão mais preocupados em verificar e reportar fatos relevantes que interessam ao público ou que permitem aos cidadãos exercitar melhor sua cidadania. A única coisa relevante para as empresas de comunicação é a agenda política e econômica dos seus donos que foi definida por eles mesmos. Em razão disto a imprensa segue tentando impor sua agenda privada aos cidadãos brasileiros por intermédio de notícias mais ou menos distorcidas, cortadas, editadas, maquiadas, omitidas e até inventadas.

O grau de coesão do PIG se tornou maior nos últimos anos. As empresas de comunicação não competem mais entre si. Elas agem de maneira coordenada e concertada. Uma revista define de que maneira um fato ou um “não fato” (ou factóide) será noticiado e todos os outros veículos de comunicação repercutem aquela versão como se a mesma fosse verdade inquestionável. Em geral tudo o que a oposição deseja fazer é classificado como de interesse público e tudo o que o PT fez ou pretende fazer está errado, deve ser desfeito ou desacreditado.

A corrupção no Estado brasileiro existe, mas está sendo combatida dentro da Lei. Portanto, o fenômeno não deveria ser usado pelos jornalistas para assustar os cidadãos ou para fomentar discórdias civis que podem levar o país a uma guerra civil. A única corrupção que me assusta neste momento é a do próprio jornalismo. O jornalismo não quer apenas descrever o país com a liberdade lhe conferida pela CF/88. A verdade é que o PIG quer se alçar à condição de único poder legitimo para destruir o PT, nem que para isto tenha que mergulhar o país numa onda de violência política semelhante à que ameaça a Ucrânia.

O PIG rejeita qualquer normalidade constitucional. Os petistas acusados de envolvimento no Mensalão devem ser crucificados pelo STF porque foram condenados pela imprensa. Os advogados das empreiteiras suspeitas de envolvimento no Petrolão não podem ser recebidos pelo Ministro da Justiça, caso contrário a cabeça do mesmo deve ser entregue numa bandeja de prata aos donos dos veículos de comunicação. Dilma Rousseff foi eleita e não pode governar ou preservar o regime de exploração do Pré-Sal tal como definido na Lei em vigor, pois a imprensa quer que o nosso petróleo seja explorado por empresas multinacionais que corrompem diariamente o jornalismo brasileiro com generosas verbas de publicidade.

Após narrar a vida de Lisandro e de Lúcio Cornélio Sila, Plutarco compara as vidas de ambos. Ele afirma que:

“… de Lisandro fué proprio haber recibido cuantos mandos tuvo de la espontánea voluntad de sus ciudadanos, estando bien constituída la república, sin haberlos violentado en nada ni haber tenido poder fuera de ley. Pero

Em las revueltas suele al más perverso caber más parte del injusto mando:

como em Roma entonces, que viciado, el pueblo y estragado el gobierno, se levantaban poderosos por diferentes medios y caminos, y nada tenía de extraño que Sila dominase, cuando los Glauquias y los Saturninos arrojaban de la ciudad a los Metelos, cuando los hijos de los cónsules eram asesinados en las juntas públicas, quando se apoderaban de las armas los que al precio del oro y de la plata compraban soldados y cuando el hierro y el fuego se dictaban las leyes, acabando con los que contradecían.” (Plutarco volume I, Vidas Paralelas, Colección Clásicos Inolvidables, Librería El Ateneo Editorial, Buenos Aires, 1952, p. 831)

O exagerado poder do PIG tem que ser domesticado antes que os jornalistas consigam corromper todas as instituições públicas do país. Sem regulação, a mídia continuará a fazer no Brasil o mesmo mal que Lúcio Cornélio Sila fez em Roma. A imprensa brasileira fomenta diariamente uma revolta contra o governo legítimo eleito pelo povo, desqualifica um partido político legalmente constituído e tenta destruir a política de Estado definida para a exploração do Pré-Sal. Resumindo, desde que começaram a explorar o Petrolão os donos das empresas de comunicação demonstram que querem exercer sozinhos um poder injusto. O candidato deles não foi eleito e a agenda privada deles não foi aprovada pelos cidadãos brasileiros nas urnas, portanto, eles tem que se resignar ou ser dobrados pelo Estado.

O governo Dilma Rousseff pode e deve reagir ao absolutismo da imprensa e a única maneira de fazer isto sem censurar conteúdos é arejar o ambiente empresarial em que o jornalismo é praticado. A regulamentação da mídia deve, portanto, ser enfiada goela abaixo das empresas de comunicação. Todo o peso do governo federal deve ser utilizado para fazer isto doa a quem doer.

Fábio de Oliveira Ribeiro

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. regulação antes que os

    regulação antes que os aventureiros

    e privatas

    e corsários 

    e malucos midiáticos   lancem mão de nossas riquezas

    economicas e políticas – democracia etc  e tal.

  2. A regulação da mídia depende

    A regulação da mídia depende de um projeto de lei a ser votado e aprovado pelo Congresso Nacional.

    Como aprovar uma lei de regulação da mídia se não há maioria na Câmara dos Deputados e, provavelmente, no Senado para aprová-la ?

    Como aprovar essa lei se o Presidente da Câmara dos Deputados, eleito por ampla maioria por seus pares, já se manifestou radicalmente contrário a qualquer lei que se destine a regular a mídia.

    A agenda do país, hoje, está sendo definida pelo Congresso Nacional que irá impor um retrocesso como jamais visto no Brasil, só comparável à época da ditadura militar.

    Em todas as áreas – política, social, ambiental, direitos humanos, trabalhista, educacional, econômica, exploração do petróleo, etc – ocorrerão retrocessos de maior ou menor profundidade, conforme o apetite das forças conservadores que se apoderaram do Congresso Nacional.

    Basta observar o que aconteceu com a Comissão Especial que vai elaborar a Reforma Política: a relatoria foi entregue a um deputado de um partido nanico conservador, o DEM.

    A Presidenta da República passará 4 anos vetando leis e observando seus vetos sendo derrubados pelo Congresso.

    É ilusão achar que isto poderá ser diferente.

    Dilma não será apeada da Presidência da República, pois não interessa aos conservadores (leia-se PMDB e aliados que elegeram Eduardo Cunha para a Presidência da Câmara), por enquanto, uma solução radical, mesmo que usando uma ação legal como o impedimento, pois a Presidenta exercerá o cargo figurativamente.

    Se ela não renunciar antes, passados 2 anos, quando Michel Temer poderá assumir e terminar o mandato, o impedimento virá sem muita reação e trauma, pois não interessa ao PMDB manter Dilma na Presidência da República podendo, minimamente, favorecer uma possível  candidatura de Lula em 2018.

    As pessoas ainda não caíram em si, não conseguiram perceber o que aconteceu em 1ª de fereiro de 2015: O PT perdeu sua hegemonia no Congresso Nacional; não há mais, na prática, governo de coalisão: o PT, de fato, foi apeado do Poder.

    Sem o Congresso Nacional, o Presidente da República é um despachante de luxo, executando o que lhe é imposto.

    Sendo assim, a lei de regulação da mídia jamais sequer será votada.

    Pelo contrário, é possível até que a mídia consiga votar uma lei que regule a distribuição de verbas de publicidade do Governo Federal, impondo regras que beneficiem impositivamente a mídia tradicional, em detrimento de outras mídias alternativas..

    Quem viver verá.

    Em política o jogo é duro. Aos vencedores cabe o exercício do Poder. É o que o PMDB está fazendo.O PT quando pôde fazê-lo, não o fez..

     

    1. Tem razão.

      A única forma de livrar-nos de tamanho atraso social, é o povo progressista (e não precisa milhões) imitar os funcionários públicos do PR que lavaram nossa alma, e invadir o Congresso e exigir e impor votações de pautas sociais urgentes. Como mobilizar essa gente? Assisti ontem a noite pela primeira vez o filme Lula pelo Brasil, em que mostra a grande importância desse lutador para iniciar a luta para o fim da ditadura militar. Ele ousou, mobilizou, enfrentou. Não penso em outra liderança senão Lula para a mobilização urgente necessária de um povo que pagará mais uma vez pelas mazelas. 

  3. Fora do timing

    O momento de tentar mudar algo era no último ano Lula ou no primeiro ano Dilma, mas…

    Dilma (do PT) não quis, Paulo Bernardo (do PT) não se mexeu e me parece que o próprio partido não teve interesse. Depois do julgamento do Mensalão onde,  salvo o Genoíno, todos os outros para mim mereciam ir em cana (incluindo o José Dirceu) o PT perdeu o rumo e tornou-se acéfalo.

    Notem que o candidato mais votado do partido em São Paulo foi Andrés Sanchez. Sim, houve um momento na história onde havia 5 ou 6 candidatos orgânicos e grandes puxadores de votos, hoje os quadros mais intelectualizados se foram. E isso não tem nada a ver com a m;idia. Tem a ver com as posturas do próprio PT, infelizmente.

     

    Além do mais no parlamento o PT pipocou nos seguintes momentos:

    CPI do Banestado – o relatorJosé Mentor (do PT) ajudou a abafar tudo

    CPI da Privataria Tucana – sequer foi instalda

    CPI do Metrô – teve uma sessão e acabou

    CPI do Cachoeira – Essa eu não prreciso nem comentar

     

    E para o STF, a dupla Lula/Dilma nomearam:

    Joaquim Inacreditável Barbosa

    Ayres de Britto

    Luiz Fux (!!!) – este com apoio do Dirceu, alías

    Rosa Weber

    Entre outras aberrações. Enfim…

     

     

     

    1. Justifique

      Seu comentário sobre o José Dirceu. Tem algo, alguma prova, que não sabemos? Ou é apenas ódio gratuíto? Quanto a João Paulo Cunha, condenado por mandar a esposa sacar 50 mil reais no banco. É isto o crime dele. Tem algo mais?

  4. Os Bucaneiros do Tio Sam
    Bucaneiros eram soldados da fortuna a serviço do império inglês. Não eram traíras que agiam de dentro, eram marinheiros ingleses. Como definir os que trabalham no PIG por interesses de forças estrangeiras? Haverá epítetos no dicionário que abranja tal infâmia moral?

    1. EPÍTETOS

      Concordo com a sua colocação Djijo.

      Agora, o PIG existe porque a) alguém banca os anúncios, b) alguém lê e, ainda, c) algo ou alguém orienta e controla, em termos de política global.

      Os primeiros dois aspectos refletem a importância do poder econômico na divulgação de algum tipo de noticias ou de linha editorial. Digamos: é um bom negócio para o PIG. Já o último aspecto, mostra o lado globalizante e de alienação das pessoas que militam no PIG, considerando algum tipo de pessoa de pensamento mais “global” (não tão brasileiro assim) e, ainda, pela desculfurização absoluta, que atravessa 500 anos de vida colonial, que faz da elite brasileira um conjunto de gente entreguista e aproveitadora. Como aqueles lordes escoceses traindo a Mel Gibson no filme “Coração Valente”.

      São os mesmo que mandam no comércio e nas finanças, que mandam Dilma tomar nc, e que mandam o seu dinheiro para paraísos fiscais. 

      A nossa luta deve começar convencendo aos nossos meninos (e aos seus parentes) que nada importante existe em Disney que o Brasil não tenha, e bem melhor. Que a sua capital é Brasília e não Miami.

      O próprio Brasil é quem fabrica milhares desses “bucaneiros do Tio Sam”

  5. “… fomentar discórdias

    “… fomentar discórdias civis que podem levar o país a uma guerra civil”

    Guerra civil no Brasil??? Faz-me rir…

    O brasileiro, conhecido mundialmente por sua notória covardia, participa de guerra só esta for de confete.

    Pode dormir em paz, companheiro!

    A roubalheira vai continuar, a imprensa vai denunciar e no final… bem, como sempre, não vai dar em nada (o máximo que ocorrerá é aquele desconforto, uma vaiazinha aqui, outra ali… mas nada que impeça os vagabundos de continuarem roubando).

    Isso aqui é Brasil, lembre-se sempre disto, a terra da impunidade. 

    Se alguém for considerado culpado aqui, pode ter certeza, sempre será o mordomo.

     

    1. Quando São Paulo rebelada foi
      Quando São Paulo rebelada foi bombardeada por Arthur Bernardes meu avô estava hospedado entre os rebeldes e os legalistas. As balas dos canhões zumbiram sobre a frágil pensão em que ele morava. Na década seguinte ele mesmo pegou em armas durante Guerra de 1932 e viu alguns de seus amigos de Xiririca (atual Eldorado) serem mortos pela fuzilaria das tropas leais a Getúlio Vargas. Covardia pode ser a regra na sua família, meu caro. Não é na minha.

      1. Eis mais um valente e bravo

        Eis mais um valente e bravo brasileiro… atrás da tela de um computador.

        Gostaria que sua valentia fosse direcionada aos ladrões, não aos mensageiros.

         

        1. Quem persegue os suspeitos de
          Quem persegue os suspeitos de cometerem crimes é o Estado não os cidadãos. Além disto, meu caro, por razões muito compreensíveis o Estado proíbe os cidadãos de fazerem justiça com as próprias mãos. Incentivar a perseguição e o linchamento de pessoas é crime e você age como um criminoso. Suponho que você queira ser linchado. Ou não?

  6. Recentemente foi escrito um

    Recentemente foi escrito um post sobre o “interesse nacional”.

    Aí está. O mais puro e primário interesse nacional está resumido no título deste post.

    O resto é consequencia.

    Este tema deve ser elevado à prioridade máxima da nação para que os brasileiros sejam independentes de qualquer sabotagem alienígena.

  7. separados no nascimento

    ” mal que Lúcio Cornélio Sila fez em Roma. “

    Por algum motivo ao ler o nome de Lúcio CORNÉLIO Sila, lembrei de outro principe deletério.

    Trata–se do vice de ÇERRA45 na eleição de 2038, e queridinho da mirdia:

    fegacê………viiiiiiiixe! 

  8. Para não incidir em

    Para não incidir em redundâncias, concordo com todos os arrazoados que precederam este meu comentário, em especial os do Jorge Vieira e do Alexandre Bueno. Acrescento apenas que o pior legado dos governos petistas foi a covardia no modo de governar. Até José Sarney, um mandatário que caiu de para-quedas no Planalto e que assumiu a presidência refém de uma coalização política anárquica, exercitou com mais eficácia o Poder, dadas as circunstâncias,  que os governos de Lula e Dilma.    

    A estrutura midiática pode bater no peito e proclamar hoje: VENCEMOS! Êpa. mas e os três últimos mandatos conseguidos arrostando a mais virulenta e desleal oposição dela, mídia? E os avanços e vitórias? E os indicadores de aprovação alcançando os píncaros, em especial de Lula? Certo. Mas ouso completar:  a depender SÓ do PT e de seus áulicos isso não teria sido possível tantas foram as escorregadelas, até mesmo desastres, acontecidas. Foi o povo em última instância que efetivamente venceu, 

    Vejamos um exemplo patético: conseguiu esse complexo midiático fazer dos governos petistas os mais corruptos da história. Aliás, hoje a hipérbole vai mais longe: depois desse caso da Petrobrás, do Universo. Hoje afirmar-se petista pode até incidir em risco de vida. Agora perguntem: quantos petistas(gestores, congressistas, áulicos, líderes) estão ricos, ficaram ricos com a corrupção? Mas é questão dada para muitos serem todos ladrões e corruptos. E nós, cúmplices. 

    Infelizmente esta é a minha decepção: conseguiram destruir a imagem do Partido dos Trabalhadores e de seus líderes para sempre. Para que vingança mais cruel?

     

     

  9. quem esta destruindo a

    quem esta destruindo a Venezuela nao é a midia, são os bolivarianos

    uma raça sem vergonha totalitaria que vivia falando mal da midia, assumiu o poder , fez o que quis com ela e hoje a venezuela esta a beria do abismo.

    quando pelegos sao atendidos é isso o que acontece…rs

      1. logico que ela esta em

        logico que ela esta em questao.

        pois lá esta a demonstraçao EMPIRICA mais recente para que voces totalitarios e desavergonhados vejam o que acontece quando alguma naçao cai na besteira de dar ouvidos a essa histeria barata…

        1. A única coisa “venezuelana” no Brasil é a direita e sua mídia

          23 de outubro de 2014 | 22:44 Autor: Fernando Brito

           

           

          midiaÉ patético o esforço dos derrotados da direita brasileira para nos fazerem comparações “bolivarianas”.Aliás, é curioso que alguns que jamais enfrentaram uma ditadura e muito menos lutaram  pelo restabelecimento do direito de voto digam  que aqueles que lutaram anos por isso  que são tirânicos e totalitários.Mas, como somos civilizados, aceitemos o debate.Mesmo que tomemos como verdadeiras todas as acusações feitas ao governo do país vizinho, eu gostaria que os senhores – desde os coxinhas até os “colunistas”  de jornal cujo único mérito, em matéria de colunas, é saber fleti-las aos interesses dos patrões – me respondessem o que há, aqui, de semelhante ao que chamam de “bolivarianismo”.Qual é o veículo de comunicação que está sob censura?Qual é a empresa, de qualquer setor, que foi desapropriada ou estatizada?Qual é a pessoa que está presa – não vale citar ex-dirigentes petistas- por julgamentos de natureza política?Que entidade ou sindicato patronal está sob intervenção?Que investidor foi expulso do Brasil?Que impostos foram criados sobre os ricos?De que eles foram expropriados?Que “relações privilegiadas com Cuba” temos, senão a de emprestar dinheiro para empresas (capitalistas) brasileiras irem fazer negócios por lá e ganhar dinheiro ?Contratar médicos para vagas que foram desprezadas por médicos brasileiros? Aliás, médicos cubanos também os trouxeram, em muito menor escala, José Serra e Fernando Henrique, sem que fossem com isso chamados de “agentes de Fidel”!Quem demitiu jornalistas ou os colocou “na geladeira” quando se recusaram a esconder suas opiniões ou protestaram contra o facciosismo da “cobertura” desmedidamente antigoverno?Por acaso as igrejas de qualquer confissão são perseguidas – de novo, aí não vale falar dos problemas do Malafaia com a Receita Federal, né? – ou seus fiéis tem restrições de culto?Poderia listar dúzias de outras, mas fico por aqui.Afinal de contas, que “comunismo” é este que temos onde a Bolsa de Valores aposta livremente contra uma candidata, onde a especulação financeira corre à solta, onde há câmbio livre, vai-se ao exterior até sem passaporte e  há eleições diretas e regulares, com quantos partidos quiserem participar, e são montes deles?O que é atrasado, mesmo, aqui , dos tempos da “guerra-fria, é uma direita ensandecida, que vai para a rua gritar “vai tomar no c..”, “viva a PM” e quer mandar a esquerda para o exílio…Mas puderam ir para a rua, com todas as garantias e não há um ali que seja perseguido pelo fato de ser, como é de seu direito, energúmeno.Ou me vão dizer que é autoritário eu chamar de energúmeno quem promove uma manifestação onde se xinga desta maneira uma mulher?O problema de nossa direita é que seu primarismo e seu ódio não permitem que ela se desvencilhe da selvageria e do udenismo mais vociferante para assumirem a condição de “liberais civilizados”.Se assumissem, tenho certeza que, até, venceriam estas eleições.Sou velho o suficiente para ter visto uma geração de conservadores que não era selvagem: Tancredo Neves, Ullysses Guimarães, Thales Ramalho, Franco Montoro…O que temos hoje em seu lugar?No centro deste processo perverso está a imprensa brasileira.Político brasileiro sabe que partindo para o radicalismo ,o desrespeito, a acusação furiosa – quando não o xingamento – a um governo de orientação popular terá espaço e destaque.Outros, da periferia do conservadorismo, como Jair Bolsonaro, conseguem notoriedade pelas momices a que se prestam, com a cooperação quase tão imbecil dos que os transformam em “generais do atraso”.Querem saber? Fico triste, como profissional, de ter de assumir muitas vezes aqui uma postura parcial – embora tente jamais resvalar para a injúria e a mentira. Mas, diferentemente da imprensa, tudo aqui é claro e de tudo estão cientes os leitores.Uma colega de profissão, outro dia, numa matéria sobre a parcialidade da imprensa brasileira, fez um contraponto com os blogs “governistas”.Minha querida amiga talvez não se dê conta de que, diante da máquina monstruosa de sufocação do debate que temos no brasil, tal comparação é como chamar estilingue de arma diante de um canhão.Um exemplo?Perguntas singelas, diretas, objetivas que fiz acima,  são feitas alguma vez aos que enchem a boca para falar de “bolivarianismo” e “ameaças à democracia”?Desculpem-me, perguntar e pedir elementos reais para estas acusações é jornalistico, mas não é feito e, pior, as mesmas acusações se repetem por colunas e editoriais sem fim.Este blog, feito solitariamente, esteve à frente da grande imprensa em  alertas sobre fatos  da maior gravidade, como o vazamento da Chevron e a crise de água em São Paulo, com a qual venho enfadando os leitores há oito meses.Quem se acomodou, nestes casos, foi a grande imprensa que se limitou a reproduzir releases e declarações oficiais.Mas este é um blog sujo, embora não receba, como seria seu direito, qualquer  publicidade brasileira, pública ou privada. Só a recebe do Google, que não me pergunta quem sou e apenas paga pelos acessos. Como o Tijolaço absteve-se de busca-la no período eleitoral  são os parcos dólares do Goggle que, junto com as contribuições espontâneas dos leitores e os free lances em que trabalho (hoje mesmo, inclusive), que mantêm essa atividade, como se vê, “suja”.Os “democratas”, os “liberais” os “limpos”, que vivem de concessões públicas e abocanham gordas verbas de publicidade jamais se abstiveram disso, inclusive nos tempos que engordaram com a ditadura militar.Nossa imprensa é a favor da liberdade, desde que todos concordem e aceitem o que ela diz.Seus julgamentos, suas verdades, suas sentenças inapeláveis.Somos uma pré-ditadura e pronto, acabou-se, mesmo que estejamos às vésperas de uma eleição livre, que seu poder incontrastável esteve na iminência de vencer.Não somos heróis, somos apenas homens e mulheres que mantivemos, cada um como pôde e achou que devia fazer, um pequenos espaço para a polêmica: esta, sim, o ar da democracia.E bastou um pouco deste ar para que o povo brasileiro, na sua infinita sabedoria, soubesse o que corresponde aos seus interesses, aos seus valores, ao seu futuro.Enquanto puder, este Tijolaço fará isso e dirá o que pensa e sente.Afinal, estamos numa democracia.Ditadura, aqui, só a do partido único da mídia.

           

    1. Os trolls não desistem…

      “Migrar o tema: o troll levanta questões aparentemente pertinentes ao tema, inserindo aspetos onde esteja melhor preparado para se pronunciar mesmo que isso custe o desfoque do cerne da questão, objetivando um ponto onde possa desestabilizar o oponente do debate.”

       

      Fonte: Wikipedia.

       

    2. Quem está TENTANDO de todas


      Quem está TENTANDO de todas as formas destruir a Venezuela é a mesma classe social que está tentando há décadas destruir o Brasil que surgiu das cinzas dos anos 90 e tornou-se entre tantas realizações extraordinárias o controlador da MAIOR EMPRESA de CAPITAL ABERTO PRODUTORA DE PETRÓLEO do MUNDO segundo noticado pela REUTERS porque a GLOBO esconde a condição de EXCELENCIA da Petrobras em todas as áreas em que atua DESDE 2003, quando emergiu da condição de sucateamento em que estava e afundava plataformas. E querem aqui o mesmo que querem na Venezuela e em todo o lugar do mundo. Que os países que buscam o seu caminho no rumo da auto determinação de seus povos voltem a ser colonia e o povo retorne ao desamparo dos tempos de antes da revolução industrial. NO PASARÁN!!!

       

       

  10. Assunto fora de hora

    Entendo porque a mídia causa tanta irritação aos defensores do partido situacionista, pois nesse momento de grande placidez no terreno da política, a imprensa é a única voz a atacar com contundência os descalabros do governo. Mas bem analisando, é um assunto de todo fora de hora: nessa era de internet e blogsfera, a mídia, simplesmente, não tem esse poder todo que lhe é atribuído. Afinal de contas, não estamos todos nós aqui, discutindo livremente, sem depender do capital de nenhum empresário da comunicação? Vai longe o tempo em que os jornalões era os grandes formadores de opinião, papel que hoje cabe à blogsfera e às redes sociais. É um exagero grosseiro achar que a mídia tem o poder de influenciar o voto de ministros do STF, e se tiver, está apenas cumprindo o que se espera de uma mídia livre, que é imiscuir-se em todos os assuntos, e depois quem quiser que compre o peixe!

    A regulação da mídia, nos moldes em que é proposta, terá efeito inócuo. Tudo o que o governo pode fazer é não anunciar nos veículos que lhe são hostis, mas esses veículos se sustentam em anunciantes privados, e não no governo. A concentração das grandes empresas de comunicação nas mãos de poucos mega-empresários é simplesmente uma consequência do gigantismo dessas empresas, que só podem ser bancadas por quem possui capital – há poucos grandes jornais pelo mesmo motivo porque há poucas fábricas de caminhões. Forçar a dispersão do controle acionário dessas empresas não vai alterar o modo como funcionam. Além do que, como foi bem lembrado pelos comentaristas, essa regulação depende de lei aprovada pelo congresso, que no momento tem maioria contrária ao governo. Se o governo federal, por pior que seja, é legítimo porque foi eleito pelo voto popular, o congresso, pelo mesmo motivo, também o é.

    Enfim, é isso: a única maneira de calar a imprensa, no presente momento, é impor a censura e fazer isso passando por cima do congresso. O PT não tem poder para tal. Mas de qualquer modo, ficarei feliz se ver aqui comentários raivosos de esquerdistas atirando ao chão suas máscaras de democratas e defendendo abertamente a censura à imprensa e o fechamento do congresso. Conforme eu comentei em outro forum, o chão já está coalhado de máscaras caídas…

    1. O governo facilita a apuração

      O governo facilita a apuração dos escandalos enquanto a mídia esconde a lista dos brasileiros que sonegaram impostos e depositaram fortunas no HSBC da Suíça. Portanto, meu caro, o único descalabro que merece atenção é o da própria imprensa. Você está ao lado dela porque também tem um dinheirinho escondido na Suíça?

    2. Responda rápido

      Dizer que uma das maiores mediacorps do mundo  “não tem esse poder todo” só pode ser piada de mau gosto.

      Os marinhos são a familia mais rica do Brasil.  O poder dessa famiglia se espraia por todos os cantos da República.  Os Três Poderes sofrem uma influência brutal e irresistível, tanto pelo poder da grana quanto pelo poder de comunicação.  Este é um poder de vida e morte que paira acima dos Três Poderes e sobre todos os cidadãos deste país.  Nossa história recente está coalhada de assassinatos de reputação promovidos pelos coronéis da mídia.

      E ainda há quem acredite que esse cartel midiático corrupto e autoritário, que monopoliza ilegalmente as comunicações no Brasil, representa o ideal de imprensa livre?!

      Duvido!  Isto é cinismo em estado puro.

  11. ou o Brasil acaba com a saúva ou …

    É a versão contemporânea do ” ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com Brasil “. Uma tênue sabedoria popular tem evitado o desastre. Mas o massacre publicitário é diário e constante. Mergulhados até o pescoço com interesses alienigenas, como demostram o caso HSBC e os ataques virais  à Petrobras, a mídia privada é o real inimigo de nossa soberania e da democracia. Apesar de derrotado na batalha da comunicação , o governo precisa agir. 

  12. Excelente artigo, é por isto

    Excelente artigo, é por isto que o Lula te elogiou durante o ato no RJ, alias não foi um elogio, foi uma homenagem, acho que ele queria conversar com você. Parabéns.

  13. A globo foi construída com $$$$ americano

    Todos sabem que é o verdadeiro patrão da globo. as outras mídias a seguem por uma questão de hábito e de poder finceiro diante do mercado de anunciantes ( a maioria americano) , toda esquerda brasileira deveria organizar acampamentos de protesto em frente a todas as sedes possíveis da globo, pedindo que ela se retire do pais e que vá para o seu país de origem. “GLOBO GO HOME”

    1. Globo e PT, tudo a ver.

      O maior anunciante da Rede Globo é o Governo Federal Brsileiro (PT), que controla as contas publicitárias da Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Federal e de todos os ministérios e estatais que pagam anúncios. O PT anuncia no sistema globo monopolizante porquê? O PT jamais propôs, em 12 anos de poder, o controle externo das mídias porquê? Acredito que porque estejam macomunados. Enfim, Globo e PT, tudo a ver!

  14. Já se passaram 12 anos

    Já se passaram 12 anos e os governos do PT nada fizeram em relação ao PIG. Duvido que façam alguma coisa nesta altura do campeonato. É uma imobilidade inexplicável e covarde. Nestes últimos 12 anos defendi o PT como eleitor (não sou filiado), mas paciência tem limite. Repito: DOZE ANOS de imobilidade. Se mentiras, calúnias e meias-verdades são publicadas todos os dias, durante 12 anos, e o governo aceita tudo de bico calado, chega um momento que a pessoa vai começar a pensar se são realmente mentiras, calúnias e meias-verdades. 

  15. STF

    Prezados Juízes do Supremo, o moço aqui diz que vocês não votam com competência técnica. Votam pela ideologia pessoal ou, por pressão. Temos o maior Tribunal do Brasil `a mercê de jornalistas competentes, heim?

  16. Golpe midiático

    Fico triste em assistir outra vez a mesma coisa de 64. Tanta luta pra chegar onde chegamos, para ir tudo de água abaixo. É lastimável que o Lula não lutou pela regulação da mída, apanhou todo mandato e não quis enfrentar. Pasou para Dilma, que não levou adiante, e os eleitores repetiram o voto nos crápulas do congresso. Nadamos, nadamos e morremos na praia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador