Taxa de juros é mantida em 2% na última reunião do ano

Banco Central deixa Selic inalterada em meio à pressão inflacionária, principalmente com o avanço dos preços dos alimentos e combustíveis

Jornal GGN – O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve a taxa básica de juros (Selic) estável em 2% na última reunião do ano, em meio à pressão inflacionária gerada pela alta de preços dos alimentos e dos combustíveis.

Esta é a terceira reunião consecutiva em que a taxa Selic não sofre alterações após o ciclo de queda iniciado em julho de 2019 – o BC chegou a cogitar manter os juros em 4,25% ao ano antes da pandemia, em fevereiro, após cinco cortes de juros consecutivos. A piora do cenário econômico levou a um novo ciclo de cortes até a reunião realizada em setembro.

“As últimas leituras de inflação foram acima do esperado e, em dezembro, apesar do arrefecimento previsto para os preços dos alimentos, a inflação ainda deve se mostrar elevada. Apesar da pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o Comitê mantém o diagnóstico de que os choques atuais são temporários, mas segue monitorando sua evolução com atenção, em particular as medidas de inflação subjacente”, diz o colegiado, em comunicado divulgado após a reunião.

Em relação à atividade econômica brasileira, a autoridade monetária afirma que “indicadores recentes sugerem a continuidade da recuperação desigual entre setores, em linha com o esperado. Contudo, prospectivamente, a incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia permanece acima da usual, sobretudo para o período a partir do final deste ano, concomitantemente ao esperado arrefecimento dos efeitos dos auxílios emergenciais”.

No cenário externo, a autoridade monetária afirma que o avanço da pandemia em algumas das principais economias deverá afetar a atividade econômica no curto prazo, mas que os resultados promissores nos testes das vacinas contra a Covid-19 tendem a trazer melhora da confiança e normalização da atividade no médio prazo.

“A presença de ociosidade, assim como a comunicação dos principais bancos centrais, sugere que os estímulos monetários terão longa duração, permitindo um ambiente favorável para economias emergentes”, diz o BC.

 

(com informações da Folha de São Paulo)

 

Leia Também
Com atraso, novo Fundeb só terá início em abril de 2021
Corte em incentivos fiscais deve ser apresentado ainda neste ano
Brasil Milênio discute as novas tecnologias e os setores de produção
Bresser-Pereira expõe seu novo-desenvolvimentismo
Mandetta revela a farsa do plano de vacinação de Bolsonaro
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador