Serra, o cultivador do ódio que foi destruído pelo medo, por Luis Nassif

Espalhava o terror nos adversários, pela cumplicidade com veículos de mídia dispostos a cometer assassinatos de reputação, alimentados pelos dossiês de Serra.

José Serra sempre foi um político que cultivava o ódio como forma de dominar o  medo. Era implacável nos bastidores. Inaugurou a era dos dossiês, cooptando procuradores, delegados da Polícia Federal e empresas de arapongagem. Não poupou ninguém, nem adversários, como Lula, nem competidores políticos, como Roseana Sarney, nem aliados como Paulo Renato de Souza.

Espalhava o terror nos adversários, pela cumplicidade com veículos de mídia dispostos a cometer assassinatos de reputação, alimentados pelos dossiês de Serra.

Caro leitor do GGN, estamos em campanha solidária para financiar um documentário sobre as consequências da capitalização da Previdência na vida do povo, tomando o Chile como exemplo. Com apenas R$ 10, você ajuda a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel. Participe: www.catarse.me/oexemplodochile

Ao mesmo tempo, era um político extraordinariamente inseguro. Nas crises políticas mais agudas, como no episódio das enchentes em São Paulo, ou na crise econômica de 2008, sumia.

Como governador, colocou a polícia para reprimir estudantes da USP. Quando a Polícia Civil cercou o Palácio dos Bandeirantes, pleiteando benefícios de aposentadoria, imediatamente chamou os líderes do movimento e concedeu muito mais do que pediam, ele que fez fama como fiscalista enérgico.

O mesmo ocorreu quando associações empresariais e de trabalhadores pediram audiência e ele se recusou a atender, em plena crise de 2008. Ambos ameaçaram acampar na frente do Palácio e imediatamente foram recebidos.

Fui uma das pessoas iludidas por ele. Voltou do exílio, ex-presidente da UNE, avalizado por um livro em parceria com Maria da Conceição Tavares. Em plena ditadura, um grupo de jornalistas econômicos conseguíamos superar os vetos dos jornais, inserindo reportagens e entrevistas com ele e outros economistas dito progressistas.

No poder, gradativamente foi revelando seu lado obscuro, os dossiês, os ataques implacáveis contra adversários, os sinais exteriores de riqueza, o pouco empenho no trabalho. E, ao mesmo tempo, demonstrando um incrível desconhecimento da economia e de temas relevantes para qualquer ministro ou governador, nos cargos que ocupou.

Leia também:  Toffoli pede informações sobre investigação da PF sobre Greenwald, diz Lauro Jardim

Saiu-se bem como Ministro da Saúde pelo bom senso de segurar no Ministério alguns personagens históricos do movimento sanitarista, que deram sequencia aos estudos para a implementação dos genéricos. Ao mesmo tempo, envolveu-se em casos malcheirosos, como o da inviabilização da Biobras para beneficiar um concorrente estrangeiro.

O primeiro a me apontar esse despreparo foi Gustavo Franco, que terçou algumas armas com ele na época do Real e se disse surpreso com o grau de ignorância de Serra.  Aí foi caindo a ficha sobre seus artigos e sobre os ghost-writers a quem ele recorria. E sobre sua estratégia ilusionista. Cada vez que um jornalista publicava algum artigo sobre tema novo, Serra telefonava e comentava o artigo como se fosse conhecedor do tema, mesmo sem ter a mínima noção alem do que saia publicado. Admito que era um recurso de retórica eficiente, ao qual recorria também Fernando Henrique Cardoso.

Na campanha de 2010, escancarou definitivamente sua falta de escrúpulos e de princípios. Foi o principal responsável pelo uso dos temas morais na política, ao acusar Dilma de “assassinar” crianças, por sua defesa do aborto em casos específicos, um discurso de ódio como ainda não se ouvira nas campanhas eleitorais, destruindo definitivamente a herança social-democrata do PSDB. E rasgou definitivamente a fantasia com o jogo de cena da bolinha de papel.

Dali em diante mergulhou em direção ao submundo. De seus aliados, passou a exigir provas de lealdade, que consistiam em perpetrar atos abomináveis para serem aceitos pelo cappo.

No impeachment, mostrou mais uma vez seu oportunismo, estimulando o golpe, as passeatas e aceitando o cargo de Ministro das Relações Exteriores, de Michel Temer.

Até que a Lava Jato atravessou seu caminho. E ali, o implacável Serra foi tomado de medo pânico, pavor mesmo, similar ao sentimento que acometia as inúmeras vítimas que deixou pelo caminho, fuziladas por dossiês e por manchetes de veículos inescrupulosos.

Leia também:  Clipping do dia

Sua vasta rede de alianças, no Ministério Público, no Supremo, conseguiu blindá-lo até agora. Mas não o livraram do terrível sentimento do medo, especialmente depois da informação que o Ministério Público suíço havia identificado depósitos na conta de sua filha. Não confiou na blindagem proporcionada por Raquel Dodge.

Somatizou o medo, passou a enfrentar problemas de coluna, atolou-se em remédios e mais remédios, foi se tornando cada vez mais ausente nas reuniões, nas sessões do Senado, nas reuniões sociais. Hoje é uma sombra que se desmancha irreversivelmente.

O político terrível foi destruído pelo medo. Mas deixa uma herança pesada, como um dos principais artífices das guerras viscerais que destruíram a democracia brasileira.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Nassif, não se esqueça que ele também foi artífice da entrega do Pré-Sal, do fatiamento e privatização da Petrobrás, carregou ojeriza a todo o movimento em prol do Mercosul, chegando ao ponto de arrancar o parlasul de São Paulo. E até hoje tem buscado cumprir sua agenda com as petroleiras, revelado pelo Wikileaks.

Dino

Nassif, você deixou de fora o protagonismo que ele teve - ou melhor, que ele correu para ter e demonstrar vassalagem - na virada de jogo em relação à Petrobras e aos recursos oriundos do Pré-Sal, sempre com o intuito de reverter as conquistas de fundos para a área social, de facilitar a entrega do Pré-Sal às empresas estrangeiras e de viabilizar uma futura privatização da Petrobras. Foi escancarado. Justo na época em que o wikileaks ia mostrando essa promiscuidade do setor de inteligência americano com multinacionais da área de petróleo e das jogadas para desestabilizar a democracia brasileira.

Victor

37 comentários

  1. Um ínfimo exemplo prático: moro mais de 60 anos num lugar (Zona Norte de São Paulo). A única vez que entrou água em casa por causa de enchente, quem era o alcaide em Sampa?

  2. Nunca foi aceito pela direita. Mas, foi “o que tinha” contra o Lula e o PT, PT, PT. TODOS sabiam disso. É impressionante como os cientistas e os analistas políticos acreditam, fazem força para acreditar, levam fé que as ideologias antissociais apareceram de boçalnaros pra cá.

    13
    • AntiCapitalista, o Socialista. Faria Política de outra forma. Combate intransigente contra a Corrupção. Políticas Sociais com gastos públicos nesta direção seriam o norte. Corrupção poderia ser ‘apenas’ Paulo Maluf. A construção da História Política da atual Esquerda a partir de SP. E vem o rosário de medíocres Montoro, FHC, Covas, (Quércia, Fleury), Picolé, Erundina, Aloísio, Lula, Marta, Haddad, Covas…Déspotas, Nepotismo? Jamais !! O Poder deve ser praticado com alternância política. Vocês não compreendem como faz o Tucanistão e seus 5 Marajás?!! Defesa do Brasil contra Interesses Internacionais !! Isto foi prática de um tal Governo Militar !! Nunca mais !!! E alguns dizem não entender o fundo da latrina?! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  3. Nunca foi aceito pela direita. Mas, foi “o que tinha” contra o Lula e o PT, PT, PT. TODOS sabiam disso. É impressionante como os cientistas e os analistas políticos acreditam, fazem força para acreditar, levam fé que as ideologias antissociais apareceram de boçalnaros pra cá.

    Ou será somente “golfada” de indigestão?

  4. Olha como tá o BRASIL Nassif ?

    Desculpe ..SERRA pertence ao time dos vencedores que estão nos DESCONTRUINDO …o que acontece com ele hoje não é uma derrota, mas a certeza de que todos, diante da vida biológica, encontramos o nosso fim

    Reconhecer isso como vitória é o mesmo que acreditar em castigo divino

    SERRA forever ..esse não cansa de ferrar o país ..como ele e amigos, TODO CUIDADO é pouco, pois estes FDP dão cria a cada segundo

    12
    • O mais curioso é que todos estes filhos da puta, traidores e lesa pátria estão no PSDB.
      O PSDB foi o principal ator na destruição do que havia de democracia neste país.
      Foi este partido de vagabundos que, liderados por outro ladrão/traficante/cheirador, moveu o processo de impeachment contra a Dilma, que na verdade era contra o PT.
      Lembram do ladrão anastasia?
      Não podemos de deixar de fora o judiciário, mpf e pf como sócios destes vermes como nossos destruidores.

      10
    • Isso ai.
      Mas, como se fosse so donlado de la.
      Toda hora nasce um político cheio dos seus meros prazeres.
      Acorda Brasil!!!
      Nos somos a politica,
      Todo o poder emana do povo, mas, sem dignidade nunca receberemos essa gloria. Sem bandeiras e lados por um pais serio e verdadeiro.

  5. A única coisa boa de Serra foi destruir a candidatura de Roseana e assim disputar com Lula. Tamanho é o ódio que até seus aliados nutrem por ele, como Fhc, que preferiram ver um opositor eleito do que ele se tornar presidente. Hoje não passa de um nosfetatu de quinta. Adoraria ve-lo preso mas não se pode ter tudo na vida. Só o fato dessa figura nefasta não ter sido presidente já é algo pra se comemorar

    18
  6. Preciso e elucidativo como sempre, Nassif nos brinda com a dissecação de mais este cadáver da política da mistificação. Valeu Nassif.

    11
    1
  7. Nem um comentário sobre sua atuação em prol dos interesses das petrolíferas estrangeiras que destruiu os sonhos de um país melhor criados com o pré sal? Ou de onde deriva tamanha blindagem em todas as esferas da justica? Ou, ainda, por ter sido ele o primeiro político de grande porte que tentou instrumentalizar e promover o pior lado do fundamentalismo religioso brasileiro, implicando nessa grotesca situação que vemos no atual governo? Serra é danoso muito além desse homem medroso que o Nassif descreve.

    18
  8. Nassif, não se esqueça que ele também foi artífice da entrega do Pré-Sal, do fatiamento e privatização da Petrobrás, carregou ojeriza a todo o movimento em prol do Mercosul, chegando ao ponto de arrancar o parlasul de São Paulo.

    E até hoje tem buscado cumprir sua agenda com as petroleiras, revelado pelo Wikileaks.

    19
    1
  9. Prezado Nassif e camaradas
    Foi destruído mas mordeu uma grana, nós (paulistas otarios) elegemos esse sem vergonha senador, para continuar furtando
    Ainda vamos saber o que aconteceu nas $ombra$ para esse bandido ter proposto a emenda da venda do pré sal

    18
  10. Nassif foi bonzinho com o Serra : se esqueceu do escandalo das equipes de dengue dispensadas por ele em plena crise da doença ,e q o perseguiam onde ele fosse, e tambem do fato de sua filha Veronica se tornar “socia” do Leman, talvez o homem mais rico do Brasil.
    Com que cabedal???

    12
  11. Boa nassif, agora vive na sombra protegido como outros do PSDB que nunca foram importunados mas o eleitor se encarregou de dar fim nesta sigla nefasta que tente sobreviver agora na sombra do governador. Sobreviverão?

  12. Nassif, você deixou de fora o protagonismo que ele teve – ou melhor, que ele correu para ter e demonstrar vassalagem – na virada de jogo em relação à Petrobras e aos recursos oriundos do Pré-Sal, sempre com o intuito de reverter as conquistas de fundos para a área social, de facilitar a entrega do Pré-Sal às empresas estrangeiras e de viabilizar uma futura privatização da Petrobras. Foi escancarado.
    Justo na época em que o wikileaks ia mostrando essa promiscuidade do setor de inteligência americano com multinacionais da área de petróleo e das jogadas para desestabilizar a democracia brasileira.

  13. Foi um Entreguista filho da Puta, safado, das RIQUEZAS do País. …Ajudou a destruir a Democracia Brasileira, a destruir a Petrobras, chancelado agora pelo Idiota Inútil, presidente fakes news. …

  14. Quando é que Serra e Verônica serão julgados e condenados ?
    O Ministério Público da SUÍÇA já forneceu as provas materiais…
    Sem falar no Paulo Preto…

  15. Verdade Nassif….Fui militante do MRE – Movimento de Renovação dos Economistas……em São Paulo…esse nefasto também circulava por lá…quando foi secretario de planejamento do governo Montoro….Quando voltou do exilio teve recepção na faculdade do largo São Francisco..e lá estava seu serra…sempre com senso oportunista aguçado….

  16. Serra posava de progressista. Mas mostrou sua verdadeira cara no segundo turno da disputa Collor x Lula na eleição de 1989. Progressista deveria, como Covas , apoiar Lula. Mas Serra se escondeu em Copenhagen e só retornou ao Brasil 3 dias antes da votação do 2° turno, uma omissão que escancarou seu caráter e verdadeira posição de “não confiável “. A propósito, viajou de primeira classe.

  17. “…Fui uma das pessoas iludidas por ele. Voltou do exílio, ex-presidente da UNE, avalizado por um livro em parceria com Maria da Conceição Tavares. Em plena ditadura, um grupo de jornalistas econômicos conseguíamos superar os vetos dos jornais, inserindo reportagens e entrevistas com ele e outros economistas dito progressistas…”O político terrível foi destruído pelo medo. Mas deixa uma herança pesada, como um dos principais artífices das guerras viscerais que destruíram a democracia brasileira.”CONHECEIS A VERDADE. E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Somente agora, depois de 40 anos, Vocês nos revelam os Medíocres e os Canalhas? Alguns teimam em dizer que o ‘Garoto da UNE’ não é de Esquerda. Ah! Bipolaridade Aloprada que não tem cura !!! Presidente da UNE e não ser de Esquerda?!!! A Surrealidade encontrou a sua Pátria !! Nos anos de equívocos da nossa Imprensa e Elite Esquerdopata, rotulavam o bisonho como um Verdadeiro Estadista. Um ‘Presidente’ com a estatura que o Brasil merecia. Enganado-se, também Nos enganavam. Será que foi de forma inocente? Ou Inocentes apenas Uma Nação enganada por suas Elites como a Imprensa. no exercício do Poder? OBRIGADO, pelo País que Vocês ajudaram a construir. A Destruição é somente o ‘Hoje’? Os próprios Aliados e Parceiros do Facínora, adjetivavam o seu caráter à altura da sua falta. Não tem novidade alguma nestas revelações impressas. É o Governador que parou a Marginal Tiête, para levar algemados os Cidadãos que possuíam automóveis com placa de outro estado. Sonegação de Impostos e Falsidade Ideológica eram a Acusação e Condenação Inquisitória. Lembram da Dentista, de uns 25 anos, algemada no camburão da Polícia? Três dias depois, a Imprensa noticia que toda Frota da “Telefônica” era emplacada em Curitiba / PR. Detalhe : a “Telefônica ” só trabalhava dentro de São Paulo. Placas de outro estado para fugirem do IPVA extorsivo e achacador do Tucanistão Paulista. Somente agora a revelação da tragédia de 40 anos de Redemocracia? E dizemos não saber por que uma Nação enterrada na Latrina em fraudulenta Constituição Cidadã? Por que será caro Nassif? Sobre o que mais vocês se equivocaram? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

    1
    1
  18. Serra como Aloisio estão envelhecendo muito mal. Horriveis mesmo.
    Tanto fisicamente como moralmente.
    Se fossem atores poderiam intrepretar os mais funestos personagens, sem precisar de maquiagem…

  19. Como todo mundo falou mal do tio, vou reconhecer algum benefício legado por ele: o controle do tabagismo. Efetivamente as pessoas pararam de fumar.
    Hoje olhamos com estranheza quem ousa fumar em nossa presença.

  20. Outro ínfimo exemplo prático: qd o Nassif fala de um cara dominado pelo medo,não é força de expressão, é medo mesmo de talvez saberem o que fez no verão passado para ter a fortuna que tem. As par de vezes que o vi no Shopping Iguatemi (da elite paulistana), vi um sujeito esquivo, sempre desconfiado, andando de cabeça baixa, sempre olhando para trás, etc. Devia ter filmado, mas…

  21. Aquele segundo turno de 2010 contaminou o país com guerras culturais indevidas. Fortaleceu a influência dos evangélicos, forçou Dilma a fazer acordos pesados com os evangélicos e estimulou Malafaias e Felicianos da vida.

  22. 1996 inserido na politica por ser um revolucionario social, conheci desde Covas / Geraldo e Serra, como também outras corjas do senario politico brasileiro. Vi dentro do psdb a hipoceisia praticada pelo pt/ pmdb e o tão radical p c do b. Hipocritas como STF e como grande parte da midia que oa ajuda em troca de espaco ou simplesmente infrações. Nefastos e inerseis com a verdade, onde defende-se cada um sua corja. Hoje nao mais sou ativista ou participante de qualquer que seja a luta, pois, defendo um país imparcial e grande, sem esse ou aquele com direitos e outroa com deveres. Aqui nunca será sinceramente um país livre, esta e estará sempre as barbas dos coronéis da politica ou merce das fardas que roem para si as mordomias e benefiocios arcados por nós. Defendo um pais com cadeia nao so pra lula, mas, pra todos de molho em suas roupas de privilegios e foros , acima de tudo e todos.
    Mas, vai mudar!
    E será de uma forma simples e genial, afinal tira dos ratos as sobras e morrerão de fome. Acorda Brasil!
    Usem oque hoje lhes da voz e direitos e façam que o agora seja a hora.
    Janeiro será uma marca que os politicos ou víboras do ataque a sociedade, passará a se esconder em tocas ou arbustos, esperando como um dia foi Serra , a hora de correr com medo do cárcere, que diga- se de passagem é o merecido por todos.
    Marcelo Mendonça.
    Acorda Brasil!!!

    1
    1
  23. Mas que ótima notícia. Meus agradecimentos ao blog pela coragem de revirar todo esse lixo tóxico. Este senhor é patrono da dengue, da chikungunya e mesmo da malária que voltou a nos assolar. Que uma nuvem de mosquitos o devore.

  24. Sim, Serra é um verme e FHC é o articulador maior do golpe. Resumidamente, ainda não entendo a existência do PSDB. O que explica tanto “respeito” pelo partido que roubou em todos os governos e ainda está ileso? O que explica ter tantos corruptos soltos e ainda ter o “cabeça” dos tucanos citado no mais recente escândalo? No PSDB todos protegem uns aos outros porque são os maiores ladrões de colarinho branco da República.

  25. O PSDB se transformou num grande entulho autoritário, perverso e arrogante. Um monte de bandidos sem escrúpulos, sem capacidade de inovar, sem lideranças, sem futuro.

    As trevas representadas pelos fanáticos religiosos, grandes hipócritas que de cristãos não tem nada, foi enormemente inflada e fortalecida por este vampiro e a esposa.
    Com a parceria dos imbecis do movimento carismático.

  26. Serra continuara fazendo o mal no inferno, ao lado de ACM e Robetto Marinho! Os três, se unidos são capazes de promover o impeachment do demônio, mesmo porque eles têm muitos votos.

  27. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome