Temer vai garantindo permanência na Presidência

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Com as já evidências de que o presidente Michel Temer terá a vitória por 4 contra 3 votos dos ministros para a exclusão das delações da Odebrecht como meios de provas, o terceiro dia de julgamento antecipa a previsão de que o resultado ocorreria no sábado e a absolvição de Temer é vista como garantida até no máximo amanhã (09).
 
Diante do cenário de vitória, o mandatário agora se prepara para o dia após o TSE: a ameaça de que a denúncia da Procuradoria-Geral da República seja enviada após o julgamento da Justiça Eleitoral. Nesse meio tempo, Temer articula com interlocutores do Congresso e trabalha, ao mesmo tempo, sua imagem no noticiário.
 
Segue com a estratégia de tentar ferir a credibilidade da Procuradoria, capitaneada por Rodrigo Janot, e do próprio ministro relator das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. Mas é outra a preocupação imediata do presidente: garantir que a denúncia de Janot sequer passe pelo filtro de sua grande base no Congresso.
 
Pela Constituição Federal, uma denúncia contra um presidente da República não tramita como qualquer outro político ou detentor de foro, não competindo apenas ao Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento.
 
O artigo 86 da Carta estabelece que uma acusação de infrações penais comuns ou por crimes de responsabilidade contra o presidente deve ser admitida, antes, por dois terços da Câmara dos Deputados. Assim, com o receio de um desembarque do PSDB, em meio à maior crise política do mandatário, Temer trabalha junto a parlamentares do centrão.
 
O objetivo é recuperar o apoio e impedir que sequer dois terços dos parlamentares aprovem a investigação que poderia ameaçar efetivamente Michel Temer. Assim, enquanto o meio de campo já havia sido consolidado junto aos ministros do TSE, há alguns meses, com o papel recaindo agora apenas ao advogado que replica a estratégia já desenhada, os trabalhos têm sido feitos diretamente no Congresso.
 
Em uma metodologia similar a de um impeachment, deputados do PP, PRB, PTB e outros do bloco do centrão vem sendo contatados por diversos auxiliares do presidente, a fim de garantir que eles não aceitem a denúncia, o que impediria que o caso chegasse ao Supremo.
 
A única preocupação com o TSE por parte do mandatário era que uma denúncia da PGR fosse apresentada antes mesmo de a Justiça Eleitoral concluir o julgamento de agora. Por isso, Temer dedicou espaço público para criticar a possível tentativa do procurador-geral Rodrigo Janot, caracterizando-a de parcialidade.
 
Mas a vitória na Justiça Eleitoral já é metade do caminho concluído. Conforme o GGN explicou na reportagem “Eleições diretas estão nas mãos da Justiça: STF e TSE precisam votar”, há outros empecilhos constitucionais para que a queda de Temer não acarrete em eleições indiretas, decididas pelo próprio Congresso.
 
Mesmo que Temer fosse derrubado em uma impugnação pelo TSE, o Supremo ainda precisaria colocar em pauta uma modificação na reforma eleitoral que garantisse a realização de eleições diretas após a cassação do presidente da República. Isso porque, a Constituição determina hoje que a saída do mandatário após dois anos de mandato entregaria a escolha do novo presidente nas mãos dos parlamentares.
 
O tema é tratado por uma ação sob a relatoria do ministro Luis Roberto Barroso, mas que precisa ser julgada pelo colegiado do STF. Falta a presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia, colocar o tema na agenda do Supremo. Dessa forma, sob essa alegação e com o apoio concentrado, Michel Temer vai aos poucos garantindo a sua permanência no Planalto, até que ocorram novas eleições em 2018. 
 
 
Assine
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No final das contas vão acabar absolvendo o Temer e condenando..

    No final das contas vão acabar absolvendo o Temer e condenando a Dilma…

    Seria cômico, se não fosse trágico…

  2. Temer vai garantindo permanência na Presidência

    Esse país já virou uma zona, mesmo, como pode a população aceitar que um bandido dessa laia, dê um golpe de estado, participe de esquema de corrupção, pede para continuar arregando o Eduardo Cunha (flagrado em gravação “legal”), e ainda continuar no poder!

    Além de tudo isso; esse bandido está retirando todos os nossos direitos, como nossa aposentadoria e nossos direitos trabalhistas.

    A solução para isso é o povo fazer uma greve geral nos moldes de Mahatma Gandhi. Que é parar todo o País, até que ocorra eleições diretas e reverta todas as deformas que o bandido do Temer fêz.

  3. Pois é, e ainda tem trouxa

    Pois é, e ainda tem trouxa que diz que o crime não compensa. Compensa sim, depende do tamanho do crime. Vejamos aí o tamanho do crime do michel touro, ops, michel temer, compensou ou não compensou????

  4. Esse monte de estrume chamado

    Esse monte de estrume chamado temer é um chefe de quadrilha, safado, bandido da pior espécie. É isso.

  5. E a Globo?

    O lado bom, se existir alguma coisa boa nesta tragédia, é constatar que o poder da platinada foi arranhado.

    Uma grande represa pode vira abaixo por um simples e “insignificante” furinho na barragem…..

    Não vai haver delação premiada do Ricardo Teixeira e associados?

  6. “Fica, Temer” é o plano “C” da esquerda

    Plano A: Diretas

    Plano B: um “Jobim” em indiretas

    Plano C: “Fica, Temer”, que com sua incompetencia vai eleger o candidato do Lula em 1o turno em 2018.

    SEGUE A VALSA: MORO, JANOT E FACHIN NO “BAILE” DO “ACORDÃO” VOL. 2

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão possível. E segue a valsa!

    Eis a atualização com os fatos desta semana. Incluindo: TSE, Henrique Alves, denúncia de Temer ao STF pelo PGR e… Forças Armadas (!).

     

    LEIA MAIS »

     

  7. Discordo de quem diz que

    Discordo de quem diz que Temer tem que cair. Ele tem mais é que ficar e ficar por muito tempo ainda.

    Explico: ele deve ficar,  muito para castigar os imbecis coxinhas que derrubaram Dilma, muito para castigar um povo imbecil e apático que acha que são todos iguais e muito, mas muito mesmo porque quanto mais tempo ele ficar, mais os golpistas vão se dividir, lutar entre eles e mais imundície vai aparecer. Sem falar que sua permanência inviabiliza totalmente a aprovação das tais “reformas”. A não ser que ele encontre deputados (e sempre existem) burros o suficiente para se vender e comprometer seu futuro político com um governo burro, ilegítimo, imbecil e cretino.

    Fica Temer! Enterre o Brasil, leve um monte de idiotas com você, mas mostre que tipo de gente vocês são!

  8. Se pedirem vistas: segura a marcutaia

    Perguntas:

    1) O que acontece se alguém do TSE pedir vistas ao processo ???? E neste meio tempo houver tempo para a divulgação de novos fatos contra o Temeroso ???

    2) O que acontece se a Dilma reconhecer que por conta do sistema politico eleitoral brasileiro foi obrigada a aceitar caixa dois na campanha de sua Chapa recursos que foram levantados principalmente pelo PMDB de Temer ???

    1. se…

      Na Terra da Aberração, grande parte da Imprensa faz panfletagem em favor da manutenção de um criminosos na Presidência. Seá que pensam que a sociedade não enxerga? Antecipam a decisão de Juízes, como se comprados já estivessem. E devem estar.  Mas o inacreditável, o abominável: a manutenção de um criminoso no Comando da Nação que empossará Ministros e Procuradores para comandarem o Poder Judiciário Nacional e o próprio país. Então Comparsas se protegendo? Que país queremos? Que país teremos? Pode maior farsa de um Estado cujo Poder Judiciário avalisa e apoia praticas criminosas? E as justificam? E afirmam que tamanhas bárbaries provadas embaixo do seu nariz e do seu conhecimento, nada representam. Realmente corrupção não é um crime que se pratica sozinho. Não é Imprensa, não é Judiciário, não é Poder Político e Público? Pior que a omissão é a cumplicidade. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador