Sérgio Moro já decidiu que o sargento agiu sozinho no caso da coca, por Luis Nassif

Enquanto isto, permanecem intocados Flávio Bolsonaro, o lugar-tenente Queiroz, as investigações sobre a autoria da morte de Marielle.

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, declarou o óbvio: o tal sargento da aeronáutica não agiu sozinho. Têm-se, aí, um caso grave, um problema que já afetou Forças Armadas de diversos países, mais ainda aquelas que foram colocadas na linha de frente da luta contra a droga.


As fotos na Internet, sobre carregamentos de 40 kg de cocaína, comprovam a impossibilidade do sargento ter atuado sozinho.

Na viagem, ele certamente tinha uma mala para seus pertences pessoais, mais o adicional de 39 kg, que exigiria uma mala gigante. Essa mala chegou no hangar da FAB, foi transportada até o avião. Sendo o avião da comitiva presidencial, supõe-se que seja submetido a fiscalização adicional pelas próprias normas de segurança do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), incumbido de zelar pela segurança do presidente.

Depois, na chegara ao destino final, o sargento carregava a mala, imensa. Mesmo se passasse pela alfândega, é evidente que não passaria despercebida de seus colegas de voo. Além disso, há indícios de que era reincidente na prática. Ou seja, havia um esquema azeitado de entrega dos pacotes no hangar da FAB e de entrega no destino final.

Em países sérios, haveria uma imediata mobilização das autoridades, do Ministro da Justiça, da Polícia Federal e do próprio comando da Aeronáutica, para investigar o caso. E a principal suspeita seria de uma organização criminosa atuando no âmbito da Aeronáutica.

A repercussão internacional mostra a gravidade do episódio:

  • ‘Financial Times’: “cocaína na Espanha coloca Bolsonaro sob pressão”.
  • ‘New York Times’  “Pó branco, rostos vermelhos: carga de cocaína a bordo de avião presidencial do Brasil”.
  • ‘Le Monde’, de Paris, : Bolsonaro foi sacudido pelo “Aero Coca”, depois de 39 quilos de cocaína terem sido descobertos

A própria Aeronáutica, que é uma corporação idônea, certamente está empenhada nessa apuração.

O que faz o Ministro da Justiça, Sérgio Moro? Sua primeira atitude é afirmar que foi um caso isolado, antes mesmo de qualquer análise.

Não se duvide da honra da FAB. Mas o pré-julgamento de Moro, transformando um indício preocupante, de organização criminosa atuando na FAB, em “ínfima exceção” visa exclusivamente fortalecer o apoio militar a ele, no momento em que é exposta sua parcialidade na Lava Jato. E no momento em que vai aos Estados Unidos, com a desculpa de se inteirar de técnicas na luta contra o tráfico. E o responsável pela segurança do vôo, General Alberto Heleno, diretor do GSI, explica que não tem o dom da adivinhação, incluindo um componente novo nas normas de segurança: a adivinhação.

Pior! Servindo a um governo sobre o qual pairam suspeitas sérias de envolvimento com o crime organizado, as milícias, contra as quais Moro, até agora, não definiu uma estratégia de combate.

No mesmo momento, o 3º filho, Carlos Bolsonaro, tuitava mensagem de apoio ao PL 1379/19 que, como explica com seu estilo tormentoso, “anistia multas transportes coletivos que circulam nas faixas de ônibus”.

Ora, transportes coletivos é um dos setores preferenciais de atuação das milícias no Rio de Janeiro. É mais um avanço da economia do crime sobre a economia formal.

Simultaneamente, o inacreditável Ministro da Educação Abraham Weintraub faz a defesa mais esdrúxula do governo, reeditando a máxima “sou, mas quem não é?”

Enquanto isto, permanecem intocados Flávio Bolsonaro, o lugar-tenente Queiroz, as investigações sobre a autoria da morte de Marielle.

Luis Nassif

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Reitero o que disse ontem.A situação saiu de controle,e o que há de vir,não tenho a menor ideia.Por óbvio,coisa boa não é.Do STF não esperem absolutamente nada,são avalistas dos caos até o talo.

  2. De acordo com o General Heleno, o flagrante de tráfico internacional foi falta de sorte:

    “Podia não ter acontecido, né? Falta de sorte ter acontecido justamente na hora de um evento mundial. Acaba tendo uma repercussão mundial que poderia não ter tido. Foi um fato muito desagradável”.

    Narco-Estado.

    Snowblind
    (Black Sabbath)

    What you get and what you see.
    Things that don’t come easily
    Feeling happy in my vain
    Icicles within my brain
    (Cocaine)
    Something blowin’ in my head
    Winds of ice that soon will spread
    down to freeze my very soul.
    Makes me happy, makes me cold
    (Cocaine)

    My eyes are blind, but I can see
    The snowflakes glisten on the trees
    The Sun no longer sets me free
    I feel the snowflakes freezing me
    Let the winter sun shine on
    Let me feel the frost of dawn
    Fill my dreams with flakes of snow.
    Soon I’ll feel the chilling glow

    Don’t you think I know what I’m doing.
    Don’t tell me that it’s doing me wrong.
    You’re the one that’s really the loser.
    This is where I feel I belong.

    Kiss the world with winter flowers.
    Turn my days to frozen hours.
    Lying snowblind in the sun.
    Will my ice age ever come?
    (Cocaine)

  3. Onde tem o crime organizado lá está o Bolsonaro, agora com seu acompanhante mais próximo, o Gal. Heleno que provavelmente acha 39 kg de cocaina um pacote IRRISÓRIO.

    1. Pois é, para uma turma que deixou prá lá o helicoca de Perrela com 450kg de pasta base, o que são 39 quilinhos de cocaína já refinada?

  4. A mesma FAB que já teve outro Oficial flagrado com a mesma quantidade de cocaína em um voo. A mesma FAB que teve vários FUZIS desviados no ato da compra e entrega. Depois apareceram no arsenal de Traficantes nos morros do Rio de Janeiro. Acusou o Fabricante pelo desvio, que provou que o Armamento havia sido entregue aos Militares. A história, investigações e condenações sumiram dos Noticiários. A mesma FAB que controla o Aeroporto do Galeão, onde a Inteligência de Órgãos Estrangeiros, denunciaram FUZIS entrando no país dentro de Aparelhos de Ar Condicionado. Justamente nos dias que os ‘scanners’ da Polícia Federal, Receita Federal e Alfandega não estavam funcionando. Os mesmos FUZIS que estavam guardados no Vizinho de parede do Presidente da República. E o Estado Brasileiro ainda atrás dos Assassinos de Marielle?! Atrás de um tal, perigoso, surreal, quase folclórico CRIME ORGANIZADO de Favelados Traficantes nas figuras de ” Zézinho Morte Certa, Marcelo PQP, Chico Caverinha, Escadinhas, Ribamar’s ou Beiramar’s da vida “. Quanto Poder tem estes “Mulatinhos Mal Nascidos”?!!!!!!! E dá-lhe perseguição e preconceito à origem, cor e residência de Gente Pobre !!! E dá-lhe fuzilamentos pseudo-justificados, não é mesmo Witzel?! O pior é que não está dando certo, mudar a rota para a Argentina. DEA FBI denunciam da mesma forma. Mesmo que ‘seguros’ no Avião Presidencial. Pobre país rico. Mas de muito, muito, muito fácil explicação.

  5. Nassif,
    Este conjunto de barbaridades não deveria surpreender a ninguém.
    Washington pinçou a dedo este aloprado inconsequente, mas talvez não imaginasse que o aloprado fosse tão aloprado.
    Um presidente que se preocupa com qq coisa que não seja o país, haja vista a resolução para os carrinhos de bebê dentro de veículos – será que alguém poderia imaginar um presidente chegando a tal ponto? É a escolha certa para vários absurdos, o caso do desmonte da Petrobras em andamento, a “milagrosa” reforma da Previdência que servirá para encher a banca de $$$ e nada mais, o violento ataque às universidades públicas, a entrega da base de Alcântara, que, na prática, se torna propriedade de USA, etc…, ou seja, um rosário de atrocidades nunca visto, mas será que vale a pena tal escolha, arriscar para conhecer os limites do louco varrido e seus tres louquinhos ?
    Ontem o alucinado analfabeto deu show, ao resolver dar aula para Angela Merkel, faz pouco do BRICS, agora RICS e se pudesse, dormiria abraçado a outro lunático, o americano que sabe tudo. E o país caminhando para o precipício, espalhando miséria e sofrimento por todos os lados, tudo isto por culpa do lulalá, yes…

  6. De minha parte nenhuma surpresa…
    governo que apoia milicianos é porta de entrada para os mais variados crimes

    milicianos indo cada vez mais longe com uma nova marca oficial de cocaína, Presidencial

  7. Disse Moro: “o militar preso é ínfima exceção em …”
    Amigos, penso que Moro quis dizer que “o militar preso é grande regra em…”
    Joel

  8. É bom lembrar (hábito pouquíssimo cultivado) que a cocaína virou moda em primeiro lugar no mercado financeiro, depois, bem depois que chegou nas favelas. Na segunda metade da década de 70, na Bolsa de Valores (e nas altas rodas) do Rio o pessoal metia o nariz com vontade. Cocaína, neoliberalismo e uísque animavam o salão.

  9. Dicas para uma investigação (sobre a tal facada)
    – Marcelo Alvaro Antônio estava nesse dia na comitiva do candidato.
    – Visita do candidato a Santa Casa na sua chegada a Juiz de Fora
    – Nunca houve reportagem com os médicos que o atenderam – quem foram?
    – de onde saiu o dinheiro que foi doado a Santa casa.
    – Nunca identificaram os “seguranças” que rodearam o Adélio durante todo o tempo como mostra o vídeo da denuncia fartamente visitado na internet – quem são?
    – Quem foram os policiais de Minas e São Paulo que trocaram tiros em JF (o que a polícia Paulista estava fazendo La? – que eu saiba as polícias só tem jurisdição em seus respectivos estados) e onde foi parar o dinheiro motivo de tais tiros?
    Há muitas outras.

  10. Lutar contra o CRIME ORGANIZADO que fica na moita é super difícil, mas lutar contra o CRIME ORGANIZADO instituído na falsa legalidade institucional é impossível, não se tem noção do tamanho e nem das ramificações. O Ministro da Injustiça não tem mais nenhuma condição para cargo, virou defensor do clã, agiu como o delegado da PF no caso HELICOCA, não sei como não acusaram os pilotos. Foi rasteiro, impreciso, desqualificado e sem noção de perícia criminal, isso não se faz tão imediato, a menos que queira aliviar alguém, até passar a tempestade. Mas o Ministro está devendo em tudo, o clã miliciano continua agindo com desenvoltura sem ser molestado.

  11. Esperava somente para daqui uns 40 anos a confirmação do golpe aplicado pela lava-jato.
    Tem outra confirmação ainda pouco explorada pelos blogs sujos, que é a TAG – Transportadora Associada de Gás que é crime!
    Pois segundo a Federação Nacional dos Petroleiros, o valor da venda é suficiente para pagar apenas 18 meses do aluguel, pela própria Petrobras de seu uso.
    Isso é um absurdo sem fim, que é dar recursos dos impostos pagos por brasileiros para escolhidos do golpe.
    Isso num pais com amor próprio, com sentimento nacionalista daria cadeira elétrica para todos envolvidos!

  12. É quase cópia da importação de drogas do Sudeste Asiático por parte de soldados estadunidenses durante a Guerra do Vietnam que transportavam grandes quantidades de opiáceos nos aviões militares dos EUA, situação que persistiu pelo menos de 1971 a 1975. O filme “O Gângster”, com Denzel Washington, aborda estes fatos.

  13. Nassif: a festança dos milicos está a todo vapor. Primeiro as Milícias agindo no tráfico, com silêncio e cobertura dos VerdeSauva. Depois os AsaDura, com “amostras” de produtos colombianos, para seu Chefe negociar com os asiáticos. Só falta, agora, o porta-aviões aparecer com uma carga de 1.000 quilos de pó branco, dizendo que era pra ser entregue em Mar de Espanha (MG), a pedido de Aecim.

    Acho que se apertar, uma declaração do Chefão, no G20, que a muamba fora pedido direto do Trum, para uma festinha depois do encontro, seria a pérola da coroa. Afinal, é ele o dono do quintal.

  14. Não me parece que um Ministro da Justiça do Brasil tem competência para processar, julgar e absolver ou condenar um traficante internacional de drogas que cometeu crime na Espanha.

  15. Lutar contra o CRIME ORGANIZADO que fica na moita é super difícil, mas lutar contra o CRIME ORGANIZADO instituído na falsa legalidade institucional é impossível, não se tem noção do tamanho e nem das ramificações. O Ministro da Injustiça não tem mais nenhuma condição para cargo, virou defensor do clã, agiu como o delegado da PF no caso HELICOCA, não sei como não acusaram os pilotos. Foi rasteiro, impreciso, desqualificado e sem noção de perícia criminal, isso não se faz tão imediato, a menos que queira aliviar alguém, até passar a tempestade. Mas o Ministro está devendo em tudo, o clã miliciano continua agindo com desenvoltura sem ser molestado.

  16. Se alguem que se diz ministro da educação afirma que outros usavam o mesmo expediente, está garantindo que é um esquema usual da FAB. Então, a FAB deve chamar o imbecil para que sejam apresentadas as provas.
    Por outro lado, o imbecil desmente o outro, que se diz ministro da justiça, pois este atesta ser pontual, ou “infima exceção”, este rolé com 2,666 arrobas de coca.
    Deixando este bando de lado sem esquecer anistias que vêm sendo dadas a todo tipo de bandalhas, resta uma verdade: O Brasil virou um território de bandidos.

  17. Quem pode o mais, pode o menos. Se no passado o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade, porque hoje ele não poderia transportar 39 quilos da branca, né, Weintraub?

    É brincadeira.

  18. Não se preocupem. Sergio Moro resolverá tudo.
    O sargento fará uma tatuagem dirá que está arrependido e prometerá nunca mais repetir o erro

  19. Não sei o que tanta gente tá esperando pra ligar o alerta vermelho e organizar a derrubada do Bolsonaro.

    Acham que vão fazer pacto com o PSDB. Que fez as privatifarias, derrubou a Dilma, apoiou Michel Temer, a Lava Jato e elegeu Bolsonaro. Ou será que o FHC votou em Haddad?

    De outro lado, aqueles que rogam por ser enganados. Pela enésima vez esperam que o STF ou um tribunal qualquer liberte Lula. Não entendem a profundidade do golpe de estado. Não é uma questão de convicções. É um golpe de classe.

    O golpe de estado deu errado. Mas como o comportamento frente ao “morogate” indica, a burguesia não vai recuar, mas sim dobrar a aposta.

    A esquerda só poderia estar interessada em derrubar o Bolsonaro. “Fora Bolsonaro” e “Liberdade para Lula”. Mas, em atitude lisérgica, passa a defender o “Fica Bolsonaro”. Boa parte do PT não quer o Lula livre. Em benefício próprio.

    Estamos em um daqueles raros momentos em que não há dubiedades sobre a natureza das coisas. Quem está contra a degeneração nacional, contra a loucura, contra o fascismo, contra tudo o que Bolsonaro representa; e aqueles que, por ação ou omissão, são pusilânimes, transigem com a burrice e o fanatismo, enfim, acham que há algo de racional em apoiar uma institucionalidade que não mais existe. São os imperadores de ruínas.

    A verdade nua: é guerra. Preparemos nossos batalhões.

  20. O veneno colocado no alimento é uma quantidade ínfima quando comparado à quantidade de comida mas se tal veneno for ingerido, ainda que em quantidade ínfima, ele provocará a morte de quem o consome.

  21. Juro por Dio que eu gostaria de ouvir a opinião de Fernando Gabeira a respeito desses 39 quilos de arrozina apreendidos dentro do avião(reserva?????) Presidencial.Aposto que ele vai dizer que é pra fazer mingau.

  22. Declaração do 2 sargento à Juiz, eu estava com problema de dívida e como sabem que eu tenho facilidade em passar me pediram para eu levar, sabia que era ilegal não sabia que era droga….pergunta ao advogado quando posso ser extraditado para o Brasil?
    Pergunta pertinente quem lhe deu a droga?
    Em 3 semanas segundo caso de detenção de brasileiro com droga no aeroporto de Sevilla.
    Como sei? Tenho de estar presente nos interrogatórios

  23. Os velhos companheiros agora se transformam em homens bomba, quanto desespero para tirar o foco de notícias arranjadas.
    Não vai surpreender ninguém quando receberem outro não do STF…

  24. Ooow amigos do GGN, vamos zelar pela redação da notícia: o chefe do GSI não é Alberto Heleno; o pedido de suspensão de multa é do transporte “alternativo” e não coletivo. Me ajuda aí ôooo!!!

  25. A quebra do sigilo bancário e fiscal do sargento indicará: estando “recheado”, ele é o dono do “pó branco”; caso contrário será mesmo “mula qualificada”. É só seguir o caminho do dinheiro. Fácil assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador